Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 18 de novembro de 2017

Versículos do dia: Estevão prega no Sinédrio- 1




E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
Atos6:12

E disse o sumo sacerdote: Porventura é isto assim?
E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
Atos7:1,2







E entre os sete escolhidos pela comunidade e elegidos diáconos pelos apóstolos, estava Estevão, como diz o texto anterior: “….homem cheio de fé e do Espírito Santo-Atos 6:5

Estevão, nome de origem grega, falava o grego da Diáspora, dos que foram dispersos entre os judeus e viveram fora da Palestina, e retornando a Jerusalém. Se converteu a Palavra de Jesus, e como apresentado como homem cheio de fé, provavelmente andara com os discípulos junto a Jesus, e como cheio do Espirito Santo, esteve entre os 120 discípulos do dia de Pentecostes, se distinguia por sua sabedoria e tinha muita intrepidez ao falar da Palavra.

“E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão.

Vejamos:-” sinagoga chamada dos libertinos”, em outras traduções diz: “Sinagoga dos Libertos”, eram antigos prisioneiros judeus levados a Roma como escravos, e depois de libertados terem voltado a Judéia;  ou ainda os que dispersos da Palestina que voltaram, mas todos que foram contaminados com outros deuses. E ainda libertinos já eram os judeus que muito antes se contaminavam com outros povos e suas religiões e deuses, lembrando, entre outros, de Balaão o falso profeta, que ensinou os filhos de Israel a se prostituir com as mulheres filhas dos moabitas (Nm 25:1-3; Nm 31:16) e praticar a religião daqueles;
- “cireneus”, em outras traduções diz: 'judeus de Cirene' (Africa),
- “alexandrinos”, em outras traduções diz: ' judeus de Alexandria' ( Egito);
-Cilicia( região na costa da Ásia), e ainda os da Ásia;
todos judeus que dispersos depois retornaram a Jerusalém;
Enfim eram sinagogas onde se reuniam judeus de diversos lugares, contaminados por diversos costumes e deuses, mas que tinham a Escritura Sagrada como estudo e também se diziam 'povo de Deus' por serem judeus, no entanto achavam que podiam fazer tudo segundo suas vontades carnais.
Sempre houve e até os dias de hoje encontram-se estes povos 'libertinos' nas igrejas  que confundem a liberdade no Espirito Santo para serem livres do Pecado (Rm6) com liberdade de fazer de seus cotidianos de acordo com seus próprios desejos carnais, levando para dentro das igrejas de suas contaminações com o mundo.  

E estes discutiam com Estevão, e não tinham como se defender diante da sabedoria de Estevão e de como ele falava movido pelo Espirito.

“E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.
Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei;
Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.
Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.
Atos6:10-15

Atentemos como os das sinagogas eram acostumados a proceder, com falsidades, com mentiras, de acordo com seus próprios interesses, e assim subornaram homens que fossem falsas testemunhas contra Estevão, e o levaram ao conselho do Sinédrio, e falsamente o acusavam de falar contra a lei de Deus, contra Moisés, contra sua terra santa e prometida, contra o templo,  no entanto os do conselho viram no rosto de Estevão inocência, até como rosto de um anjo; e lhe deram então o direito de se defender.

Estevão aproveita a oportunidade para pregar das Escrituras a todos ali presente no Sinédrio, os sumo-sacerdotes, os anciãos, escribas, saduceus e fariseus; fazendo um resumo desde os primórdios dos tempos, da promessa de Deus, mas não pensando em sua defesa, mas sim como vamos ver em quase todo o capítulo 7 de Atos, pregando um Deus Bom,  frisando os pontos onde o povo se rebelava contra Deus, contra Moisés e os profetas.
Não vamos entrar em meditação na questão da época do Velho testamento, mas vamos acompanhar o raciocino dele e a evolução da história de seu povo, vou procurar colocar as referências bíblicas dos textos citados por Estevão.

