Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 23 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Paulo é preso em Jerusalém


Então, aproximando-se o tribuno, o prendeu e o mandou atar com duas cadeias, e lhe perguntou quem era e o que tinha feito.
Atos21:33

Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo
Atos21:39







Estando Paulo no templo passando os dias da purificação do voto que houvera feito, é surpreendido por judeus da Ásia que alvoroçaram o povo contra Paulo.


E quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, vendo-o no templo, alvoroçaram todo o povo e lançaram mão dele,
Clamando: Homens israelitas, acudi; este é o homem que por todas as partes ensina a todos contra o povo e contra a lei, e contra este lugar; e, demais disto, introduziu também no templo os gregos, e profanou este santo lugar.
Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, o qual pensavam que Paulo introduzira no templo.

Vejamos que os judeus eram irredutíveis em suas tradições e lei, mas não observavam as profecias, os dizeres dos profetas que alertavam quanto ao que já descumpriam a lei e a distorciam de acordo com seus interesses. Não se importavam com a vinda do Messias, e não aceitaram Jesus como Salvador.
Acusavam Paulo de ensinar contra o povo judeu e contra a lei, contra o templo de Jerusalém, no entanto não era esta sua doutrina, de tudo falava se baseando nas Escrituras, e quantos aos gregos, estrangeiros, gentios, já dito em profecia que haveria a agregação destes no povo de Deus:

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.
Isaías 56:6-8

Mas os judeus achavam que Paulo tinha introduzido Trófimo da Ásia no templo, simplesmente pelo fato de o terem visto com ele pela cidade.

E alvoroçou-se toda a cidade, e houve grande concurso de povo; e, pegando Paulo, o arrastaram para fora do templo, e logo as portas se fecharam.
E, procurando eles matá-lo, chegou ao tribuno da coorte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão;
O qual, tomando logo consigo soldados e centuriões, correu para eles. E, quando viram o tribuno e os soldados, cessaram de ferir a Paulo.
Então, aproximando-se o tribuno, o prendeu e o mandou atar com duas cadeias, e lhe perguntou quem era e o que tinha feito.
E na multidão uns clamavam de uma maneira, outros de outra; mas, como nada podia saber ao certo, por causa do alvoroço, mandou conduzi-lo para a fortaleza.
E sucedeu que, chegando às escadas, os soldados tiveram de lhe pegar por causa da violência da multidão.
Porque a multidão do povo o seguia, clamando: Mata-o!

Atentemos que onde Deus não está operando acontece alvoroços, confusões, e assim queriam matar a Paulo já fora do templo para onde o tinham arrastado. Mas a cidade estava sob o domínio dos romanos e o tribuno ao saber da confusão vai com guardas para colocar ordem, e prendem a Paulo acorrentando-o por duas cadeias, e querendo saber o que estava acontecendo, qual era o crime de Paulo não conseguia uma resposta tamanha era a confusão entre o povo, levando-o então para a fortaleza, sendo acompanhado pela multidão que queriam matar a Paulo.
Mas Paulo não se intimidava, e mesmo preso quis falar a multidão em sua defesa.

E, quando iam a introduzir Paulo na fortaleza, disse Paulo ao tribuno: É-me permitido dizer-te alguma coisa? E ele disse: Sabes o grego?
Não és tu porventura aquele egípcio que antes destes dias fez uma sedição e levou ao deserto quatro mil salteadores?
Mas Paulo lhe disse: Na verdade que sou um homem judeu, cidadão de Tarso, cidade não pouco célebre na Cilícia; rogo-te, porém, que me permitas falar ao povo.
Atos21:37-39

Atentemos que a fama de Paulo corria por entre os povos, mas era dito dele o que lhes interessava, e até como sendo egípcio que provocara uma revolta e contado com salteadores, ladrões de estrada, já o tinham difamado.
Então Paulo explica ser judeu natural da cidade de Tarso, e pede direito a defesa, a qual veremos na postagem de amanhã.

