Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 17 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -17- morte de Moisés




E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
Deuteronômio 34:4,5

E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 3:5,6










Depois de ter dito seu cântico ao povo, Deus diz a Moisés que morreria, assim como já houvera predito antes ( Numeros 27:12-17)

Depois falou o Senhor a Moisés, naquele mesmo dia, dizendo:
Sobe ao monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão.
E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.
Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; pois não me santificastes no meio dos filhos de Israel.
Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel.
Deuteronômio 32:48-52

Atentemos que Deus não poupou a Moisés assim como não poupara a Arão, pois transgrediram a ordem de Deus e não o santificou entre o povo.
Moisés como últimas palavras dá sua benção sobre o povo de Israel, sobre cada uma das tribos, lembrando a benção dada por Jaco sobre cada um de seus filhos

Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte.
Disse pois: O Senhor veio de Sinai, e lhes subiu de Seir; resplandeceu desde o monte Parã, e veio com dez milhares de santos; à sua direita havia para eles o fogo da lei.
Na verdade ama os povos; todos os seus santos estão na sua mão; postos serão no meio, entre os teus pés, e cada um receberá das tuas palavras.
(…)
Israel, pois, habitará só, seguro, na terra da fonte de Jacó, na terra de grão e de mosto; e os seus céus gotejarão orvalho.
Bem-aventurado tu, ó Israel! Quem é como tu? Um povo salvo pelo Senhor, o escudo do teu socorro, e a espada da tua majestade; por isso os teus inimigos te serão sujeitos, e tu pisarás sobre as suas alturas.
Deuteronômio33:1,29

Depois de abençoar o povo, Moisés sobe ao monte designado pelo Senhor e de lá avista a terra prometida depois morre.

Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está em frente a Jericó e o SENHOR mostrou-lhe toda a terra desde Gileade até Dã;
E todo Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental;
E o sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar.
E disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que jurei a Abraão, Isaque, e Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os teus olhos, porém lá não passarás.
Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.
E o sepultou num vale, na terra de Moabe, em frente de Bete-Peor; e ninguém soube até hoje o lugar da sua sepultura.
Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor.
Deuteronômio 34:1-7

O Senhor faz Moisés ver a terra que fora prometida a Abraão, Isaque e Jacó, e era muito extensa, mas nela Moisés não entrou.

E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.
Deuteronômio 34:10-12


Quão abençoado fora Moisés que falou com Deus face a face, e quão grande guia para o povo de Deus, que realizou sinais e maravilhas, no entanto morreu sem adentrar aqui na terra prometida.

E quão Maravilhosa a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, que selada no próprio sangue de nosso guia, Jesus, que morreu sim como homem, mas fora em sacrifício agradável a Deus por nós, morreu em nosso lugar, mas fora ressuscitado e está junto ao Pai nos preparando lugar de morada eterna no reino dos céus, onde Reina e Vive eternamente. Ao contrário de Moisés que ficou em seu túmulo aqui na terra, assim como todos os profetas de Deus, Jesus deixou seu túmulo vazio aqui e está Vivo no reino dos céus, onde temos herança.
E em glória voltará para levar consigo todos quantos creem e estão firmados nesta Aliança aqui na terra.
E Assim como Deus é bom e de tudo avisava com antecedência ao seu povo, assim o É e Jesus já nos predisse isto,

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14:1-3

E assim como Moisés abençoo o povo antes de sua morte, Jesus intercedeu a Deus por nós antes de sua morte, atentemos muito bem a quão maravilhosa oração Ele faz a nosso favor:

Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;
Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
(…)
Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.
E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
(…)
E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.
E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.
Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.
Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.
Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.
E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
João17:1-26


E assim como aquele povo tinha Moisés, Josué e todos os profetas que se sucederam para lhes falar de Deus seus mandamentos e a lei, assim temos nós a Jesus que todo seu Evangelho nos deixou relatado, e ainda mais excelente Graça de Deus temos nós que o próprio Espirito Santo de Deus habita em nós para de tudo nos lembrar, basta que tomemos conhecimento pela Palavra de Deus, na Bíblia, onde temos todo o Novo Testamento a nossa disposição, do qual o Espirito Santo nos dá o esclarecimento.


Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.
Hebreus 1:1-4


Moisés realizou sinais e prodígios, e Jesus os veio realizar também, Moisés era porta-voz do Senhor ao povo, Jesus é a Própria Palavra de Deus para nós, a qual devemos dar ouvidos e colocar em prática; e Jesus nos confere também realizar sinais e prodígios aqui em terra em Seu Nome, mas temos que estar vivendo de acordo com a Palavra, com a vontade de Deus, pois já sobre nós é o reino dos céus, e até mesmo Moisés fora castigado por transgredir a Palavra de Deus, imagina nós se a transgredirmos, Moisés não entrou na terra aqui prometida, mas nós podemos perder a oportunidade de entrarmos no reino dos céus, e em vez disto receber a condenação eterna.
Assim que estejamos firmados em Jesus, sendo participante da Nova e Eterna Aliança de Deus.

Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
Hebreus 2:1-4



Por isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,
Sendo fiel ao que o constituiu, como também o foi Moisés em toda a sua casa.
Porque ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que a edificou.
Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus.
E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Hebreus 3:1-6

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -16 – Cântico de Moisés - Rebeldia do homem mas Salvação/ Honra/ Glória e Poder de Deus!



Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
Deuteronômio 31:19,20


Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Deuteronômio 32:3,4









Depois de ter Moises encorajado o povo a prosseguir, Deus lhe fala na frente de Josué, predizendo a futura rebeldia que aquele povo iria ter

E disse o Senhor a Moisés: Eis que dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a minha aliança que tenho feito com ele.
Assim se acenderá a minha ira naquele dia contra ele, e desampará-lo-ei, e esconderei o meu rosto dele, para que seja devorado; e tantos males e angústias o alcançarão, que dirá naquele dia: Não me alcançaram estes males, porque o meu Deus não está no meio de mim?
Deuteronômio 31:16,17

E Ali Deus deu a Moisés um cântico que deveria ser ensinado aos filhos de Israel, o qual ele escreveu com toda a lei, e ordenou que fosse guardada ao lado da Arca da Aliança por testemunho contra aquele povo.

Agora, pois, escrevei-vos este cântico, e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel.
Porque introduzirei o meu povo na terra que jurei a seus pais, que mana leite e mel; e comerá, e se fartará, e se engordará; então se tornará a outros deuses, e os servirá, e me irritarão, e anularão a minha aliança.
E será que, quando o alcançarem muitos males e angústias, então este cântico responderá contra ele por testemunha, pois não será esquecido da boca de sua descendência; porquanto conheço a sua imaginação, o que ele faz hoje, antes que o introduza na terra que tenho jurado.
Assim Moisés escreveu este cântico naquele dia, e o ensinou aos filhos de Israel.
Deuteronômio 31:19-22

Então Moisés falou as palavras deste cântico aos ouvidos de toda a congregação de Israel, até se acabarem.
Deuteronômio 31:30

“”Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.
Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva.
Porque apregoarei o nome do Senhor; engrandecei a nosso Deus.
Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é.
Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; geração perversa e distorcida é.
Recompensais assim ao Senhor, povo louco e ignorante? Não é ele teu pai que te adquiriu, te fez e te estabeleceu?
(…)
Porque a porção do Senhor é o seu povo; Jacó é a parte da sua herança.
Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.
Como a águia desperta a sua ninhada, move-se sobre os seus filhos, estende as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas,
Assim só o Senhor o guiou; e não havia com ele deus estranho.
Ele o fez cavalgar sobre as alturas da terra, e comer os frutos do campo, e o fez chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira.
Manteiga de vacas, e leite de ovelhas, com a gordura dos cordeiros e dos carneiros que pastam em Basã, e dos bodes, com o mais escolhido trigo; e bebeste o sangue das uvas, o vinho puro.
E, engordando-se Jesurum, deu coices (engordaste-te, engrossaste-te, e de gordura te cobriste) e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.
Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.
Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.
Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou;
O que vendo o Senhor, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas;
E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; porque são geração perversa, filhos em quem não há lealdade.
A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira.
Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno, e consumirá a terra com a sua colheita, e abrasará os fundamentos dos montes.
(…)
Se eu não receasse a ira do inimigo, para que os seus adversários não se iludam, e para que não digam: A nossa mão está exaltada; o Senhor não fez tudo isto.
Porque são gente falta de conselhos, e neles não há entendimento.
Quem dera eles fossem sábios! Que isto entendessem, e atentassem para o seu fim!
Como poderia ser que um só perseguisse mil, e dois fizessem fugir dez mil, se a sua Rocha os não vendera, e o Senhor os não entregara?
(…)
Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder, se apressam a chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo, e se compadecerá de seus servos; quando vir que o poder deles se foi, e não há preso nem desamparado.
(...)
Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim; eu mato, e eu faço viver; eu firo, e eu saro, e ninguém há que escape da minha mão.
Porque levantarei a minha mão aos céus, e direi: Eu vivo para sempre.
Se eu afiar a minha espada reluzente, e se a minha mão travar o juízo, retribuirei a vingança sobre os meus adversários, e recompensarei aos que me odeiam.
Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo.
Jubilai, ó nações, o seu povo, porque ele vingará o sangue dos seus servos, e sobre os seus adversários retribuirá a vingança, e terá misericórdia da sua terra e do seu povo.
Deuteronômio32:1-43

