Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 27 de abril de 2021




A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Mateus 6:22,23


a “candeia” do corpo são os olhos, sim porque com nosso olhar capturamos muitas coisas que vão surtir efeitos em nosso interior, nos pensamentos, nos sentimentos e no agir….e através dos olhos que podemos direcionar nosso caminhar.
E como já disse o salmista

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105

e ainda
 
A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.
Salmos 119:130

( aliás faço aqui uma recomendação de meditarmos neste Salmos 119, várias as diretrizes que encontramos ali); e em Provérbios encontramos ainda :

 “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida,
Provérbios 6:23” .

 Em diversos lugares na Bíblia Sagradas encontramos estes esclarecimentos quanto a ‘um olhar’ de fé, de gratidão, de sabedoria….e este ‘olhar espiritual’ vai fazer com que nossos olhos carnais se voltem para as coisas boas, para as maravilhas de belezas que Deus nos deixou na natureza, para enxergarmos ‘as bênçãos’, ‘os milagres’ que Deus realiza...sim passamos a ter outro tipo de olhar, que irá nos iluminar, trará paz interior, mesmo que ao meio de tribulações e trevas exteriores deste mundo, e nisto vamos melhorando ainda mais nosso olhar sobre o próximo, um olhar de amor, de fazer o bem, de compaixão….
Este é um ‘olho bom’ é ter ‘olho são’ que nos leva a ter até mais qualidade de vida e de saúde.


Agora, “ se os olhos forem maus”, ou seja voltado para coisas ruins, entendo eu que as características deste mau olhar encontramos na inveja, pois sim ao invejar algo que outro possui faremos de tudo para obter também, não que não devamos nos esforçar para ter melhores condições , mas ‘o fazer de tudo’ por conta de inveja pode nos levar a ‘perder o olhar bom’ a nos afastar do Caminho do Senhor, vindo a ingratidão, ir perdendo o amor….
E também vejo os maus olhos na cobiça, já vimos antes que o que Jesus falou sobre isto, que só o fato de um homem comprometido olhar com cobiça para outra mulher, ele já cometeu o adultério em seu coração ( e isto vice-versa ) e quanto podemos ‘estar sendo adúlteros para com Deus na cobiça de coisas do mundo…..
Ainda com o olhar de amor pelo dinheiro terreno e seus tesouros...
E, estas coisas vão fazendo com que não conseguirmos mais enxergar as dádivas de Deus para conosco, ai os olhos carnais vão se focando no que há de ruim neste mundo, vai se fixar em determinada necessidade momentânea, sem fé, com desespero, e vai perdendo ‘a luz’ , deixando a gratidão de lado, e não consegue nem mais ver ‘as cores’ que Deus nos dá, sim vai afastando o homem da graça de Deus, o deixando em trevas, na escuridão, sem paz interior… e pode chegar a não mais encontrar o caminho de volta….
E com este ‘olho mau’ vai fazer com que o corpo todo esteja em escuridão, e sim surgirão mais doenças, ficará o homem sem direção e sem a fé , esperança, que nos faz suportar certas circunstancias que passamos; e assim os sentimentos e agir deste homem de ‘mau olho’ para com o próximo e até consigo mesmo é de lhes fazer o mal…. e como disse Jesus: “ Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! “

E não há outra forma de termos um olhar bom, de sermos candeia para nosso próprio corpo e caminho, como para com o próximo, a não ser darmos ouvidos realmente ao genuíno Evangelho de Jesus, ao que nos veio trazer por Novo Testamento, o qual fora selado com o mais alto preço pago por Jesus em prol de no0ssas vidas.
Não há outras formas, não existem luzes que queiramos acender somente por nós mesmos, com caridades interesseiras ou por medo de não as fazer e ser castigado, não há velas que venhamos a queimar como forma de nos justificar com bons atos ou penitencias, no intuito de sermos por nós mesmos limpos perante Deus.
Esta candeia nos vem acessa tão somente pela Luz de Jesus em nós!
Mas cabe a nós a aceitarmos pura como é, ou rejeita-la tentando a camuflar em partes para satisfazermos meramente nosso desejo carnal.
e dito está:
.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
João 1:1-5

"
Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12

Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.
E Jesus clamou, e disse: Quem crê em mim, crê, não em mim, mas naquele que me enviou.
E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.
Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
.

Todavia temos que entender muito bem que a candeia de Luz que nos deixa Jesus, em cada um que verdadeiramente se torna seu discípulo ainda vivendo neste mundo, um dia será levada aos céus, e quem permaneceu aqui nas trevas sem aceitar desta Luz, não terá mais tempo de encontra-la para si, pois a verá nitidamente chegando, mas como não teve o 'olhar da fé' neste viver verá também ela se retirando levando consigo os que tinham de sua candeia, e assim não mais estará aqui o Espirito Santo de Deus.
Sim, pois da mesma forma como Jesus quando homem em Seu ministério pregando Seu Evangelho dizia ser , e era, a Luz que estava na terra, depois que teve sua morte de cruz, mas fora ressuscitado, nos enviou Sua Luz através do Próprio Espirito Santo de Deus que vem fazer morada em cada um que quer ter desta candeia de Luz.
Mas da mesma forma como Ele, Jesus, depois de ressuscitado foi elevado aos céus, voltará aos céus o Espirito Santo de Deus quando todos quantos Dele tiveram serão também ressuscitados para a vida eterna em gozo e paz junto a Deus nos céus, onde nem mesmo se fará necessário a luz do sol, pois a Luz se fará presente dia e noite!
Em certa ocasião disse Jesus:

"Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

entendamos que assim como Jesus homem era a Luz de Deus na terra, continua sendo aqui esta mesma Luz através do Próprio Espirito Santo de Deus em nós, a Luz está conosco, e temos que leva-la a iluminar o caminho dos que ainda estão em trevas enquanto aqui com ela estamos, enquanto se faz assim nossos dias vivendo nesta terra, pois chegará a noite para o corpo, o dia final de nossa vida aqui, pois sim nosso corpo tem dias contados e morrerá.
Portanto o momento de sermos e termos da candeia de Luz e cumprirmos nossa missão é agora!

Ainda além, entendamos muito bem que a Luz de Jesus está na terra através de Seu Santo Espirito que habita com os seus, mas chegará sim 'a noite' , 'o dia do juízo final' quando já não mais estará na terra a candeia de Luz , onde nem mesmo mais haverá o sol, lua, estrelas para alumiar o olhar carnal do homem, ai não haverá mais tempo de obter da Luz eterna!
Portanto o momento de se achegar a Luz que é Jesus, é agora!


Este é o tempo que ainda temos para fazer nossa opção vivendo aqui nesta terra com este corpo, pois depois que este morrer, o espirito terá o que foi de nossa escolha, ou o repouso em paz até o dia do 'juízo final, onde ressuscitarão os que são de Jesus com um corpo transformado para ser morada eterna nossa em plena Luz de vida, ou ficará vagando em sofrimento sem descanso até aquele dia em que terá sim o julgamento sobre estes, e a sentença que já nos está revelada será sim cumprida por um Deus Totalmente Justo, pois de tudo já nos revelou no Novo Testamento, para que ninguém possa alegar ignorância, e assim não haverá mais recursos em pedido de clemencia ...
.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Mateus 25:30-34
...
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
Mateus 25:41
...
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:46

E são inúmeras passagens do Novo Testamento que nos deixam bem esclarecidas  quanto a esta questão, e ficam finalizado com o livro do Apocalipse onde temos toda a profecia, e nada mais restará....
Estejamos na Luz da Verdade, que está a nossa disposição nas Escrituras Sagradas, andemos sem nos desviar desta Luz.....
Pois se ali é dito para as 'igrejas de Cristo' que estão na terra: 

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1:3
...
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse 2:4-7
...
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Apocalipse 2:9-11
...
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 2:14-17
...
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 2:20-29
...
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Apocalipse 3:3
...
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:5,6
...
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Apocalipse 3:8,9
...
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:12,13
...
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Apocalipse 3:15-17
...
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
Apocalipse 3:21,22

Observemos bem esta profecia, pois se estes dizeres são para as igrejas cristãs na terra, e individualmente a cada verdadeiro cristão que tenha recebido o Espirito Santo de Deus e então são também 'igreja'; imaginemos como será para aqueles que não aceitaram a Luz de Jesus, que não estiveram na 'igreja de Cristo' verdadeiramente, que não se tornaram igrejas.... 
Mas o próprio Jesus diversas vezes deixou bem claro o destino destes

"
E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Mateus 25:46
.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
Marcos 9:47
.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 13:40-43
"
E o livro do Apocalipse muito fala sobre este tempo do fim, quando já não mais haverá oportunidade de se obter a Luz de Jesus para ser candeia aos olhos, corpo e caminho....
Mas atentemos muito bem que fica frisado que ao que vencer, pois sim aqui temos nossa luta diária da carne, que acostumada com os prazeres dos manjares das trevas,  contra o espirito que passa a ter a Luz de Jesus tendo um olhar voltado para o reino dos céus, e que assim passa a ser a candeia de  luz para o seu próprio corpo e caminho, e diariamente temos que com a Luz de Jesus vencer nossas batalhas até o último dia que teremos de vida aqui....
E aos que não tiverem ganho as guerras terrenas do mal contra o bem com sua candeia de Luz, ou, e principalmente para aqueles que sequer quis aceitar da Luz de Jesus para vencer as trevas malignas, a profecia final está a nossa disposição para consulta enquanto a tempo..... 

E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
Apocalipse 6:14-17


E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.
Apocalipse 9:6


E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
E não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua fornicação, nem dos seus furtos.
Apocalipse 9:20,21

E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo.
Apocalipse 12:10-12

E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:6-8

Atentemos que ao que vencer será ressuscitado para viver em plena Luz Divina, e aos demais haverá apenas as trevas malditas. 
E o tempo é agora para procurarmos ser justo, limpos pelo Sangue do Cordeiro, e Nele justificado perante Deus dia a dia deste viver terreno se com a Luz permanecer, e, este também o mesmo tempo para os que preferem viver em suas trevas cotidianas.
E ninguém então poderá alegar ignorância naquele dia.... 

E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre.
E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Apocalipse 22:5-7

E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.
Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:10-15


Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.
Apocalipse 22:18-21
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.