Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 15 de julho de 2017

Versículos do dia: A tradição e o que contamina o homem


Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão. Mateus15:2


Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.
Marcos7:15






Os escribas e fariseus andavam atrás de Jesus tentando pegar-lhe em desacordo com a lei para prendê-lo, e até nas tradições de costumes ficavam indagando-lhe sobre o não cumprimento por parte dos discípulos de Jesus, pelo fato de não lavarem as mãos antes de comer. Mas Jesus os exortava que transgrediam eles os mandamentos de Deus por causa de meras tradições, deixando até de honrar pai e mãe, anulando o mandamento de Deus, e tantas outras coisas semelhantes a estas apenas por doutrina de homens.
Jesus os chamava de hipócritas e lembrava que bem profetizado fora por Isaias a respeito deles, que se diziam aproximar-se de Deus com a boca mas seus corações estavam longe Dele, com doutrinas criadas pelos homens.

“Então chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.
Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.
Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. Mateus-15:1-9

E como será que Jesus chama hoje multidões que dizem adorar a Deus mas apenas de boca, com coração muito distante disto, sem amor ao próximo, sem dar testemunho de vida cristã, com doutrinas que se afastam cada vez mais de Deus, e destas também dentro das igrejas, por lideranças que até fazem discurso bonitos usando o Nome de Jesus mas com coração pensando em proveitos terrenos. Mas pelo profeta também foi proferido que Deus é o mesmo Deus bom que continua a todos dando o sol e a chuva, que iria fazer um assombro onde a sabedoria do homem pereceria ficando o entendimento até dos prudentes escondidos.

“Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
Portanto eis que continuarei a fazer uma obra maravilhosa no meio deste povo, uma obra maravilhosa e um assombro; porque a sabedoria dos seus sábios perecerá, e o entendimento dos seus prudentes se esconderá.
Isaías29:13,14

“Quanto a ti, ó filho do homem, os filhos do teu povo falam de ti junto às paredes e nas portas das casas; e fala um com o outro, cada um a seu irmão, dizendo: Vinde, peço-vos, e ouvi qual seja a palavra que procede do Senhor.
E eles vêm a ti, como o povo costumava vir, e se assentam diante de ti, como meu povo, e ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra; pois lisonjeiam com a sua boca, mas o seu coração segue a sua avareza.
E eis que tu és para eles como uma canção de amores, de quem tem voz suave, e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra.
Mas, quando vier isto (eis que está para vir), então saberão que houve no meio deles um profeta.
Ezequiel33:30-33

Pois bem o povo de Deus não davam ouvidos as profecias, até delas ouviam mas não obedeciam, continuando em seus preceitos meramente humanos, se afastando cada vez mais de Deus.
E justamente por isto Deus envia seu próprio Filho, se fazendo carne para salvar o homem, para ser Luz no mundo, a Maravilhosa Graça que nos concedeu em suas misericórdias e Amor. Mas mesmo assim o povo continuava nas trevas,  principalmente os escribas e fariseus, os doutores e sábios na lei. Mesmo tendo diversas profecias sobre a vinda do Messias, não reconheciam Jesus, não davam ouvidos as suas palavras, se firmando cada vez mais em doutrinas de homens.
Foi cumprida a profecia, Jesus veio ao mundo para salvar o homem.
Hoje não está diferente, mesmo tendo vindo Jesus, ensinado sobre o reino dos Céus, mesmo tendo sido sacrificado na cruz, mesmo tendo ressuscitado e ter sido glorificado, mesmo estando Vivo entre nós com a Presença do Espirito Santo, quantos são que não o recebem por Único e Suficiente Salvador, ficando presos em doutrinas meramente humanas.
Até por muitos é glorificado a Deus em o nome de Jesus, mas tudo apenas da boca pra fora, tendo corações endurecidos, juntando a igrejas outros nomes, preceitos, doutrinas, rituais todos produzidos pelo próprio homem, que não enxergam que Deus enviou Jesus justamente porque não se agradava de nenhum ritual feito pelo homem, mesmo os para cumprir a lei eram distorcidos e feitos por conveniências afastando cada vez mais o homem de Deus, que em suas misericórdias nos concede de Sua Maravilhosa Graça, e mesmo assim são muitos que não a recebem.


Jesus nos ensina que o que contamina o homem não é o que ele come e como come. Mas sim o que sai da boca deste, o que ele diz vindo do coração. Dizendo que os se escandalizam de suas palavras são os que estão nas trevas do mundo, e todo aquele que não for de Deus será arrancado como uma planta, bem como os que derem ouvidos a tais, pois como pode um cego guiar outro cego?

