Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 30 de setembro de 2017

Versículos do dia: A mulher de Samaria 1


Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João4:10

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João4:23






Estando Jesus na Judéia e ficando sabendo que os judeus estavam levantando intrigas com relação a João batizar e Jesus também, ou melhor os discípulos de Jesus que batizavam, resolve voltar para Galiléia, e no caminho tinham que passar por Samaria, como já vimos eram rivais entre os judeus, mas atentemos a esta passagem, faça sua meditação pois Deus tem muito a revelar e nos fala individualmente.


“E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
João4:1-18

Atentemos que Jesus passa por Samaria, o que era evitado pelos judeus que davam a volta pelo rio Jordão, para não se confrontarem com os samaritanos que julgavam pecadores, que tinham sérias rixas religiosas apesar de crerem ambos em um mesmo Deus único, mas com tradições diferentes, os judeus se achavam os melhores, mais puritanos. Mas Jesus mais que uma vez passa por Samaria, pois não fazia acepção de pessoas de etnias, sentia compaixão de todos e queria salvar a todos.
Este texto pode ter muitas revelações dentro de um contexto histórico, pelo fato de ter sido mencionado ser ali a terra junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José, onde aliás foram enterrados os ossos de José. Por sua localização geográfica, por estarem no Poço de Jacó, ou até pela hora em que ocorre… Mas vou aqui fazer algumas anotações apenas sobre o que o texto em si revela, Faça a sua meditação junto ao Espirito Santo de Deus, pois Deus tem muito a nos falar sempre.

Estando Jesus sozinho, pede água a uma mulher de Samaria que fora ali tirar água no Poço de Jacó, e esta se espanta por ser Ele um judeu e lhe dirigir a palavra, mas Jesus continua lhe falando, e lhe revela ser Ele o Cristo de Deus, que Ele sim tinha da água viva a lhe oferecer, fala de coisas espirituais, mas aquela mulher, pensando só no terreno, ironiza dizendo como Ele teria água se o poço era fundo e Ele não tinha nem com o que tirar, como teria água? Indignada pergunta se seria Ele maior que Jacó, que cavara aquele poço, dando de beber a todos dali.
Mas atentemos bem ao que Jesus responde, que quem bebesse daquela água do poço, voltaria sempre a ter sede, mas a água viva que Ele oferecia mataria a sede, fazendo uma fonte a jorrar na própria pessoa que a beber, e eternamente.
Mas a mulher ainda não entendendo direito, e pensando no trabalho terreno que era tirar água do poço, ironizando lhe pede daquela água para que não voltasse a ter sede e tivesse o trabalho de tirá-la do poço.
Mas Jesus persiste em fazê-la entender que era Ele o Messias, pede que ela fosse buscar o marido e voltasse ali, no que a mulher lhe responde não ter marido, quando Jesus lhe revela saber Ele da sua vida, e que fizera bem ela em não mentir.

Atentemos que Jesus não desperdiça um momento sequer em seu ministério, mesmo estando cansado da viagem, mesmo não tendo uma multidão ao seu redor, nem mesmo seus discípulos estavam ali, estando somente Ele e a mulher samaritana, Ele planta ali uma semente que viria a se multiplicar entre os samaritanos.
E nós aproveitamos todas as oportunidades que temos para testemunhar de Jesus?

Atentemos bem ao que Jesus fala da água viva que tem a oferecer, estamos nós entendendo o que significa? Ou estamos ainda como aquela mulher samaritana sem entender.
Pois sim uma água que mata a sede espiritual, que nos é concedida por Jesus sem que precisemos de fazer esforço humano para obter. Pois sim o homem tem um vazio espiritual sem Deus, e por mais que tente com coisas terrenas o satisfazer, mesmo que venha a emocionalmente em determinados momentos achar que encontrou do preenchimento, é tudo muito passageiro, volta sempre ao seu vazio.
Vazio este que somente Jesus nos pode preencher, e ainda nos fazer transbordar eternamente.
Vejamos aquela mulher já tinha tido cinco maridos e estava convivendo com um que nem seu marido era, isto demonstra ser ela uma samaritana pecadora, que não havia ainda encontrado satisfação na vida. Mas Jesus teve um encontro com ela, Jesus não a julga, mas lhe oferece salvação. Pois sim Jesus não faz acepções de pessoas.

