Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 14 de outubro de 2017

Versículos do dia: Boas obras de Jesus


Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.
João10:25

Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
João10:37,38





Depois de Jesus ter ensinado aos fariseus que era o Bom Pastor (como vimos na postagem de ontem), houve novamente divisão entre os judeus de quem era Jesus


Tornou, pois, a haver divisão entre os judeus por causa destas palavras.
E muitos deles diziam: Tem demônio, e está fora de si; por que o ouvis?
Diziam outros: Estas palavras não são de endemoninhado. Pode, porventura, um demônio abrir os olhos aos cegos?
João10:19-21


Vejamos havia divisão entre os judeus sobre quem era Jesus por causa das obras que realizava. 
Jesus era conhecedor destas dissensões entre os judeus, bem como de que era perseguido para ser preso pelos fariseus, mas continuava com o ensino da Verdade de Deus, não se ocultava, e participava de todas as comemorações que realizavam o povo judeu, tendo oportunidade de exercer seu ministério, de fazer  a obra de Deus,  e não foi diferente na festa da dedicação que realizavam no inverno.
Esta passagem bíblica é a única que faz referência a esta festa, no entanto existem os povos que a comemoram até os dias de hoje, interessante é a história que se refere esta festa, vou deixar um link que fala um pouco sobre ela : https://pt.wikipedia.org/wiki/Chanuc%C3%A1, mas para o cristianismo esta festa não foi nem relatada nas Escrituras Sagradas, não sendo assunto sobre o que meditarmos.
Creio que João a menciona somente para dizer onde Jesus estava e quando dá o ensinamento que vamos ver a seguir, que sim não se ocultava, podia ser visto e ouvido por todos, e estava no templo, no alpendre de Salomão, lugar bem visível e frequentado.


E em Jerusalém havia a festa da dedicação, e era inverno.
E Jesus andava passeando no templo, no alpendre de Salomão.
Rodearam-no, pois, os judeus, e disseram-lhe: Até quando terás a nossa alma suspensa? Se tu és o Cristo, dize-no-lo abertamente.
Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.

Atentemos que os judeus não respeitavam nem suas próprias festividades no templo, e mais uma vez tentam pegar Jesus em contradições para o poderem condenar, e indagam-lhe ali para que abertamente dissesse se era o Cristo, no entanto Jesus lhes responde de acordo com tudo que tinha vindo ensinando a eles, e não o criam. E sabiamente e humildemente não fala de si mesmo, mas fala das obras que realizava, e que estas eram de Deus, e que Dele testemunhavam.
E novamente fala a eles usando a linguagem que conheciam, falava de ovelha e pastor, mencionando seus ensinamentos anteriores (os quais estamos vendo nas postagens anteriores a esta), para lhes esclarecer sobre a Palavra da Verdade de Deus:

Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;
E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos um.

E Jesus diz àqueles que não eram ovelhas Dele, do Bom Pastor, como já o havia dito, e justamente por eles não crerem.
Pois suas ovelhas dão ouvidos a sua voz, a Sua Palavra da Verdade, e que Ele conhece quem o seguem, e a estes Ele dá a vida eterna e nunca perecerão, e se estiverem em sua mão, pois lhes são dadas pelo Pai que é maior que todos, e ninguém pode arrebatar uma ovelha da mão de Deus.
Atentemos muito bem ao que Jesus diz:
“ Eu e o Pai somos um”

Os judeus não o criam, e queriam apedrejá-lo.
E nós cremos nesta Verdade de Deus? Um Único Deus!
Somos ovelhas de Jesus, damos ouvido a sua voz?
Aleluia! Então estamos nas mãos de Deus!