“E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:
O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.
Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus15:10-14 


Os discípulos ainda sem entenderem Jesus lhes pede explicações e estas são bem claras, Jesus explica bem claramente, vejamos como nos relata Mateus e Marcos:

“E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.
Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?
Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?
Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.
Mateus15:15-20

“Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.
Marcos7:1-23

Atentemos que Jesus dá por puras todas as comidas, mas existem até hoje igrejas que por tradição tem por impuro certas comidas.
Dizendo Jesus que o que procede de dentro do homem, por palavras de seu coração impuro, é o que contamina o homem.
De onde surgem cada vez mais a violência que estamos presenciando, e também  doutrinas criadas pelo coração do próprio homem, com seus próprios propósitos, se fastando e afastando quem os dá ouvidos do Caminho de Deus.
Por isso que estejamos sempre atentos ao que nos diz Jesus, que é a Palavra Viva de Deus, o próprio Caminho, a Verdade e a Vida.
Que guardemos nosso coração em Jesus, para que nossos lábios sejam puros.
Que de tudo que ouvimos e vemos antes estejamos conferindo nas Escrituras sagradas se devem ser guardadas em nosso coração, se não procede de doutrina de homem apenas.
Pois nossa confiança deve estar toda arraigada em Jesus, Único que pode nos garantir pureza no coração, pois nós mesmos não temos controle de nosso próprio coração. Portanto de suma importância estarmos lendo a Bíblia e do evangelho genuíno estarmos buscando, pois somente assim que procederá boas coisas de nossa boca vindo de um coração quebrantado a Deus.


“Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento.
Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios.
Para que a tua confiança esteja no Senhor, faço-te sabê-las hoje, a ti mesmo.
Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento,
Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?
Provérbios22:17-21
“Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
Provérbios4:20-24

Que estejamos com o coração sempre quebrantado a Deus, lembrando que é somente em Cristo Jesus que o temos purificado. Que não nos enganemos a nós mesmos com nosso coração sem estar preenchido por Jesus. E que não nos deixemos enganar por vãs doutrinas segundo tradição do homem.

“Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
1Pedro 1:18,19


“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
Colossenses2:8

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Versículos do dia: multiplicação do pão


E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.-Mateus 14: 19

Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.- João 6:13





Por onde Jesus andava sempre havia uma multidão que o cercava, não dando a Ele e aos discípulos um lugar sequer para comerem e descansarem. mesmo nos lugares mais afastados das cidades, e Jesus se compadecia deles que estavam perdidos nas trevas, e pregando-lhes o evangelho, ensinando-os muitas coisas, também procurava lhes suprir as necessidades para que não se retirassem de seus ensinamentos, devido a circunstâncias terrenas.
Ordenando assim aos seus discípulos que eles dessem de comer a uma multidão que o havia seguido pelo deserto, no entanto os discípulos não o entenderam pois não havia ali entre todos eles suprimento de comida, além de cinco pães e dois peixes, indagando-lhes se deveriam ir comprar mais, mas Jesus tinha a provisão, pedindo os pães e peixes que tinham, ordenou calmamente que todos se assentassem, no que lhe obedeceram com ordem. Pegando Ele aqueles pães e peixes, olhando para os céus, os abençoou, e foi distribuindo a seus discípulos e estes para a multidão. E foram multiplicados os pães e peixes até que todos se fartassem e ainda sobrando doze cestos, e quão grande era aquela multidão que passavam de cinco mil homens mais mulheres e crianças.


“E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades.
E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.
E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si.
Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer.
Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
E ele disse: Trazei-mos aqui.
E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.
E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.
Mateus14:13-21


