Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 21 de abril de 2018

Aliança de Deus para com o homem – 80 - Vontade de Jesus que nos reunamos em ‘igreja’ (3)- igreja primitiva


E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Atos 2:42

E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
Atos 4:32







Vimos ontem que é da vontade de Jesus que vivamos reunidos como igreja, e nesta Sua vontade deixa Pedro como primeiro líder na edificação da igreja.
E ao seguirmos na leitura do Novo Testamento veremos que Pedro fora o primeiro, que ao receber o batismo pelo Espirito Santo de Deus, a ‘pregar o reino dos céus’ a uma multidão, onde muitos se converteram, e atentemos a importância da igreja ali reunida, pois todos os apóstolos haviam recebidos o batismo do Espirito Santo e recebido o dom de línguas e assim foram interpretando a pregação de Pedro para a língua de cada um ali presente, que ao mesmo tempo receberam a Palavra da Verdade de Deus ( Atos dos Apóstolos- capitulo 2)

De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 2:41-47

E todo convertido permanecia junto aos apóstolos, aprendendo e perseverando na sua doutrina que haviam aprendido diretamente com o Mestre Jesus

Sobre este inicio da igreja primitiva já foram feitas algumas anotações com citações e referencias bíblicas, ia deixar apenas o link :https://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-o-principio-da-igreja.html

mas vou transcrever na íntegra deixando como parte integrante de nossa reflexão de hoje,
“ “
Depois do Pentecostes, todos os novos convertidos perseveravam na doutrina em companhia dos apóstolos:

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Atos 2: 42-

Atentemos que todos se reuniam, estando em harmonia com uniformidade de ideias, todos de acordo em reunirem-se, inclusive no partir do pão em memória de Jesus, e em orações; sim já a igreja de Cristo, na doutrina que os apóstolos pessoalmente aprenderam com Jesus e ali lhes passavam.
Atentemos ainda que em toda alma havia temor, entendamos aqui que este temor no texto não significa medo, mas sim um sentimento respeitoso, um zelo pela Palavra de Deus. Eram pessoas tementes a Deus, ou seja que tinham amor a Deus e o reconheciam e criam como Deus Criador de todas as coisas, e em Jesus Seu Filho amado, o Salvador, assim lhes tinham temor, pois sabiam que Deus era Bom, que muito já houvera feito por seus antepassados, por eles próprios e que ainda o faria, por isto o temor a Deus. Entendamos muito bem estavam ali por amor, por respeito e não por medo, e assim eram pontuais e zelosos em suas reuniões.
O temor a Deus muito é descrito nas Escrituras Sagradas, e considerado como princípio da sabedoria Divina, como um aconchego a Deus, uma confiança em Deus, um refúgio em Sua Fortaleza com certeza de que será bem cuidado por Deus. É o reconhecer Deus por Senhor e consequentemente sim o obedecer e o servir e com prazer.
O temor do Senhor é a instrução da sabedoria, e precedendo a honra vai a humildade.
Provérbios 15:33
E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.
Jó 28:28
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
Provérbios 9:10
Deu mantimento aos que o temem; lembrar-se-á sempre da sua aliança.
Salmos 111:5
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.
Salmos 111:10

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará.
Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
Salmos 34:7-11

E aqueles que se converteram no Pentecostes e os que iam se convertendo desde então, permaneciam juntos, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 2:42-47

Atentemos bem, que quem tinha posse até vendiam suas propriedades e bens para manter então tal obra de Deus de acordo com a necessidade que tinham, repartindo entre todos, pois creio que aqueles passaram a ser discriminados e perseguidos pelos escribas e fariseus, e se ajudavam mutuamente para se manterem, para suprir suas necessidades e permanecerem juntos.
Entendamos bem que faziam por amor, se reuniam por amor, não eram obrigados e forçados em nada, apenas davam ouvidos e viviam de acordo com os ensinamentos de Jesus, procurando fazer de acordo para o reino dos céus.
Atentemos que permaneciam assim todos de igual modo, e se reuniam todos os dias, sim diariamente, no templo, e ainda comiam juntos em casa, tudo com simplicidade, com pureza de coração, e com alegria reinando entre eles louvavam a Deus, o que os faziam serem diferentes sendo bem vistos pelo povo que se interessavam então de se achegar a Deus. E assim Deus acrescentava todos os dias novos convertidos à igreja.