1-“E disse o sumo sacerdote: Porventura é isto assim?
2-E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
3-E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar.
4-Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora.
5-E não lhe deu nela herança, nem ainda o espaço de um pé; mas prometeu que lhe daria a posse dela, e depois dele, à sua descendência, não tendo ele ainda filho.
6-E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão, e a maltratariam por quatrocentos anos.
7-E eu julgarei a nação que os tiver escravizado, disse Deus. E depois disto sairão e me servirão neste lugar.
8-E deu-lhe a aliança da circuncisão; e assim gerou a Isaque, e o circuncidou ao oitavo dia; e Isaque a Jacó; e Jacó aos doze patriarcas.
Atos7:1-8

Começou Estevão a dissertar sobre Abraão, quando Deus lhe falara e lhe fizera promessas até a descendência de Jacó com os doze patriarcas.
vs 2-5 (Genesis 11:31; 12: 1 adiante: 12:4, 12:7, 13:15, 15:18, 17:8, )-
vs6-7 (Genesis 15:13-14)-
vs 8 (Genesis 17:10-14, 21:2-4, 25:26, 29:31)

Atentemos que Estevão fala com conhecimento das escrituras, e para tanto teve sim que ter se empenhado no estudo destas em sua vida, e em sabedoria vai citando a evolução do povo.

Pois sim quando estamos cheios do Espirito Santo, nos é concedida sabedoria para pregar a Palavra, no entanto depende de nós termos o conhecimento desta, cabe a nós estarmos lendo a Bíblia Sagrada constantemente, ouvindo com atenção a Palavra em todas as oportunidades, para que em momento oportuno sejamos lembrados e capacitados pelo Espirito Santo a pregarmos sobre a Verdade de Deus.


Amanhã continuaremos lendo esta pregação de Estevão. 

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Versículos do dia: Instituição dos diáconos



Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Atos6:3

E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
Atos6:6








Lembrando o dia de Pentecostes, havia povos residentes em Jerusalém que eram de todas as partes da terra, e tinha os gregos que eram descendentes de judeus mas que viveram fora da Palestina e falando a língua grega foram estabelecer-se novamente em Jerusalém, e muitos deles se converteram e estavam juntos a igreja com os hebreus, nome primitivo do povo judaico, entre outros, e com os apóstolos:

“Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;
E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
E crescia a palavra de Deus, e em Jerusalém se multiplicava muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia à fé.
Atos6:1-7


Como já houvera multiplicado muito o número de discípulos, a igreja estava em pleno crescimento, começou a ficar difícil de administrar o sustento em comum de todos, havendo murmuração dos gregos de que seus necessitados estavam menos favorecidos, e logo sendo de conhecimento dos apóstolos, que em seus ministérios de pregar a Palavra da Verdade de Deus não dispunham de tempo para se incumbirem destas tarefas, então de imediato tomaram a decisão de eleger quem pudesse administrar tal negócio que de muita importância para todos, pois viviam em comum modo de vida.
Mas atentemos muito bem que deixam com que a comunidade escolhessem seus representantes no número de sete, mas tinham que ter todos as mesmas características, boa reputação, serem cheios do Espirito Santo e de sabedoria, enfim que fossem discípulos empenhados na obra da igreja, ficando eles, os apóstolos, empenhados em se consagrarem em oração e no ministério da Palavra, o que contentou a toda a multidão, que então elegeram os sete, conforme consta do texto, sobre os quais os apóstolos impuseram as mãos, constituindo-os na liderança para administrar a distribuição dos fundos comuns aos fiéis, seriam os primeiros diáconos da igreja.

Vejamos ainda que os apóstolos não inventaram tais lideranças, mas já era de costume da igreja do Antigo testamento, onde os levitas não tinham porção na terra e dependiam das ofertas para sobreviverem, assim como os sacerdotes por se dedicarem ao templo, como por exemplo por Ezequias e também por Neemias designaram em suas épocas encarregados de tal distribuição

E debaixo das suas ordens estavam Éden, Miniamim, Jesua, Semaías, Amarias e Secanias, nas cidades dos sacerdotes, para distribuírem com fidelidade a seus irmãos, segundo as suas turmas, tanto aos pequenos como aos grandes;
2 Crônicas 31:15
E por tesoureiros pus sobre os celeiros a Selemias, o sacerdote, e a Zadoque, o escrivão e a Pedaías, dentre os levitas; e com eles Hanã, filho de Zacur, o filho de Matanias; porque foram achados fiéis; e se lhes encarregou a eles a distribuição para seus irmãos.
Neemias 13:13

O que era de costume entre os judeus, pois até Jesus em suas parábolas se referiu sobre servo que distribuiria alimentos a conservos

Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
Mateus 24:45 -
E disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração?
Lucas 12:42

Mas atentemos bem que era um posto de muita responsabilidade, como mencionado pelos apóstolos um negócio importante, e tinham que ser igualmente capacitados, e Jesus já havia dito sobre o servo sobre os demais que deveria ser fiel e prudente.
Atentemos bem: diaconato uma liderança seleto, que devem ser selecionados, escolhidos de acordo com sua reputação, dedicação, fidelidade, empenho na Palavra de Cristo, e assim cheios do Espirito Santo.