E, acabando Moisés de falar todas estas palavras a todo o Israel,
Disse-lhes: Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós, para que as recomendeis a vossos filhos, para que tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei.
Porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides a possuir.
Deuteronômio 32:45-47

Atentemos como Deus é Bom e Amoroso, pois prediz o que pode acontecer, como já vimos antes bençãos sem medidas com a obediência e cumprimento da aliança, e também maldição sobre a desobediência, sobre descumprirem com uma aliança que foi aceita, que todos disseram amém.
Pois sim um Deus Bom, pois desde que fora aceita a aliança por aquele povo, deveriam então cumpri-la e já sendo sabedores das bençãos e maldições, da questão de vida ou morte, mas mesmo assim Deus vem novamente predizer sobre o que lhes aconteceria com a desobediência.
Entendamos bem, fora uma questão de escolha, e Deus vinha com o decorrer do tempo se mostrado ser um Deus Misericordioso e Perdoador, que lhes dava vitórias sobre os inimigos e os guardava, no entanto não poderia aceitar infidelidades, pois Ele totalmente Fiel a Sua Palavra a Sua Aliança, e lhes daria a terra por herança, e ali teriam todo seu provimento para viverem uma vida de deleites.

E sim um Deus Fiel a Sua Palavra a suas promessas, Um Deus Único que assim queria a adoração para qual o homem fora criado, sendo o primeiro de seus mandamentos (Exodo 20:2-6) dos quais o povo já aceito, mesmo assim aquele povo se contaminava com outros deuses, e assim é o homem até os dias de hoje são multidões que tem seus próprios ídolos, deuses, se esquecendo do Único Deus Criador, ou ainda pior querendo adorar a ambos, mas Deus desde ali no princípio já dizia que não aceitava tal procedimento, pois somente Ele é Deus! Somente Ele é digno de louvores e adoração! E assim Seu Espirito nos diz até os dias de hoje.
Aquele povo era mal agradecido por tudo o que Deus já lhes fazia, e eram infiéis, mas é nós hoje somos totalmente fiéis a Deus Criador, Jesus Único e Suficiente Salvador?

“Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:19-23

E temos nós realmente crido e praticado o Evangelho de Jesus? Aquele povo ouvia os mandamentos e a lei, e até os aceitava, mas nãos os cumpria provocando a ira de Deus com outros deuses, e nós que temos a nossa disposição as Escrituras Sagradas, o Novo Testamento, e se aceitamos Jesus por Único e Suficiente Salvador estamos então à Ele tão somente adorando? Estamos cumprindo com Seu mandar? Ou será que também não estamos provocando a ira de Deus com heresias, com rituais meramente humanos, com objetos, imagens…

Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Mas digo: Porventura não ouviram? Sim, por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles,E as suas palavras até aos confins do mundo.
Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente diz Moisés:Eu vos porei em ciúmes com aqueles que não são povo,Com gente insensata vos provocarei à ira.
Romanos 10:16-19

