Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:6-11
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém. Apocalipse 22:10-21
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 30 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -58 – Sermão do Monte- juramentos e vinganças


Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Mateus 5:34-36

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Lucas 6:27,28







Jesus continua o sermão no monte falando sobre os juramentos, pois aquele povo tinha muito este costume, só que já de forma deturpada como podemos ver em outra ocasião que Jesus lhes fala em Mateus 23:16:22. Atentemos que Jesus diz para que não se jures pelo céu, nem pela terra, nem por Jerusalém, nem pela própria cabeça, que devemos ter um falar firme se sim, sim, se não, não, pois não há meios termos em Deus não há dúvidas, são coisas que procedem do maligno.

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
Mateus 5:33-37

Devemos ter muito cuidado para não usar o nome de Deus em vão, para não se dar falso testemunho, juramento, pois Deus é Santo, só Ele é Senhor, e se com Ele fizermos algum voto ou juramento deve ser cumprido a risca, da forma como proferido deve ser efetuado, pois caso contrário estaremos em pecado, e isto Deus vai requere de nós.
Atentemos muito bem que voto, juramento, fazemos de livre e espontânea vontade, não há obrigatoriedade disto em nenhuma situação, portanto se o fizermos acarretamos sobre nós as consequências do não cumprir, de o fazer falsamente.
Deus é Senhor de tudo quanto há, inclusive de nós mesmos, então como podemos nós jurar por coisas santas pelo que não temos autoria? Melhor é que tenhamos temor a Palavra de Deus, que sejamos humildes diante de Deus, pois assim nos ouvirá e nos honrará ainda aqui na terra.

Nem jurareis falso pelo meu nome, pois profanarás o nome do teu Deus. Eu sou o Senhor.
Levítico 19:12

Quando um homem fizer voto ao Senhor, ou fizer juramento, ligando a sua alma com obrigação, não violará a sua palavra: segundo tudo o que saiu da sua boca, fará.
Números 30:2

Quando fizeres algum voto ao Senhor teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o Senhor teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado.
Porém, abstendo-te de votar, não haverá pecado em ti.
O que saiu dos teus lábios guardarás, e cumprirás, tal como voluntariamente votaste ao Senhor teu Deus, declarando-o pela tua boca.
Deuteronômio 23:21-23

Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés; que casa me edificaríeis vós? E qual seria o lugar do meu descanso?
Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.
Isaías 66:1,2

E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.
Mateus 23:22

Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.
Tiago 5:12

Jesus não proíbe de jurarmos ou fazermos votos, mas nos alerta do quão isto é sério, e nos instrui a então não fazê-los, como já consta das Escrituras do Velho Testamento, mas se por nosso falar acabamos por proferi-los devemos ser firmes no que falamos, e a tudo cumprir de acordo com nosso próprio falar.

Já foram feitas algumas anotações com outras citações e referencias sobre votos e juramentos, que bom ser lido e ficar como reflexão no que estamos vendo hoje, estão em :


E Jesus continua seu discurso falando agora sobre a vingança que o homem sempre tem o desejo de realizar para fazer justiça por si mesmo, mas atentemos muito bem ao que Jesus nos ensina:

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Mateus 5:38-42

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
Lucas 6:27-31


Duras palavras não é mesmo? Prestou bastante atenção no que Jesus ensina? Leia novamente meditando em seu mandar….
Mas atentemos muito bem que Jesus aboliu toda a lei com relação a vinganças, pois como já está na Palavra de Deus a vingança pertence a Deus, é Ele quem nos fará justiça, à Ele que pertence a ira da injustiça; não podemos querer pagar mal com mal, pelo contrário devemos agir com amor ao opressor, atentemos muito bem que Jesus ordena que amemos nossos inimigos, que devemos fazer o bem a quem nos quer mal, e ainda abençoá-los e orar por eles,

Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
Deuteronômio 32:35,36

Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;
Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o Senhor to retribuirá.
Provérbios 25:21,22

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:17-21

Foram feitas algumas anotações quanto as vinganças, sugiro que leias, está em :


Estamos vendo que sim o jugo de Jesus é leve e suave para nosso efetuar, pois coube a Ele cumprir toda a a lei por nós, e a Ele cabe a vingança sobre os malfeitores, no entanto o Evangelho de Jesus, o Novo Testamento nos trás coisas difíceis demais para nosso próprio ego, para nossa vontade meramente carnal, para nossos ímpetos humanos; e ai entra a Graça Salvadora de Deus, pois por nós mesmos não somos capazes, mas Jesus fora o Sacrifício que nos trouxe a paz remindo nossos pecados, perdoando-nos, purificando-nos para estar na Presença de Deus, e ainda nos enviando o Próprio Espirito Santo para em nós habitar e nos ser por Consolador, ajudador, nos guiando nesta caminhada.
Então significa que podemos pecar? De forma alguma! Pois como filhos de Deus, seguindo o Evangelho de Jesus, buscaremos a santificação assim como Ele é Santo, mas se ainda assim pecarmos temos Jesus por nosso advogado perante o Pai para nos justificar, mas estejamos conscientes de que em breve, muito breve Ele voltará, e não mais como advogado mas como justo juiz, portanto que busquemos constantemente purificados no sangue de Jesus e não pecarmos mais.


Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;
Colossenses 1:12-14
(…)
E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.
A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou
No corpo da sua carne, pela morte, para perante ele vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
Colossenses 1:20-22


E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Efésios 5:2

Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
1 João 1:7
(…)
Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
1 João 1:10

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1
(…)

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 2:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.