Prisão esta que Paulo poderia ter evitado se não fosse para Jerusalém, como avisado pelo Espirito Santo de Deus, no entanto Paulo não fugiu de seu propósito e estava ali em Jerusalém, sendo preso para dar seu testemunho.
E nós mesmo ao meio de tribulações estamos dando nosso testemunho de Salvação em Cristo Jesus?


sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Paulo em Jerusalém


E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.
Atos21:19

Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação
Atos21:25









Paulo chegando a Jerusalém logo é recepcionado pelos irmãos da igreja:

“E, logo que chegamos a Jerusalém, os irmãos nos receberam de muito boa vontade.
E no dia seguinte, Paulo entrou conosco em casa de Tiago, e todos os anciãos vieram ali.
E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios.
E, ouvindo-o eles, glorificaram ao Senhor, e disseram-lhe: Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.
E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.
Atos21:17-21


Estando Paulo na casa de Tiago, todos os anciãos da igreja se reuniram ali, onde Paulo deu testemunho de tudo quanto tinha ocorrido em sua viagem e entre os gentios.
Mesmo dando graças a Deus , argumentando os anciãos mencionaram os já milhares de judeus que se converteram e mesmo assim eram zelosos da lei. Vejamos aqui que a lei de Moisés que tinham os judeus eram para eles naquele tempo a lei da nação judaica, eram costumes consagrados pelo tempo que lhes eram lei, e mesmo que no cristianismo não mais vistos como que pudessem levar alguém a purificação, salvação, ou a presença de Deus, ainda zelavam pela lei terrena da nação, pois em seu Sinédrio eram feitos julgamentos segundo a lei se cumprida ou não, como as leis terrenas que temos nós hoje em cada país, e para que tais práticas fossem descontinuadas do meio cristão seria necessário passar muitos e muitos anos para serem abolidas. No entanto para os gentios que se agregavam ao cristianismo não era lhes imputado tais leis e costumes pois não sendo judeus não tinham necessidade de cumprir tais jugos.
Nisto atentemos o que diziam de Paulo, que este estava ensinando os judeus cristãos entre os gentios se afastarem da lei de Moisés, e atentemos ainda como mesmo já tendo eles decidido por conselho sobre a não circuncisão dos gentios, ainda tinham o costume entre os judeus da circuncisão também pela lei, assim como a prática de seus costumes.
E continuam expondo suas preocupações com relação a Paulo entre eles:

Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.
Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.
Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei.
Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação.
Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta.
Atos21:22-26

Atentemos que tinham medo de que houvesse uma certa revolta entre os judeus, tanto os já cristãos, como principalmente aos não convertidos que perseguiriam a Paulo, e então dão uma sugestão a Paulo, para que não fosse levado em conta o que tinham já ouvido a respeito dele, e atentemos bem que fora na forma de Paulo cumprir então um voto entre os judeus, e que ali já tinham quatro que assim estavam para cumprir, e que Paulo então o fizesse com eles, vejamos pedem a Paulo para arcar com as despesas dos quatro mais a dele, talvez aqueles não tivessem condições de cumprirem os rituais que eram necessários devido a escassez que passavam naquela localidade; e pelo fato de ser mencionado que raspariam a cabeça, provavelmente se consistia do voto de Nazireu, o qual Paulo já tinha se submetido anteriormente (Atos 18:18). 
Diziam ainda para não se preocupar com os gentios convertidos pois já lhes haviam escrito de que nada daquilo precisavam observar, além de se absterem do que se sacrifica a ídolos, do sangue e do sufoco, bem como das relações sexuais ilícitas.