“Os judeus pegaram então outra vez em pedras para o apedrejar.
Respondeu-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas procedentes de meu Pai; por qual destas obras me apedrejais?
Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo.
Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?
Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada,
aquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?
Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis.
Mas, se as faço, e não credes em mim, crede nas obras; para que conheçais e acrediteis que o Pai está em mim e eu nele.
Procuravam, pois, prendê-lo outra vez, mas ele escapou-se de suas mãos,
E retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João tinha primeiramente batizado; e ali ficou.
E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade.
E muitos ali creram nele.
João10:31-42

Atentemos bem, Jesus exercia seu ministério, pregando o reino dos céus, curando enfermos, expelindo demônios, ressuscitando, eram muitos os sinais e prodígios vindos de Deus, e tudo Ele fazia ao conhecimento de todos, nada em oculto, então pergunta aos judeus por quais destas obras o queriam apedrejar?
Atentemos bem, reconheciam aqueles que as obras que Jesus fazia eram boas, mas o queriam pegar por ter dito que Ele e o Pai eram um, pois mesmo vendo não criam nos sinais vindos de Deus, muito menos ao que Jesus falava.
Pois bem nada adianta apenas crer que Jesus fora um homem bom, que sim realizou milagres, tem que se crer que Ele é O Filho de Deus! Que é Deus!
Então Jesus cita novamente a lei que seguiam, para que aqueles o deixassem, pois se na lei fora dito deuses a quem Deus dirigiu a Palavra, e não sendo anulada a Escritura, como o acusavam de blasfêmia, bem Ele quem o próprio Deus santificou e enviou ao mundo, por dizer ser Filho de Deus.
Se não fizesse as obras de Deus não o criam, e mesmo as fazendo não criam, que pelo menos então nas obras cressem que eram de Deus, e assim acreditariam Nele, e saberiam que Ele e o Pai são um. ,
E indignados aqueles com estas palavras, queriam o prender, mas não conseguiram, pois ainda não era chegado a hora para Jesus.

Atentemos bem que Jesus fazia as boas obras e que através delas então que cressem Nele. 
E nós estamos fazendo boas obras como Jesus já nos designou? Para que as vejam e glorifiquem a Deus, e se não creem então em nossa palavra podem crer através de nosso testemunho de vida que Jesus é conosco, e queiram então também ter a Jesus.

Atentemos que Jesus falava a Verdade de Deus mesmo sendo ameaçado, no entanto todas as vezes que o tentavam prender para a morte, Ele conseguia escapar, e nestas ocasiões Ele sempre se retirava para outro lugar.
Pois sim devemos anunciar as Boas Novas da Salvação e testemunhar de Jesus, como Ele testemunhava do Pai, mesmo ao meio de incrédulos que não queiram ouvir, mas, no entanto, não podemos criar situação de intriga além de ter pregado a Verdade, mas devemos ter o discernimento de quando nos retirar, calmamente, mansamente, humildemente como Jesus o fazia.

Atentemos que mesmo ao meio de tantas dissensões entre os judeus, para todo lugar onde ia Jesus muitos eram os que iam ter com Ele, ouvir seus ensinamentos, se beneficiar de seus feitos.
E estando Ele no lugar onde João batizava, muitos reconheceram que João não havia feito sinais como Jesus, mas tudo quanto anunciará de Jesus era verdadeiro e creram Nele por causa de suas obras.

E nós com todo o testemunho que temos na Bíblia sobre Jesus, com toda a Palavra da Verdade revelada, estamos verdadeiramente crendo? Dando ouvidos a Voz de Jesus? Crendo ser Ele nosso Deus e Senhor?





Mas se ainda houver quem não crer por não entender, faça como Jesus ensinou: que peça a Deus que Ele dará o Espirito Santo, que a tudo trás o discernimento.

“Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?
Lucas11:13

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João14:26


Bem sei que muitas vezes é difícil compreender certas passagens Bíblicas, mas o importante é não desistir de buscar nelas, se não entendeu na primeira vez, guarde em seu coração, que haverá oportunidade de vir a entender.
Pois para quem faz a leitura dos evangelhos, ou para quem está acompanhando pelas postagens aqui, atentemos quantas vezes Jesus repete as mesmas palavras em seus ensinamentos, pois sim há uma dificuldade ao homem natural para discernir as coisas espirituais, mas atentemos bem ao que Jesus diz neste último versículo citado: “….e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”, pois sim para que sejamos lembrados pelo Espirito Santo temos que já ter visto, lido, ouvido, por isto a necessidade de persistirmos, não desistirmos de ler de ouvir a Palavra de Jesus, pois Ele mesmo o disse: “Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará” , e o Espírito Santo de tudo nos ensinará, nos trará o discernimento.

Peçamos a Deus o Espirito Santo, pois ao nosso natural somente a letra aos nossos olhos carnais pode ser desanimadora, como a lei que o homem não cumpriu, mas Jesus nos traz o espiritual, e o Espírito agirá em nosso espírito para termos o discernimento, e seremos então ovelhas do Bom Pastor.


O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
2Coríntios 3:6

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Versículos do dia: Jesus, o Bom Pastor!



Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João10:11

Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
João10:13








Tendo os fariseus indagado se também eram cegos após Jesus
ter dito àquele que curou de cegueira que tinha vindo ao mundo para os que não veem vejam e os que veem se tornem cegos, Jesus continua lhes falando através de uma parábola:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
Jesus disse-lhes esta parábola; mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.
João10:1-6

Jesus fala de um aprisco de ovelhas, onde o que não entram por sua porta, mas pula o muro ou as janelas, é ladrão e salteador, no entanto o que entra corretamente pela porta este é o pastor das ovelhas, ao qual a porta se abre. Fala de si vindo ao homem pelo próprio Criador do Homem que lhe enviou. E sua missão era Salvar o homem. 
E atentemos bem que ovelhas ouvem, reconhecem, a voz do que lhes é pastor, e este as chama pelo nome, conhece a cada uma, que são levadas para pastagem, indo adiante delas, vigiando para que não lhes aconteça nenhum mal, cuidando delas, e as ovelhas o seguem porque conhecem sua voz, pois fala com elas continuamente. No entanto as ovelhas não seguem a um estranho por não reconhecer sua voz.
Jesus lhes fala de um espiritual, de suas palavras que são a voz de Deus, que sua Voz é de Pastor, que veio enviado pelo próprio Deus.
E que aqueles a quem veio por Pastor deveria ser suas ovelhas, darem ouvidos, reconhecerem sua voz, e não a de estranhos como eles próprios, os fariseus, os principais dos sacerdotes, ou os saduceus, judeus que falavam das Escrituras Sagradas, da lei já deturpada por décadas em suas tradições, rituais e interesses próprios, dizendo falar da palavra de Deus mas com suas próprias palavras, não vindas de Deus, que já haviam roubado a verdadeira missão dos profetas de Deus, os quais mataram, passando a ensinar e impor uma doutrina estranha.

E Jesus pessoalmente falou a Palavra de Deus, tendo a deixada declarada, e após sua partida deste mundo envia Seu Próprio Espirito Santo, para continuar a nos confirmar a Palavra, sua voz viva até hoje.
Mesmo assim ainda há uma multidão que não houve a voz do Pastor , que não estão em seu aprisco, com seus cuidados pela maravilhosa Graça de Deus, que andam suscetível a todo tipo de influência do maligno, que veio roubar a Verdade de Deus, a Vida eterna de gozo e paz ao homem.

Aqueles fariseus não entenderam o que Jesus falava, e nós estamos entendendo a Palavra da Verdade de Deus?
Lembremos do que vimos antes quanto a adultério da igreja

“Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha.
Pois ela, como um salteador, se põe à espreita, e multiplica entre os homens os iníquos.
Provérbios23:27,28

Por isso atentemos muito bem ao como Jesus continua aquele discurso, pois é Sua Palavra para nós hoje também:

“Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
João10:7-15


Atentemos bem Jesus a principio diz ser a Porta das ovelhas, nós devemos ser as ovelhas, e somente por esta Porta passar, devemos estar dando ouvidos a Sua voz, à Palavra da Verdade, e não seguir a estranhos, não dar ouvidos a eles.
Pois os pastores que Deus  levanta na terra também devem passar pela Porta que é Jesus, e desta Verdade então falar as demais ovelhas que devem obedecer a Voz de Jesus, assim como estes pastores a devem estar obedecendo, e dela divulgando.
Atentemos bem o quão maravilhoso é entrar por esta Porta, ouvir esta voz, é para salvação eterna e também para cuidados diários do Pastor sobre nossas vidas nesta terra.
Pois satanás é o ladrão que vem para destruir nossa vida, roubar-nos a Verdade de Deus e nos matar eternamente, enquanto Jesus nos veio para que tenhamos vida e vida com abundância por toda a eternidade.
Agora sim Jesus diz ser O Bom Pastor! 
Jesus nosso Bom Pastor, que deu sua vida por nós, morreu na cruz do calvário para que nós tivéssemos vida. Entendamos bem, O Único!

Mas atentemos bem, porque satanás é o pai da mentira como Jesus mesmo já o disse em outra ocasião, logo jamais enviará alguém dizendo ser enviado dele e que veio para tirar a vida do homem, ele influencia e envia a mentira através de quem falsamente utiliza até o nome da própria Bíblia a deturpando para também enganar a muitos. Ele, o maligno, tem seus mercenários, aqueles que já foram enganados em sua mentira, são lobos disfarçados de cordeiro, são falsos profetas, falsos pastores das ovelhas, que ficam querendo sua própria prosperidade, não cuidam das ovelhas e ainda fogem ao ver o mal atingi-las, que em vez de ajuntar as ovelhas em um aprisco, as dispersam pelo mundo a todo o infortúnio do mal.

Jesus é o Bom Pastor, e conhece quem são suas ovelhas, pois estas o conhecem também.
Jesus Único Enviado por Deus, que o reconheceu e glorificou, Jesus Único que veio de Deus conhecendo Seu Espirito, Único que deu sua vida pelo homem. Maravilhosa Graça de Deus sobre nossas vidas!

Aqueles judeus não entendiam a Palavra de Jesus.
Mas para quem ainda hoje não entende, a Graça de Deus está presente, basta então buscar pelo discernimento que nos dá o Espirito Santo.
Pois como havia os falsos profetas naquela época, eles existem também nos dias de hoje, que adulteram a Palavra da Verdade, que ensinam outras adorações e põem a confiança em coisas materiais, que da mesma forma que como os fariseus buscavam a glória própria, eles hoje também a buscam e da mesma forma estão interessados em que suas próprias vidas sejam prósperas, enganando a muitos, fazendo comércio com os que os que lhes dão ouvidos, mas a sentença destes já está declarada se permanecerem em seus enganos, e também de todos quantos também se permitiram enganar e permaneçam no engano.
Por isto de suma importância estarmos conferindo tudo na Palavra da Verdade de Deus, em Jesus, na Bíblia, no evangelho genuíno de Jesus que é a Palavra de Deus, antes de se dar ouvidos a tudo que é dito. Termos o discernimento através do Espirito Santo, na Palavra de Deus, para sabermos quem são pastores levantados por Deus aqui na terra, que passam pela Porta, que dão ouvidos a Palavra do Bom Pastor, e aqueles que são os 'falsos pastores', mercenários.   

“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita
2Pedro 2:1-3




Mas ainda há tempo para os que não estão no aprisco de Jesus, veja o que Ele declara:

“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.
João10:16-18


Quão maravilhosa declaração de amor! sim Ele próprio entregou sua vida, por mim e por você, mas não está morto, ressuscitou!