Aquele povo mesmo diante de tão grandes feitos que Deus fazia os livrando dos inimigos que humanamente eram até maiores que eles, não conseguiam enxergar, mesmo assim iam ainda prestar adoração aos deuses deles que nem por eles faziam alguma coisa. Povo esquecediço de Deus, povo ingrato, que não reconhecia Deus por Todo Poderoso, e por muitas vezes queriam ir a luta com suas próprias forças, se achavam suficientes, queriam as riquezas terrenas se achando sábios para alcançarem, e de igual para igual com os outros povos que eram maus iam a luta, esquecendo-se do que Deus já lhes houvera prometido que a vingança com aquelas nações pervertidas era Dele e seus despojos os daria nas mãos.
E nós hoje que já conhecedores que nossa luta não é contra carne e sangue, conforme vimos ontem, será que ainda não estamos querendo fazer as coisas a nosso modo, segundo nosso querer, com nossas próprias mãos contando com nossas próprias forças? Lembremo-nos que a vingança pertence a Deus, e que nossa arma para vencer
o mal aqui é a Palavra de Deus, é o fazer o bem.

Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;
A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:16-21

Aquele povo receberam os mandamentos e a lei para os cumprir como aliança, e os descumpriam. Nós recebemos a Cristo Jesus por Único e Suficiente Salvador, não temos mais uma lei para cumprir, mas temos acesso a toda esta Verdade em Jesus a quem devemos nos render e obedecer, sabedores que tudo pela Graça de Deus não por nós mesmos, estamos firmados nesta Nova e Eterna Aliança?
Pois saibamos que assim como aquele povo tinham seus castigos e condenações, não desfrutando da terra prometida, a nós também já lançado a sentença, e não mais para este viver apenas, mas por toda a eternidade, se no Caminho em Jesus a salvação e vida eterna no reino do céu! , se afastados de Jesus, sem reconhecê-lo por único e suficiente Salvador já condenados ao inferno eternamente.

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Porque bem conhecemos aquele que disse: Minha é a vingança, eu darei a recompensa, diz o Senhor. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.
Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.
Hebreus 10:26-31

E na Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco temos que agradecer a Deus, dar louvores à Ele por tão maravilhosa Graça sobre nossas vidas, buscarmos fazer as coisas já como cidadãos dos céus que já somos em Cristo Jesus, pois só estes entrarão no céu, portando buscando viver em santificação no sangue de Jesus, em louvores e alegria, em paz aqui na terra, pois é Deus quem nos cuida e fará justiça sobre todo mal que vivermos neste mundo, e herdaremos então a vida eterna de gozo e paz junto a Sua Presença no céu. “Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus”


Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.
Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;
E para que os gentios glorifiquem a Deus pela sua misericórdia, como está escrito:Portanto eu te louvarei entre os gentios,E cantarei ao teu nome.
E outra vez diz:Alegrai-vos, gentios, com o seu povo.
E outra vez:Louvai ao Senhor, todos os gentios,E celebrai-o todos os povos.
Outra vez diz Isaías:Uma raiz em Jessé haverá,E naquele que se levantar para reger os gentios,Os gentios esperarão.
Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.
Romanos 15:7-13

E, depois destas coisas ouvi no céu uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! A salvação, e a glória, e a honra, e o poder pertencem ao Senhor nosso Deus;
Porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua fornicação, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
Apocalipse 19:1-3


quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -15 – povo encorajado a prosseguir



Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
Deuteronômio 31:6

E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus 13:6









Ali na planície do Rio Jordão depois de Moisés já ter feito quatro discursos sobre toda a lei e os mandamentos do Senhor, sobre a benção e a maldição, ainda faz as últimas disposições preparando o povo a passar o Jordão e tomar posse da terra prometida em aliança, e confere a Josué, já indicado por Deus, para ser seu sucessor e ir adiante deles na conquista daquelas terras.
E Moisés encoraja o povo :

Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
Deuteronômio 31:6

E também encoraja a Josué :

E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o Senhor jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.
Deuteronômio 31:7,8


Ali Moisés da toda a lei escrita aos sacerdotes que levavam a Arca da Aliança do Senhor, ordenando que a cada sete anos fosse esta lida a todo o povo, para nela permanecerem de geração em geração.

