Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 9 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé- Paulo é apedrejado


Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Atos14:19

Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
Atos14:22







Após Paulo ter curado o coxo em Listra, e terem tido dificuldades de impedir que o povo sacrificassem, vieram judeus de Antioquia e de Icônio e apedrejaram Paulo:

“Sobrevieram, porém, uns judeus de Antioquia e de Icônio que, tendo convencido a multidão, apedrejaram a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, cuidando que estava morto.
Mas, rodeando-o os discípulos, levantou-se, e entrou na cidade, e no dia seguinte saiu com Barnabé para Derbe.

Pois sim Paulo que havia presenciado e consentido com o apedrejamento de Estevão até a morte, estava ali sendo agora apedrejado igualmente por ter pregado o Nome de Jesus e ter realizado prodígios, e não fora pouco apedrejado, mas muito, pois acharam que o tinham matado.
Atentemos agora que acontece um outro milagre, pois sim Paulo não morre, mas ainda reúne forças para continuar viagem com Barnabé. E vão para Derbe:

“E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio e Antioquia,
Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
E, havendo-lhes, por comum consentimento, eleito anciãos em cada igreja, orando com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido.
Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília.
E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália.

E, Derbe fizeram muitos discípulos e muito anunciaram o evangelho.
Atentemos o quanto eram cheios do Espirito Santo que os encorajava, pois mesmo tendo sido expulsos de Listra, onde Paulo fora apedrejado, de Icônio e de Antioquia (da Pisídia) , voltaram para estas cidades, para confirmar os novos convertidos a permanecerem na fé, bem como para eleger anciãos sobre cada igreja, em orações e jejuns.
Agora atentemos bem como eles encorajavam os novos discípulos a permanecerem na fé mesmo ao meio de dificuldades dizendo “ pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus”, e maior exemplo disso davam eles. .

Passando depois por Pisídia, dirigiram-se a Panfília, voltando a Antioquia, Capital da Síria, cidade de onde tinham partido em missões.

“E dali navegaram para Antioquia, de onde tinham sido encomendados à graça de Deus para a obra que já haviam cumprido.
E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.
E ficaram ali não pouco tempo com os discípulos.
Atos14:26-28


Voltando então da viagem missionária reúnem a igreja local para testemunharem do quanto Deus estivera com eles e como fora aberta as portas da fé aos gentios.

E assim crescia e se expandia a igreja de Cristo.
E graças a eles os pioneiros em viagens missionárias, graças ao mover do Espirito Santo que mantinha a igreja com um só coração e alma (Atos 4:32) é que temos hoje acesso ao Evangelho das Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus.

E o Espirito Santo tem o mesmo agir até hoje, e porque então que a igreja não tem mais aquela essência que tinham nos primórdios? Pois sim, é o comodismo o modismo que vem tomando conta da igreja o que impede o agir do Espirito Santo de Deus. É cada vez mais lideranças que buscam glórias próprias, prosperidade pessoal, que deixam de fazer missões, enquanto está sim a crescer o numero de pessoas que deixam de ser alcançadas pelo Evangelho genuíno de Jesus, que andam em enganos e heresias.
Que estejamos atentos, que busquemos mais por orações e jejuns, que nos voltemos ao evangelho de Jesus, que cumpramos com a nossa missão de anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus mesmo ao meio de tribulações, pois o céu é nossa recompensa.


“Confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus.
Atos 14:22

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé- a cura de um coxo em Listra


Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
Atos14:10

E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
Atos14:15







Depois de Paulo e Barnabé terem fugido de Icônio, chegam em Listra, e continuam anunciando a Jesus Salvador.

“E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.

