Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 10 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -10- O bordão de Arão e sua morte



Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.
Números 17:8

Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá.
Números 20:24






E aquele povo, que era o povo de Deus, que tinham firmado uma aliança com o Senhor, que mesmo depois de tantos sinais e prodígios realizados por Deus desde quando os retirara da escravidão do Egito, sempre tinham do que reclamar, murmurar, se rebelar contra Moisés e contra Deus.
E assim se levanta mais uma rebeldia de Corá e mais de duzentos e cinquenta homens, príncipes entre os filhos de Israel

E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?
Números 16:3

E os rebeldes foram castigados, o que causou novo tumultuo na congregação e Deus tanto se desagradou que iria consumi-los ali, mas Moisés e Arão intercedem pelo povo, fazendo Arão expiação por eles o que cessa uma praga que já os estavam consumindo

E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré.
Números 16:49

Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara.
Porém o nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá uma vara.
E as porás na tenda da congregação, perante o testemunho, onde eu virei a vós.
E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.
Números 17:1-5

E Moisés cumpriu a ordem do Senhor, e colocou todos os bordões na tenda do Testemunho

Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.
Então Moisés tirou todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomaram cada um a sua vara.
Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.
Números 17:8-10

E assim fora guardado o bordão de Arão na arca da aliança, por testemunho. E Deus relata a Arão os deveres e direitos dos sacerdotes.

E faltando água para a congregação, em vez do povo clamar a Deus confiantes que seriam supridos, mais uma vez se rebelam contra Moisés e Arão, esquecendo-se da aliança feito com o Senhor, esquecendo de quão rica era a terra que já fora sondada por eles e que Deus a daria,

E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor!
E por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?
E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.
Números 20:3-5

Povo esquecediços das maravilhas que Deus já os realizara, povo mal agradecido, que não confiavam em Deus Provedor e Senhor,

E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles.
Números 20:10-13

Mais uma vez aquele povo não cumpre com a aliança com Deus, o que lhes impediriam de tomar posse da terra prometida. Assim como Arão por ser sacerdote e ter sido ali também rebeldes as palavras do Senhor.

Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá.
Números 20:24
E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.
Números 20:28

Atentemos bem que mesmo sendo Arão escolhido por Deus para ser santo como sacerdote entre os príncipes dos filhos de Israel, tendo florescido seu bordão, não fora poupado por Deus diante de ter se ocultado de seu dever de falar confiantemente à rocha como Deus ordenará, deixando Moisés se irar e ferir a rocha com seu bordão.

Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Números 20:8

Atentemos para o que já temos vistos estes dias atrás quanto a aliança de Deus, que o ofício de sacerdote instituído por Deus em Arão (Êxodo 28:1), fazia parte da aliança para com seu povo, pois através dos sacerdotes seriam feitos os sacrifícios de purificação do povo, bem como as ofertas a Deus, parte da lei que fora dada por Deus e aceita pelo povo.
E florescendo ali o bordão de Arão confirmando ser ele escolhido e com ele seus filhos, sua descendência para o ofício de sacerdote, tanto que fora ordenado por Deus que fosse guardado aquele bordão junto ao Testemunho.

Mas como veremos em postagens posteriores, aquele oficio instituído por Deus com todo seus deveres e direitos, foram deturpados pelo homem, fora corrompida a aliança tal qual como feita, ficara apenas como rituais de acordo com os interesses humanos.

Mas Deus em suas misericórdias e Amor, não desiste do homem, e vem firmar sua aliança já muito mais excelente em Cristo Jesus, que sim passa a ser nosso Sumo Sacerdote, que seu próprio sangue derramou na cruz por nós, para selar então a Nova e eterna Aliança, Único Sacrifício agradável e aceitável por Deus para purificação do homem, para remissão de seus pecados; que ressuscitado foi e que está junto ao Pai intercedendo por nós, nos garantindo assim que tenhamos a liberdade de estarmos no 'santo dos santos', na Presença de Deus em qualquer lugar e hora, pois Seu próprio Espirito Santo faz morada em nós. E tudo para que venhamos estar firmados na Aliança com Deus para sermos então herdeiros em Cristo Jesus de uma herança eterna no reino dos céus.
E como nós estamos firmados nesta Nova e Eterna aliança com Deus? Aceitamos Jesus como nosso Único e Suficiente Salvador?, nosso Sumo Sacerdote instituído por Deus, a quem devemos oferecer nossos sacríficos de louvor e adoração, reconhecendo ser Ele a Palavra de Deus, a quem devemos conhecer e obedecer? Ou estamos como aquele povo no deserto contendendo com Deus?


Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho,Hoje te gerei.
Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 5:5-10

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Salmos 110:1
Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Salmos 110:4

A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,
Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 6:19,20

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7



sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -9- Josué e Calebe




E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Números 14:7,8



Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Números14:30







E Deus ordena a Moisés que mandasse homens a espiar a terra que lhes era prometida:


“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.
(…)
Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.
(…)
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.
(…)
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Números13:1-33


Atentemos quão grande diferença entre os que foram e Calebe, embora reconhecessem ser a terra exatamente como prometida, larga que mana leite e mel, e super produtiva, atentemos que tamanho era o cacho de uva que teve que ser carregado entre uma vara por dois homens! Mas sem se atentarem a Deus Todo Poderoso que era com eles, se amedrontaram diante do povo dali, e desencoraja o povo a possuí-la.

“E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito.
Números 14:2-4

E diante daquela informação, todo o povo se esquece do quão Poderoso é Deus que estava com eles, mesmo que já tivessem passados por muitas realizações e prodígios de Deus, não tinham fé suficiente de que Deus era Poderoso para cumprir com sua aliança, e mais uma vez se rebelam contra Moisés e contra Deus, desejando voltar para a escravidão no Egito.
No entanto Josué e Calebe cheios de fé tentam convencer o Povo de que Deus Todo Poderoso era com eles:


“E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.
Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.
Números 14:6-12

Atentemos que vendo a falta de confiança do povo e a forma como se rebelaram querendo voltar a escravidão do mundo, abrindo mão então da aliança do Senhor, mais uma vez Deus os quer ali consumir, e formar novo povo a partir de Moisés para então cumprir com sua aliança.
No entanto Moisés intercede pelo povo, e novamente engrandecendo o nome do Senhor, para que não ficasse sendo mal visto pelas nações que já sabiam de seus feitos (Numeros 14:13-19) .
Então Deus torna-se a Moisés e diz:

“ E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei.
Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
(…)
Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.
Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.
E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.
Números14:20-35


E assim Deus mantém aquele povo no deserto, mas atentemos bem que toda aquela geração rebelde, resmungona, sem fé, que mesmo tendo aceito a aliança com Deus se esqueciam dela e queriam voltar a escravidão no mundo, não tomariam posse da terra prometida. Atentemos bem que com quarenta dias de espiarem a terra já o poderiam nelas entrar, mas devido a falta de fé em Deus e a rebeldia do povo, quarenta anos ficaram no deserto, onde por desobediência iam se definhando e morrendo a geração rebelde.

E pode estar se perguntando o que Josué e Calebe tem a ver com a aliança do Senhor, pois sim tudo a ver, pois daquela geração os únicos que permaneceram na aliança e tomaram posse da terra prometida.

E Deus era com Moisés e lhe dava as leis que teriam que agregar as já deliberadas para quando tomassem posse da terra prometida.
E o povo continuava se rebelando e conforme já anunciado, em suas escolhas eram punidos e muitos iam deixando suas vidas no deserto.


Pois bem aquele povo não estava firmado na aliança com Deus, não criam em Deus como Senhor Soberano, como Todo Poderoso, um Deus que os podia dar todas as vitórias para firmar sua aliança; assim em suas rebeldias muitos perderam a vida no deserto sem tomar posse da terra prometida justamente por não estarem firmes na aliança com Deus.