Mas atentemos que mediante uma pequena revelação que fez Jesus àquela mulher, ela já muda seu pensamento, mas por ser samaritana e ter um pensamento diferente quanto ao Messias que tinham os judeus, começa a indagar a Jesus sobre a adoração a Deus quem tinha razão os judeus ou os samaritanos:


Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade

Atentemos que ao Jesus revelar algo de sua vida aquela mulher a princípio vê Jesus como um profeta, mas não perde então a oportunidade de aprender com Ele.
Importante nos é estarmos atentos a revelações que Jesus nos faz na Palavra, pois podem mudar nosso entendimento.
E nós quando temos um encontro com Jesus, nosso Senhor e Salvador, aproveitamos a oportunidade para Dele aprender sobre a adoração que nos leva a Deus?

Atentemos muito bem ao que Jesus ensina ali, que viria a hora em que para adorar ao Pai não bastava um templo de pedras ou estar num monte, que sim a salvação vinha dos judeus, o que eles não entendiam que dos judeus viria o Messias Salvador.
Mas Jesus ensina que a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, e que estes sim Deus estava a procurar. Entendamos que ali Jesus já diz ter chegado a hora, tanto para uns quanto para outros.

Sim Deus é Espirito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Muito mais a nós hoje debaixo da maravilhosa graça de Deus, é assim que Ele espera que o adoremos, pois sim já enviou Jesus, o qual fora sacrificado na cruz por nós, já o ressuscitou para que Nele tenhamos vida também.
Jesus o autor o consumador de nossa fé, a água viva que nos purifica e nos faz chegar a Deus, que nos preenche com o Espirito Santo para que desde agora em terra tenhamos a presença constante de Deus, sem vazios de existência.
E como o estamos adorando? Com todo nosso ser, de todo o coração, em espirito e em verdade?

Ou ainda estamos como aquela mulher samaritana que reconheceu Jesus como um profeta, mas não o reconheceu de imediato como Messias e Salvador.

“A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
João4:25-30

Atentemos que ali Jesus já revela àquela mulher que Ele era o Cristo.
E já nos está revelado que Jesus é o Cristo, já se entregou na cruz em sacrifício por nós, já venceu a própria morte por nós, já fora ressuscitado, hoje vive e reina sobre nossas vidas, sem distinção, sem acepção de pessoas. Estamos nós verdadeiramente crendo? Adorando em espírito e em verdade?

Atentemos que os discípulos se maravilharam de estar Jesus falando com uma mulher, pois não era o costume dos judeus, mas se calam por já terem reconhecido Jesus por Mestre e Messias.
E nós nos calamos ao ver os feitos de Deus na vida de um pecador, apenas o adorando em espírito e em verdade por suas realizações?, ou ficamos a indagar sobre a conversão verdadeira daquele, ou exigindo a Deus bençãos sobre nossas vidas que achamos ser mais merecedoras, estamos reconhecendo que Deus é Deus?

Atentemos que aquela mulher pela revelação que Jesus fizera sobre sua vida, já estava crendo também ser Ele o Messias, e de tudo foi anunciar na cidade.
E nos estamos atentos as revelações que nos é feita por Jesus? Estamos crendo verdadeiramente Nele como Único e Suficiente Salvador?
E nós quando temos a revelação de Jesus através do Espirito Santo em nossas vidas, já saímos a anunciar as Boas Novas da Salvação?


Pois sim testemunhando Jesus sobre nossas vidas, podemos fazer muitos sentirem o desejo de ir ter com Ele também. 