Sim Jesus nosso Bom Pastor! Mas para que o tenhamos por Pastor e estejamos sob os seus cuidados, devemos primeiramente o reconhecer por Senhor de nossas vidas, sermos suas ovelhas, logo dando ouvido à Sua Palavra da Verdade ao ponto de sermos então servos de Nosso Senhor, e ai sim nada nos faltará, pois Ele é Senhor em Amor declarado por nós, Único que nos deu sua própria vida! Nos torna filhos de Deus e nos chama de amigo, que realiza milagres, sinais e prodígios para o bem estar das ovelhas. 
Jesus nosso Bom Pastor que nos faz descansar em verdes pastos, com esperança no porvir, na vida eterna, e em sua água viva nos guia tranquilamente ao reino do céu!



“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Salmos23:1-3




quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Versículos do dia: A cura de um cego de nascença


E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
João9:7

E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
João9:39








Jesus e seus discípulos encontram um cego de nascença pelo caminho.
Antes de lermos o texto lembremos que os judeus tinham crença de que os mais afortunados, os ricos, poderosos, com vida saudável e próspera eram os que tinham mais purificação sendo abençoados por Deus, enquanto que os pobres, desafortunados, doentes, eram os pecadores castigados que não tinham Deus em suas vidas, por seus pecados ou por pecados de antecedentes.


“E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Mas atentemos de como Jesus ensina de outra forma, que não são as circunstâncias humanas terrenas em que vive uma pessoa, suas posses, seus bens, sua posição social, se é saudável e prospera ou não que declara ser esta pecadora, no caso daquele cego o era desde nascença, e então a pergunta se fora ele quem pecou ou os pais, mas Jesus lhes diz que nenhum deles havia pecado, mas aquele estava naquela situação para que fossem manifestadas as obras de Deus.
E Jesus estava na terra para que as obras de Deus fossem manifestadas através Dele, para que fossem vistas por todos enquanto Ele exercia seu ministério, enquanto a Luz que veio a ser aos homens pudesse ser vista como na claridade do dia, pois chegaria o dia de sua partida e não mais o poderiam ver seus sinais e prodígios.
No entanto, sabemos que Jesus deu desta luz aos seus discípulos, para que eles continuassem a pregar o reino dos céus, bem como lhes outorgou poderes de realizarem os mesmos sinais e prodígios no Nome Dele, derramando ainda o Espirito Santo sobre eles, e assim o continua fazendo até hoje sobre os que se tornam seus discípulos.

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus5:14-16

“E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
Marcos16:17,18


E assim como Jesus na Luz da Verdade de Deus cumpriu seu ministério, assim nós temos que cumprir o nosso, pregando o reino dos céus, as boas novas da Salvação em Cristo Jesus, enquanto o Espirito Santo de Deus é conosco nesta terra, pois chegará o dia em que Jesus arrebatará os seus, e o Espirito Santo se retirará daqui, e será como uma noite, onde não mais haverá trabalhadores para a obra de Deus. Cumprirmos nosso ministério enquanto temos vida!

Agora atentemos como Jesus realiza ali o milagre:

Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
João9:6-12

Com apenas uma palavra já vimos que Jesus realizava milagres, mas desta vez não, utiliza do cuspe de sua saliva, que na época era considerada curativa, junta-a terra e com o lodo formado untou os olhos do cego. Em outras ocasiões Jesus também utilizou saliva para curar um surdo e um cego (Marcos 7:33-Marcos 8:23) , conforme vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/08/versiculos-do-dia-cura-de-um-surdo-gago.html
Como disse ali naquela publicação vou repetir que creio que Jesus agia assim para nos deixar os recursos aqui em terra, os médicos, cada um em sua especialidade, receitando remédios de acordo com o conhecimento permitido por Deus, mas que cabe a nós confiarmos em Deus de que o médico em que buscarmos seja por Ele direcionado, que o método utilizado não provem apenas do homem, mas sim com o agir de Deus que sempre tem o controle sobre tudo.