E os sinais acompanhavam Paulo e Barnabé, e Paulo movido pelo Espirito Santo vê fé existente em um paralítico e assim o ordenou a andar.
E nós estamos atentos aos que nos rodeiam, se estão sedentos da palavra como aquele coxo que atentamente ouvia a Palavra? Podemos então ver que existe fé em um coração disposto a receber Jesus? E temos a intrepidez de falar do Poder de Jesus aos que adoentados espiritualmente, onde estivermos? Assumimos a autoridade nos dada por Jesus para curar enfermos?
Agora atentemos que de imediato o coxo não somente se levantou, mas saltou, e então andou.
E nós temos, mesmo ao meio de nossas dificuldades, a vontade que tivera aquele coxo de ouvir a Palavra? E temos a mesma disposição para nos levantarmos em um salto e nos despertarmos de nossas fraquezas? Cremos verdadeiramente no Poder de cura que há em o nome de Jesus?
Estamos nós dando nosso testemunho?

E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.
E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.

Atentemos do quanto eram pagãos aquele povo gentio, que tinham seus deuses como astros do céu, e assim achavam que Barnabé e Paulo eram desses deuses que tivera descido até eles; tinham seus templos de adoração a estes deuses e a eles sacrificavam, e assim quiseram sacrificar para Barnabé e Paulo.

“Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,
E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.
E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.
Atos14:14-18

Atentemos que Barnabé e Paulo tomaram uma atitude para impedir aquela ação que queriam fazer, mas fora com humildade, sem afrontar seus costumes, mas aproveitando para lhes dizer que eram homens como eles, e para pregar o nome de Deus Vivo a quem deveriam se converter, ao Criador de todas as coisas, e o mantenedor da vida ao homem, e assim com muita dificuldade impediram aqueles sacrifícios que queriam fazer para eles.

E hoje já não chamamos a gentios ou gregos os povos de outra nação, ou de outra crença, mas o homem permanece igual, e muitos cristãos intitulam como pagãos os não cristão, e ainda muitos que mantém uma certa distância destes, como os judeus de Jerusalém mesmo convertidos queriam manter, mas necessário nos é sermos como Paulo e Barnabé que ousadamente falavam de um Deus Único e Vivo a todos de outra crença quer judeus ou não.
E infelizmente também existem muitos dentre as lideranças que não se atentam ao que nos fora declarado sobre o Deus Vivo, que ao contrário de Paulo e Barnabé, chegam até a incentivar adorações a si próprios, com interesses pessoais não só em glória como muitos em prosperidade. Tornando-se ainda mais gentios ou pagãos do que os próprios gentios e pagãos, e muito pior, responsáveis por grande maioria deles não se converterem verdadeiramente. Mas bem sabemos que suas sentença também já declarada.

Temos o nosso chamado a realizar 'missões', não necessariamente para viagens como foram mandados Paulo e Barnabé, mas sim aos não cristão que nos rodeiam, mas da mesma forma com humildade como tinham eles, pois somente assim que a verdadeira Palavra da Verdade de Deus é divulgada, somente assim poderá haver crescimento da igreja de Cristo na terra.


Nossa missão é anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus! Único e suficiente Salvador.

quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé- pregam aos gentios



Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
Atos13:47

E aconteceu que em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos.
Atos14:1









Tendo Paulo pregado na sinagoga em Antioquia da Pisídia, pediram-lhes que voltasse no sábado seguinte, e assim o fizeram:

“E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava.
Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;
Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios,a fim de que sejas para salvação até os confins da terra.
E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.

Atentemos que primeiramente tinham pregado aos judeus, mas estes não aceitaram e ainda ficando enciumados, da grande multidão que se reunira para os ouvir falar,  contradiziam a Palavra.
Pois sim Jesus viera a princípio ao povo judeu, que o rejeitou, ficando seu sacrifício na cruz do calvário para salvação de toda a humanidade, para todos quantos aceitassem e cressem. E assim também Paulo e Barnabé havia primeiro anunciado Jesus aos judeus daquele lugar, mas como rejeitaram, passaram a pregar aos gentios, e ainda lhes mencionando as Escrituras, que assim o seria, que esta era vossa missão, no que muito se alegraram os gentios e onde muitos se converteram.

Eu, o Senhor, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.
Isaías 42:6

Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.
Isaías 49:6

Desta forma a Palavra da Verdade de Deus passa a ser divulgada em toda aquela localidade.