E nós estamos firmados na Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus?
Como anda nossa fé? Como a de Josué e Calebe ou como os demais que foram espiar a terra?
Como a de Moisés que por obediência só queria prosseguir em frente confiante nas bençãos de Deus, ou como daquele povo que se rebelavam e queriam voltar atrás na escravidão do mundo?
Temos a verdadeira esperança no por vir, nas maravilhas que Deus nos reserva no céu, e assim confiantes que nos dará em Jesus todas as vitórias necessárias para que as tomemos posse na eternidade? Perseveramos na aliança com o Senhor firmados em Cristo Jesus, ou nosso coração nos pede para voltar atrás nas coisas do mundo?
Pois saibamos que não seremos mais fulminados neste viver terreno, mas temos a escolha de como vivermos aqui, na presença de Deus em Cristo Jesus, através de Seu Santo Espirito, para a eternidade, se firmados na aliança com Deus para tomar posse da herança no céu, com gozo e paz, ou se afastados de Deus para condenação nas trevas malignas, no inferno.
E quer creiamos ou não, em breve, muito breve, Jesus voltará e o dia do juizo final chegará.


Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
Hebreus 11:24-29


Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:36-39



quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem-8 – bençãos e castigos


E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
Levítico 26:9

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Hebreus 10:29







E era o povo de Deus guiado pelo deserto para tomar posse da terra então prometida por Deus em sua aliança.
E tão importante era a observância da lei que lhes é feito a repetição de diversas destas, para se cumprirem, ( Leviticos 19 adiante).

E Deus promete as benção e confirmação da aliança se o povo obedece :

(…)
E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
(…)
Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.
Levítico26: 3-13

Mas também informa dos castigos se houvesse o descumprimento:

Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,
E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
(…)
E, demais disto também, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem me enfadarei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o Senhor seu Deus.
Antes por amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus. Eu sou o Senhor.
Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.
Levítico26: 14-46

Uma aliança entre Deus e o seu povo que aceitaram os mandamentos e lei para os cumprir.

E assim viviam no deserto rumo a terra prometida por Deus, e a nuvem e a coluna de fogo não os abandonava, e eram sua direção.

E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã.
Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo.
Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam.
(…)
Segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam; cumpriam o seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.
Números9: 15-23


E aquele povo, mesmo tendo o suprimento de pão, água, e o que lhes era necessário, reclamavam, murmuravam e se lembravam de quando viviam no Egito, mesmo em escravidão sentiam saudade, não tinham a disposição de pacientemente aguardarem o cumprimento da promessa de tomarem posse da terra prometida, corrompiam a aliança que firmaram com o Senhor,.

E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
Números 11:4

E Moisés já estava cansado de levar a carga daquele povo resmungão, no que clama ao Senhor, que lhe põe mais setenta dos anciãos para dividir o jugo,

E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
(…)
E saiu Moisés, e falou as palavras do Senhor ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs ao redor da tenda.
Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.
Números11:10-25

E o povo mal agradecido reclamava por comer carne, sentindo até desejo de voltar ao Egito na escravidão do mundo, então Deus lhes prove a carne:

Então soprou um vento do Senhor e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra.
Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial.
Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor o povo com uma praga mui grande.
Por isso o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Ataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo.
De Quibrote-Ataavá caminhou o povo para Hazerote, e pararam em Hazerote.
Números 11:31-35

Atentemos que Deus já houvera esclarecido que somente havia duas escolhas, uma a obediência e então as bençãos de provisões na Presença do Senhor, e outra a desobediência para as consequências do castigo no mundo fora da Presença de Deus.
E atentemos que aquele povo resmungava, queriam se desfazer da aliança para se bastarem dos prazeres do mundo, e vejamos bem mesmo que voltando a escravidão, assim o desejavam.
Mas Deus lhes prova mais uma vez ser Deus Todo Poderoso e lhes prove a carne, para saberem que se não fosse por resmungos, se não fosse pelo simples prazer nas coisas do mundo, se não fosse tão somente para se deleitarem nos manjares mundanos, que sim Ele era Poderoso para lhes atender o desejo do coração. No entanto como o desejo daquele povo não estava na aliança com Deus, atentemos que lhes veio, mesmo antes de se satisfazerem, o seu castigo, pois ali morreriam e não tomariam posse da terra prometida, por escolha deles mesmos que não desejava assim.

