Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 10 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -38- Divisão do reino e o reinado de Jeroboão e sua idolatria

E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá.

Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;
1 Reis 14:9






Deus já houvera predito que após a morte de Salomão o trono seria divido devido a sua infidelidade, e assim aconteceu, o próprio filho de Salomão, Roboão, o provocou assim; pois tendo voltado Jeroboão, a quem Deus havia prometido parte do reino, conforme vimos ontem, e juntado o povo de Israel para se queixar perante ele o rei Roboão, querendo vantagens que seu pai Salomão não havia lhes dado, este toma conselhos com os anciãos que com os jovens, mas decide negar o pedido do povo e ainda lhe imputar maiores cargas, e assim elegem Jeroboão como rei, com exceção da tribo de Judá que seguiria a Roboão.

“E foi Roboão para Siquém; porque todo o Israel se reuniu em Siquém, para o fazerem rei.
1 Reis 12:1
(…)
O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.
Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.
No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão.
1 Reis 12:15-17

E assim a partir de então fica divido o reino sobre Israel, embora Roboão tenha querido pelejar contra a casa de Israel, mas é impedido por Deus

“Assim diz o Senhor: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do Senhor, e voltaram segundo a palavra do Senhor.
1 Reis 12:24

Além da divisão do reino Jeroboão não tinha o coração totalmente voltado para Deus, não observava totalmente seus mandamentos, e faz o que era abominável ao Senhor, constrói bezerros de ouro, colocando um em Betel e outro em Dã, para que o povo adorassem em vez de ir para o templo em Jerusalém, com medo de perder seu reinado, e assim sucedia que o povo ali adorava nos altares que ele construíra, bem como com sacerdotes que não da tribo de Levi mas nomeados por ele mesmo, e ali ofereciam sacrifícios e também realizava as festas que eram feitas em Jerusalém, ficando assim o povo na idolatria e seguindo deuses criados por Jeroboão.
No que um homem de Deus profetiza contra o altar quando Jeroboão estava a queimar incenso,

“E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
1 Reis 13:2

Sendo dado por ele um sinal de que se cumpria pois o altar se fenderia e se derramaria a cinza de sobre ele, no que Jeroboão tenta com sua mão proteger o altar e ordenando que prendessem o profeta, e no mesmo instante a mão dele secou e já não a podia recolher e o altar fendeu e se derramou as cinzas, no que clama ao homem de Deus para ter misericórdia e orar a Deus, e assim sendo a mão lhe foi restituída, então convida o profeta para ir comer em sua casa, no que este recusa dizendo ser mandar do Senhor:

“ Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
1 Reis 13:9

Mas aquele homem de Deus fora enganado por um velho profeta do lugar, que o interpela no caminho dizendo mentirosamente que Deus lhe mandou ir com ele para comer e beber, e desobedecendo a Deus tem seu castigo conforme lhe fora predito por Deus.

“E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.
1 Reis 13:26


E sendo enterrado ali mesmo pelo velho profeta que o enganara, o qual reconhece o poder de Deus e diz:

“E sucedeu que, depois de o haver sepultado, disse a seus filhos: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.
Porque certamente se cumprirá o que pela palavra do Senhor exclamou contra o altar que está em Betel, como também contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.
1 Reis 13:31,32

Nisto me lembra a passagem do povo ainda no deserto quando Arão lhes fez um bezerro de ouro e adoraram, sendo mandamento do Senhor que não construiriam ídolos, imagens para si, tendo lá sido castigados ( Êxodo 32), e ali aquele povo novamente em desobediência em idolatria, que contra o mandamento do Senhor, voltando atras na aliança firmada,   povo desobediente que teriam que arcar com suas consequências juntamente com seu rei:

“Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.
E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.
1 Reis 13:33,34

E o profeta Aías prediz a morte do filho de Jeroboão, bem como a maldição que seria sobre sua casa,

“Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;
Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.
1 Reis 14:9,10

E assim morre o filho de Jeroboão que continua no reino, cujos atos e guerras ficaram descritos no livro de história dos reis de Israel.

“E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.
1 Reis 14:20

Enquanto isto reinava sobre a tribo de Judá o filho de Salomão, o que veremos na postagem de amanhã.