Mas atentemos que logo em seguida Jesus dá uma ordem que fosse o cego se lavar em determinado tanque o de Siloé (que significa Enviado) e foi na fé e obediência daquele que recebeu a cura. Atentemos que sempre a Palavra de Jesus contém uma ordenança a ser cumprida.  Pois sim temos sempre que estar atentos ao mandar de Jesus, colocando a fé em prática e obedecendo, para podermos receber nossa benção
Atentemos ainda ao que significa aquele tanque “Enviado” , sim, nosso obedecer tem que ser somente na Palavra de Jesus que nos foi Enviado por Deus, e da forma como Ele, Jesus, ordenar.
Outra lição que podemos tirar nesta passagem é o fato de ser a cura de uma cegueira, pois sim se ligarmos isto ao espiritual, quem está afastado de Deus está nas trevas do pecado, do mal, e já não enxerga mais a Verdade de Deus, uma cegueira espiritual, e o Único lugar onde podemos nos lavar, para sermos remidos e curados é no Enviado por Deus, em Cristo Jesus, que é a Luz do mundo, onde sairemos das trevas do pecado e seremos purificados no sangue de Jesus, sendo então curados da cegueira espiritual e vivendo, caminhando no Caminho da Verdade de Deus.
E quando somos curados por Jesus, testemunhamos Dele com nossa própria vida, que alguns nem reconhecerão de tantas mudanças que Jesus nos faz.

Atentemos que os judeus ali queriam saber do cego que fora curado onde estava Jesus para o entregar aos fariseus, e como o cego não sabia, levaram ele aos fariseus que o interrogaram :

“Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.
Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.

Atentemos que era sábado o dia da cura, no que diziam alguns dos fariseus não ser Jesus de Deus pois não guardava o sábado, enquanto outros indagavam de como um homem pecador poderia então fazer tais sinais. Atentemos que já havia dissensão entre eles próprios. Então novamente indagaram o que fora curado, de quem achava ele que era Jesus, no que responde que um profeta.
Mas os judeus não criam que aquele homem tivesse sido cego e que tinha sido curado, não criam em milagres feitos por Jesus, no que quiseram confirmar com seus pais, que sim confirmou, mas com medo disseram não saber quem fez tal milagre. Pois sim o testemunho de Jesus em nossas vidas somos nós que temos que dar, não cabe a outra pessoa. 
Assim resolveram interrogar novamente o que fora curado:

Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.
O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
João9:24-34


Atentemos bem ao testemunho que o curado dá ao quererem que ele dissesse ser Jesus um pecador. “ Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.”
A conversa entre eles é bem clara no texto, mas atentemos que os fariseus se diziam ser discípulos de Moisés. E o curado insistia em lhes falar da maravilha que Jesus lhe fez, que nunca havia então acontecido no mundo, e somente sendo Jesus de Deus que o pode fazer, sendo expulso dali pelos fariseus por causa de seu testemunho.

“Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.
João9:35-41


Atentemos que maravilha que é quando cremos ser Jesus vindo de Deus, que Ele próprio se apresenta a nós como Filho de Deus, e através de Seu Santo Espirito nos confirma para que creiamos.
Atentemos bem ao que Jesus diz sobre sua missão na terra, que como Luz dos homens abre os olhos ao que estavam em cegueira espiritual se estes crerem em Sua Palavra da Verdade que é o Filho de Deus.
E que como Luz da Verdade faz então aos que se acham perfeitos de vista diante de Deus se tornarem cegos por não crerem na Verdade.
E sim o Espirito Santo de Deus convence o homem do pecado, apontando a Luz em Cristo Jesus, mas depende de cada um o aceitar como Salvador e ser então salvo, ou continuar nas trevas do pecado.
Atentemos de como responde Jesus aos fariseus que indignados lhe perguntaram então se eram eles cegos, atentemos bem eles tinham a presença de Jesus, da Luz, e não criam, não eram cegos tinham visto a Luz, mas permaneciam no pecado justamente por mesmo tendo a Jesus ainda se acharem por si mesmos perfeitos diante de Deus.

