Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 3 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem - 3- Moisés



Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
Êxodo 3:8



E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.
Êxodo 6:7-8







E a descendência de Abraão, Isaque e Jacó, mesmo em cativeiro, crescia no Egito, e estavam duramente sendo escravizados por Faraó que tinha medo que estes se revoltassem contra ele, pois eram em grande número o que significava ameça aos egípcios. E assim escravizados se lembram de clamar a Deus por misericórdia. E Deus em lembrando de sua aliança feita com seus pais providencia a retirada destes do cativeiro para os levarem a terra que fora prometida, e através de Moisés viria a revalidar a aliança com aquela geração.
E Deus fala com Moisés do meio da sarça ardente ( Exodo 3)

“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Êxodo 3:6-10


Atentemos que Deus diz que levaria aquele povo para terra da qual fizera a aliança com Abrão (Genesis 15:18:20), conforme vimos ontem.
E vejamos com grande era aquela aliança, pois descrita aquela terra como boa e larga, terra que mana leite e mel. Sim um lugar onde teriam todas as necessidades de vida supridas.
A princípio Moisés não se sente digno nem potente para cumprir com a ordem de Deus, e é totalmente franco a dizer isto para Deus, no entanto Deus lhe diz que o capacitaria, e assim o fez.
Moisés ainda debate com Deus de que o próprio povo descendência de Israel, não acreditaria nele, de ter falado com Deus de Abraão, Isaque e Jacó, mas Deus lhe concede poderes para assim agir, mesmo assim retruca Moisés dizendo não ser eloquente no falar, não estando capacitado, e Deus se ira com Moisés, mas não o exime de sua missão, e sim lhe acrescenta Arão que falaria por ele. E assim Moisés assume sua missão e vai para o Egito. (Exodo 4).
E grande foi a luta de Moisés que não crido nem pelo Faraó nem pelos próprios Israelitas, mas Deus promete livrar seu povo.
Atentemos que aquele povo, Israel, tinham clamado a Deus, mas não criam verdadeiramente em Seu Poder, em Suas providências; sabiam da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó, mas não procuravam estar sendo parte dela, pois não acreditaram em Moisés levantado por Deus, não criam em Deus como Senhor soberano, ainda mais tendo Faraó os castigados ainda mais depois de Moisés ter lhe falado.
O próprio Moisés, mesmo obedecendo a Deus, mas vendo a reação do coração endurecido de Faraó, não cria de que seria possível livrar aquele povo. Mas Deus vem falar com Moisés lhe confirmando que cumpriria com sua aliança.

E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.
Êxodo 6:3-8


Atentemos que Deus já houvera se manifestado como Deus Todo Poderoso, mas não fora reconhecido por Senhor, pois as gerações que se formavam não o cria assim, se contaminavam com outros deuses que eram imaginados e criados por mãos humanas, e Ele mesmo era esquecido como Deus Criador e portanto Senhor.
Mesmo assim Deus em suas misericórdias não se esquece de sua aliança, e atende ao clamor deste seu povo escravizado no Egito.
Mas Faraó não deixava o povo sair para o deserto, e Deus lhe endurecia o coração para poder mostrar ali que era o Deus Todo Poderoso, o Senhor Soberano, tanto aos egípcios como aos próprios israelitas, realizando grandes prodígios. E mesmo tendo lhes mandado nove pragas, Faraó não deixava o povo ir, então Deus anuncia a décima praga:


E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.
E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;
Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
Êxodo 11:5-7


Mesmo assim Faraó endurece seu coração e não deixa o povo ir, então Deus institui a Pascoa, o sacrifício de um cordeiro para cada família, cujo sangue seria aspergido nas ombreiras e umbrais das portas das casas onde o fossem comer, isto para distinguir a casa dos israelitas que ficariam livres da noite em que desceria a décima praga. E assim o foi.
Faraó então despede o povo e os egípcios os apressavam a sair com medo de morrerem todos, e assim favoreciam os israelitas lhes entregando objetos de ouro e prata bem como roupas, assim Israel despojou o Egito, e saíram para o deserto, guiados por Deus:


“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Êxodo 13:21,22 .


