Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 31 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -59- Sermão do Monte- Amor ao próximo


Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Mateus 5:44

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:39






Ainda no monte Jesus continua seu discurso, falando do amor ao próximo, leiamos com muita atenção:

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
Mateus 5:43-48

Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:18

Aquele povo já viviam com uma lei e mandamentos deturpados, e já não observavam na sua essência o que lhes diziam, pois não deviam ter inimigos mas sim amar ao próximo como a si mesmo, mas ainda assim eles tinham os que odiavam, mas atentemos muito bem ao que Jesus ordena que devemos amar até os inimigos, e entendamos bem amar como a nós mesmos assim como Jesus nos ama, e assim termos misericórdia e compaixão destes e por eles orar para serem salvos, e somente fazendo assim é que seremos então filhos de Deus. Pois que recompensa teremos se amarmos só os que nos amam, falarmos somente com aqueles que queremos bem, isto até os incrédulos fazem entre si, mas nós que estamos vivendo em uma Nova Aliança com Deus, temos que seguir o exemplo de Jesus quando homem, temos que a Ele darmos ouvidos colocando em prática de viver seus ensinamentos e ordenares.

E atentemos muito bem que amar o próximo nos é por mandamento assim como o amar a Deus, e destes dois mandamentos que depende toda a lei e os profetas, ou seja cumpre-se, encerra-se, a lei antiga com a lei do amor.


Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.
Romanos 13:8-10

Pois sim em Jesus nos é tirado o jugo da lei, Nele temos liberdade, mas atentemos muito bem que se estamos Nele temos que amar ao próximo como a nós mesmos, assim como Ele nos ama, somente assim cumpriremos a lei como Ele a cumpriu por nós, em amor.
Que estejamos muito atentos neste mandamento, pois depende disto para estarmos seguindo o Caminho à Deus, caso contrario nos consumiremos aqui na terra mesmo.


Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.
Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros.
Gálatas 5:13-15

Já feitas outras anotações sobre a lei do amor ao próximo, sugiro que leiam, fazendo parte desta reflexão de hoje, está em:

E Jesus continua seu sermão nos orientando a viver na justiça de Deus e não dos homens, e de como devemos então dar esmolas, prestemos muita atenção na leitura de seu discurso:

Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
Mateus 6:1-4

Pois sim quando damos nossas ofertas, esmolas, não é para que sejamos engrandecidos perante os homens, mas sim movidos pela lei do amor e nisto fique em secreto, no que Deus nos recompensará.

Foram feitas algumas anotações com citações e referencias sobre estas boas obras em amor, sugiro que leia e que fique como parte desta reflexão de hoje, está em :


Atentemos que de nosso amor ao próximo é Deus quem sabe e nos conhece, e Dele que nos vem este amor não provem de nós mesmos com nossa natureza humana meramente, mas sim estando em Aliança com Deus.
É Deus quem nos mostra primeiramente o Amor vindo Dele, e já fizera a maior declaração de Amor jamais vista na terra, nos enviou seu Filho Amado, saído de Si mesmo, e que fora sacrificado na cruz por amor a mim e a você, o maior “Eu te amo” que poderíamos ouvir

O Apostolo Paulo, movido pelo Espirito Santo, nos fala o que é o amor, e que sem ele nada somos, nada o que fizermos sem amor tem valor; que é o amor que temos estando no Caminho, que é Jesus, na Nova Aliança com Deus. . Leia o capítulo todo de 1 Coríntios 13



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
1 Coríntios 13:1
(…)
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 13:3
(...)

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.