Agora nos deparamos com uma questão muito polêmica, o fato de Paulo ter aceito a sugestão e ter cumprido tais rituais (Numeros 6:1-21) junto aos demais, e novamente está Paulo a cumprir com designações da lei, inclusive com oferta de sacrifícios, o que por ele muito bem defendido que não mais necessário.
Será que devemos pôr em dúvida sobre a convicção que Paulo tinha, como alguns os fazem?
Bem vou dizer de meu ponto de vista, como mencionei acima a lei de Moisés já enraizada na cultura judaica, uma lei que cumpriam, mesmo que de suas formas toda modificada e interpretada de acordo com interesses meramente humanos, como uma lei nacional para eles judeus, e Paulo já havia declarado muito bem que o cumprimento desta lei em nada tinha de valia para santificação perante Deus, para ter a presença de Deus, para salvação; e o fato dele cumprir ainda com tais rituais era meramente por uma questão de ser judeu e não como cristão, mas para ser visto como um judeu que não queria fazer revoltas e motins contra a lei judaica.
Alias uma lei que era respeitada pelos romanos, que detinham o poder, que até se solidarizavam com ela aceitando as proibições que eram feitas aos gentios.
No meu ver nenhuma contradição há entre os dizeres de Paulo e sua prática nesta passagem, fazia tudo de uma forma a ser apaziguante e não induzir a desordem, mas claro era que por estes motivos agia assim e não por cristianismo, por fé, no que pregava sim da não necessidade de se observar a lei em muitos aspectos.
E de tudo podemos averiguar nas Escrituras, na Bíblia, no Livro de Atos, que assim o era.
Além do que pelo próprio Paulo fora dito :
“Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.
E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.
Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.
Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.
E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.
1 Coríntios 9:19-23

Paulo bem sabia, pois já muito bem avisado pelo Espirito, que esta atitude dele não resolveria seu problema, que iria passar tribulação e prisões mesmo assim, mas para não causar motins entre os judeus aceitou tal pratica sugerida pelos anciãos da igreja.

Hoje não temos uma lei, na qual contenha necessidade de se fazer votos, mas Jesus não os proibiu, tão somente o retirou da lei como obrigatório, como impunha alguns dos fariseus e escribas, mas uma decisão pessoal do homem para com Deus, não devendo ser imposto por ninguém, nem mesmo ser de conhecimento publico, no entanto se alguém os fizer que os cumpra tal como feito, pois com Deus não se brinca, e como já dissera o sábio Salomão : “ Melhor é que não votes do que votares e não cumprires” (Eclesiastes 5:5).
Foram feitas algumas reflexões sobre votos e juramentos que se tiver interesse em ler estão em :

Com relação ao Velho Testamento, saibamos que dele não temos mais a obrigatoriedade da lei, no entanto são Palavra de Deus, nele encontra-se descrito muito do caráter de Deus, e de quais são as suas vontades; tem exemplos de vida que devemos seguir ou não, nos trazendo respostas a muitas questões, são Palavra viva e eficaz até os dias de hoje que devemos estar sim tendo conhecimento, observando e nos utilizando em prática para nosso dia a dia dentro do que Jesus nos veio trazer a luz da Verdade.
E como Lucas por diversas vezes cita o que os gentios tinham que observar da lei. Temos nós que estarmos observando também como já vimos estes dias atrás em leitura.

“Todavia, quanto aos que creem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da fornicação
Atos 21:25



quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Terceira viagem missionária de Paulo- Tiro – Cesareia


E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
Atos21:4

E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
Atos21:11







Paulo mesmo com espírito agoniado por saber que passaria por tribulação e prisão estava a caminho de Jerusalém, parando primeiro em Tiro:

“ E aconteceu que, separando-nos deles, navegamos e fomos correndo caminho direito, e chegamos a Cós, e no dia seguinte a Rodes, de onde passamos a Pátara.
E, achando um navio, que ia para a Fenícia, embarcamos nele, e partimos.
E, indo já à vista de Chipre, deixando-a à esquerda, navegamos para a Síria e chegamos a Tiro; porque o navio havia de ser descarregado ali.
E, achando discípulos, ficamos ali sete dias; e eles pelo Espírito diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém.
E, havendo passado ali aqueles dias, saímos, e seguimos nosso caminho, acompanhando-nos todos, com suas mulheres e filhos até fora da cidade; e, postos de joelhos na praia, oramos.
E, despedindo-nos uns dos outros, subimos ao navio; e eles voltaram para suas casas.
Atos21:1-6

Atentemos que pelo Espirito os discípulos de Tiro também já avisados de que Paulo sofreria tribulação em Jerusalém, e por eles então fora pedido a Paulo que para lá não fosse, mas Paulo estava firme em sua decisão, mesmo sendo avisado pelo Espirito não desiste e segue seu caminho.