Como estamos vendo nesta série de postagens a Aliança de Deus era com seu povo, a descendência de Abraão, Isaque e Jacó aos quais fizera a promessa; povo sobre o qual Ele era Deus, mas povo desobediente e não satisfeitos com a Soberania de Deus houvera pedido um rei, e assim lhes foi concedido por Deus, mas avisados de que o rei teria seus direitos e também se errasse este receberiam suas punições, o que de acordo todo o povo; e vindo Salomão a ser infiel a Deus, houve a divisão do reino, e o rei que não na descendência deste fora infiel a Deus também, fazendo o que não era reto perante o Senhor, assim como todo o povo juntamente.

E tantas foram as infidelidades e desobediências daquele povo e suas gerações futuras que vieram novamente a serem dominados por outras nações.
Mas Deus em Amor e misericórdias firma uma Nova e Eterna Aliança, já não mais apenas para aquela descendência de Abraão, Isaque e Jaco, mas para todos quantos viessem a crer em Jesus, seu Filho Unigênito que enviou a terra para Dele fazer um reinado eterno, e muito mais excelente, pois já não mais para um povo em uma terra aqui prometida, mas sim para os povos de todas as nações, sobre aqueles que viessem individualmente a receber Jesus por Salvador de sua vida, para então formar uma Nação Santa que não mais para uma porção aqui na terra mas para herança no reino dos céus, nação esta que está sendo formada enquanto ainda vivemos aqui nesta terra, onde conquistamos ou não a herança de vida eterna no céu; pois é nesta vida que recebemos o título de cidadão do céu para nele entrar ou não; e esta vida eterna somente a obtemos em Cristo Jesus, Único e Suficiente Salvador.

Aquele povo, naquela aliança, tivera um trono dividido, mas na Nova e Eterna Aliança de Deus não haverá jamais esta divisão, pois Jesus, Único que fora ressuscitado e fora corado Rei Eternamente, Filho Unigênito de Deus, que mesmo quando aqui em terra não deixou descendência pessoal, mas em sua justiça e Amor, tendo entregado sua própria vida em sacrifício de cruz, e tendo sido ressuscitado nos fez co-herdeiros ao reino dos céus, no qual somos então também chamados filhos de Deus.
E nesta Nova Aliança está descrito que somos um único corpo, no qual Jesus é por cabeça, não havendo divisões, pois um corpo não se divide, e não tem como se ter idolatrias, quer seja por força própria, por coisas materiais, objetos, outros nomes, e um só o alimento para todo o corpo.

Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
João 11:50-52

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Colossenses 1:18

Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
1 Coríntios 10:14-22

Daqueles reis da antiga Aliança muitos faziam o que não era agradável a Deus, eram infiéis, desobedientes assim como todo o povo juntamente; mas na Nova Aliança, temos por Rei Jesus, Único, que mesmo quando homem fora totalmente justo, fiel e obediente ao Pai, tendo dado a própria vida sendo derramado de seu próprio sangue para selar a nova e Eterna Aliança, portanto uma Aliança incorruptível, e nela ou estamos ou não, e depende de nossa própria escolha nesta vida aceitando ou não Jesus por Salvador, e se aceito passa a ser nosso Rei Eterno que devemos seguir, obedecer, a Ele sermos fiéis.
Ou obedecemos a Deus e seguimos pelo Caminho que é Jesus, ou desobedecemos ou nos deixemos enganar, como aquele profeta e voltemos atrás, tudo já nos predito, por isto necessário é a tudo conferirmos com a Bíblia.
E todo este Novo Testamento está a nossa disposição na Bíblia Sagrada, o qual devemos ter conhecimento para observarmos, aceitarmos colocando em prática o Evangelho de Jesus ou não.
E ali contém toda a profecia ainda a ser cumprida de acordo com a obediência ou não ao Rei Eterno, Jesus, que quer creiamos ou não, em breve, muito breve voltará para então levar os que aqui estão procurando já viver como cidadãos dos céus para lá eternamente habitar na Presença de Deus, sendo que os que não aceitaram Jesus por Salvador vivendo uma vida meramente terrena de acordo com sua própria vontade, já tem a sentença também proferida para toda a eternidade no inferno junto a satanás. Não sou eu quem digo, está na Palavra de Deus, nas Escrituras Sagradas, lá temos o Apocalipse, a última profecia, que devemos ter conhecimento, pois já está sendo cumprida, e o fim breve está.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Hebreus 9:27,28



sexta-feira, 9 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -37 – Salomão suas bençãos e maldição e sua morte.


Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.
E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.
1 Reis 10:23,24

Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
1 Reis 11:11








Concluindo Salomão o templo, Deus lhe aparece e faz com ele uma aliança pessoal, abençoando o templo e que ali estaria enquanto o rei e o povo lhe fosse fiel, e que assim como com Davi lhe confirmaria o trono de Israel para sempre se seguisse seus caminhos e estatutos

E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.
E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel;
Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles,
Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.
1 Reis 9:3-7

E Salomão ia tendo um reinado de paz ao seu redor, aproveitando para construir as casas do Senhor e do rei, e também o muro de Jerusalém, e grande era sua sabedoria e suas riquezas que era divulgado por todo mundo, e outros povos vinham a ele para ouvir-lhe e confirmar sua fama.

“Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.
E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.
E cada um trazia o seu presente, vasos de prata e vasos de ouro, e roupas, e armaduras, e especiarias, cavalos e mulas; isso faziam de ano em ano.
1 Reis 10:23-25

Salomão fazia o que era bom perante o Senhor, no entanto não tinha seu coração totalmente voltado a Deus, e na sua fraqueza que tinha com as mulheres, amando as estrangeiras, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, já em sua velhice se deixa seduzir por elas a seguir a seus deuses, levantando inclusive altar a estes.

Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.
E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
1 Reis 11:6-8

Atentemos na infidelidade de Salomão para com Deus, suscitando a ira de Deus anulando a aliança que tinha lhe feito

Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.
E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;
Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido.
1 Reis 11:9-13


Salomão que poderia ter tido um reinado totalmente em paz, abençoado, e firmado em seus filhos, perde as bençãos por infidelidade a Deus, por descumprimento dos mandamentos, e passa a se levantar inimigos contra ele,

“Levantou, pois, o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom.
1 Reis 11:14
(…)
Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá,
Contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco.
E foi adversário de Israel, por todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade fazia; porque detestava a Israel, e reinava sobre a Síria.
1 Reis 11:23-25

E Deus já providencia a divisão do trono de Salomão conforme sua infidelidade vista acima,

E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.
Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos.
Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele.
1 Reis 11:30-35

Nisto Salomão persegue a Jeroboão que foge para o Egito até a morte de Salomão,

Quanto ao mais dos atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no livro dos feitos de Salomão?
E o tempo que reinou Salomão, em Jerusalém, sobre todo o Israel foi quarenta anos.
E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.
1 Reis 11:41-43

Atentemos que o reinado de Israel na infidelidade de Salomão já não estaria mais totalmente na descendência de Davi, no entanto para se cumprir a aliança que Deus lhe havia feito por ser Ele fiel a Deus, pois embora tivesse tido também lá seus erros mais sempre se voltava a Deus no qual tinha todo seu coração, então mantêm no filho de Salomão o reinado sobre Jerusalém, sobre a tribo de Judá.

Salomão fora infiel a Deus anulando sua aliança, e nós como estamos nos portado, somos fieis a Deus conservando a Nova e Eterna Aliança de Deus sobre nós em Cristo Jesus, ou por fraquezas carnais estamos nos deixando seduzir por coisas do mundo que nos faz sermos de coração infiéis a Jesus?
Que estejamos muito atentos, pois embora possamos fazer coisas notáveis aos homens e até boas ao olhar do Senhor ao mesmo tempo podemos estar nos prevaricando com o mundo ao ponto de sermos infiéis a Deus em amor e adoração.
Lembremos que os mandamentos de Deus estão resumidos em dois

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:37-40

Não adianta apenas dizermos que amamos a Deus, a Jesus, devemos amar de todo o coração, de toda a alma e de todo pensamento, o que é obvio que a partir dai faremos boas obras com certeza, mais não adianta boas obras se nosso coração não é voltado totalmente a Deus, pois fora onde Salomão caiu, e onde nós podemos cair ficando de fora da Aliança Salvadora de Deus para conosco em Cristo Jesus.
Atentemos muito bem pois é tão somente em Jesus, Único e Suficiente Salvador, que estamos firmados na Nova Aliança com Deus, pois tudo que estiver fora do Evangelho genuíno de Jesus, fora do Novo Testamento, quer seja com coisas, objetos, forças pessoais, rituais, outros nomes, são formas de estarmos prevaricando, são abominações a Deus.


Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Hebreus 6:4-8

quinta-feira, 8 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -36- Salomão ergue o templo / nós hoje somos o templo




Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai;
1 Reis 6:12

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16






E tendo Salomão paz em seu reinado, faz os preparativos para edificar o templo, e com todo empenho e dedicação levantou um grande templo, e Deus fala com ele:

Então veio a palavra do Senhor a Salomão, dizendo:
Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai;
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel.
Assim edificou Salomão aquela casa, e a acabou.
1 Reis 6:11-14

Atentemos que mesmo tendo Deus já previsto que Salomão lhe ergueria um templo, antes mesmo deste ser inaugurado vem o Senhor a Salomão exortando quanto não ser apenas o templo que firmaria sua Presença com o rei e o povo, mas sim a questão da obediência, para que Salomão andasse tão somente nos seus mandamentos e estatutos, de acordo com a lei, de acordo com a aliança que já firmada com aquele povo que a aceitou, assim Deus habitaria com eles e não os desampararia.

E com todo o cuidado Salomão preparou no templo o lugar para a Arca da Aliança do Senhor, o Santo dos Santos, e com todo os detalhes em riquezas ornamentou o templo.

E por dentro da casa, na parte mais interior, preparou o oráculo, para pôr ali a arca da aliança do Senhor.
E o oráculo no interior era de vinte côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de vinte côvados de altura; e o revestiu de ouro puro; também revestiu de cedro o altar.
E revestiu Salomão a casa por dentro de ouro puro; e com cadeias de ouro pôs uma cortina diante do oráculo, e o revestiu com ouro.
Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo.
1 Reis 6:19-22
(…)
No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive.
E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas coisas, e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em sete anos.
1 Reis 6:37,38

Ao terminar todos os ricos e inúmeros acabamentos do templo Salomão deposita ali todas as ofertas feitas por Davi, e providência a vinda da Arca para o templo

Assim se acabou toda a obra que fez o rei Salomão para a casa do Senhor; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado; a prata, e o ouro, e os objetos pôs entre os tesouros da casa do Senhor.
1 Reis 7:51

Então congregou Salomão os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel, diante de si em Jerusalém; para fazerem subir a arca da aliança do SENHOR da cidade de Davi, que é Sião.
1 Reis 8:1
(…)
Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins.
Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca; e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais.
E os varais sobressaíram tanto, que as pontas dos varais se viam desde o santuário diante do oráculo, porém de fora não se viam; e ficaram ali até ao dia de hoje.
Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.
1 Reis 8:6-9

Salomão era temente ao Senhor, e reconhecia sua glória e sabia que não era por causa de suas mãos terem levantado um templo que o Senhor estaria ali, então diante da glória do Senhor que enchera naquele momento o templo, Salomão fala ao povo:

E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor.
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.
Então falou Salomão: O Senhor disse que ele habitaria nas trevas.
Certamente te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitação.
Então virou o rei o seu rosto, e abençoou toda a congregação de Israel; e toda a congregação de Israel estava em pé.
1 Reis 8:10-14
(…)
Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste no teu coração o edificar casa ao meu nome, bem fizeste em o propor no teu coração.
Todavia tu não edificarás esta casa; porém teu filho, que sair de teus lombos, edificará esta casa ao meu nome.
Assim confirmou o Senhor a sua palavra que falou; porque me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israel, como tem falado o Senhor; e edifiquei uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
E constituí ali lugar para a arca em que está a aliança do Senhor, a qual fez com nossos pais, quando os tirou da terra do Egito.
1 Reis 8:17-21

E Salomão, diante de toda a congregação, se põe diante do altar e ora a Deus para que dos altos céus viesse estar com o olhar e ouvidos voltados as orações de seus servos naquele lugar, pois sabedor que Deus não necessitava de um templo terreno, o qual construíra, mas que ali houvesse comunhão do povo para com o Senhor,

E disse: Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.
1 Reis 8:23
(…)
Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.
Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.
Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa.
1 Reis 8:27-30
(…)
Ouve então nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.
1 Reis 8:49
(…)
Pois tu para tua herança os elegeste de todos os povos da terra, como tens falado pelo ministério de Moisés, teu servo, quando tiraste a nossos pais do Egito, Senhor DEUS.
1 Reis 8:53

E terminando sua oração Salomão abençoa todo o povo, lembrando-lhes de todo o bem que o Senhor já lhes tinha feito, e para que assim como fora com seus pais fosse com eles, para tanto deveriam andar nos caminhos do Senhor, guardando seus mandamentos, estatutos e juizos, para serem um povo diferenciado entre as nações

(...)
“O Senhor nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais; não nos desampare, e não nos deixe.
1 Reis 8:57
(…)
Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro.
E seja o vosso coração inteiro para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.
1 Reis 8:60,61