E a palavra do Senhor se divulgava por toda aquela província.
Mas os judeus incitaram algumas mulheres religiosas e honestas, e os principais da cidade, e levantaram perseguição contra Paulo e Barnabé, e os lançaram fora dos seus termos.
Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés, partiram para Icônio.
E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.
Atos13:49-52


Atentemos que não fora fácil divulgar as Boas Novas da Salvação, e Paulo e Barnabé foram expulsos dali, mas não se desanimavam, pois pelo próprio Jesus havia sido dito que seriam eles encaminhados ao meio de lobos ( Lucas 10:3), e assim cumpriam com as instruções que Jesus houvera deixado:

“E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Mateus 10:14 - Marcos 6:11, Lucas 9:5; 10:11.

E assim partiram de Antioquia da Pisídia e foram chegar em Icônio :

E aconteceu que em Icônio entraram juntos na sinagoga dos judeus, e falaram de tal modo que creu uma grande multidão, não só de judeus mas de gregos.
Mas os judeus incrédulos incitaram e irritaram, contra os irmãos, os ânimos dos gentios.
Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.
E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos.
E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem,
Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha;
E ali pregavam o evangelho.
Atos14:1-7

Assim continuam eles anunciando as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, com ousadia pregavam e eram multidões que se convertiam, tanto de judeus quanto de gregos (gentios).
No entanto, aqueles dos judeus que não criam ficavam instigando discórdias, mas Paulo e Barnabé não desistiam, se demoravam ainda mais em pregar a Palavra da Verdade de Deus, dando testemunho de Jesus, portanto os sinais os acompanhavam e realizavam prodígios.
Novamente pelos incrédulos foram expulsos dali também. Mas continuaram viagem para cidades da Licaônia e seus arredores onde pregavam o evangelho.


E nós como estamos cumprindo com nossa missão? Estamos sendo perseverantes em prosseguir anunciando as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, mesmo que por alguns não nos é dado crédito? Usamos de ousadia no falar e testemunhar de Jesus em nossas vidas? Estamos nos esforçando em propagar o evangelho de Jesus? 

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé – Pregação de Paulo



E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Atos13:22

Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.
Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
Atos13:36,37








Paulo e Barnabé saindo de Pafos foram para Antioquia, entendamos não a cidade de onde partiram mas outra de mesmo nome, da Pisídia, e ali Paulo se levanta na sinagoga dos judeus para pregar:


16- “ E, levantando-se Paulo, e pedindo silêncio com a mão, disse: Homens israelitas, e os que temeis a Deus, ouvi:
17-O Deus deste povo de Israel escolheu a nossos pais, e exaltou o povo, sendo eles estrangeiros na terra do Egito; e com braço poderoso os tirou dela;
18-E suportou os seus costumes no deserto por espaço de quase quarenta anos.
19-E, destruindo a sete nações na terra de Canaã, deu-lhes por sorte a terra deles.
20-E, depois disto, por quase quatrocentos e cinqüenta anos, lhes deu juízes, até ao profeta Samuel.
21-E depois pediram um rei, e Deus lhes deu por quarenta anos, a Saul filho de Cis, homem da tribo de Benjamim.
22-E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.
Atos13:16-22

Atentemos que em todas aquelas cidades tinha do povo judeu, e onde estavam tinham suas sinagogas.
Paulo começa falando do povo de Israel, como Deus o multiplicara, e que Deus os tirou do Egito com grandes prodígios, e por suas desobediências os castigou no deserto por quarenta anos, dando-lhes depois por herança a terra de Canaã. Fala dos juízes instituídos por Deus para livramento do povo que continuava a desobedecer, falando ainda do profeta Samuel, mas o povo não satisfeito pediu um rei, fala então Paulo de Saul e de Davi, o qual achado por Deus homem segundo Seu coração, e finalmente que da descendência deste enviou a Jesus