“E nós, concluída a navegação de Tiro, viemos a Ptolemaida; e, havendo saudado os irmãos, ficamos com eles um dia.
E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele.
E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.

Chegando em Cesareia foram para casa de Filipe, um dos sete escolhidos para diáconos pelos apóstolos ( Atos 6:1-7), e pela perseguição saíra de Jerusalém e sendo evangelista chega em Cesareia onde fixa residência (Atos 8:40) e ali estava com sua família e recebe a Paulo e os que o acompanhava.

“E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo;
E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
E, ouvindo nós isto, rogamos-lhe, tanto nós como os que eram daquele lugar, que não subisse a Jerusalém.
Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.
E, como não podíamos convencê-lo, nos aquietamos, dizendo: Faça-se a vontade do Senhor.
E depois daqueles dias, havendo feito os nossos preparativos, subimos a Jerusalém.
E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnasom, chíprio, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos.
Atos21:10-16


Atentemos que novamente Paulo é avisado do que passaria se fosse para Jerusalém, agora pelo profeta Agabo, o mesmo que profetizara a fome que aconteceu nos tempos de Cláudio (Atos 11:27-18), e assim por seus acompanhantes e discípulos do local foi lhe pedido que não fosse para Jerusalém, mas Paulo mesmo que se comovesse não desiste do que já houvera se proposto, mesmo que necessário fosse morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor.
Atentemos que Paulo fora movido pelo Espirito a saber o que lhe aconteceria, em Tiro fora novamente pelo Espirito avisado, agora em Cesareia novamente pelo Espirito por boca do profeta fora avisado, mas como estava em seu espírito disposto a ir para Jerusalém, não desiste mesmo sendo avisado, no que poderia então evitar não seguindo para lá, mas decide mesmo assim a seguir caminho, no que então os discípulos e seus acompanhantes dizem que fosse feita a vontade do Senhor.
Atentemos bem que Deus mesmo em seus propósitos, nos dá o discernimento de que podemos sofrer deixando então que decidamos, mas bem sabemos que os propósitos de Deus nunca são barrados, portanto senão conosco de outra forma se realizarão, cabe a nós decidirmos ser então cumprido em nós seus propósitos.
E Paulo já decidido parte para Jerusalém com os seus acompanhantes e mais alguns de Cesareia bem como a Mnasom com quem se hospedariam.

Paulo segue seu caminho, onde mais tarde viria a pregar as autoridades entre os romanos, ocasiões estas que poderia não ter se não enfrentasse suas tribulações, bem como partiria para Itália, o que veremos nas próximas postagens.