E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido, e o depositavam aos pés dos apóstolos.
E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Atos 4:32-35


E mesmo que houvesse repressão por parte dos principais dos sacerdotes, por parte dos escribas e fariseus, a igreja de Cristo ia crescendo dia a dia, como Jesus houvera pedido:

E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
João 17:20-23

Sim viviam como um único corpo, no qual Jesus era por cabeça, sim somente na doutrina de Jesus, e tudo o que possuíam era em comum, uma multidão vivendo todos do mesmo modo:

Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
1 Coríntios 12:12-14
Assim, pois, há muitos membros, mas um corpo.
1 Coríntios 12:20
Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular.
1 Coríntios 12:25-27


E os apóstolos davam grande testemunho da ressurreição de Jesus e Seu Poder; afirmando isto Lucas quer nos dizer que sim eles realizavam curas, expulsavam demônios, faziam sinais e prodígios em o Nome de Jesus.
E atentemos bem o que lhes era dado por Jesus: abundante graça, sim fartura em favor de Deus em seu perdão, em alegria, em cuidados, em dom sobrenatural que os dispunham em abundante vontade de fazer o bem, em benevolência, bondade, amor.
E atentemos ainda que entre eles não havia quem passasse necessidades, porque quem tinha bens os vendia e davam o dinheiro aos apóstolos que repartiam por todos de acordo com a necessidade de cada um.

Deu para entender direito? Ninguém era obrigado, forçado a fazer nada, todos estavam ali em temor, por amor a Deus, por amor a Jesus, e em sua doutrina que se espelhavam, lembremos um pouco dos ensinamentos de Jesus:
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
Mateus 19:21 ( Marcos 10:21) (Lucas 18:22)

Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Lucas 12:31-34

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
Mateus 6:19-21

Pois todos aqueles convertidos a Jesus, que viviam como em um único corpo, criam plenamente na pregação de Jesus quanto ao reino dos céus, tinham esta confirmação pelo Santo Espirito de Deus, e assim colocavam o Evangelho de Jesus em prática em seu dia a dia, em seu modo de viver. Esta a igreja primitiva….

E nós hoje como igreja seguimos ainda a mesma doutrina? Claro que não, não é mesmo? Mas lembremos que por causa daquela disposição que tinham em assim viver naquela época, bem como no modo de vida de muitos que vieram após eles, que investiam no reino dos céus, que deram a própria vida pelo Evangelho, é que a igreja de Cristo sobrevive até os dias de hoje, muitos lutaram e viveram para sustentar a igreja, tanto espiritualmente quanto materialmente, pois sim senão não teria sobrevivido. E tudo pelo constante mover do Espirito Santo.
E Hoje estamos nós nos reunindo em temor? Estamos vivendo como em um único corpo? Estamos preocupados em sustentar a igreja? Como anda nossos dízimos e ofertas? (em outra ocasião estudaremos sobre dízimos e ofertas)

Hoje a grande maioria tem seu emprego remunerado, tem um teto para morar, mesmo que alugado, tem o alimento necessário no dia a dia, e tudo sim pela Graça de Deus que nos abençoa para que tenhamos condição de trabalhar e tenhamos o trabalho, e nosso sustento.
No entanto devida as condições do mundo existem sim os menos favorecidos que chegam a passar necessidade. Como o próprio Jesus o disse: “sempre tendes os pobres convosco“ ( Jo 12:8, Mc 14:7, Mt 26:11)

E como anda nossa disposição de acordo com a doutrina de Jesus, em ajudar o próximo?
E como anda os membros do corpo de Cristo, estamos sustentando uns aos outros?

E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
Lucas 3:11

Pois em tudo deve estar envolvido muito amor! Assim como estavam envolvidos na igreja primitiva.

E Jesus resumiu os mandamentos em dois: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” ; e ainda deu um novo mandamento aos discípulos:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34


Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus?
1 João 3:17
“”



Atentemos como era desejo de Jesus ainda como homem que viéssemos reunidos como igreja, como um único corpo, que em oração pede isso ao Pai ( João 17:20-23) transcrito acima, e para que isto fosse de testemunho ao mundo do quão grande amor de Deus.

Assim era a igreja primitiva que crescia na mesma doutrina dos apóstolos, e todo o livro de Atos dos Apóstolos é voltado a igreja primitiva, se quiseres acompanhar anotações feitas neste blog, com leitura na íntegra do livro, encontram-se postadas do dia 05/11/17 a 01/01/18.