Vejamos ainda como na igreja primitiva depois eram escolhidos os diáconos, conforme instrução do apóstolo Paulo

Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;
Guardando o mistério da fé numa consciência pura.
E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.
Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.
Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.
Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.
1 Timóteo 3:8-13


Vejamos ainda que diáconos, não só lideram uma distribuição de alimentos, bens materiais na igreja, mas são antes discípulos fiéis, conhecedores da Palavra e assim também encarregados de distribuir o alimento espiritual, com autoridade de realizar prodígios e sinais outorgados por Jesus, evangelistas, sim um ministério amplo,

Deixo algumas citações quanto a Estevão e Filipe:

Estevão : “E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.Atos 6:8 /////// Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Atos 7:55,56


Filipe : “E, descendo Filipe à cidade de Samaria lhes pregava a Cristo.E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
Pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
Atos 8:5-7 ////// Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
Atos 8:12,13 ///// E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.
E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.
E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Atos 8:38-40 ///// “E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
Atos 21:8 /////  

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Versículos do dia: A igreja de Cristo Jesus- Os apóstolos perante o Sinédrio


E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
Atos5:33

E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
Atos5:38,39








Tendo os apóstolos sido soltos da prisão por um anjo, voltaram ao templo para pregar e foram novamente levados ao Sinédrio, onde foram interrogados e ameaçados de morte:

“E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens,

O Conselho do Sinédrio era formado pelo sumo sacerdote, os principais dos sacerdotes, os saduceus e também os fariseus entre os quais estava Gamaliel, doutor da lei conforme cita o texto e venerado por todo o povo, pois é possível que ele fosse neto do grande rabino Hilel, uma das figuras mais importantes na história de Israel, um líder cabalista, sábio e estudioso, fundador da escola onde estudava os sábios da época e os doutores da lei; e se levanta ele pedindo a retirada dos apóstolos para deliberarem sobre a questão, e pedindo cautela aos demais sobre o que fariam aos apóstolos.
Lembrando aqui que estavam os judeus sob o domínio de Roma que os concedia ter o Sinédrio, mas se começassem uma revolta entre eles, o que não ia ser pouco, pois a igreja de Cristo já tinha mais de cinco mil homens, poderia a vir estes, sumo sacerdotes, fariseus e saduceus, perderem seus altos postos que tinham no Sinédrio e a autoridade que exerciam sobre o povo, uma verdadeira ameaça para eles.
E Gamaliel continua a persuadi-los lembrando-lhes de fatos ocorridos antes:

“Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.

Consta na história que Teudas se intitulava como messias da Palestina, ocupada por Roma, e que prometeu dividir as águas do Rio Jordão e levar consigo seus seguidores para a 'terra prometida', conforme fora feito por Josué a 1200 anos antes disto, no entanto os romanos o capturaram e a única coisa dividida fora seu pescoço, cuja cabeça os soldados enviaram para Jerusalém para reprimir qualquer levante dos judeus. Sendo que seus seguidores segundo Gamaliel foram dispersos e reduzidos a nada.
Citando ainda outra revolta acontecida:

Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.

Este Judas a que se refere também consta da história que era um judeu da Galiléia que liderou um grupo de zelotas judeus numa rebelião contra Roma, isto na época do alistamento (época que nasceu Jesus), e se rebelaram contra o censo por ser uma infração secular aos direitos divinos de Deus, queriam fazer da Judéia uma república onde Deus fosse reconhecido como soberano absoluto, não constando da história qual fora seu fim mas segundo Gamaliel ele pereceu e todos os que o ouviam foram dispersos, não dando em nada também.
Assim continua Gamaliel seu discurso:

E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.
Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.
E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.
Atos5:38-42

Pede então Gamaliel que deixassem ir os apóstolos, que da mesma forma se fosse uma obra de homens iria se desfazer como os anteriores.
Mas atentemos muito bem ao que diz: que se fosse de Deus eles, do conselho do Sinédrio, nada poderia fazer para destruí-la, e que não viessem a ser acusados também de estar combatendo contra Deus.
Convencendo-os então a soltar os apóstolos, mas antes novamente os ameaçaram desta vez açoitando a todos,
Agora atentemos bem a reação dos apóstolos, após terem sidos presos, condenados a morte, terem apanhado, ainda assim se alegravam de terem sido julgados dignos de padecer tais coisas pelo nome de Jesus.
E perseveravam os apóstolos todos os dias em seu ministério, indo no templo e nas casas, ensinando sem cessar, e pregando o nome de Jesus Cristo.
E assim ia se fortalecendo a igreja primitiva.