Atentemos que quando o povo se dispõe a fazerem parte da aliança do Senhor, são completamente cuidados, a princípio nenhum deles nem de seus animais foram atingidos pela praga, e mesmo tendo que sair as pressas e tendo pegado o caminho do deserto rumo a terra prometida, eram guiados por Deus e justamente com uma coluna de fumaça de dia, que os mantinha protegidos do sol ardente do deserto, e pela coluna de fogo a noite que os aquecia do frio intenso que fazia a noite no deserto.
E assim é Deus em sua aliança para conosco quando estamos nela vivendo, nos livra, nos protege, nos dá alívio para as escaldantes tribulações, nos aquece o coração ao meio de angustias e dores, nos guia e direciona através de Seu Santo Espirito.

Deus enviou Moisés para guiar aquele povo pelo deserto até a terra prometida, hoje temos o próprio Espirito Santo de Deus que nos guia pelo Caminho que é Jesus, que nos leva para a vida eterna no reino dos céus. 

Estamos nós vivendo na Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus? Pois somente seu sangue que fora derramado nos pode livrar dos cativeiros deste mundo e do pecado, já não mais para uma terra aqui prometida mas para herança no reino dos céus, para vida eterna junto a Deus.


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16



E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.
Marcos 14:24

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem - 2- Israel (Jacó) e José no Egito


E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
Gênesis 46:2,3

“José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.Gênesis 50:24










O homem afastado de Deus tem uma natureza mal, que só pode lhe ser amenizada com a Presença de Deus, com a adoração a Deus, para qual fora criado. E quando Deus entra em aliança com Abrão, como vimos ontem, Ele também já lhe prevê que sua descendência seria peregrina em terra alheia, onde muitos deixariam sua natureza humana prevalecer, se contaminariam e ficariam afastados de Deus, e que seria escravizada por 400 anos. Mas atentemos que mesmo em escravidão, seriam abençoados por Deus, pois sairiam com grande riqueza.

“Então disse a Abrão: Saibas, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos,
Mas também eu julgarei a nação, à qual ela tem de servir, e depois sairá com grande riqueza.
Gênesis 15:13,14

Mas antes disto Jacó, que tinha saído das terras de seu pai, já formara uma riqueza nas bençãos de Deus, e volta para as terras onde recebera a promessa e onde Deus com ele revalidou a aliança feita a Abraão e Isaque. Mas sua descendência já estava contaminada com outros povos, com outros deuses, imaginados e fabricados pelo homem; no que Jacó se lembrando da aliança de Deus e tendo o próprio Deus falado com ele, ordena que todos se desfizessem dos deuses estranhos para adorar ao Deus que lhe fizera aliança, erguendo a Ele um altar em Betel (Genesis 35).

“E apareceu Deus outra vez a Jacó, vindo de Padã-Arã, e abençoou-o.
E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.
Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;
E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra.
Gênesis 35:9-12

E assim Deus reafirma a aliança com Jacó.
No entanto, sua descendência continua com a natureza má; e como conhecemos foi por esta natureza gananciosa, invejosa, que os irmãos de José o venderam como escravo, e fora levado ao Egito (Genesis 37).
No Egito José continua a adorar ao Deus de seu pai, e é grandemente abençoado. Interpreta o sonho de Faraó, e é colocado como governador do Egito para se prepararem para grande fome que viria sobre toda a terra, e todos vinham comprar mantimentos de José, pois a fome se alastrou por todo o mundo.
E também os irmãos de José foram ao Egito, assim como seu pai e toda a sua descendência:


“E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui.
E disse: Eu sou Deus, o Deus de teu pai; não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação.
E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir, e José porá a sua mão sobre os teus olhos.
Então levantou-se Jacó de Berseba; e os filhos de Israel levaram a seu pai Jacó, e seus meninos, e as suas mulheres, nos carros que Faraó enviara para o levar.
E tomaram o seu gado e os seus bens que tinham adquirido na terra de Canaã, e vieram ao Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele;
Os seus filhos e os filhos de seus filhos com ele, as filhas, e as filhas de seus filhos, e toda a sua descendência levou consigo ao Egito.
Gênesis 46:2-7

Atentemos que mesmo tendo grande fome sobre a terra, Deus estava no comando, cuidando e abençoando Jacó e sua descendência.
Depois da morte de Israel (Jacó), José ainda vive no Egito com seus irmãos e suas descendências, e cria José na promessa feita por Deus a seu pai:


“José, pois, habitou no Egito, ele e a casa de seu pai; e viveu José cento e dez anos.
E viu José os filhos de Efraim, da terceira geração; também os filhos de Maquir, filho de Manassés, nasceram sobre os joelhos de José.
E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.
Gênesis 50:22-24