E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel.
E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos,
Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos.
Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei;
E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir.
Deuteronômio 31:9-13

Atentemos que mesmo sendo Deus sabedor que aquele povo descumpriria com a aliança, encoraja a Josué a ir adiante do povo para conquistar a terra prometida

E ordenou a Josué, filho de Num, e disse: Esforça-te e anima-te; porque tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei; e eu serei contigo.
Deuteronômio 31:23

Atentemos que mesmo Deus sabendo que o povo anularia a aliança, mantêm firme Sua Palavra e através de Josué daria por herança a terra prometida aquele povo.

E fez muito mais que isto! Enviou seu próprio Filho amado ao mundo!
Quando seu povo já novamente afastado de sua Presença, como veremos em postagens posteriores; um povo que já tendo deturpado toda a lei, a vivendo de acordo com seus próprios entendimentos e interesses, mas Deus com todo amor que tem pelo homem derradeiramente não o podia ver assim se destruindo e se lembra de Sua Aliança com Abraão, Isaque e Jacó, e em suas misericórdias, como já havia proferido antes pelos profetas, envia o Messias Salvador, sim Jesus, no qual Ele próprio se fez homem para então cumprir com a Aliança, pois Jesus totalmente justo, puro, em total obediência ao Pai cumpriu com a lei, e Nele Deus faz então Uma Nova e Eterna Aliança para com o homem, já não mais somente para aquela geração que desprezaram a Jesus, mas sim com toda a humanidade. Uma Aliança muito mais excelente, pois já não mais com uma terra prometida aqui, a qual o homem contamina, mas sim com uma herança no reino dos céus, onde nada pode contaminar, e ainda por toda a eternidade!
Uma Nova e Eterna Aliança que não mais pode ser corroída, pois não mais com uma lei a ser cumprida pelo homem, tão somente pela Graça de Deus e selada no próprio sangue de Jesus, sim uma Aliança Eterna.


porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.
Mateus 26:28

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20,21

Pois sim não mais uma lei a ser cumprida, no entanto a questão da obediência se mantém, pois temos o Evangelho de Jesus para por em prática no qual devemos nos aperfeiçoar, fazendo a vontade do Senhor, sendo purificados no sangue de Jesus.
Não mais teremos que lutar contra outras nações para termos nossa herança, pois somos co-herdeiros em Cristo Jesus ao reino do céu que já é sobre nós, no entanto temos agora que lutarmos espiritualmente conosco mesmo e com as investidas de satanás que quer nos tirar desta Nova Aliança, na qual temos que estar firmados com conhecimento, fé e praticas do que Jesus nos ensinou, pois Ele o Rei Eterno, não haverá outra aliança, pois a Eterna já selada em seu sangue.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
1 Pedro 5:8-11

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;
Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,
Efésios 6:10-18

Pois sim Deus já nos deu a herança no reino dos céus, e para isto não poupou sequer seu Filho amado.
E antes a lei, além de ser passada de pai para filho, deveria ser lida na íntegra perante todo o povo de tempos em tempos, hoje temos a nossa disposição, para termos o conhecimento a qualquer tempo, todo o Evangelho de Jesus, o Novo Testamento, para nos direcionar.
Antes o povo tinha a Moisés depois Josué para ir adiante deles em o nome de Deus para vencerem seus inimigos; hoje temos o próprio Espirito Santo de Deus em nós mesmo fazendo morada, que de tudo nos faz lembrar, que nos guia, nos consola, nos ajuda a permanecer na Aliança, que nos garante que teremos a posse do reino do céu para toda a eternidade.
E assim como Moisés encorajou a Josué que pelo próprio Deus fora encorajado, somos nós hoje encorajados pelo próprio Espirito Santo de Deus a não temermos, pois Deus é conosco, nunca nos deixará ou desamparará!
Basta-nos a Sua Santa Presença, e assim o adorarmos como Único Deus, Criador, Redentor, Misericordioso, Salvador, e desta forma não sermos avarentos e amarmos ao nosso próximo como a nós mesmos.

Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.
E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.
Hebreus 13:5,6


E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:24



quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -14- vida ou morte

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;


E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
João 5:29







Ainda na planície do Jordão Moisés faz outro discurso ao povo, para promulgação de toda a lei, onde designa alguns dos príncipes das tribos para assim que passassem o Jordão, uns deles abençoasse o povo e outros para testificar das maldições, e sobre cada uma delas o povo diria amém.
Atentemos que a aliança com o cumprimento dos mandamentos e da lei estava sendo feita agora com aquele povo já geração dos anteriores que descumpriram com a lei, sim uma nova aliança firmada diretamente com eles que teriam por obrigação de estarem passando aos seus filhos e gerações futuras.
E ali Moisés discursa novamente sobre as bençãos se cumprissem com os mandamentos do Senhor, bem como os castigos da desobediência ( Deuteronômio 28 ).
E é então sob juramento feita a aliança

Para entrardes na aliança do Senhor teu Deus, e no seu juramento que o Senhor teu Deus hoje faz convosco;
Para que hoje te confirme por seu povo, e ele te seja por Deus, como te tem dito, e como jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó.
E não somente convosco faço esta aliança e este juramento;
Mas com aquele que hoje está aqui em pé conosco perante o Senhor nosso Deus, e com aquele que hoje não está aqui conosco.
Deuteronômio 29:12-15

E é de tudo o povo avisado, e também lhes é predito sobre as consequências de descumprirem com a aliança depois de já terem tomado posse das terras.

Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do Senhor nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;
Deuteronômio 29:18
(…)
Então se dirá: Porquanto deixaram a aliança do Senhor Deus de seus pais, que com eles tinha feito, quando os tirou do Egito;
E foram, e serviram a outros deuses, e se inclinaram diante deles; deuses que eles não conheceram, e nenhum dos quais lhes tinha sido dado.
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra esta terra, para trazer sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro.
E o Senhor os arrancou da sua terra com ira, e com indignação, e com grande furor, e os lançou em outra terra como neste dia se vê.
As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.
Deuteronômio 29:25-29

Mas Moisés também lhes mostra um Deus misericordioso e ali é feita a promessa de que quando tudo acontecer, as bençãos e maldições, que deveriam buscar a Deus de todo o coração e seriam ouvidos por Ele

E te converteres ao Senhor teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma,
Então o Senhor teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o Senhor teu Deus.
Deuteronômio 30:2,3
(…)
Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do Senhor; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno.
E o Senhor teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o Senhor tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais,
Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
Deuteronômio 30:8-14


Pois sim ali Moisés lhes propunha a vida ou a morte, as bençãos ou maldições,

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.
Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires,
Então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas;
Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
Amando ao Senhor teu Deus, dando ouvidos à sua voz, e achegando-te a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar
Deuteronômio 30:15-20


Pois sim ali Deus faz uma nova aliança com aquela geração da descendência de Abraão, Isaque e Jaco, nos termos já dantes feitos, no entanto seriam para entrar na terra prometida, e ali já para que a cumprissem na posse da terra para não serem desarraigados dela. E é proposto vida ou morte. Mas como sabemos pelo velho testamento que aquele povo corrompeu toda a aliança, no entanto Deus Misericordioso não os eliminou da face da terra, mas foram cumpridas as profecias e foram espalhados e voltaram a escravidão do mundo.

Mas Deus continua Misericordioso, e Fiel a Sua Palavra, e para que a aliança com o homem fosse cumprida envia seu próprio Filho como homem, e Nele, Jesus, é firmada a Nova e Eterna Aliança de Deus para com o homem, muito mais excelente, pois não mais para uma terra aqui prometida, pois aqui a contaminaram, mas para uma herança no reino do céu, onde nada a pode contaminar, uma Aliança que não pode ser corrompida, pois selada no sangue de Jesus.
Uma aliança que não mais depende de uma lei a ser cumprida, mas para todos quantos crerem em Jesus como Único e Suficiente Salvador, e então se firmarem na aliança de acordo com o Evangelho pregado por Jesus.
No entanto com a mesma proposta: vida ou morte, pois já não mais uma condenação aqui mas eternamente, e a vida eterna aos que crerem e estiverem firmados em Cristo Jesus, pois não existe mais uma lei, mas a questão da obediência não fora anulada, temos o Evangelho de Jesus para pôr em prática.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 3:16-18

E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
João 5:29

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo,
1 Pedro 1:3-5


Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O homem que fizer estas coisas viverá por elas.
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo. )
Ou: Quem descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo. )
Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Romanos 10:4-10
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.