E nós estamos dispostos, e até nos regozijamos como os apóstolos, a receber afrontas pelo nome de Jesus?
Confiamos plenamente que é Deus quem nos livra e nos concede vida eterna mesmo que este corpo venha a perecer?


Pois bem como disse Gamaliel, se fosse obra de homens apenas iria se desfazer, mas se fosse obra de Deus nem seus inimigos a poderiam conter.
Pois sim muitas prisões de cristãos foram realizadas depois destas, como veremos algumas mais adiante, muitas batalhas foram travadas e constam da história da humanidade, muitos perderam a própria vida em prol do evangelho, para que a igreja permanecesse e a Palavra da Verdade de Deus fosse divulgada, muitos ainda são os lugares onde a perseguição aos cristãos até os dias de hoje, no entanto a igreja de Cristo subsiste, sim estamos debaixo da Graça Redentora de Deus, o Espirito Santo está em nosso meio. É ou não obra de Deus?


Agora depende de nós sermos verdadeiramente a igreja de Cristo, um só corpo, no qual Jesus é único doutrinador, pois de nada adianta apenas se intitular como fizera Teutas e Judas e tantos outros que tivemos conhecimento nestes séculos; para ser cristão tem que ser apenas no Evangelho genuíno de Jesus, na doutrina de Jesus que os apóstolos divulgaram, sem nada acrescer ou encobrir, tudo abertamente como Jesus fizera, como os apóstolos fizeram, sem doutrinas do próprio homem, sem outros nomes, sem rituais impostos pelos homens, sem imagens, sem amuletos, sem coisas materiais, tão somente em Cristo Jesus!
Esta é a igreja que vai prevalecer, a noiva que Jesus virá buscar, um só corpo em Cristo Jesus, todas as demais, seja qual for as denominações, serão dispersas e nada serão no dia em que Jesus voltar para levar os que são seus.  

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Versículos do dia: A igreja de Cristo Jesus- a Prisão dos apóstolos


E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
Atos5:14

Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Atos5:29








E a igreja crescia na Graça de Deus. E os apóstolos realizavam milagres, sinais e prodígios, conforme Jesus lhes outorgara poder , e de comum acordo eles, os apóstolos, se reuniam no Templo, mesmo sabendo que estavam proibidos de pregar eles pregavam e testemunhavam de Jesus ressuscitado, e o povo se reunia e tinham por eles grande estima.

“ E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão.
Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima.
E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.
Atos5:12-16

Atentemos que multidões os acompanhavam, até mesmo de cidades vizinhas, e lhes levavam os enfermos para serem curados, e crescia em numero a cada dia os que criam.
Enquanto que o sumo sacerdote e os da seita dos saduceus ficavam com grande inveja, ao ponto de prenderem os apóstolos.


E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,
E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.
Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse:
Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam.

Atentemos que Deus cumpre com suas Palavras, não dorme, trabalha de noite para os que são seus, enquanto seus inimigos dormem e nem percebem as Maravilhas de Deus

“Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
Salmos121:4.

Pois sim nosso socorro sempre presente, mas assim como Deus é fiel as suas Palavras nós devemos ser fiéis a Ele também, devemos confiar plenamente que Ele sim guarda nossa saída e nossa entrada, desde que estejamos trabalhando em sua obra, que sejamos obedientes a Sua Palavra.
Atentemos muito bem que foram presos os apóstolos justamente por estarem pregando no templo e realizando prodígios e milagres, e o anjo lhes soltam em plena noite, sem que ninguém pudesse ver, deviam estar em sono profundo os guardas, e nenhum barulho fora feito para se abrir os portões da prisão que deviam estar muito bem trancados, no entanto o anjo ali lhes dá uma ordem, que retornassem ao templo e continuassem a pregar sobre a Vida concedida por Jesus, justamente o motivo de terem sido presos! Poderiam se recusar aproveitar que estavam libertos e fugirem, pois se voltassem seriam presos novamente, mas não o fizeram, eram fiéis em seus ministérios, e confiantemente obedeceram ao Senhor, e logo de manhã estavam de volta no templo ensinando a Verdade.
E nós esperamos sempre pela fidelidade da Palavra de Deus em nossas vidas não é mesmo? São tantas promessas que queremos alcançar, contamos sempre com o socorro vindo dos céus, mas estamos nós sendo fiéis no cumprimento da Palavra de Deus, somos fiéis em nosso ministério deixado por Jesus? Confiamos plenamente que sim Deus nos guardará nesta vida ao meio da maldade neste mundo? Que trabalha por nós de dia e de noite?