E você que lê pode estar indagando e o que tem a ver José com a aliança de Deus se nem é dito nada sobre descendência que possa ter deixado? Mas Deus utilizou da vida de José, filho de Jacó, para o abençoar de tal forma a firmar sua aliança com seu pai, pois através da vida de José não pereceram todos por causa da fome no mundo. E lendo a história de José veremos quão grande fidelidade, obediência e amor tinha a Deus.
E assim é o agir de Deus, quando nos parece que nada está a acontecer, e mesmo assim nós ficarmos firmes na fé, é quando Ele está trabalhando a nosso favor.
E também quando achamos que não estamos frutificando, pode ser que só com nosso testemunho de vida pessoal tenhamos ganho, que seja uma só alma que se converta a Deus, mas que através desta muitas outras podem ser salvas. Temos é que cumprir com a missão que nos é concedida por Deus.
E vejamos a vida daqueles, que descendência de Abraão, Isaque e Jacó, estavam escravizados no Egito, mas frutificavam, aumentavam muito, se multiplicando e fortalecidos grandemente por Deus.


“Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração.
E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles.
E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José;
O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós.
Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.
Mas quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam, e tanto mais cresciam; de maneira que se enfadavam por causa dos filhos de Israel.
E os egípcios faziam servir os filhos de Israel com dureza;
Assim que lhes fizeram amargar a vida com dura servidão, em barro e em tijolos, e com todo o trabalho no campo; com todo o seu serviço, em que os obrigavam com dureza.
Êxodo 1:6-14


Atentemos que cresciam tanto que punha até Faraó a temê-los, e assim os escravizava ainda mais, no entanto não paravam de crescer, a promessa de Deus a Abrão sendo cumprida.


E decorrido tanto tempo esta descendência ainda continuava em terra estranha e ainda como escravos, e a aliança que Deus fizera, veio a ser renovada através da vida de Moisés, nascido entre aqueles, e embora criado com Faraó, não quis da realeza egípcia, e sim voltou a seu povo. O que veremos na postagem de amanhã.
Deus é fiel a suas palavras, passa o tempo que for elas se cumprem.
E sim como Deus prometia 'a aliança é eterna' :


E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
Gênesis 17:7


Atentemos que diz que uma aliança perpétua com Abraão e suas gerações para lhe ser por Deus e à sua descendência, um Deus cuidador, sustentador, sempre presente a seu povo.
Pois sim a aliança que Deus firma é eterna, no entanto o próprio homem a corrompe de sua parte, e aquela antiga aliança fora totalmente corrompida, como veremos em postagens seguintes.
Mas Deus em suas misericórdias e Amor nos veio renovar a aliança em Cristo Jesus, e muito mais excelente pois a herança não mais para terra prometida aqui, e sim no reino dos céus e eternamente em sua Santa Presença. Do que já podemos usufruir nesta vida, pois em nós vem fazer morada através de Seu Santo Espirito, uma Aliança que nada e ninguém pode corromper, pois selada no sangue de Jesus. 

E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.Marcos 14:24.
De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Hebreus 7:22-25



E da Nova e eterna aliança de Deus para com o homem, tomamos todo conhecimento no Novo Testamento, no Evangelho genuíno pregado e vivido por Jesus, e nas cartas dos apóstolos que nos ficaram registradas também por doutrina, pois é a que aprenderam diretamente com Jesus. Por isso de suma importância que estejamos lendo na Bíblia Sagrada para que venhamos ter conhecimento e desta aliança sermos parte atuante em nosso dia a dia. Pois salvação tão somente em Cristo Jesus! 




quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem - 1 – Abraão, Isaque e Jacó



“Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
Gênesis 15:18
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7




Para entendermos no Novo Testamento o porque de uma “nova” aliança de Deus, temos que rever o Velho Testamento e verificarmos que anteriormente Deus já havia firmado aliança para com o homem, o que veremos nesta postagem e em uma série de seguintes.
O homem pelo pecado foi afastado de Deus Criador; andou errante e sendo enganado, influenciado pelo maligno, foi perdendo a Luz da Verdade de sua vida concedida por Deus. Mas Deus em seu infinito Amor não se esqueceu do homem, continuava a lhe prover as condições de vida, a terra fértil, a água, o sol dia após dia, trouxe-lhe a chuva, enfim mantinha sua vida, mas o homem no pecado afastava-se cada vez mais de Deus.
No entanto Deus sempre teve o homem em Amor, e como o criado para sua adoração e sob seus cuidados constantes; no que estando o homem afastado de Sua presença, ficou-lhe um vazio que Deus sempre quis preencher, mas o homem não quisera.
E Deus acha e derrama graça em Abrão e lhe faz promessas mediante Abrão se deixar guiar por Deus, no que este obedece, e Deus lhe promete que dele faria uma grande nação, um povo abençoado e voltado a Deus.