Vejamos Paulo não andara com Jesus em seu ministério como homem, mas fora escolhido para anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus até aos gentios e suas autoridades. Estive meditando o porque, não querendo questionar Deus, mas apenas por entender, no que pude constatar então que Paulo, entre os judeus, tinha vasto conhecimento das Escrituras, estudara elas, e tinha amor e temor a Deus, e contava com ousadia para defender a causa de Deus, como vimos antes de sua conversão achava estar fazendo seu melhor em perseguir os cristãos que então cria ser uma ameaça ao nome do Senhor, as Escrituras, ao templo, mas que sem perceber enraizado em tradições meramente humanas, no entanto não era como os demais dos principais dos sacerdotes, anciãos, fariseus e saduceus, que buscavam por sua própria glória, fama e prosperidade, por suas posições de alta influência sobre o povo, mas sim defendia o nome do Senhor com todo o fervor, e amava as Escrituras.
E assim escolhido, tendo um encontro com Jesus já ressurreto, pode então ver claramente o que seu mero entender humano não podia ver na Palavra da Verdade do Senhor, teve então discernimento pelo Espirito Santo sobre passagens e profecias em seus reais sentidos, e não com entender meramente carnal, pode sim identificar e reconhecer Jesus como o Messias prometido, o Único e Suficiente Salvador, teve sim que rever muitos de seus conceitos, mas o fizera direcionado pelo Espirito Santo, e sim sobre o vasto conhecimento que já tinha das Escrituras.
E logo passando a ter a visão do reino de dos céus com o mesmo fervor que servia a Deus antes passou a servi-lo em Cristo Jesus, com a mesma ousadia que tinha antes, passou a falar da Palavra da Verdade de Deus entre os próprios judeus que tinham lá seus conhecimentos das Escrituras, mas principalmente com todo o conhecimento que tinha das Escrituras, e o amor que tinha a Deus, podendo sim anunciar e ensinar de Deus Criador, Redentor e Salvador aos gentios (gregos) que não conheciam a Deus,  com toda a convicção, fé e temor que ele mesmo o tinha.

Por isso de suma importância, essencial, é lermos a Bíblia, mesmo que a princípio não entendamos certas passagens, pois sim nos é difícil como homens natural entender coisas espirituais, mas se lermos e guardamos em nosso coração, em tempo oportuno seremos lembrados, ou em outra leitura, ou ouvindo a Palavra, teremos o discernimento através do Espirito Santo de Deus. .


E quanto a nós como anda nossa disposição para o trabalho na obra de Deus? Estamos aceitando que se cumpra em nós os propósitos de Deus?



quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Terceira viagem missionária de Paulo- Mileto



Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos20:24

Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.
Atos20:32






Paulo passara por Éfeso sem parar, desembarcando em Mileto, mas de lá manda chamar os anciãos da igreja em Éfeso.

“E de Mileto mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da igreja.
E, logo que chegaram junto dele, disse-lhes: Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós,
Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lágrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobrevieram;
Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas,
Testificando, tanto aos judeus como aos gregos, a conversão a Deus, e a fé em nosso Senhor Jesus Cristo.
E agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer,
Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações.
Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.
Atos20:17-24

Paulo como já vimos ( http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-conversao-de-saulo.html ) era muito instruído, estudara na melhor escola, já servia a Deus antes de sua conversão com todo conhecimento que tinha nas Escrituras e com todo fervor, no entanto teve que rever seus conceitos, formados por uma tradição humana, depois de ter tido um encontro com Jesus, e com mesmo zelo passou a anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus,( http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/11/versiculos-do-dia-saulo-prega-cristo.html ) o que não fora aceito pelos principais dos sacerdotes e anciãos judeus, e de perseguidor que era dos cristão passou a ser perseguido por causa do Nome de Jesus, da Palavra da Verdade de Deus.
E não somente aos judeus mas aos gentios, a todas as classes sociais, Paulo foi designado por Jesus para evangelizar ( Atos 9:15), e sim estava a cumprir com sua missão, e não ficava parado em uma localidade saia em viagens missionárias.
E ali em Mileto está a falar também com os anciãos da igreja de Éfeso, que eram testemunhas do trabalho que Paulo fazia para a obra de Deus, com humildade e ao meio de lágrimas pelas perseguições que sofria, mas nunca deixou de anunciar a Jesus, tanto publicamente como de casa em casa.
Falava como uma despedida, pois estava a ser incomodado em espírito que viria a sofrer grande tribulação com prisões, mas não fugia, continuaria seu destino indo para Jerusalém.