E muitos hoje em dia se rejeitam em entrar na aliança com Deus, com medo de perderem seus deleites mundanos. Outros até se empenham em fazer parte da aliança, mas como aquele povo tem o coração nas coisas do mundo, esquecendo-se de quão maravilhosa é aliança para herança do reino dos céus. Esquecendo-se que Deus é Todo Poderoso e se estivermos firmados em sua aliança nos concede até os desejos do coração.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Salmos 37:4

Mas como disse o apóstolo Paulo,

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
1 Coríntios 6:12
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
1 Coríntios 10:6
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:23


E Deus viera a confirmar e firmar sua aliança com aquele povo, tirando-os da escravidão do Egito e os guiando para a terra prometida, os quais aceitaram a aliança com Deus, estiveram de acordo em cumprir com os mandamentos e lei que os diferenciaria como nação santa.
Mas no deserto afrontavam Deus, desobedeciam, eram esquecediços da aliança e passavam a reclamar e resmungar contra Moisés que os guiava e contra Deus, sentiam saudade do Egito onde eram escravos, sentiam falta do que ali comiam, enfim mesmo sendo supridos por Deus, eram um povo mal agradecido.
E suas descendências o seriam também, até corromperem totalmente a aliança que firmaram com Deus, se afastando totalmente de Deus, conforme veremos em postagens adiante.

Mas Deus em suas misericórdias e amor, sendo totalmente fiel a Sua Palavra, veio a renovar a aliança para como homem em Cristo Jesus, uma Nova e Eterna Aliança, agora incorruptível, pois totalmente pela graça de Deus, e em promessas muito mais excelentes, sim uma herança já não mais para uma terra aqui prometida, mas no reino dos céus, para uma vida eterna em sua presença.
Já não mais com uma lei a ser cumprida pelo homem para firmá-la, mas totalmente selada no sangue de Jesus. E cabe ao homem aceitar que já não pode fazer nada para salvar sua própria vida, que estando com a morte decretada pelo pecado afastado de Deus, depende de Jesus para ser remido, resgatado do mundo e passar a ser herdeiro do reino dos céus.
E para que o homem esteja nela firmado é necessário sim estar firmado em Jesus, o Único e suficiente Salvador de nossas vidas, o Senhor Soberano sobre nossas vidas se quisermos ser parte em sua aliança.
E como estamos nós? Firmados nesta Nova e eterna aliança de Deus para conosco? Apesar de um viver ainda neste mundo, mas vivendo esperançosos do que nos é reservado para vida eterna, portanto com um dia a dia obediente a Cristo Jesus, ou estamos como aquele povo no deserto, sentindo saudade e vontades das coisas oferecidas pelo mundo em seus enganos malignos em suas trevas, ou nos deixando guiar pela Luz da Vida em Cristo Jesus?
Pois da Nova e Eterna Aliança temos tudo no Evangelho de Jesus, em sua morte e ressurreição, em diretrizes deixadas pelos apóstolos, tudo registrado no Novo Testamento para que tenhamos então conhecimento.
E assim como Deus avisava antes das bençãos e dos castigos se cumpridos ou não com seu mandar, nos deixou tudo relatado no Novo testamento sobre a herança em Cristo Jesus, a vida eterna em sua presença, com gozo e paz, ou a condenação eterna de sofrimento e dor se não firmados na aliança de Deus para conosco.

Mas de tudo já vivemos nesta terra de acordo com nossas escolhas, de acordo se estivermos firmados na aliança com Deus ou não, pois nossa herança tomaremos posse na vida vindoura, mas desta depende de como vivemos a que aqui nos é proposta.

Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.
Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Hebreus 13:14-17



Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Hebreus 10:28,29



quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem- 7 – Tabernáculo



E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez.
Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo.
Êxodo 40:16,17

Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Hebreus 8:2







Depois de Moisés ter recebido pela segunda vez as tábuas dos 10 mandamentos, ele reúne a congregação para colocar em prática todas as diretrizes recebidas quanto a preparação das coisas referentes ao tabernáculo, bem como para observarem o cumprimento da lei, da realização das solenidades, festas, dos sacrifícios.
E o tabernáculo é levantado, e Deus dá a Moisés todo os detalhes de como deveriam agir em seus rituais da lei. (Exodo 40 adiante)
E Arão é consagrado sacerdote juntamente com seus filhos, e lhes é dito todos os seus deveres, e qual seria todas as suas porções. (Leviticos 8 adiante)
E como o povo vivia em acampamentos no deserto, sujeitos a doenças e contaminações da carne, também é ditado leis para viverem de forma saudável.
E assim o povo a tudo obedecia, era sua parte na aliança firmada com Deus.
E Deus ordena a construção de uma arca, que seria a arca da aliança, e conteria o Testemunho do Senhor, representando sua Presença, e que ficaria guardada no tabernáculo no lugar chamado Santo dos Santos, para qual já tinha sido separado do maná para ficar de testemunhos de geração em geração, bem como as tabuas de seu Testemunho que seriam dadas a Moisés.

Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do Senhor, para guardá-lo para as vossas gerações.
Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho, para ser guardado.
Êxodo 16:33,34

Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.
Êxodo 37:1

Colocarás o véu debaixo dos colchetes, e é ali, atrás do véu, que colocarás a arca da aliança. Esse véu servirá para separar o 'santo' do 'santo dos santos'.
É no santo dos santos que colocarás a tampa sobre a arca da aliança.
Êxodo 26:33,34

E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.
E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus,
E saberão que eu sou o Senhor seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o Senhor seu Deus.
Êxodo 29:43-46


Tão somente pelos sacerdotes que seriam feitos os sacrifícios determinados na lei, primeiramente por si próprio e depois pelo povo, com todo um ritual sagrado, onde somente eles poderiam entrar no lugar dos santos dos santos reservado no tabernáculo, onde estaria a presença de Deus.

E é levantado o tabernáculo por Moisés tudo de acordo com o que Deus ordenara,

E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez.
Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo.
Êxodo 40:16,17


Estamos vendo que Deus fez uma aliança com Abraão, Isaque e Jacó, para que sua descendência, que seria mui grande, fosse seu povo, um povo abençoado, com herança de uma terra prometida a eles, um povo santo diferenciado, uma nação que servisse a Deus, que estivessem na presença de Deus, guardados do mal e das trevas do maligno que já era sobre as demais nações.
E para tanto Deus ordena fosse erguido o Tabernáculo, onde estaria Sua Presença com eles, de onde pela nuvem os guiaria. Onde toda uma série de observâncias de rituais deviam ser cumpridos, para a purificação do povo então escolhido, para o que lhes foram instituídos os sacerdotes que ministrariam na Presença de Deus.
Mas aquele povo que tendo aceito a aliança com Deus, era um povo rebelde e esquecediço, que contaminaram o Tabernáculo e viriam a corroer totalmente a aliança, o que veremos em postagens adiante.

Mas Deus sendo fiel a Sua Palavra, mesmo sendo o homem ingrato, vem com seu Plano de Salvação, com uma superior aliança que não mais poderia ser corrompida, pois selada no sangue de Jesus derramado na cruz, que ressuscitado vive e reina eternamente em um Tabernáculo celestial, não feito pelas mãos de homens mas erguido por Deus, onde nada o pode contaminar.
E nós como estamos nesta nova e eterna aliança de Deus para conosco? Firmados na esperança da vida eterna e herança no reino dos céus, portanto obedientes a Jesus, nosso Sumo Sacerdote eterno, que nos concede estarmos na Santa Presença de Deus constantemente,
através de Seu Santo Espirito, ou ainda como aquele povo estamos sendo esquecediços do sacrifício na cruz, e sendo desobedientes queremos resolver nossa vida com nossos recursos terrenos apenas para nos deleitar nas coisas do mundo, abrindo mão da aliança de Deus?
Pois quer creiamos ou não breve, muito breve, Jesus voltará para levar os seus, os que forem parte da Nova e Eterna Aliança, onde somente seu sangue purifica e salva.


“ Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:1-7



E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Hebreus 9:15



Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:35-39





“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.