Vs 17- Êxodo 1:7; 12:51
vs 18 – Números 14:34; Deuteronômio 1:31
vs 19- Deuteronomio 7:1; Josué 14:1;
vs 20 – Juízes 2:16-18; 1ª Samuel 3:20
vs 21 – 1ª Samuel 8:5; 10:21;
vs 22- 1ª Samuel 13:14; 16:12; Salmo 89:20;

23-“Da descendência deste, conforme a promessa, levantou Deus a Jesus para Salvador de Israel;
24-Tendo primeiramente João, antes da vinda dele, pregado a todo o povo de Israel o batismo de arrependimento.
25-Mas João, quando completava a carreira, disse: Quem pensais vós que eu sou? Eu não sou o Cristo; mas eis que após mim vem aquele a quem não sou digno de desatar as alparcas dos pés.
26-Homens irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.
27-Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.
28-E, embora não achassem alguma causa de morte, pediram a Pilatos que ele fosse morto.
29-E, havendo eles cumprido todas as coisas que dele estavam escritas, tirando-o do madeiro, o puseram na sepultura;
30-Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos.
31- E ele por muitos dias foi visto pelos que subiram com ele da Galiléia a Jerusalém, e são suas testemunhas para com o povo.
Atos13:23-31

E Paulo já começa a falar do ministério de Jesus na terra, desde o batismo por João Batista, e chamando-lhes atenção sobre os judeus de Jerusalém que por não reconhecerem a Jesus se fez cumprir as profecias a seu respeito, as quais eles estudavam todos os sábados. Falando que aquele povo judeu de Jerusalém, sem causa alguma, pediram a morte de Jesus, mas Ele ressuscitou e ressurreto apareceu aos discípulos que lhe era por testemunhas.

vs 24 – Marcos 1:4; Lucas 3:3;
vs 25 – João 1:20, 27; Mateus 3:11; Marcos 1:7;Lucas 3:16
vs 28 – Mateus 27:22-23; Marcos 15:13-14; Lucas 23:21-23; João 19:15
vs 29 – Mateus 27:57-61; Marcos 15:42-47; Lucas 23:50-56; João 19:38-42
vs 30- Mateus 28:6-7; Marcos 16:6; Lucas 24:6;
vs 31 – Atos 1:3

Paulo fala que a promessa fora cumprida a eles daquela geração.
E assim esta cumprida a nós também, seus filhos.

32-“E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus;
33-Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
34-E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.
35-Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.
36-Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.
37-Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
38-Seja-vos, pois, notório, homens irmàos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados.
39-E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.
40-Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas:
41- Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; porque opero uma obra em vossos dias,ora tal que não crereis, se alguém vo-la contar.
Atos13:32-41

vs 33 – Salmos 2:7
vs34- Isaias 55:3
vs 35- Salmos 16:10
vs 41 – Habacuque 1:5

Paulo diz que foram cumpridas as profecias que estão nas escrituras.
Atentemos que fala de Davi, que as escrituras o revela como homem segundo o coração de Deus, mas que morreu e fora sepultado junto a sua família, que viu a corrupção do homem carnal, no entanto Jesus fora ressuscitado dentre os mortos e não viu a corrupção, sendo assim notório que por Ele há remissão dos pecados. Que pela lei ninguém fora justificado por causa da desobediência, mas que todo aquele que crer em Jesus é agora justificado.
Paulo roga a eles que não permitam que venha sobre eles a profecia da maldição, e isto crendo em Jesus ressuscitado.

“E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé; os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de Deus.
Atos13:42,43

Ficaram aqueles impactados com a pregação de Paulo que pediram que voltasse a lhes falar no sábado seguinte.
E os novos convertidos e muitos dos judeus seguiram Paulo e Barnabé, que lhes exortavam a permanecer na graça de Deus.
Entendamos bem “ permanecer na Graça de Deus “ , pois sim pela Graça somos levados ao arrependimento e a salvação em Cristo Jesus, mas necessário nos é permanecer na Graça, sim reconhecermos que somos dependentes de Jesus e buscar Sua Presença todos os dias.