E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.
Atos 16:4,5




sexta-feira, 20 de abril de 2018

Aliança de Deus para com o homem -79- Vontade de Jesus que nos reunamos em 'igreja’ (2)- juntos formamos a igreja



E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Mateus 16:19

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mateus 18:15-20







Estamos vivendo na Graça de Deus, e não mais há um templo onde se oferecer sacrifícios, pois o Único Sacrifício agradável e aceitável a Deus para nossa purificação foi o de Jesus na cruz, onde fora derramado seu sangue para remissão de nossos pecados, momento no qual fora rasgado o véu de separação que havia no templo
E como vimos ontem sobre Pedro com a revelação divina Jesus disse que edificaria sua igreja, e assim somos nós igreja quando temos a revelação da Palavra da Verdade de Deus, quando nos convertemos a Jesus e recebemos o Espirito Santo de Deus em nós, não havendo mais véu de separação.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
Mateus 16:17-19

E vemos que Jesus disse ‘sobre esta pedra edificarei a minha igreja’ , sim primeiramente como havia já dito em outra ocasião, que em três dias edificaria o templo que destruiria, voltado ao santuário de seu próprio corpo que seria ressuscitado no terceiro dia,

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
João 2:19-22

E a este Santuário temos nós acesso através do Espirito Santo que em nós habita, sendo nós seu templo, e assim como prometido por Jesus é conosco até a consumação dos séculos.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Mateus 28:19,20

Mas atentemos que dissera que ‘ sobre esta pedra edificarei a minha igreja’ , aqui já podemos ver também como uma edificação com a revelação da Verdade de Deus, um edificar como a um edifício; como fundar , e sobre ‘a pedra’ que sabemos ser Ele, Jesus, a Pedra Principal, designando Pedro para ficar então na terra como ‘lider’ da igreja primitiva que estava sendo fundada; que através dele induziria a igreja ao bem e a virtude, já como igreja onde se reuniria os convertidos, mas que seriam edificados em Jesus como um todo.

Se atentarmos ao ministério de Jesus Ele já doutrinava seus discípulos em reuniões como sendo uma ‘igreja’ onde Ele era o Mestre, e nos é até os dias de hoje e eternamente, e os edificava para o bem e já os enviava para evangelizar e sempre de dois em dois, o que nos demonstra a importância de estarmos juntos como igreja

E depois disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.
E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.
Lucas 10:1,2

Atentemos que diz sobre a seara, seria uma plantação da semente da Verdade de Deus que seriam germinadas nos corações das pessoas, e para tanto necessário são os obreiros, os trabalhadores, os cooperadores para o mesmo fim útil ao Reino dos Céus, que é encaminhar almas a Jesus; já como igreja num conjunto de obreiros, pois até o diz que necessário era rogar a Deus para enviar mais trabalhadores para a seara. Deu para entender a necessidade de estarmos reunidos, juntos como igreja a serviço de Cristo, que Ele mesmo nos pede para interceder a Deus por isto. E vejamos como era a volta daqueles evangelistas,

E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.
Lucas 10:17-20

Atentemos que trabalhar para Cristo em conjunto como igreja nos causa alegria, e assim que devemos nos reunir e trabalhar para o reino: em alegria, mas Jesus nos diz que a maior alegria nos deve ser o fato de termos nossos nomes arrolados nos céus. Termos a salvação para vida eterna em Cristo Jesus, Único e Suficiente Salvador, sermos primeiramente ‘igreja’ individual para formarmos a igreja num todo, pois o fato de estar numa igreja de frequentar uma igreja não salva ninguém, mas nos deve ser prazeroso o ajuntamento dos salvos.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR.
Salmos 122:1,1

Uma outra passagem que nos mostra que Jesus já se referia a igreja como o ajuntamento de convertidos, e que sobre estes tinha também a autoridade de avaliar a conduta de uma pessoa pecadora, é quando Jesus ensina como tratar um irmão que pecar contra outro,

Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;
Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.
E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.
Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
Mateus 18:15-20