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Versículos do dia: Necessário é diminuir para que Cristo cresça



É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.
João3:30,31

Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
João3:36






Depois de ter tido um encontro com Nicodemos, Jesus vai com seus discípulos para a Judéia:


Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava.
Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.
Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão.
Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação.
E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua.
João3:22-30

Atentemos que, após batizar Jesus, João continuava batizando nas águas, e anunciando ao Cristo, mesmo que Jesus já estivesse exercendo seu ministério, João continuava a dar testemunho Dele.
E sempre os judeus ficavam instigando os discípulos, tanto de Jesus quanto de João, sobre questões de purificação, pois eles estavam enraizados em tradições e costumes próprios voltados ao carnal sem se importar com o espiritual, com a pregação anunciada do reino dos céus. E ali com os discípulos de João eles estavam tentando colocá-los a prova, pois falavam que Jesus estava batizando e levando à Ele muitas pessoas, para ver se João não caia em contradição. Mas João humildemente diz que o que recebia era do céu, que repetia seu testemunho de não ser o Cristo, mas ser um enviado adiante Dele, e que o fato de assistir a Jesus já lhe era seu gozo. Atentemos muito bem ao que João diz que necessário é que Ele, Jesus, cresça e que ele João diminua.
Pois sim quando anunciamos a Jesus, quando evangelizamos, quando fazemos a obra com caridade, com sinais e prodígios, não é para que sejamos honrados em terra, mas sim para honra e glória de Jesus, que Ele cresça em nós e nas pessoas, para darmos frutos ao reino dos céus, se fazemos discípulos, os fazemos para Jesus e não de nós mesmos.
É necessário que Ele cresça e que eu diminua.” este deve ser nosso lema.
João testificava de Jesus, o Cristo de Deus, e Jesus testificava do próprio Deus,

“Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
Mateus11:27

Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos.
E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho.
Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro.
Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida.
O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos.
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.
João3:31-36

Jesus revela a Verdade de Deus, a Palavra de Deus, sendo Ele próprio vindo de Deus, e vive e reina sobre nossas vidas, Ele é o Senhor! E ninguém aceita seu testemunho. Não aceitaram os judeus que viveram com Ele, e até os dias de hoje são muitos que não aceitam.
Somente quem aceita o testemunho de Jesus, é que afirma ser Deus verdadeiro. Somente quem ama a Jesus, ama a Deus. Somente quem crer em Jesus é que crê em Deus verdadeiramente. Sendo Jesus a própria Palavra de Deus, vindo do próprio Espirito de Deus, Aquele a quem Deus entregou todas as coisas, O Filho Amado de Deus em quem Deus se compraza.
Jesus que veio para ser conciliador entre o homem e Deus, que trouxe a Luz para nos resgatar das trevas do mal, Único sacrifício agradável à Deus para remir o pecado do homem, Único que nos pode justificar perante Deus e nos livrar de sua ira, Único que nos pode dar vida eterna.

Vivemos no tempo da Graça de Deus, tudo já fora feito por Ele, Jesus já nos declarou seu Amor, o sacrifício já consumado, a ressurreição já concedida, o Próprio Espirito Santo vivendo em nós.

É crer ou não crer, é aceitar ou não aceitar, eis nosso livre arbítrio, pois Jesus não força ninguém, mas está a porta de nosso coração a bater:

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Apocalipse3:20,21

Mas atentemos bem que diz que ao vencedor será concedido que se assente com Ele em seu trono, sim ao vencedor, àquele que permanecer no Caminho, que der ouvidos constantemente à Sua voz, que manter a porta do coração aberta para cear com Jesus, para ter o alimento Espiritual que nos garantirá a vida eterna em Sua Glória.


“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.
Apocalipse2:7
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.
Apocalipse2:11
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse2:17
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
Apocalipse2:26
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Apocalipse3:5
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Apocalipse3:12