“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
Gênesis 12:1-4

Atentemos que Deus faz a promessa, e Abrão prontamente obedece a Deus.
Pois sim temos muitas promessas de Deus, mas estamos sendo prontos em obedecer seu mandar para então conquistarmos tais bençãos?


“ Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: « tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates;
E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu,
E o heteu, e o perizeu, e os refains,
E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu.
Gênesis 15:18-21

Deus muda até o nome de Abrão para Abraão, pois fazia ali uma aliança perpétua com ele e que seria constituído pai de numerosa nação, e lhe seria Deus e manteria sua aliança por suas gerações, e lhes daria as terras de suas peregrinações.

“Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão, e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.
E porei a minha aliança entre mim e ti, e te multiplicarei grandissimamente.
Então caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
Quanto a mim, eis a minha aliança contigo: serás o pai de muitas nações;
E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai de muitas nações te tenho posto;
E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;
E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti.
E te darei a ti e à tua descendência depois de ti, a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão e ser-lhes-ei o seu Deus.
Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.
Gênesis 17:1-9 .

E de Abraão nasce o filho da promessa, Isaque, com o qual Deus revalida a aliança:


“E apareceu-lhe o Senhor, e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser;
Peregrina nesta terra, e serei contigo, e te abençoarei; porque a ti e à tua descendência darei todas estas terras, e confirmarei o juramento que tenho jurado a Abraão teu pai;
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra;
Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
Assim habitou Isaque em Gerar.
Gênesis 26:2-6


Atentemos que assim como Abraão obedeceu, Isaque também obedeceu o mandar de Deus.
E Isaque abençoa a Jacó para que nele se cumprisse a promessa de Deus:


E Isaque chamou a Jacó, e abençoou-o, e ordenou-lhe, e disse-lhe: Não tomes mulher de entre as filhas de Canaã;
Levanta-te, vai a Padã-Arã, à casa de Betuel, pai de tua mãe, e toma de lá uma mulher das filhas de Labão, irmão de tua mãe;
E Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar, e te multiplique, para que sejas uma multidão de povos;
E te dê a bênção de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que em herança possuas a terra de tuas peregrinações, que Deus deu a Abraão.
Assim despediu Isaque a Jacó, o qual se foi a Padã-Arã, a Labão, filho de Betuel, arameu, irmão de Rebeca, mãe de Jacó e de Esaú.
Gênesis 28:1-5


E Deus é fiel a suas palavras, e vem revalidar novamente sua aliança em Jacó que obedeceu seus pais.
“ E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;
E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor Deus de Abraão teu pai, e o Deus de Isaque; esta terra, em que estás deitado, darei a ti e à tua descendência;
E a tua descendência será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra;
E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra; porque não te deixarei, até que haja cumprido o que te tenho falado.
Gênesis 28:12-15


Atentemos que a aliança que Deus firmava com o homem era para ter um povo separado das trevas do maligno já dissolvida sobre a humanidade; um povo abençoado e mui grande que se estenderia por sobre toda a terra, em cuja descendência seria bendita todas as famílias da terra. Um povo guardado, cuidado, mantido por Deus.
E Deus não muda, é o mesmo desde o princípio e o será eternamente, e mantém renovada sua aliança para com o homem em Cristo Jesus, muito mais excelente, agora com herança no reino dos céus; que garante a Salvação eterna, o que veremos nas postagens seguintes.
E da mesma forma como Deus disse a Jacó, nos diz hoje: “ E eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores”
E Deus é fiel as suas palavras, pois sim seu próprio Espirito Santo nos deu para fazer morada em nós, para nos manter em sua Nova e eterna Aliança em Cristo Jesus.
E assim como Abraão alcançou a promessa com paciência, temos nós que aguardarmos para tomarmos posse do cumprimento da promessa de vida eterna em Cristo Jesus, pois certo é que em breve, muito breve, Ele voltará para levar a morada eterna nos céus aqueles que estiverem firmados na Nova e eterna aliança que selada com seu próprio sangue que nos salva de todo o pecado. Sobre o que vamos continuar vendo nas postagens adiante.


“Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,
Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.
E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Hebreus 6:13-15



Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.