Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

Versículos do dia: Paulo da ilha Malta para Roma


E, havendo escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta.
Atos28:1

E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitão da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.
Atos28:16







E estando salvos do naufrágio, Paulo e os demais descobrem estarem na ilha Malta:

“E, havendo escapado, então souberam que a ilha se chamava Malta.
E os bárbaros usaram conosco de não pouca humanidade; porque, acendendo uma grande fogueira, nos recolheram a todos por causa da chuva que caía, e por causa do frio.
E, havendo Paulo ajuntado uma quantidade de vides, e pondo-as no fogo, uma víbora, fugindo do calor, lhe acometeu a mão.
E os bárbaros, vendo-lhe a víbora pendurada na mão, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, visto como, escapando do mar, a justiça não o deixa viver.
Mas, sacudindo ele a víbora no fogo, não sofreu nenhum mal.
E eles esperavam que viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado já muito, e vendo que nenhum incômodo lhe sobrevinha, mudando de parecer, diziam que era um deus.
Atos28:1-6

Sendo acolhidos pelos bárbaros, se secando e aquecendo junto a uma grande fogueira, no que Paulo ao colocar uns gravetos na fogueira é atacado por uma víbora, quando então os bárbaros achando que morreria o julgaram sendo homicida, pois salvara-se da tempestade e naufrágio mais fora ataco por uma víbora por justiça, mas Paulo não sofre nenhum mal, e como não viera a adoecer e nem morrer então logo mudaram seus conceitos e passaram a julgá-lo como um deus.
Aqui vemos o cumprimento do que Jesus prometera aos discípulos ( Marcos 16:18) que se pegassem em serpentes não morreriam.
Vejamos como quando não se conhece a Deus se fazem julgamentos precipitados e indevidos, e como se mudam os julgamentos como da água para o vinho, mas saibamos que a justiça pertence a Deus Único, somente Ele tem o Poder de julgar entre a vida e a morte, e somente Ele é Deus.


“E ali, próximo daquele lugar, havia umas herdades que pertenciam ao principal da ilha, por nome Públio, o qual nos recebeu e hospedou benignamente por três dias.
E aconteceu estar de cama enfermo de febre e disenteria o pai de Públio, que Paulo foi ver, e, havendo orado, pôs as mãos sobre ele, e o curou.
Feito, pois, isto, vieram também ter com ele os demais que na ilha tinham enfermidades, e sararam.
Os quais nos distinguiram também com muitas honras; e, havendo de navegar, nos proveram das coisas necessárias.
Atos28:7-10


E os sinais continuam seguindo Paulo, que impondo a mão sobre o enfermo o curou, e sendo de conhecimento de toda a ilha lhe traziam os enfermos para serem curados. E os trataram com muitas honras lhes suprindo de todas as necessidades para seguirem viagem.


“E três meses depois partimos num navio de Alexandria que invernara na ilha, o qual tinha por insígnia Castor e Pólux.
E, chegando a Siracusa, ficamos ali três dias.
De onde, indo costeando, viemos a Régio; e soprando, um dia depois, um vento do sul, chegamos no segundo dia a Potéoli.
Onde, achando alguns irmãos, nos rogaram que por sete dias ficássemos com eles; e depois nos dirigimos a Roma.
E de lá, ouvindo os irmãos novas de nós, nos saíram ao encontro à Praça de Ápio e às Três Vendas, e Paulo, vendo-os, deu graças a Deus e tomou ânimo.
E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitào da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.
Atos28:11-16

E finalmente se cumpre o propósito de Paulo, chega a Roma, e ali é recebido por irmãos judeus, o que lhe devolveu o ânimo.
Os presos foram entregues ao capitão da guarda romana, mas Paulo teve certa liberdade de morar por sua conta apenas com o soldado que lhe guardava.

“E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus, e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos;
Os quais, havendo-me examinado, queriam soltar-me, por não haver em mim crime algum de morte.
Mas, opondo-se os judeus, foi-me forçoso apelar para César, não tendo, contudo, de que acusar a minha nação.
Por esta causa vos chamei, para vos ver e falar; porque pela esperança de Israel estou com esta cadeia.
Então eles lhe disseram: Nós não recebemos acerca de ti carta alguma da Judéia, nem veio aqui algum dos irmãos, que nos anunciasse ou dissesse de ti mal algum.
No entanto bem quiséramos ouvir de ti o que sentes; porque, quanto a esta seita, notório nos é que em toda a parte se fala contra ela.
Atos28:17-22

Estando já Paulo instalado em sua residência convoca os principais dos judeus que ali viviam para se apresentar, resumindo a história de sua prisão, no que aqueles disseram que não haviam sido notificados de algum mal que tivesse Paulo feito, no entanto o queriam ouvir, pois sua fama era conhecida como a seita que diziam que pregava. .