Agora vejamos para quem não está no cumprimento da Palavra de Deus, que nem fica sabendo das Maravilhas de que Deus é capaz:

“Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho, e a todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram ao cárcere, para que de lá os trouxessem.
Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram,
Dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro.
Então o sumo sacerdote, o capitão do templo e os chefes dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo.
E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.
Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).

Atentemos bem do quão grande é a guarda de Deus sobre nós, pois aqueles servidores que acostumados a violências, voltam a buscar os apóstolos mas os trazem ao Sinédrio sem nenhuma violência temendo ao povo que lhes davam ouvidos.

E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,
Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.
Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
Atos5:27-32

E sendo interrogados pelo sumo sacerdote, que os lembram de suas ameças quanto a não pregarem o Nome de Jesus e muito menos de lhes imputar culpa por sua morte, eles, os apóstolos não se intimidam, e cheios do Espirito Santo, confiantes confirmam que mais importava era obedecer a Deus e não a eles homens como eles, afirmando ainda que sim eles, os principais dos sacerdotes, que o tinham condenado Jesus a morte de cruz, e ainda lhes prega Pedro sobre a ressurreição de Jesus, que fora elevado a Príncipe Salvador, dando a Israel o arrependimento e remissão dos pecados, sendo eles testemunhas de Jesus e também o Espirito Santo que era com eles, os que obedecem a Deus.
Diante de tal coragem dos apóstolos, os do conselho se enfureciam, o que veremos amanhã.

E a nós o que é mais importante obedecer? A Deus ou a homens?
Nos é mais importante buscarmos pelas coisas do reino dos céus, confiantes de que as demais coisas necessárias para este viver nos serão supridas? Que nosso socorro sempre vem do alto para que possamos viver ao meio deste mundo?  
E como andamos como igreja? Um só corpo em Cristo Jesus?



terça-feira, 14 de novembro de 2017

Versículos do dia: Ananias e Safira - A Deus ninguém engana



Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
Atos4:36,37

Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Atos5:1,2







Como vimos ontem, em oração e no mover do Espirito Santo a igreja primitiva ia se firmando.

A maravilhosa Graça de Deus sobre os seus, e assim crescia a comunidade cristã, onde dos que criam era um o coração e a alma, um só corpo como já vimos antes (http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-o-principio-da-igreja.html  ), e nesta crença permaneciam unidos, ficando registrado por Lucas a oferta feita por Barnabé:

“ E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.
Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé(que, traduzido, é Filho da consolação), levita, natural de Chipre,
Possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.
Atos4:35-37

Como já vimos (link acima) ninguém era obrigado, forçado a nada, mas faziam tudo no mover do Espirito Santo para que se firmasse a igreja de Cristo.
E assim que José contribuiu com a propriedade que tinha a favor da obra de Deus.
Mas vejamos que desde o princípio havia a influência do mal querendo adentrar na igreja com a finalidade de interromper que crescesse :

'Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,
E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos.
Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade?
Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.