Vejamos o quanto Paulo negou sua própria vida em prol de anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, deixou sua vida de regalias, pois de classe alta na sociedade antes de se converter, para passar a fazer viagens, sem ter uma residência fixa, trabalhando para seu sustento e ainda para ajudar ao próximo, sofrendo perseguições, mas no cumprimento de sua missão.
Agora atentemos muito bem ao como ele declara isto:
“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”
Dizia isto de coração, e era a prática de seu dia a dia. E movido pelo Espirito Santo já previa o que estaria a lhe acontecer, mas continuava em alegria seu ministério, e assim o faria até os últimos momentos de vida. Vejamos que o mesmo declara em carta a Timóteo quando já previa sua morte:

“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo.
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2 Timóteo 4:6-8

E ali em Mileto, já previa que não mais teria a oportunidade de vê-los, e assim lhes falava, dizendo que tinha feito sua parte cumprindo seu ministério:

“E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto.
Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.
Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Atos20:25-28


E conhecedor que era das Escrituras, sabia ter feito a vontade de Deus para com aqueles (Ezequiel 3:16-21; 33:1-9), e clamava a eles que cumprissem também cada um com sua missão, tudo para que a igreja prevalecesse.
Pois assim como fora perseguido sabia que viria outras perseguições contra a igreja, mesmo que de outras formas, mas tudo providenciado pelo maligno.

“Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós.
E tudo também já proferido por Jesus:
Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
Lucas 10:3Mateus 10:16 -
“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
Mateus 7:15 – Mateus 24:11, 24 _

E Paulo lhes pede que se lembrem do testemunho que dera, e os entrega a Deus

“Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificados.
De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.
Sim, vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mãos me serviram.
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
Atos20:32-35

Lembrando ainda que por ele não foi cobiçado nem ouro nem prata, sequer o vestuário, tendo trabalhado para seu sustento e também dos que estavam com ele. Para que eles assim se portassem, que ajudassem aos enfermos, lembrando sempre das palavras de Jesus que melhor é dar do que receber.
E assim em despedida orou por eles e com eles:

“E, havendo dito isto, pôs-se de joelhos, e orou com todos eles.
E levantou-se um grande pranto entre todos e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam,
Entristecendo-se muito, principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E acompanharam-no até o navio.
Atos20:36-38

E com grande amor que Paulo os havia evangelizado que todos choraram sua partida.

Pois bem Paulo cumpriu com a missão dele, e nós temos cumprido com a nossa? Será que como ele também podemos dizer:
“Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.”
Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos.
Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.”
De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.”

E estamos verdadeiramente atentos aos falsos profetas, aos lobos devoradores? Estamos de tudo conferindo com as Escrituras Sagradas para discernir os espíritos?

Estamos nos esforçando para que a igreja prevaleça? 

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Terceira viagem missionária de Paulo- Macedônia- Grécia- Ásia



E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia.
Atos20:2

Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.
Atos20:16






Depois de ter se acalmado o alvoroço em Éfeso, Paulo se despede dos discípulos dali e segue viagem para Macedônia.

E, depois que cessou o alvoroço, Paulo chamou a si os discípulos e, abraçando-os, saiu para a macedônia.
E, havendo andado por aquelas terras, exortando-os com muitas palavras, veio à Grécia.
E, passando ali três meses, e sendo-lhe pelos judeus postas ciladas, como tivesse de navegar para a Síria, determinou voltar pela macedônia.
E acompanhou-o, até à Ásia, Sópater, de Beréia, e, dos de Tessalônica, Aristarco, e Segundo, e Gaio de Derbe, e Timóteo, e, dos da Ásia, Tíquico e Trófimo.
Estes, indo adiante, nos esperaram em Trôade.
E, depois dos dias dos pães ázimos, navegamos de Filipos, e em cinco dias fomos ter com eles a Trôade, onde estivemos sete dias.
Atos20:1-6

Paulo seguia viagem sempre anunciando as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, e bem como exortava os discípulos nos lugares a que retornava, e nada fácil lhe era estas viagens, pois sempre perseguido pelos judeus. Paulo agora tinha os discípulos que lhe acompanhava em viagens missionária.
Tendo passado em Filipo foi se encontrar com os demais em Trôade.