“E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde.
E alguns criam no que se dizia; mas outros não criam.
E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías,
Dizendo:Vai a este povo, e dize:De ouvido ouvireis, e de maneira nenhuma entendereis;E, vendo vereis, e de maneira nenhuma percebereis.
Porquanto o coração deste povo está endurecido,e com os ouvidos ouviram pesadamente,e fecharam os olhos,para que nunca com os olhos vejam,Nem com os ouvidos ouçam,Nem do coração entendam,E se convertam,E eu os cure.
Seja-vos, pois, notório que esta salvação de Deus é enviada aos gentios, e eles a ouvirão.
E, havendo ele dito estas palavras, partiram os judeus, tendo entre si grande contenda.
E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo;
Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum.
Atos28:23-31

E ali Paulo prega a muitos em um único dia, dando seu bom testemunho, divulgando o reino de Deus, anunciando a Cristo Jesus, tanto pela lei que conheciam de Moisés como pelos profetas de acordo com as Escrituras, discursando desde a manhã até a tarde.
Alguns criam outros não, e assim em discordância despediram-se de Paulo, que lembra os ditos pelo profeta Isaías ( Is 6:9-10), cuja profecia Jesus já havia se referido cumprida no povo judeu de Jerusalém ( Mateus 13: 14:15; Marcos 4:12; Lucas 8:10; João 12:38-41), no que Paulo já houvera visto cumprida entre diversos judeus das cidades por onde passou, e agora ali em Roma.
E tendo já testemunho entre os gentios, diz que a Salvação em Cristo Jesus é enviada aos gentios que crerão.

E Paulo permaneceu dois anos ali preso, mas em sua própria habitação que alugara, onde recebia a todos que o iam visitar, e ali pregava o reino de Deus, onde ensinava com toda liberdade o Evangelho do Senhor Jesus, sem impedimentos alguns.

E ali muitos foram os que creram, tanto que temos o registro de carta de Paulo enviada aos cristãos romanos da igreja estabelecida em Roma.
E assim crescia cada vez mais a igreja de Cristo na terra.

Como vimos, se nós assim quisermos, nada poderá impedir os propósitos de Deus em nossa vida.


E assim terminamos a leitura do livro de Atos dos Apóstolos que começamos em 05.11.17 em sequência ao Evangelho de Jesus que estamos meditando desde junho/17.
Agora segue no Novo testamento as cartas escritas às igrejas pelos apóstolos, que de suma importância que estejamos lendo, meditando e colocando em prática, pois trata-se da doutrina que o próprio Jesus ensinou a seus discípulos.

Lembrando que a leitura das Escrituras Sagradas, a Bíblia, não se faz uma única vez, não é um livro apenas, é a Palavra de Deus, e esta se renova a cada dia, em cada meditação que fazemos nos é revelado algo novo da Palavra da Verdade de Deus. É um 'manual de vida' que temos, é luz para nosso caminho, e é 'viva e eficaz' para qualquer circunstância presente que estejamos passando.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Hebreus 4:12

domingo, 31 de dezembro de 2017

Versículos do dia: O naufrágio do Navio que Paulo estava


E, temendo ir dar em alguns rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, desejando que viesse o dia.
Atos27:29

Dando, porém, num lugar de dois mares, encalharam ali o navio; e, fixa a proa, ficou imóvel, mas a popa abria-se com a força das ondas.
Atos27:41








Paulo estava confiante de que seriam salvos, e assim aguardava as providências divinas que os levariam a uma ilha:

“E, quando chegou a décima quarta noite, sendo impelidos de um e outro lado no mar Adriático, lá pela meia-noite suspeitaram os marinheiros que estavam próximos de alguma terra.
E, lançando o prumo, acharam vinte braças; e, passando um pouco mais adiante, tornando a lançar o prumo, acharam quinze braças.
E, temendo ir dar em alguns rochedos, lançaram da popa quatro âncoras, desejando que viesse o dia.
Procurando, porém, os marinheiros fugir do navio, e tendo já deitado o batel ao mar, como que querendo lançar as âncoras pela proa,
Disse Paulo ao centurião e aos soldados: Se estes não ficarem no navio, não podereis salvar-vos.
Então os soldados cortaram os cabos do batel, e o deixaram cair.