Vejamos que primeiramente nós, como ‘igreja’ pessoal, devemos tentar resolver nossas desavenças entre nós mesmos, primeiramente individualmente, se não resolver com mais duas ou três testemunhas, se ainda assim não resolver ai sim levar ao conhecimento da igreja como um todo, atentemos a importância que Jesus dava a igreja reunida.
Agora atentemos ao que disse a Pedro inicialmente: E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus (Mateus 16:19); vejamos como aqui neste texto supra Ele nos esclarece esta questão, que as chaves do reino dos céus para ligar e desligar coisas no céu é dado sobre a igreja como um todo, pois acrescenta que onde estiverem dois ou três reunidos em Nome Dele, ai estará Ele no meio destes, pois sim ‘a chave’ é ter Jesus ao nosso meio, pois sabemos que Ele além de deter a chave é também a porta de passagem para o reino dos céus, e nós obtemos então a chave clamando em Nome de Jesus.
Agora vejamos porque Ele disse que a daria a Pedro, pois o estava designando como ‘líder’ na igreja como um todo depois que Ele, Jesus, se retirasse do meio deles, pois sabia que com Pedro a frente a igreja se firmaria.
E a qualquer ajuntamento de pessoas nesta terra se faz necessário que alguém tome a frente, esteja na liderança para conduzir a todos no mesmo parecer de objetivo a que se reúnem, e assim é constituído nas igrejas sempre uma liderança. E nisto que estejamos muito vigilantes pois quem levanta um líder para igreja é Jesus, à Ele deve sempre o direcionamento, pois Ele é quem nos conhece desde o principio, assim como já houvera designado Pedro desde quando o viu pela primeira vez, pois já o conhecia, e lhe acrescenta este nome ao que já tinha, Simão.
E uma passagem que nos mostra bem claramente de que designou Pedro para guiar a igreja foi quando já ressurreto interroga Pedro sobre seu amor e fidelidade, o fazendo inclusive se lembrar das três vezes que negou a Jesus. Entendamos aqui que sem o Espirito Santo de Deus e exercitando muito amor jamais temos capacidade de sermos igreja, muito menos de estarmos a frente do trabalho em qualquer liderança desta.

E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
João 21:15-17

E Jesus ordena a Pedro que apascentasse suas ovelhas, que estivesse a frente ordenando, guiando sempre em sua doutrina.

Estamos vendo que Jesus em seu ministério ainda como homem e Mestre de seus discípulos, já houvera os doutrinados para viverem como igreja reunidos, pois sim nos faria ‘templo, morada do Espirito Santo de Deus’ individualmente, mas era de sua vontade que vivêssemos juntos como igreja num todo, e assim estaria no meio de nós, exatamente como o modelo que era Ele com seus discípulos.

Vejamos outra passagem que Jesus nos deixa claro que é de sua vontade que nos reunamos como igreja para estarmos sempre juntos lembrando do que significa o Seu Sacrifício na Cruz, estarmos vivendo juntos a mensagem da cruz, o selo da Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco no sangue derramado na cruz, por isso na ceia, com todos discípulos reunidos, ao partir o pão, pediu que depois o fizessem em memória Dele, uma cerimonia espiritual de grande significado e importância para a igreja, que deve ser realizada pois a mando de Jesus; mas também podemos ver tendo o exemplo de uma pratica diária com o ‘partir, compartilhar, do Pão da Vida, da Palavra da Verdade de Deus’ reunidos.

Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós...
Lucas 22:19,20

Observemos que Jesus junto a seus discípulos dá graças, ou seja ora a Deus, em seguida pregando que aquele pão significava seu corpo e o que em breve viria acontecer, que se entregaria para salvação do homem, a mensagem da cruz que devemos nós pregar. Nesta ocasião Jesus também canta um hino junto com os discípulos, isto significa que era costume deles o fazerem quando se reuniam, ficando como um exemplo de atitudes que devemos ter quando nos reunimos como igreja, a qual Deus já houvera dito que seria casa de oração e isto em reuniões alegres de salvos pelo sacrifício de Jesus na cruz, que ai sim oferecem sacríficos de louvor, de graças, com coração quebrantado.

E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras.
Mateus 26:30

Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.
Isaías 56:7,8

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
Salmos 51:17

Estamos vendo que é da vontade de Jesus que nos reunamos como igreja, Ele próprio fundou a igreja, e como iria voltar ao céu, encarregou Pedro para estar a frente deste ‘trabalho’ aqui na terra para pregar o Reino dos céus e em angariar almas para o reino dos céus bem como para ordenar suas reuniões.
E de tudo os instruía no principio de sua doutrina, pois viviam juntos e foram inúmeras ocasiões onde lhes pode ensinar mesmo que não conste dos quatro evangelhos que ficaram registrados, mas veremos que todos os demais livros do Novo Testamento, orientados pelo Espirito Santo, se referem a igreja, são cartas direcionadas as igrejas, são relatos e doutrinas dos Apóstolos que diretamente aprenderam com Jesus, demonstrando sim que é a vontade de Jesus que assim vivamos reunidos em igreja. E veremos um pouco sobre isto na postagem de amanhã, que acompanhemos pois nos mostra o ‘edificar’ que Jesus requer de nós.

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Salmos 133:1-3

Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Romanos 15:2
(…)
Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus,
Para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.
Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.
Romanos 15:5-7
(…)
Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
Romanos 15:13





“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.