“E no primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à meia-noite.
E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos.
E, estando um certo jovem, por nome Ežutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto.
Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está.
E subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim partiu.
E levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.
Atos20:7-12


E sempre que se encontrava com os demais discípulos Paulo pregava, e não diferente em Trôade quando se reuniram para repartir o pão, e como iria seguir viagem no dia seguinte, se demorou na pregação até a meia-noite, foi quando um jovem de nome Eutico dormiu profundamente caindo da janela do terceiro andar onde encontrava-se sentado, e com a queda morreu, Paulo descendo e inclinando-se sobre ele, ressuscitando-o, e voltando a subir onde estava partiu o pão e comerão, e Paulo ainda lhes falou até o raiar do dia, depois partiu. E assim ficaram consolados os discípulos e levaram vivo o jovem Eutico.

Atentemos que Paulo tinha amor a Palavra, se prolongava em seus discursos sem esmorecer, e ali ensinava por amor aos discípulos que por sua vez também ouviam atentamente com bom animo.
No entanto vejamos o que ocorre ao jovem Eutico que dorme durante a pregação, e assim é conosco se não tivermos bom animo em atentamente ouvir a Palavra, se não dermos ouvidos a Palavra de Deus, podemos cair em tentações, o que pode até nos levar a morte espiritual. Mas atentemos a atitude de Paulo que interrompe seu discurso para ir socorrê-lo, e com toda a confiança lhe devolve a vida.
Por outro lado atentemos que aquele jovem que poderia estar em outros lugares optou por estar ali ouvindo da Palavra de Deus, no que lhe foi possível fosse devolvida a vida, que poderia lhe ser tragada se estivesse em lugares do mundo. Portanto jovens não se desanimem de estar na presença de Deus, pois é garantia de vida!
E nós como estamos no ouvir da Palavra de Deus? Atentos e cumpridores da mesma, ou dormimos para as coisas de Deus? Nos interessamos em dar ouvidos a Palavra ou queremos que logo termine a pregação para irmos aos nossos afazeres ou deleites? De suma importância observarmos isto, pois é o estarmos atentos a Palavra que nos garante sempre um novo amanhecer na Presença do Senhor, que nos guiará e guardará.
E Paulo e os demais prosseguem viagem:

“Nós, porém, subindo ao navio, navegamos até Assôs, onde devíamos receber a Paulo, porque assim o ordenara, indo ele por terra.
E, logo que se ajuntou conosco em Assôs, o recebemos, e fomos a Mitilene.
E, navegando dali, chegamos no dia seguinte defronte de Quios, e no outro aportamos a Samos e, ficando em Trogílio, chegamos no dia seguinte a Mileto.
Porque já Paulo tinha determinado passar ao largo de Éfeso, para não gastar tempo na Ásia. Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes.
Atos20:13-16


E assim continuaram viagem pela Asia, por barco e Paulo por terra até Assôs onde se encontraram na embarcação, passando sem parada por Éfeso, mas seguindo viagem até Mileto, e Paulo pretendia passar o dia de Pentecostes em Jerusalém.

Paulo não só ia para lugares ainda não visitados para anunciar as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, como passava por todos os lugares por onde já houve estado para firmar a fé na igreja que ia crescendo como um só corpo.

Assim fora firmada e cresceu a igreja de Cristo no princípio, pela perseverança dos apóstolos, pela resistência a perseguições, pela persistência de Paulo em suas viagens.

E de lá para os dias atuais quantos não foram os apóstolos, discípulos, missionários que da mesma forma perseveraram na obra do Senhor, que resistiram a perseguições, sendo que muitos deram suas próprias vidas em prol do Evangelho, e muita persistência houve por parte das igrejas para perdurarem.

E nós hoje estamos neste mesmo trabalho? Estamos como um só corpo na obra do Senhor? Pois a seara continua grande, e são ainda multidões que não tem a Jesus por único e suficiente Salvador. Estamos nós firmados tão somente em Cristo Jesus, persistindo para que a igreja prevaleça?   
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.