E sim tudo já feito por Deus, já nos enviou a Jesus, que é Luz do mundo, o qual fora sacrificado na cruz por nós, mas que o ressuscitou, estando Jesus Vivo e reinando sobre nossas vidas. E ainda nos deixou aqui Seu Santo Espirito para nos convencer das trevas do pecado e da salvação em Cristo Jesus.
Temos a nossa disposição esta maravilhosa graça de Deus, depende de nós aceitarmos tê-la sobre nossas vidas ou não.

Temos o milagre, a cura para cegueira espiritual, depende de cada um de nós aceitarmos ou continuarmos cegos. Temos esta liberdade!



quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Versículos do dia: Jesus, a Palavra da Verdade de Deus.



Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou
João8:42

Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
João8:51









E Jesus estava ensinando aos judeus, aos fariseus, sobre a Palavra da Verdade de Deus que liberta, quando os judeus disseram ser descendência de Abraão
Vejamos como Ele continua seu discurso:

“Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.
Eu falo do que vi junto de meu Pai, e vós fazeis o que também vistes junto de vosso pai.
Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes: Se fôsseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão.
Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto.
Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de fornicação; temos um Pai, que é Deus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou.
Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.

Atentemos a mansidão que Jesus tinha ao ensinar a Verdade.
Mas lhes revela que sabia que queriam o matar porque suas palavras não eram cridas por eles.
Jesus continua a dizer que suas palavras eram ditas pelo que Ele viu junto a Deus, coisas espirituais, e que eles faziam o que tinham visto junto ao pai deles, coisas carnais.
No que eles replicam que tinham por pai a Abraão, mesmo assim Jesus lhes diz que se pelo menos de Abraão fossem filhos então fariam as obras de Abraão, o que já tinham deturpado e viviam distantes. Que procuravam matar a Jesus um homem que não falava de si mas sim a Verdade que de Deus tem ouvido, o que Abraão não fez.
Jesus continua a dizer que eles faziam as obras do pai deles, as carnais. No que eles novamente replicam que não eram nascidos de fornicação mas que tinham sim um Pai, que é Deus.
Mas atentemos ao que diz Jesus que se aqueles fossem filhos de Deus, certamente conheceriam a Jesus e o amariam, pois Ele saíra de Deus, tinha vindo de Deus. E se eram filhos de Deus como não entendiam a linguagem que falava, desde que falava somente o que era Palavra de Deus, a qual eles não ouviam.
Agora atentemos muito bem como Jesus continua a lhes falar:

“Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.
Mas, porque vos digo a verdade, não me credes.
Quem dentre vós me convence de pecado? E se vos digo a verdade, por que não credes?
Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus.

Dura esta palavra não é? Mas Jesus explica que o diabo era homicida desde o principio, que não se firmou na Verdade de Deus, não tendo nele verdade, sendo ele o pai da mentira.
E dizendo Jesus a Verdade de Deus eles não criam, como poderiam eles convencer Jesus do pecado, e se dizia a Verdade porque não criam? Se diziam ser filhos de Deus, porque não escutavam as palavras de Deus? E que não o escutava porque não eram de Deus. .

Pois duras palavras, mas estas mesmas palavras Jesus diz até hoje. E infelizmente mesmo depois de tanto tempo ainda há multidão que não aceitam como os judeus não aceitavam, e as mesmas palavras diz Jesus a estes.
E ao contrário do que muitos dizem que todos somos filhos de Deus, Jesus nesta passagem diz que não. Filhos de Deus são os que dão ouvidos a Palavra da Verdade que está em Cristo Jesus. 
E nós como cremos na Palavra de Jesus? Verdadeiramente como a Verdade de Deus? Ouvimos a Deus através das palavras de Jesus?
Pois lembremos que o próprio Deus nos disse para a Jesus darmos ouvidos:

“E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.
Mateus17:5

Mas aqueles judeus ao ouvirem palavras tão duras, disseram ter Jesus demônio: .

Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Não dizemos nós bem que és samaritano, e que tens demônio?
Jesus respondeu: Eu não tenho demônio, antes honro a meu Pai, e vós me desonrais.
Eu não busco a minha glória; há quem a busque, e julgue.
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.
Disseram-lhe, pois, os judeus: Agora conhecemos que tens demônio. Morreu Abraão e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte.
És tu maior do que o nosso pai Abraão, que morreu? E também os profetas morreram. Quem te fazes tu ser?

Atentemos com quão humildade e mansidão Jesus continua a lhes ensinar a verdade, mesmo que aqueles lhe disseram ter Ele demônio.
Disse Jesus que honrava ao Pai, e aqueles o estavam desonrando com tais palavras. Mas que isto não importava, pois Jesus não buscava glória própria, mas tinha os que a buscavam, sim os próprios principais dos sacerdotes entre eles, e que assim em suas próprias vontades julgavam.
Mas atentemos muito bem ao que Jesus revela que se alguém guardar a Palavra da Verdade Dele nunca verá a morte!
Mas aqueles ainda mais diziam ter Jesus demônio, pois como assim tendo morrido Abraão e os profetas dizia Ele que quem guardasse sua palavra não provaria a morte? Estava então Jesus dizendo que era maior do que o que tinham por pai, Abraão, o qual morreu, bem como os profetas morreram. Indagavam a Jesus o que o fazia então Ele a dizer tal coisas, quem pensava que era.

Mas atentemos que com a mesma mansidão Jesus continua a lhes dizer:

“Jesus respondeu: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória não é nada; quem me glorifica é meu Pai, o qual dizeis que é vosso Deus.
E vós não o conheceis, mas eu conheço-o. E, se disser que o não conheço, serei mentiroso como vós; mas conheço-o e guardo a sua palavra.
Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se.
Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.
João8:54-59

Novamente disse Jesus que não glorificava a si próprio, pois sua glória como homem não era nada, mas que era glorificado pelo Pai, a quem diziam ser seu Deus. No entanto não conheciam a Deus, mas Ele sim o conhecia, e tinha que o revelar, pois senão seria um mentiroso como eles, mas que sim conhecia a Deus e guardava sua Palavra.
Atentemos muito bem que Jesus, a própria Palavra de Deus, mas como homem guardava a Palavra de Deus, sim a obedecia. E nós temos guardado a Palavra da Verdade de Deus em Cristo Jesus? Temos obedecido seu mandar?
Jesus lhes diz que Abraão, o que tinham por pai, havia se alegrado ao saber de Jesus, e que vira o seu dia. No que ironiza os judeus de como podia ter Jesus visto a Abraão. Mas Jesus na Verdade de Deus, diz que mesmo antes de existir Abraão, Ele já era a Verdade de Deus, o Verbo de Deus desde o princípio, lembra que vimos dias atrás em postagem aqui?
E tão irados ficaram aqueles que pegaram pedras para atirarem em Jesus, mas Jesus ocultando-se no meio deles se retirou saindo do templo.

E nós depois de termos o conhecimento de toda esta Verdade de Deus em Cristo Jesus, estamos como filhos de Deus no Caminho, dando ouvidos a Jesus, o reconhecendo como a Palavra da Verdade de Deus, logo o guardando em nossos corações, através do Espirito Santo de Deus, obedecendo seu mandar reconhecendo ser Ele o Senhor sobre nossas vidas, nosso Único e Suficiente Salvador?

Pois atentemos muito bem que se não estivermos permanecendo na Verdade de Deus, Jesus vai se retirar de nosso templo, pois sim o Espirito Santo só habita com quem estiver firmado em Jesus constantemente.
Pois sim em Jesus temos toda a liberdade de aceitarmos ou não a Verdade que liberta e Salva.

Quão maravilhosa a Graça de Deus em nossas vidas através de Cristo Jesus, já não mais criaturas servos do pecado, mas sim filhos de Deus!


“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João14:6



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.