E foi realizada toda a solenidade que tinham por lei e costume, e também se deu a Festa dos Tabernáculos, e todo o povo estava contente por tudo que Deus realizou e com a paz que estavam vivendo naquele momento

E no oitavo dia despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então se foram às suas tendas, alegres e felizes de coração, por causa de todo o bem que o Senhor fizera a Davi seu servo, e a Israel seu povo.
1 Reis 8:66


Estamos vendo se cumprindo a aliança de Deus para com aquele povo, estavam em suas terras dadas por herança, estavam em paz, tinham a Presença do Senhor com eles sendo povo de Deus.
E se assim continuassem não teria necessidade de uma nova aliança, no entanto vieram em gerações a se afastarem de Deus fazendo tanto por si próprios como por reis o que não era reto perante o Senhor se prevaricando com outros povos e deuses, vindo a serem dominados por outras nações.
No que Deus não tinha mais como renovar a aliança com eles, pois não achava mais justos diante de si.
No entanto Deus em seu Amor e misericórdia, vem através de Jesus fazer uma Nova e Eterna Aliança não somente para com aquele povo, mas por todos quantos em Jesus cressem, se arrependessem de seu mal caminho e aceitasse a Salvação em Jesus.
Uma Aliança muito mais excelente que a primeira, pois não mais apenas para esta mera vida terrestre, mas para vida por toda a eternidade no reino dos céus junto a Sua Presença.

E nós hoje, todos os que se arrependem e aceitam a Salvação em Cristo Jesus, somos o povo de Deus, privilegiados com Sua Graça, já não mais com uma lei a cumprir para se purificar e ter sua Presença, mas já purificados no sangue de Jesus.

“Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:8-13


Já não mais com a Arca da Aliança, representando sua Presença na terra, depositada no templo, em um lugar dos Santos dos Santos, onde somente os sacerdotes tinham acesso; mas que no sangue de Jesus derramado na cruz viera a se romper até o véu de separação do lugar dos Santos dos Santos, e com sua ressurreição vem nos fazer seu templo, sim cada um de nós somos templo de Deus, onde vem habitar o próprio Espirito Santo de Deus, que nos garante estar em sua Presença em qualquer tempo ou lugar, que povo privilegiado somos nós!
Todavia lembremos que temos sim esta Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, mas nela temos também o Evangelho de Jesus, um Novo Testamento, a observar e colocar em prática em nosso dia a dia, e temos toda a liberdade de aceitar ou não esta Aliança com Deus.
E somente seremos templo mediante a obediência, pois assim como Deus falara a Salomão, Ele nos diz hoje : “...se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra...”, pois sim e hoje temos tudo no Novo testamento que devemos observar.
E estejamos conscientes de que somente quem estiver firmado nesta Nova Aliança, diante do Novo Testamento, é que herdará então a vida eterna no reino do céu com nosso Rei Eterno Jesus.

“E Jesus, dando um grande brado, expirou.
E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.
Marcos 15:37,38

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João 14:17

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16


Pois sim aquele povo, no reinado de Salomão, naquele momento da construção do templo,com a Arca da Aliança ali depositada, estavam vivendo felizes e alegres de coração, com todo o bem feito pelo Senhor.
Nós estamos vivendo no tempo da Graça Salvadora de Deus em Cristo Jesus, e estamos felizes em termos sidos feitos nós mesmos templo do Espirito Santo? Estamos com coração alegre na Presença do Senhor por tudo o que já realizou por nós? Estamos firmados na Nova e Eterna Aliança com a esperança no por vir?
Pois estejamos certo que sim Ele, Jesus, voltará, mas levara consigo somente os que o aguardam para salvação.


Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Hebreus 9:24-28

quarta-feira, 7 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -35- Davi morre e Salomão reina em seu lugar


E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.
E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
1 Reis 2:10,11

E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.
1 Reis 2:12






Estando Davi já velho, vem seu filho Adonias e tenta usurpar o trono, mas não tivera sucesso, pois Davi nomeia a Salomão por seu sucessor, e ordena fosse ele ungido rei

Então jurou o rei e disse: Vive o Senhor, o qual remiu a minha alma de toda a angústia,
Que, como te jurei pelo Senhor Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje.
1 Reis 1:29,30
(…)
E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu.
1 Reis 1:39,40

Davi dá ordens a Salomão e morre

E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
1 Reis 2:1-4
(…)
E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.
E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.
1 Reis 2:10-12

E Salomão seguia os caminhos do Senhor, fazendo de acordo com o que seu pai Davi fazia, e ainda muito jovem pede a Deus Sabedoria

E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.
1 Reis 3:3
(…)
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.
1 Reis 3:9-15

E em sonho para Salomão Deus promete que lhe faria muito sábio e também senhor de muita riqueza qual igual nunca houvera, e se andasse nos caminhos do Senhor, guardando os mandamentos e lei, prolongaria seus dias na terra.
E ia se cumprindo a aliança de Deus, seu povo na terra prometida, crescendo em número e em alegria, e havia prosperidade no reino de Salomão.

Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão, comendo, e bebendo, e alegrando-se.
E dominava Salomão sobre todos os reinos desde o rio até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito; os quais traziam presentes, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida.
1 Reis 4:20,21

Salomão era reconhecido por todas as nações a seu redor por sua imensa sabedoria, que igual não havia, e faz aliança com Hirão, rei de Tiro, que forneceria madeira e serventes para a construção do templo que houvera sido autorizado por Deus a Davi que seu filho em seu reinado ergueria, e havia paz no reinado de Salomão.

E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
1 Reis 4:34

Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do Senhor seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o Senhor pôs seus inimigos debaixo das plantas dos seus pés.
Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados; adversário não há, nem algum mau encontro.
E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.
1 Reis 5:3-5
(…)
Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo.
1 Reis 5:12


Salomão fazia o que era reto perante o Senhor e havia paz em seu reinado, mas não seria assim nas gerações futuras, onde reis e o povo viriam a fazer o mal se contaminando com outros povos e seus deuses, no que afastados de Deus, anulando a aliança do Senhor, viriam novamente a ser dominado por outras nações.

Davi homem segundo o coração de Deus ungido rei sobre Israel, sobre o povo de Deus, mas em suas fraquezas humanas cometeu erros e teve que pagar o preço pelo seu pecado, mas é perdoado por Deus e morre em sua velhice e é sepultado, reinando seu filho em seu lugar.
Jesus, o Filho de Deus, totalmente justo e puro, entrega quando ainda em vitalidade sua própria vida em sacrifício de cruz, é sepultado, mas deixa seu sepulcro vazio sendo ressuscitado dos mortos, é coroado em glória por Rei Eterno no reino dos céus onde todo aquele que crer, se arrepender, e o aceita-LO por Salvador tem herança garantida com vida eterna.

E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus;
Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.
Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.
Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.
Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
Atos 13:32-37

E Deus em seu imenso Amor e Graça Salvadora veio a fazer uma Nova e Eterna Aliança não somente para aquele povo, mas para todos quantos crerem em Jesus como seu Filho Amado, Único e Suficiente Salvador.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Jesus nasce como homem na descendência de Davi mas não mais para um reinado aqui em terra, aqui morreu como sacrifício pelo pecador, mas fora ressuscitado e coroado em glória para um reinado Eterno no reino dos céus, no qual não há mais sucessores, pois é eterno, onde nos prepara lugar e voltará para nos levar com
Ele.

Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,De glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Hebreus 2:7-10

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14:2,3

No reinado de Salomão tiveram paz ao seu redor, hoje podemos ainda viver em paz em nosso coração, mesmo ao meio de um mundo tão violento, pois assim nosso Rei Eterno nos garante.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
João 14:27,28

Aquele povo tinha um reinado terreno sobre eles, mas eram um povo diferenciado pela Presença de Deus, era seu povo e tinham Deus por Deus, e habitavam na terra prometida, esta a aliança de Deus para com eles, mas que vieram a recusar futuramente se afastando da Presença de Deus.
Nos temos nosso Rei Eterno, Jesus, que em sua ressurreição nos garante vida eterna, nos tornando um povo privilegiado, sim um povo de Deus, com herança nos céus eternamente na Presença de Deus, esta a nossa Nova e Eterna Aliança de Deus, onde passamos a ser filhos de Deus.
Sendo assim aqui não é nossa morada, apenas uma vida transitória, pois com a Nova Aliança receberemos nossa herança nos céus com vida eterna. Mas para tanto temos que aqui nesta terra estarmos observando o Testamento que Jesus nos deixou, cumprindo com seu evangelho até o fim desta vida, para quando voltar nos levar com Ele para o reino dos céus, onde ali sim não haverá mais dores ou tristezas ou choro, somente paz junto a Presença de Deus.


E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Apocalipse 21:3-7



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.