Atentemos muito bem que aqueles não precisavam vender sua propriedade em prol da obra se assim não quisessem, mas todos que o faziam era para integral beneficio da obra, entregando tudo e vivendo de igual modo aos demais, "era um o coração e a alma, um só corpo",  mas Ananias e Safira por ganância,  talvez para querem se aparecer, querendo ter maior intimidade com os apóstolos e talvez querendo disto se beneficiar, vendem uma propriedade, no entanto, retem parte do ganho para poderem usufruírem somente eles, sem dividir na obra.
Mas atentemos muito bem de como é o agir do Espirito Santo, pois Pedro não tinha como o saber, no entanto movido pelo Espirito teve o conhecimento, e atentemos muito bem a como se manifesta dizendo que não era a ele que os tinham enganado, mas sim ao Espirito Santo de Deus, exortando então a Ananias que se não tivesse vendido, que ainda seria dele, e se vendida poderia usufruir de sua totalidade, mas porque viera com engano depositar parte dela como se estivesse o fazendo na sua totalidade?
Entendamos aqui como o maligno satanás tem seu modo de agir pelo engano, pela mentira, para se fazer presente no meio do povo de Deus, da igreja para enfraquecê-la na intenção de destruí-la, sim o homem é enganado mas Deus ninguém engana.
desde a antiguidade Deus mostrava isto a seu povo, temos diversos relatos no Velho Testamento, vamos lembrar de um quando Deus tivera proibido seu povo de retirar dos despojos de Jericó, pois em suas vitórias eles se beneficiavam dos bens e animais de quem derrotassem, no entanto de Jericó estavam proibidos, tão somente a prata e o ouro e os utensílios de bronze seriam consagrados ao Senhor e irão para seu tesouro, no entanto Acã por cobiça retem para si tanto bem quanto prata e ouro, escondendo-os, o que viera a causar dano para todo o povo que foram derrotados em sua próxima batalha, mas Deus faz com que Josué que se prostra diante de Deus indagando o porque, para que descobrisse o pecado cometido e punisse o culpado, tendo depois dito a Josué para não temer pois lhe daria vitória, e ainda poderia o povo ficar com todo o despojo, e assim o foi. (Josué 6, 7 e 8)

“Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor.
Josué 6:18,19
Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.
Josué 7:13
E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.
Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.
E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.
Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.
Josué 7:18-21
E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.
Josué 7:25
Então disse o SENHOR a Josué: Não temas, e não te espantes; toma contigo toda a gente de guerra, e levanta-te, sobe a Ai; olha que te tenho dado na tua mão o rei de Ai e o seu povo, e a sua cidade, e a sua terra.
Farás, pois, a Ai e a seu rei, como fizeste a Jericó, e a seu rei; salvo que, para vós, tomareis os seus despojos, e o seu gado;
Josué 8:1,2
E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei.
Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles.
Josué 8:34,35

Pois não temos mais uma lei a obedecer, não mais é dado e executado sentença nesta terra para purificação do povo, pois na Graça de Deus foi realizado o sacrifício perfeito para isto, Jesus na cruz, e nada mais pode substituir o sangue de Jesus que é por purificação do homem e individualmente sobre cada um que crer. No entanto Deus é o mesmo desde a Criação e o será eternamente, a Soberania de Deus permanece, Dele, para Ele e por Ele é que tudo subsiste até hoje.
Entendamos Deus não é quem mata, pelo contrário quer que todos se salvem em Cristo Jesus, quem mata é o pecado existente no homem, é o desacato, pois Deus de tudo anuncia com antecedência, a benção e a maldição. Deus nos dá sim a Vida em Cristo Jesus, só não nos obriga a estarmos debaixo de Sua Graça, está apenas aguardando os querem dela se beneficiar.
E como já escrito :
Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos6:23

Pois sim estamos debaixo da Graça de Deus, mas ninguém é obrigado, é forçado a crer, e quem crer verdadeiramente não tentará enganar a Deus, e terá por coroa a vida eterna. .
O Espirito Santo não sai por ai matando pessoas, mas este agir visto no texto acima ficou registrado para que se saiba que mesmo na Graça de Deus, aqueles que tentarem enganar ao Espirito Santo terão sim a pior morte, não a instantânea neste corpo, mas a que é morte espiritual junto a Deus, com uma condenação eterna junto a satanás. Pois já dito por Jesus:
Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro.
Mateus12:31,32 - Marcos 3:28-29, Lucas 12:10

Entendamos que a igreja vivia e crescia debaixo do mover do Espirito Santo, e vejamos quão estimável e puro era isto que ficou registrado que
 “ era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.Atos 4:32 como já proferido antes que aconteceria :
“E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne;
Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.
Ezequiel 11:19,20
Enquanto que Ananias e Safira se deixaram levar pelo maligno, que se utiliza da mentira, do engano, e assim tentaram enganar e ir contra o Poder do Espirito Santo, mentiram e agem de forma hipócrita querendo demonstrar uma santidade que não possuíam, o que poderia sim contaminar os demais, se não punidos, e enfraquecer o crescimento da igreja pura que estava apenas começando, encorajada pelo Espirito Santo, que ali deixou bem claro que sim Deus tem o Poder de restauração do homem o fazendo um em Cristo Jesus, que detém o poder de Vida mas também é o que detém o poder da morte, não que mate este corpo carnal mas a morte eterna para sua Santa Presença, pois que saibamos que a Deus ninguém engana.
Entendamos bem não ter medo de Deus, pois Deus não mata ninguém, pelo contrário quer que todos se salvem, motivo de sua Graça ainda ser sobre nós, mas sim termos temor com sentimento respeitoso ao Poder de Deus, a sua Soberania, pois este corpo tem tempo determinado de vida sim, mas haverá a ressurreição para vida eterna com gozo junto a Deus ou sofrimento junto ao maligno. Depende de nós…