Atentemos bem: ao vencedor!
E este vencedor não é quem vencer aqui em terra com bens materiais, força própria, cargos e posições com honras entre os homens…
O vencedor é aquele que diminuir para que Cristo cresça!
Que permanecer no primeiro amor, e ser capaz de humildemente reconhecer se neste enfraquecer, e se arrepender e à Ele se voltar enquanto há tempo.
Que mesmo ao meio de tribulações terrenas se manter fiel à Jesus até a morte.
Aquele que não se deixar contaminar com tradições terrenas, com outros deuses, com amuletos, mas viver de acordo com o Evangelho genuíno de Jesus, ter Jesus por Único e Suficiente Salvador,
Ao que se conservar no Caminho de todo coração, sem se deixar levar por manjares do mundo, que humildemente se arrepender só de os cobiçares.
Vencedor é aquele que guardar todas estas coisas e ser vigilantes em tempo integral no seu viver sem contaminações, reconhecendo de todo coração de todo ser que é dependente de Jesus para purificação.
Que conserva firme a fé e esperança e não se deixa levar pelo mal, perseverando na Verdade.
É não ter dúvidas quanto a ser carecedor de Jesus para ter vida, e em tudo da Palavra dar ouvidos e praticar, sem passar por cima de nenhum ensinamento de Jesus, muito menos de lhe acrescer coisas de interesse próprio, não se achar autossuficiente, pois está escrito que se é quente ou frio, pois o morno será vomitado para fora.
Ser vencedor é vencer o próprio ego no dia a dia, é vencer com Jesus a luta entre carne e espírito a cada dia.
Não é diminuir umas vezes em pregação, cultos, para que Jesus cresça, mas um viver humilde diante de Deus, uma constante em nossas vidas, reconhecendo sermos carecedores de Jesus Cristo nosso Salvador. 
Ser vencedor é verdadeiramente saber o significado e viver o que significa: “É necessário que ele cresça e que eu diminua”.
E quantas são as promessas maravilhosas ao vencedor!

Não nos basta crer, temos que crer o suficiente para sermos vencedores.


Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
2 Pedro 3:18 , ,  

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Versículos do dia: Nicodemos


Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
João3:4

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
João3:5







Os judeus subiam a Jerusalém para comemorarem a páscoa, e ali estava Jesus exercendo seu ministério, e muitos creram no seu nome.

“E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;
E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.
João2:23-25

Atentemos que Jesus não confiava na fé que lhes davam ao verem seus sinais e prodígios, pois conhecia seus corações. E sendo homem conhecia muito bem a natureza humana.
E é assim Jesus nos conhece, sabe de nossos desejos pela vida terrena, conhece nossas angustias e dores, entende nossas lutas e tribulações, e está sempre disposto a nos ouvir e ajudar, mas entendamos que Ele conhece nossos corações, e sabe se ao nos achegarmos a Ele é somente por interesses em bençãos ou se humildemente O reconhecemos por Salvador de nossas vidas, Único e Suficiente, e se assim sendo, Ele sim nos pode ajudar, tem a solução que precisamos, pois venceu o mundo por nós, venceu a própria morte por nós.

Agora atentemos a esta passagem:

“E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Atentemos que Nicodemos era fariseu, príncipe dos judeus, homem rico e de poder, mas sabendo dos ensinamentos, sinais e prodígios de Jesus ele cria, no entanto temia seguir Jesus publicamente para Dele aprender, então o foi procurar a noite, pois ansiava por conhecê-lo e Dele aprender, e se achegando a Jesus lhe expõe sua fé. E Jesus conhecia suas intenções do coração, que sim tinha desejo pela Palavra de Deus, mas era um fariseu, que vivia já com tradições, costumes, rituais que os afastavam da Verdade de Deus, logo Jesus mansamente passa a lhe ensinar sobre o reino dos céus, sobre uma vida espiritual voltada a Deus tão somente, assim necessário era o nascer de novo, rever conceitos e tradições.
Mas Nicodemos não entende, pensa somente no carnal, no nascimento da carne através de uma mulher. E Jesus prossegue lhe ensinando quanto ao nascer de uma vida purificada, com espiritual voltado a Deus, nascer da água e do Espirito, que só assim se pode entrar no reino de Deus. Explicando a diferença entre o nascimento da carne, que vive de acordo com suas vontades carnais, dos nascidos segundo o Espirito de Deus, com um espiritual clamando que seja feita a vontade de Deus sobrepondo sobre o carnal. Que não era para ele se maravilhar como algo impossível, mas sim como um sobrenatural realizado por Deus, citando o vento, invisível mas visto em seus assopros por todos, emitindo até som, mas que nenhum homem o podia controlar ou saber de onde vem e para onde vai, e assim era o nascimento pelo Espirito de Deus, invisível mas real, que traz a vontade de Deus sobre nossas vidas, as quais devemos acatar deixando nossos próprios desejos somente carnais, confiantes de que Deus sim sabe nosso destino, que nossa vida pertence à Ele e não a nós mesmos.


Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?
Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.
Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João3:9-15

E Nicodemos ainda não entendia direito, pois vivia uma vida totalmente carnal, no entanto Jesus lhe repreende por ser um mestre de Israel e não saber destas coisas espirituais de Deus. Que Jesus e o Espirito davam testemunhos testificando com sinais e prodígios, mas os fariseus não aceitavam tal testemunho, presos em suas tradições, conceitos próprios, seguindo uma lei de Deus já totalmente deturpada, corrompida pelo carnal deles mesmos. E que Jesus usando exemplos comparativos então com coisas terrestres este não entendia e não cria, como poderia entender e como creria se falasse das celestiais.
Ai Jesus fala das celestiais, já voltado a sua ressurreição e ascensão aos céus, de que fora enviado pelo Espirito Santo de Deus, vindo dos céus e se tornando homem, mas que estava no céu em Deus Pai Celestial.
Mesmo assim ainda lhe fala de coisas terrestres, mencionando o livramento de Deus para o homem pecador através da serpente que Moisés levantou no deserto para cura dos que fossem picados, e que assim Ele próprio seria levantado, sim na cruz do calvário, para ai sim salvar o homem,que Nele crer , do pecado e lhe garantir vida eterna.

“E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
Números21:9

E quantos até hoje ainda pensam como Nicodemos naquele momento, por serem presos em coisas terrenas, em tradições, em forças próprias, anulando o sacrifício de Jesus na cruz, e sim muitos como ele que estão na frente de trabalhos em igrejas, que se acham mestres espirituais mas que distorcem o evangelho genuíno de Jesus, ocultando ensinamentos, ou acrescendo coisas terrenas, outros nomes, rituais, por interesses próprios, ficando de fora da maravilhosa Graça de Deus, e infelizmente levando muitos para fora dela também,

Mas Nicodemos deve sim ter meditado em tudo quanto Jesus lhe disse, deve ter tirado bom proveito deste encontro com Jesus, e deve também, mesmo que a distância ter acompanhado o ministério de Jesus, pois como vemos depois da morte de Jesus, Nicodemos confessa publicamente sua fé estando com José de Arimatéa para levar, ungir e sepultar o corpo de Jesus. (João 19:39).

Pois bem o tempo de refletir, meditar, nascer de novo, nos converter de uma vida meramente carnal para uma vida espiritual em Cristo Jesus é o agora, enquanto o Espirito Santo de Deus está conosco.

Que meditemos muito na maravilha que é nos dita no trecho a seguir quanto a missão de Jesus na terra:

“Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
João3:15-21


Pois sim é a benção, a maravilhosa Graça de Deus, a Salvação em Cristo Jesus, para uma vida eterna junto ao reino dos céus, ou a condenação eterna devido a escolha do próprio homem em rejeitar a Luz que é Jesus, e permanecer nas trevas do pecado.
O tempo de nascer de novo é o agora, é hoje, ser nova criatura, ser filho de Deus, ter um caráter renovado em Cristo Jesus. 


E em breve, muito breve Jesus voltará em glória, só que não mais para nos cativar com seus ensinamentos, pois estes já nos deixou tudo declarado, e o tempo de neles meditarmos e aceitar é o agora, pois quando voltar será com Justo Juiz de acordo com toda a Palavra que já deixou revelada. 

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Versículos do dia: A transformação da água em vinho, de templo de pedras em Espiritual.



Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
João2:11

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
João2:19








Jesus estando na Galiléia fora convidado com seus discípulos para um casamento:

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

Vejamos que Jesus estava como convidado em uma festa, frequentava festas, era um homem comum até então, e sua mãe estava ali provavelmente como servente na cozinha, ou talvez fosse íntima dos noivos, pois sabia da falta de vinho antes que fosse de conhecimento dos convidados, e atentemos bem que ela foi relatar o fato a Jesus, pois era a única que sabia do poder que havia em Jesus, tinha tido a revelação do anjo mesmo antes Dele ter sido concebido, no entanto olha como Jesus lhe responde, primeiro a chama por mulher e não por mãe, depois lhe diz que não tinha obrigação para com ela, que ainda não era chegado a hora de se revelar, já preparava Maria para para o momento da cruz.
Mas atentemos bem que Maria mesmo assim confiou à Ele aquela situação, se submeteu à Ele, e devia ter poder sobre os demais serventes, pois lhes ordena que obedecessem a Jesus.
O vinho era a alegria das festas, e quando acabava o vinho praticamente acabava a festa, e no que Jesus realizaria nos dá a entender que não era contra festas, pelo contrário queria que a festa continuasse com alegria. Atentemos ainda que não era uma festa qualquer, mas sim as bodas de um casamento, e por Jesus aceitar o convite nos revela que festeja a união de um casal, da importância a uma família, e nestas condições para que aquele casal não ficasse envergonhado perante os convidados, para continuar a alegria que era o casamento, e para abençoar que realiza seu primeiro milagre.


“ E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

E Jesus realiza a transformação de água em vinho, atentemos que isto não para conhecimento dos que ofereciam a festa, de seu mestre de cerimônias o qual tinha então que dar conta do vinho, ou de seus convidados, mas fora de conhecimento dos que serviam, e que a Jesus obedeceu, bem como de seus discípulos que com Ele estavam.
Atentemos ainda que utiliza talhas que serviam para os judeus lavar os pés, o que era para eles uma purificação de acordo com suas tradições e costumes, cuidava do exterior enquanto seus interiores eram infiéis a Deus. E Jesus transforma a água que eles utilizavam em vinho, podemos aqui já fazer a comparação do vinho, suco da uva, com o sangue de Jesus, este sim que nos é para purificação, a verdadeira transformação em nossas vidas.
Atentemos ainda ao que o mestre-sala elogia a qualidade daquele vinho ao esposo que não serviu o melhor vinho no começo da festa como era o costume.
E assim é o agir de Jesus em nossas vidas, faz do melhor, faz daquilo que não o podemos fazer, realiza milagres, e tudo em seu tempo para que não nos falte a alegria de prosseguir pelo Caminho da Salvação. E sim em festa devemos prosseguir pois o maior milagre já nos fora feito por Jesus, a conversão das trevas do pecado para a Luz de sua maravilhosa Graça.

“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.
João2:11-12

Atentemos que em uma festa que Jesus manifesta os primeiros sinais de Seu Poder e Sua Glória para que seus discípulos vissem e cressem, não o fez para conhecimento de todos para que lhe fosse dado glória em terra, mas iniciando seu ministério. E voltando para casa em Cafarnaum com sua família, não demora ali muitos dias, pois já saiu para exercer seu ministério.

E Jesus exercia seu ministério em todos os lugares, em todo tempo, pregando o reino dos céus, ensinando, realizando curas, expulsando demônios.
E chegando ao templo em Jerusalém, faz uma limpeza por lá:

E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou.

Atentemos que já diferente do que fizera na festa, ali Ele age com autoridade, com severidade, pois estavam transformando o Templo, que deveria ser casa de oração em covil de ladrões, como já houvera em outra ocasião dito ( Mateus 21:13, Lucas 19:46) como já vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/07/versiculos-do-dia-autoridade-de-jesus.html.

Lançando todos para fora do templo, purificando o local para que não fizessem do templo uma casa de vendas.
Pois sim temos que ter zelo com a obra do Senhor, com a igreja, mas quantos são que hoje fazem disto uma forma de comércio também, vendem-se de tudo, desde objetos utilizados como ferramenta de benção (pura heresia, pois Jesus é o Único e Suficiente) até diversos produtos para angariar verbas para obra, deixando invalidado os ensinamentos de Jesus, sendo Ele que deve estar a frente de qualquer trabalho. A igreja é uma entidade espiritual e não de comércio.

E os Judeus não se conformavam com a atitude de Jesus:

“Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto?
Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
João2:18-22.