Com sabedoria nas Escrituras e guiado pelo Espirito Santo que Paulo prega, e como vimos uma sequência de tão grandes feitos por Deus, e o povo sempre e cada vez mais o desobedecendo, sendo que pela lei, por aquela aliança que havia ninguém mais era salvo, mas que Jesus tinha vindo e fora sacrificado para dar a salvação a todos quantos crerem.

Pois sim uma Nova e eterna aliança no sangue de Jesus, e de tudo testemunhado e registrado para nosso conhecimento desta Verdade de Deus, agora depende de cada um de nós aceitarmos ou não.
Mas quer creiamos ou não, em breve, muito breve, Jesus voltará para buscar os que são seus, os herdeiros do reino dos céus.

E como Paulo usado pelo Espirito Santo disse aqueles, nos fica dito hoje que não permitamos que nos venha a profecia da maldição, e somente crendo e aceitando a Salvação única e exclusivamente em Cristo Jesus, e permanecendo nesta Graça. 

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Primeira viagem missionária de Barnabé e Saulo



E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Atos13:2

E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
Atos13:14







Como vimos na conversão de Cornélio, a igreja tinha ainda certas restrições quanto a que gentios receberem a salvação o Espirito Santo e se agregarem a igreja, no entanto ficou bem clara esta Graça na visão que Pedro tivera, mesmo assim os discípulos de Jerusalém eram mais reservados, enquanto que Barnabé e Saulo tivera desenvolvido um trabalho bem grande com gentios em Antioquia, que por ser uma grande cidade portuária, tinham muitos viajantes e habitantes de diversos lugares do mundo; e a igreja crescia com muitos gentios agregados, que estudavam a Palavra de Deus, e cheios do Espirito Santo, alguns se tornavam profetas e até mestres.

“E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
Atos13:1-3

Vejamos Simeão que também chamado de Níger, nome latino e não judeu e que significava “escuro” ou “preto”, poderia ser africano, Lucio que era cirineu, e Manaém criado em Roma com o tetrarca Herodes, todos chamados gentios entre os judeus, no entanto convertidos ao Senhor, estudiosos das Escrituras e cheios do Espirito Santo pois declarados por Lucas como profetas e doutores. E assim o Espirito Santo lhes determina enviarem Barnabé e Saulo para missões junto aos gentios distantes dali.

“E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.
E, chegados a Salamina, anunciavam a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus; e tinham também a João como cooperador.

E assim enviados pelo Espirito Santo foram Barnabé e Saulo que levaram consigo a João, o João Marcos que vimos ontem, e que escrevera o Evangelho de Jesus; e foram em viagem missionária para Chipre e em Salamina pregavam a Palavra da Verdade de Deus.
Dali foram para Pafos, capital de Chipre, cidade portuária, um celebre centro de peregrinações do antigo mundo grego, pois onde se pensavam ter nascido a deusa grega Afrodite,

“E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu mágico, falso profeta, chamado Barjesus,
O qual estava com o procônsul Sérgio Paulo, homem prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.
Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.
Todavia Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo, e fixando os olhos nele,
Disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão.
Então o procônsul, vendo o que havia acontecido, creu, maravilhado da doutrina do Senhor.
Atos13:6-12

Em Pafos se deparam com um falso profeta, um mágico judeu, Barjesus ou Elimas, como já vimos anteriormente estes mágicos, encantadores, eram influências de satanás, como o era Simão ( http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-igreja-mesmo.html ) , e como o procônsul Sérgio Paulo teve interesse em ouvir a Barnabé e Saulo, tal mágico tentava o impedir, pois se o procônsul viesse a se converter acabaria as regalias de Barjesus, bem como sabia satanás que este por ser uma autoridade de alto escalão poderia vir a converter pessoas de todas as classes sociais, assim com enganos tentava afastar o procônsul da fé cristã.
Atentemos que Lucas diz que Saulo também tinha o nome de Paulo, e assim o passará a se referir a ele desde então. Tem certos estudiosos que dizem que Saulo mudou a forma como queria ser chamado, Paulo, em homenagem ao procônsul.
Agora atentemos que Paulo enfrenta o mágico, lhe chamando de filho do diabo, indagando-lhe se não pararia de perturbar os retos caminhos do Senhor, então lhe profetiza a cegueira, que de imediato ocorre. E neste feito o procônsul creu maravilhado da doutrina do Senhor.
Lucas aqui não declara o batismo de procônsul, mas pelo fato de narrar tal acontecimento subtende-se que sim fora batizado e que também levou a muitos a crerem pelas influências que tinha.
Agora me fez lembrar da rainha de Sabá, que bendisse o nome do Senhor e a conversão do etíope, eunuco, de cargo respeitado e de grandes influências sobre o reino da Etiópia (http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-filipe-e-o-eunuco-2.html )
Mesmo que através de Paulo tenha sido esta única conversão em Pafos, já fora suficiente para que o nome de Jesus fosse divulgado, e outros cressem.