Atentemos a percepção que tinham os marinheiros quanto a navegar, pois perto da meia-noite suspeitaram eles estar próximos a alguma terra, e averiguando com o prumo por duas vezes sim constataram que havia terra perto, no entanto não criam na visão que Paulo tivera de que todos se salvariam, e amedrontados de que poderiam bater em algum rochedo, lançaram ancora, mas ansiosos para que clareasse o dia, mas, mesmo assim, com medo queriam salvar suas vidas com o barco salva vidas, o que poderia sim era lhes custar a vida, mas Paulo direcionado pelo Espirito Santo alerta aos soldados do que fariam, e estes lançam ao mar o bote.
E quantas vezes nós mesmos nos sentimos amedrontados diante da escuridão de tempestades terrenas, e ficamos ansiosos para que amanheça logo um dia claro, mas tão ansiosos que queremos por nós mesmos acharmos uma solução ainda no escuro, sem um direcionamento pelo Espirito Santo, fiquemos sempre atentos, pois isto pode nos ser prejudicial ao ponto de colocarmos nossa vida em risco, que não sejamos como aqueles marinheiros, que tenhamos confiança nas promessas, que saibamos esperar o direcionar do Espirito Santo, que não nos apressemos em sair sem direção.
Que nos fortaleçamos para prosseguir, como Paulo assim exorta ali:

“E, entretanto que o dia vinha, Paulo exortava a todos a que comessem alguma coisa, dizendo: É já hoje o décimo quarto dia que esperais, e permaneceis sem comer, não havendo provado nada.
Portanto, exorto-vos a que comais alguma coisa, pois é para a vossa saúde; porque nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós.
E, havendo dito isto, tomando o pão, deu graças a Deus na presença de todos; e, partindo-o, começou a comer.
E, tendo já todos bom ânimo, puseram-se também a comer.
E éramos ao todo, no navio, duzentas e setenta e seis almas.
E, refeitos com a comida, aliviaram o navio, lançando o trigo ao mar.
Atos27:33-38

Estavam eles sem comer durante a tempestade e já por catorze dias, logo estavam sem forças para nadar ou remar para salvar-se, então Paulo os exorta a comer, a se fortalecerem para o que estava por vir, para cuidarem de sua saúde, pois suas vidas seriam poupadas, e nenhum mal lhes aconteceriam.
Vejam quão maravilhoso é o salvar de Deus, como Paulo o disse nem um cabelo cairá da cabeça de qualquer de vós.
Atentemos que Paulo estava a fortalecer primeiramente sua fé, sua confiança no que tivera por visão que todos se salvariam, e nesta fé que dá graças a Deus pelo pão, e passa a comer para fortalecer também seu próprio físico, e por exemplo aos demais que se animam a comer também.
E nós damos graças a Deus pelo pão que nos alimenta, independentemente de estarmos debaixo de tempestades terrenas, sabemos reconhecer as providências que Deus tem nos dado?
Atentemos que eram duzentas e setenta e seis almas ali reunidas ao meio da tempestade, mas que viriam a ver a salvação divina, e já refeitos com o alimento confiantes que não pereceriam lançam ao mar o trigo que ainda pesava no navio.
E assim as vezes nos sucede, temos que lançar mão do que achamos nos ser por sustento de vida, por seguranças, em coisas terrenas, e aguardarmos tão somente pelas providências divinas.

E, sendo já dia, não conheceram a terra; enxergaram, porém, uma enseada que tinha praia, e consultaram-se sobre se deveriam encalhar nela o navio.
E, levantando as âncoras, deixaram-no ir ao mar, largando também as amarras do leme; e, alçando a vela maior ao vento, dirigiram-se para a praia.
Dando, porém, num lugar de dois mares, encalharam ali o navio; e, fixa a proa, ficou imóvel, mas a popa abria-se com a força das ondas.
Então a idéia dos soldados foi que matassem os presos para que nenhum fugisse, escapando a nado.
Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar, e se salvassem em terra;
E os demais, uns em tábuas e outros em coisas do navio. E assim aconteceu que todos chegaram à terra a salvo.
Atos27:39-44

E assim clareia o dia, mas não conseguem reconhecer em que terra estavam, no entanto avistavam uma enseada que tinha uma praia, onde resolveram então encalhar o navio, e assim providenciam para que fosse, no entanto somente a proa fica fixa enquanto que a popa abria-se com a força das ondas, onde se da o naufrágio.
Agora atentemos bem ao que os soldados já mais aliviados do medo da própria morte sugerem, que se matassem os presos para que não fugissem a nado, vejamos que falta de agradecimento pela vida, se Deus houvera poupado a todos como poderiam eles querer agora a morte dos presos? Mas infelizmente é assim a quem não tem Jesus no coração.
No entanto, o centurião querendo poupar a vida de Paulo assim poupa a dos demais presos, e ordena que quem soubesse nadar que fossem para a praia, e aos demais que se firmassem em tábuas ou outras coisas do navio, e assim todos se salvaram.

As vezes nós também não conseguimos reconhecer a princípio a salvação que Deus nos dá, parece-nos ainda como obscuro as providências divinas, mas Ele nos faz sentir, mesmo que pequeno, um porto de abrigo, onde seremos acolhidos e direcionados pelo Espirito Santo, nosso porto seguro em meio a qualquer tempestade.

As vezes precisamos de um naufrágio de coisas terrenas, para alcançarmos a salvação em Cristo Jesus. 
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.