Atentemos muito bem ao que Jesus lhes responde, já se referindo ao templo de seu próprio corpo, mas não era compreendido. Palavras estas que foram usadas depois como testemunho contra Jesus no Sinédrio ( Marcos 14:58, Mateus 26:61) bem como com as quais blasfemaram DEle na cruz ( Mateus 27:40, Marcos 15:29).
Mas depois que ressuscitou seus discípulos foram entender, um templo não feito pelas mãos de homens mas pelo Espirito, e creram Nele e nas Escrituras.

Lembrando que nosso corpo é o templo do Espirito Santo de Deus desde que aceitamos Jesus por Salvador. E como estamos nós administrando este templo? Com purificação em Cristo Jesus? Levando em conta seus ensinamentos? Ou ainda habita tradições, costumes, rituais para se auto purificar, anulando o sacrifício de Jesus?

E assim é, quando Jesus chega em nossas vidas é para transformação, muda nossa história, nos enche de alegria, transforma nosso caráter, nos faz melhores do que antes, nos traz luz dissipando as trevas do pecado, é como uma transformação da água para o vinho, de coração de pedra em Amor para adorar a Deus e amar ao próximo,  e assim nos enche com Seu próprio Espirito Santo que em nós vem fazer morada, nos faz templo do Senhor, e quer sim que demonstremos isto com muita alegria, com festa, mas exige que busquemos Nele purificação, que estejamos certos que Ele é nossa alegria, nossa esperança, nosso sustento, o selo da Nova Aliança para com Deus,

Pois sim devemos festejar com alegria constantemente a nossa salvação em Cristo Jesus, mas não com festas carnais que venham a contaminar nosso templo, nos afastar de Deus.
Pois como disse Paulo :

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
1Coríntios 6:12

“ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1Coríntios 10:23

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2Coríntios 7:1


 

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Versículos do dia: Seguir Jesus


E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
João1:37

E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
João1:51








“Jesus chamava para lhe seguir aqueles que viriam a ser seus discípulos, pois já os escolhera sabendo da disposição que teriam em se desapegar das coisas do mundo para seguir seus ensinamentos, para aprender, anunciar e herdar o Reino do céu. Veja como fora com Levi, Mateus, que sendo um homem de negócios, cobrador de impostos entre os romanos, prontamente deixou tudo para o seguir. E como fora com Simão e André, que eram homens do negócio de pesca, também logo o atenderam e o seguiram. Assim como com Tiago e João, filhos de um barqueiro pescador, que imediatamente deixaram seu pai com os trabalhadores para o seguirem.
Já dois que eram discípulos de João Batista, só de lhes ser anunciado quem era Jesus, creram de tal forma no Mestre que decidiram lhe seguir”.( texto tirado de http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/06/versiculo-do-dia-seguir-e-ser-discipulo.html, ), (veja lá na íntegra sobre o seguir Jesus e ser discípulo de Jesus)


“No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
João1:35-42

E tendo João dado testemunho de Jesus, dois de seus discípulos crendo realmente naquelas palavras decidiram então seguir ao Mestre para Dele aprender, queriam saber Dele, indagaram onde morava, para podê-lo procurar, e sendo convidados por Jesus foram com Ele, e junto Dele já ficaram.
Um deles, André, encontrou seu irmão Simão e testemunhou de Jesus ser o Messias, atentemos que já de imediato começa seu ministério como discípulo de Jesus dando Dele testemunho, e encaminhando Simão até Jesus, que o recebe já indicando que o conhecia, mudando inclusive seu nome.
E nós temos procurado por Jesus onde e enquanto o podemos encontrar? E sendo por Ele convidados então nos rendemos prontamente à Ele?
E nós ao nos tornarmos discípulos de Jesus, já assumimos o obedecer do 'ide' como prontamente o fez André? Atentemos ainda que ele dá o testemunho e leva o irmão até Jesus, nosso papel, pois mudar a vida somente Jesus o pode fazer.
Atentemos que Jesus nos conhece mesmo antes de nos achegarmos a Ele, nos chama individualmente pelo próprio nome, sabe de nossas vidas, de nossas famílias e tradições, e sim a família de André e Simão deviam ter bastante conhecimento das Escrituras, serem servos de Deus, pois sabiam eles da vinda do Messias, sendo até André antes discípulo de João que anunciava a Jesus.
Mas Jesus quer ter um encontro pessoal conosco, mudar nossa história, quer nos fazer seus discípulos, nos dar condições de sermos chamados filhos de Deus, mas para isto temos que primeiramente crer em Jesus nosso único e suficiente Salvador, e Ele sim que conhece até as intenções de nossos corações, se necessário for mudará nosso próprio nome, mudará nosso caráter, para sermos herdeiros do reino dos céus.