E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
E, depois da lição da lei e dos profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Homens irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.
Atos13:13-15

Depois de Pafos, Paulo e os demais vão para Antioquia, da Pisídia,  menos João que se aparta deles em Perge e volta a Jerusalém.
Atentemos que não somente o nome de Saulo que Lucas passa a se referir doravante como Paulo, mas sim a partir de então inverte também a ordem em que menciona antes Barnabé e Saulo, passa a dizer Paulo e Barnabé, pois dito pelos estudiosos que a ordem em que se chama os nomes é a ordem em hierarquia dos mencionados, logo a liderança que tinha Barnabé passa a ser de Paulo.
E chegando a Antioquia, passam a pregar na sinagoga dos judeus, depois de lhes ser dado a oportunidade por parte dos principais da sinagoga, no que Paulo vai dar seu testemunho, o que veremos amanhã.

Atentemos aqui que o chamado a missões que tiveram Paulo e Barnabé, não foi somente para que fizessem viagens longas, mas o fato de pregarem dentro da própria sinagoga dos judeus já estava lhes classificado como 'missões' , pois dariam o testemunho de Jesus, pregariam as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, para aqueles que não o criam, mesmo sendo judeus.
Portanto um chamado a 'missões' todos nós temos, é a missão de anunciarmos a Jesus aos de nossa casa, de nossa família, de nossa comunidade, a todos quantos ainda não convertidos ao Senhor, estendendo-se a nossa Cidade ao Estado, ao País, ao mundo enfim, no entanto se não dispomos de de meios para seguirmos viagens que façamos missões aos que nos rodeiam, e se tivermos condições de contribuir para que outros sigam viagens missionárias já o faremos parte da missão.
A nossa missão de anunciar as Boas Novas de Salvação em Cristo Jesus, que por Ele mesmo nos foi determinado.

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1:8

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Pedro é livre da prisão



Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
Atos12:5

E acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
Atos12:17








Mesmo que a igreja não era mais perseguida como fora na época de Saulo, mesmo que estivesse crescendo, era ao meio de lutas, pois as perseguições pelos judeus permanecia, e na Judéia não era diferente e ali tinha ido Saulo e Barnabé levar as ofertas dos de Antioquia.
E a igreja também viera ser perseguida pelo rei Herodes que chegou a matar à espada a Tiago, discípulo apóstolo designado de Jesus.


E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
E matou à espada Tiago, irmão de João.
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
Atos12:1-5

Herodes prende a Pedro o querendo matar também, mas iria apresentá-lo ao povo somente depois da páscoa.
Atentemos que houvera rigorosa guarda de Pedro na prisão, pois eram quatro grupos de quatro soltados.
Mas Pedro era guardado por Deus, e tinha toda a igreja em contínua oração por ele, o que fizera toda a diferença, pois vejamos:


“E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.