Vejamos ainda o que ocorre depois da morte de Ananias:

“ E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas.
Atos5:7-11

Atentemos que satanás não previne antes seus enganados de qual preço terão que pagar em dar-lhe ouvidos, e não mostrara com antecedência a mulher o que houve ao marido para que ela decidisse continuar a atendê-lo ou não, no entanto Pedro lhe dá uma oportunidade de dizer a verdade, de confessar o pecado cometido, lembremos que tanto ela quanto o marido conheciam a Palavra, estavam na mesma doutrina com os apóstolos, sabiam do quão grande fora o preço pago por Jesus na cruz do calvário para que viessem a ter vida, e mesmo assim se deixaram dominar pelo maligno querendo então enganar ao Espirito Santo de Deus, e mesmo sendo indagada por Pedro ela continua mentindo, quando então Pedro lhe diz de sua sentença pois estando ela de pleno acordo com o marido.
Atentemos o quão perigoso é estarmos coniventes com os erros dentro da igreja, pois da mesma forma como serão julgados os que erram assim serão julgados seus cúmplices.
Pedro não se intimidou em lhes dizer a Verdade, como também não executou nenhuma sentença, tudo fora para que ficasse, que permanecesse o temor ao Senhor, para que não se viesse a ter uma interpretação pessoal quanto a graça de Deus, pois sim um Deus Perdoador mas também Justo dentro de toda Sua Palavra.

Atentemos muito bem, volto a repetir, que ninguém era obrigado a vender suas propriedades, o faziam de livre e espontânea vontade de acordo com o mover do Espirito Santo de Deus em cada um, que os apóstolos não exigiam isto de ninguém. 
E esta passagem não especificamente diz respeito a quantia oferecida, se mais ou menos, se aceitável ou não, mas sim diz respeito a mentira ao Espirito Santo, a uma falsa santidade que não possuíam mas que queriam ser aplaudidos pelos demais, uma hipocrisia que não podia ser admitida na igreja. ,
Mas infelizmente tem ainda hoje quem se aproveita de tais passagens bíblicas para induzirem membros de igreja a se desfazerem de bens, e o pior de tudo que estes nem utilizam para a obra de Deus, mas sim para proveito próprio, mas saibamos que o Espirito Santo não os mata carnalmente diante da igreja mas se não houver arrependimento verdadeiro a sentença já está escrita.
Tem ainda os que usam desta passagem para por medo nos fiéis quanto a apresentarem seus dízimos e ofertas, de tudo averiguando individualmente a cada membro e os intimidando, mas entendamos muito bem que embora o dízimo seja bíblico sim ( falaremos disso em outra oportunidade), e nem sequer fala esta passagem de dizimo, mas mesmo que o fosse não cabe a liderança da igreja o averiguar, pois é um desígnio entre Deus e o homem, e Deus não necessita de gerentes para isto, que venham então fazer diferenças entre uns e outros, muito menos de imporem punições a respeito, pois são coisas entre o homem e Deus que move o coração do homem com Seu Santo Espirito. E os que assim praticam pode ser visto que utilizam indevidamente do caixa da igreja, e se não houver um verdadeiro arrependimento sim a sentença já escrita.
Que estejamos atentos…

Assim como nossa palavra para com Deus deve ser sim, sim: não, não ( Mt.5:37), também nosso agir o deve ser, ou servimos a Deus ou não, como disse Jesus:
“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
Mateus 12:30 – Lucas 11:23-

Pois sim temos a liberdade no Espirito Santo de servirmos a Deus ou não, de aceitarmos a Jesus por Único e Suficiente Salvador ou não, mas que não venhamos querer um meio termo de acordo com nosso próprio desejo e pensamento carnal, com hipocrisias. A Deus ninguém engana.



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.