Atentemos a mais um chamado de Jesus:

“No dia seguinte quis Jesus ir à Galiléia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Atentemos que Felipe seguiu a Jesus, e também de imediato o creu, e se tornou seu discípulo testemunhando a Natanael ter encontrado o Messias. No entanto, aquele não o creu de imediato, e com o pensamento que tinham os judeus que o Messias viria em honra e glória terrena, portanto entre os ricos e fortes, não sendo Nazaré assim considerada, mas atentemos que Felipe não desiste e levou Natanael a encontrar-se com Jesus.
E nós também persistimos em nosso ministério, não desistindo por causa de palavras de negação de quem estamos evangelizando? Atentemos que Felipe disse vem e vê, sim o levou pessoalmente até Jesus, hoje Jesus não está em pessoa junto a nós para proporcionarmos este encontro, mas temos que com nosso viver testemunhar um Jesus Vivo em nossa vida, sermos exemplo de que somos portadores do Espirito Santo de Deus, o qual fará acontecer então o encontro espiritual entre o pecador e Jesus o Salvador.

“Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
João1:47-51

Atentemos que de imediato Jesus já vai se apresentando como Messias, falando da vida de Natanael que se espanta dizendo que como o conhecia, e Jesus revela-lhe que já o havia visto antes do encontro, e diante desta revelação de Jesus Natanael já o crê ser Jesus Filho de Deus, no que Jesus lhe confirma que por isso verias coisas muito maiores, como os céus abertos recebendo Jesus do Poder para realizar milagres e prodígios.

Temos que estar sempre muito atentos, pois uma pequena revelação de Jesus, quer seja na Palavra, em uma pregação, em um hino, por um irmão usado por Jesus, ou seja da forma como Ele o decidir, e que recebermos de coração aberto e atento é o que vai fazer toda a diferença para que através do Espirito Santo sejamos libertos de coisas, tradições, pensamentos, costumes etc, que ainda nos estejam impedindo de sermos verdadeiros discípulos de Jesus. Por uma pequena revelação do Espirito que nos toca intimamente, individualmente, nos abre o entendimento para toda a Maravilhosa Graça de Deus sobre nossas vidas.

Seguir Jesus somente para receber benção, assim muitos dizem que o seguem, e sim até creem então em seus milagres, mas seguir Jesus para sermos filhos de Deus, herdeiros ao reino dos céus, e termos a coroa da vida eterna, é colocar a fé em ação em nosso viver, é cremos ao ponto de obedecermos ao seu mandar, trabalharmos para a obra de Deus, sabedores de que é Senhor sobre nossas vidas, é confiarmos a Ele nosso viver por termos a certeza que quer o melhor para nossas vidas, que nos tem amor imensurável, é humildemente reconhecermos que somos totalmente dependentes Dele, e que Dele recebemos o que for necessário para este viver e muito além disto, Nele temos a esperança do por vir, da vida eterna no reino dos céus.

Seguir a Jesus é uma decisão pensada, é saber que se pagará o preço, é tomar a própria cruz para segui-lo,  mas saber que valerá a pena. É uma atitude diária em nossas vidas, é no nosso dia a dia. É sermos seus discípulos mesmo não tendo convivido pessoalmente com Ele como homem, mas por o termos encontrado através do Espirito Santo de Deus, que está nos testificando a cada amanhecer, nos ajudando e dando entendimento a cada dia, nos garantindo uma noite de descanso tranquilo, nos consolando nas adversidades, tribulações e angustias desta vida, nos clareando sempre a esperança no por vir.

E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando pelo seu resplendor e pela chuva a erva brota da terra.
2Samuel 23:4

E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
2Pedro 1:19



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.