Atentemos que Pedro estava acorrentado no meio de dois soldados ligado a eles pelas algemas, trancado na cela que era vigiada pelos guardas, e a noite quando dormiam, apareceu um anjo do Senhor que iluminou a prisão, e tocando o lado do ventre de Pedro o acorda, ordenando que levantasse, pois lhe caia das mãos as algemas, pedindo que se achegasse a ele e apertasse suas sandálias e pondo sua capa, o seguisse.
Atentemos quão maravilhoso o agir de Deus, que enquanto dormimos Ele trabalha por nós, e como houvera já mandado anjo para soltar a todos os apóstolos da prisão, da mesma forma mandou agora para soltar a Pedro enquanto a igreja orava por ele;
Atentemos quão importante é a oração por parte da igreja por seus membros, por suas lideranças, e atentemos bem que deve ser oração incessante.
Pois Deus reponde a oração e cumpre com suas Palavras, não dorme, trabalha de noite para os que são seus, enquanto seus inimigos dormem e nem percebem as Maravilhas de Deus

“Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
Salmos 121:4

Realmente nosso socorro vem do alto, vem do Senhor, e as vezes nem acreditamos em tamanhas obras faz por nós, assim como Pedro ali achara que era apenas uma visão

“E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.

Atentemos que Deus nos guarda e não nos deixa vacilar diante das dificuldades, ou diante de tentações, nos faz andar calma e corretamente enquanto dorme o inimigo, nos abrindo as prisões a que nos colocam, e ainda nos acompanha até que estejamos firmes novamente na caminhada com Ele, até que bem acordados e atentos fiquemos as ciladas do mal.

E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar;
E, conhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo.
Mas Pedro perseverava em bater e, quando abriram, viram-no, e se espantaram.
E acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.

Que como Pedro sejamos conscientes que de há sim ciladas do maligno ao nosso derredor mesmo que já tenhamos sido libertos uma ou mais vezes, que não nos ensoberbecemos mas que humildemente nos apresentemos diante da igreja, que intercede por nós, para darmos nosso testemunho, que insistamos em testemunhar os livramentos, mesmo que por alguns já visto, mas que seja do conhecimento de todos. Mas que tenhamos discernimento ao falar que não seja para nos engrandecer, mas que seja para que todos cientes fiquem das ciladas do maligno, e não deixem de orar, que saibamos como agir desde que libertos por Deus. Pois Deus nos guardará e guiará;

“O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Salmos 121:8

E assim veremos como ficam confundidos os que nos perseguem:

E, sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que seria feito de Pedro.
E, quando Herodes o procurou e o não achou, feita inquirição aos guardas, mandou-os justiçar. E, partindo da Judéia para Cesaréia, ficou ali.
Atos12:18-19

Atentemos que quem é do mal se castigam entre si, mas os que temem ao Senhor conseguirão encontrar refúgio e paz.
E Herodes que tinha sérias divergências com os habitantes de Tiro e Sidom, gentios, se irritava com a presença deles:

“E ele estava irritado com os de Tiro e de Sidom; mas estes, vindo de comum acordo ter com ele, e obtendo a amizade de Blasto, que era o camarista do rei, pediam paz; porquanto o seu país se abastecia do país do rei.
E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática.
E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.
E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.
E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.
E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.
Atos12:20-25

E Herodes mesmo sabendo da existência de Deus pois reinava sobre a Judéia, não reconhecia a Deus, não lhe tinha temor, somente se engrandecia em seu reinado, e queria assim também os judeus os gloriasse motivo pelo qual vimos acima que este começou a perseguir a igreja de Cristo, mas vejamos a que triste fim levou.
Entretanto a Palavra da Verdade de Deus crescia e se multiplicava.
E Barnabé e Saulo deixam novamente Jerusalém mas levaram consigo a João Marcos, ou seja Marcos que escreveu posteriormente o evangelho e que era primo de Barnabé.



Pois sim a igreja primitiva crescia mesmo ao meio de perseguições. Hoje temos a liberdade da igreja, exceto em alguns lugares que os cristãos ainda são perseguidos; no entanto existem muitas 'perseguições' com 'prisões' pelo maligno com suas ciladas. E a igreja hoje anda em incessantes orações por estes 'aprisionados' do maligno? Pois saibamos que com muitas ciladas o infeliz satanás tenta enfraquecer a igreja, que estejamos sempre atentos e em incessantes orações.
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.