Atentemos que Jesus e seus discípulos não tinham dia nem hora nem local para repousarem, ficarem a sós, pois sempre uma multidão os seguiam para que se cumprisse o ministério de Jesus. E nós como imitadores de Jesus, sendo seus discípulos, estamos sempre prontos no ministério? ou procuramos por tempos nos retirar da obra como descanso? Ou não sabemos ainda que é Jesus nosso descanso e alívio?
Jesus se compadecia da multidão, punha a mão sobre todos os enfermos, até os ditos como imundos naquela época, que eram obrigados a ficarem afastados da sociedade, com doenças contagiosas, impuros, com lepra, a nada se recusando, por mais que o povo estivesse afastado de Deus, Jesus lhes socorria ensinando-lhes a Verdade e também os suprindo as necessidades, e nós? Temos tal disposição como imitadores de Jesus que devemos ser? Jesus é Deus e nós meros humanos, como imitá-lo não é mesmo? Mas lembremos naquela época Jesus vivia como homem igualmente a nós, mas uma coisa lhe era individual, estava sempre em comunhão com o Pai Celestial, pois sabia que somente por Ele podia suportar, e pelas madrugadas se retirava para a sós poder orar, pois de dia o povo lhe comprimia, e assim também incitava seus discípulos a proceder.
E nós temos tal conhecimento de que dependemos totalmente de Jesus para o ministério? Temos plena convicção de que é Ele quem nos sustenta? De que temos que estar sempre em comunhão com Ele? Nos achegamos nesta fé aos que estão afastados de Deus? Sem se importar em que condições estejam?
Atentemos que Jesus tinha a missão de pregar o evangelho, ensinar o povo na Luz da Verdade, mas não fazia somente isto, sabedor das necessidades terrenas e o quanto estas afastavam ainda mais o homem de Deus, lhes supria as necessidades. Vejamos bem que assim ordenava seus discípulos, quando lhes disse que eles deveria dar de comer ao povo, mas eles ainda não entendendo quem era Jesus verdadeiramente, ficam tentando buscar uma solução visível para assim proceder, se deveriam comprar pão, pois entre a multidão havia apenas cinco pães e dois peixes, preocupados que precisariam de mais dinheiro para isto, mas Jesus calmamente os ordena que se fizessem sentar aquela multidão em ordem, sem atropelos, e sendo obedecido Jesus então lhes prova o quão era poderoso para lhes suprir as necessidades, tanto as deles quanto da multidão.
E nós, conhecemos o quão é Poderoso Jesus para nos sustentar na obra? Entendemos que não nos basta tão somente pregar o evangelho mas que devemos também dar assistência terrena aos necessitados para que estes não se afastem ainda mais de Jesus? Somos sabedores que de nós mesmos não temos o que fazer, mas que é Jesus quem nos supre, nos provisiona de recursos para atender ao necessitado? Estamos intercedendo a Ele por isto?
Temos fé suficiente de que Jesus nos multiplica tanto o pão espiritual quanto o terreno para que possamos assim fazer a obra?
Estamos dando ouvidos a Jesus para que mantenhamos no cumprimento da ordem, a disciplina, com calma e confiança plena Nele? Que não importa a circunstância terrena que é Ele quem sustem a obra? Pois é Jesus quem proverá!
E quando somos supridos, estamos dando ouvidos ao ensinamento de Jesus para que nada se perca? Estamos guardando do tesouro para a obra? Ou estamos retendo o que nos é dado?

E assentaram-se repartidos de cem em cem, e de cinqüenta em cinqüenta.
Marcos6:40
Porquanto estavam ali quase cinco mil homens. Disse, então, aos seus discípulos: Fazei-os assentar, em ranchos de cinqüenta em cinqüenta.
E assim o fizeram, fazendo-os assentar a todos.
Lucas9:14-15


Vejamos ainda como João relata esta tão importante passagem, diz que Jesus indaga Felipe de onde comprariam pão para aquela multidão, isto apenas para testá-lo, pois já sabia o que faria, e Felipe olhando apenas para a circunstância diz que duzentos dinheiros, provavelmente o que possuíam com eles, não bastaria para o sustento de todos. André, que já devia ter percorrido a multidão em busca de alguma solução, dizia que um rapaz tinha os cinco pães e dois peixinhos, mas que nada eram diante da multidão que ali estavam. E atentemos bem o que Jesus realiza! Aos olhos de todos, a multiplicação do alimento! O que ao testemunharem disto, e por estarem em necessidades terrenas muitos creram ser Jesus o Messias prometido em profecias, mas estavam vendo apenas com olhar carnal, ou seja para suprimento, resolução, de problemas terrenos apenas.
E quantos de nós hoje que ainda ficamos buscando por soluções visíveis, com recursos próprios, com força meramente humana, para realizar a obra? E quantos são hoje que querem ainda Jesus apenas como supridor de necessidades terrenas, não se importando com o maior milagre que é a salvação para uma vida eterna.
Atentemos ainda que no meio da multidão, que não tinham se preparado de pão para o caminho, estava um rapaz que tinha seu próprio suprimento, o que bastava a ele somente, mas este abriu mão do que tinha para entregar aos discípulos. E nós hoje abrimos mão do que temos para proveito na obra de Deus? Apenas confiando que também seremos supridos?

Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.
João6:1-14

Jesus nos experimenta para ver até onde vai nosso entendimento quanto ao que pregou, o Reino do Céu, para ver o tamanho de nossa fé Nele, pois aqueles discípulos mesmo presenciado tal feito, logo a seguir se assustam ao vê-lo andando por sobre as águas, como já vimos em outro dia, ainda se indagavam entre eles mesmos quem era Jesus, em outras ocasiões o que Jesus queria dizer, mas eles ainda não haviam presenciado a morte e ressurreição de Jesus, mas hoje temos nós os vossos testemunhos, explicando-se tudo quanto Jesus disse. E ainda temos o Espirito Santo de Deus que nos confirma e de tudo nos faz lembrar para que também possamos ser por testemunhas, para que possamos fazer a obra de Deus. Mas atentemos bem como vamos lembrar se nunca lemos ou ouvimos, como vamos testemunhar se não tivermos o conhecimento da Verdade? Por isto de suma importância que estejamos lendo e ouvindo da Palavra da Verdade, da Bíblia, que de tudo nela possamos buscar discernimento com o Espirito Santo de Deus. 
Crer em Jesus como pão da vida, O Deus Poderoso que multiplica para suprimento da obra com abundancia, até para reserva. E assim poderemos ver as realizações de Jesus ao nosso redor, não temer, e ver o quão grande é a Graça Salvadora em nossas vidas, e quão precioso nosso ministério que devemos realizar unidos e confiantes, com alegria e de todo coração.E Deus vai acrescentando herdeiros para o Reino dos Céus.   

E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
João6:35


E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,
Atos2:46

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Versículos do dia: Prisão e morte de João Batista


Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; Mateus14:3

Acrescentou a todas as outras ainda esta, a de encerrar João num cárcere.
Lucas3:20








João Batista profeta de Deus, que veio para preparar o caminho a Jesus, O anunciar como Luz ao meio de trevas, pregando o batismo do arrependimento para remissão dos pecados, pregando o evangelho com muitas exortações, tendo batizados muitos e outros tantos não aceitaram seu batismo.
João havia repreendido na palavra ao tetrarca Herodes, por todas suas maldades que fazia, e também por causa de estar com Herodias, mulher de seu irmão, o que era ilícito, motivo que este o recolheu na cadeia, com intenção de matá-lo, o que não fazia por temer ao povo que o tinha por profeta. Porém tendo se agradado da filha de Herodias, lhe promete por juramento dar o que lhe pedisse, e esta, incentivada pela mãe que odiava a João, pede a cabeça deste num prato, o que lhe fora concedido pelo rei devido ter jurado diante do povo.

“Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la.
E, querendo matá-lo, temia o povo; porque o tinham como profeta.
Festejando-se, porém, o dia natalício de Herodes, dançou a filha de Herodias diante dele, e agradou a Herodes.
Por isso prometeu, com juramento, dar-lhe tudo o que pedisse;
E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista.
E o rei afligiu-se, mas, por causa do juramento, e dos que estavam à mesa com ele, ordenou que se lhe desse.
E mandou degolar João no cárcere.
E a sua cabeça foi trazida num prato, e dada à jovem, e ela a levou a sua mãe.
E chegaram os seus discípulos, e levaram o corpo, e o sepultaram; e foram anunciá-lo a Jesus.
Mateus14:4-12

Marcos ao relatar o ocorrido, acrescenta que Herodes reconhecia João como homem justo e santo, profeta de Deus, e embora o havia preso o guardava com segurança, e lhe dava ouvidos. Mesmo assim devido a um juramento, por causa de sua mulher a quem queria agradar, do qual não podia voltar atrás, o manda matar.

E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia.
Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia. Marcos6:19-20

Atentemos que Herodes mesmo reconhecendo João por profeta, por causa de coisas terrenas, por não querer voltar atrás em sua palavra, e por querer agradar a esposa e filha, ordenou a morte de João Batista, deixando para trás a palavra que João pregava, não vindo a aceitar Jesus por Messias, mesmo sendo por testemunha dos feitos de Jesus o via apenas como profeta, como se fosse João ressuscitado. .
E muitos hoje são assim como a Herodes, e como muitos naquela época, mesmo ouvindo a Palavra e até se agradando dela, por causa de tradições terrenas, por não dar o braço a torcer, ou por causa de entes queridos, não aceitam como a Verdade de Deus, e não reconhecem Jesus por Único e Suficiente Salvador, o tendo apenas como um homem que fora profeta.


“Naquele tempo ouviu Herodes, o tetrarca, a fama de Jesus,
E disse aos seus criados: Este é João o Batista; ressuscitou dos mortos, e por isso estas maravilhas operam nele.
Mateus14:1,2

“E o tetrarca Herodes ouviu todas as coisas que por ele foram feitas, e estava em dúvida, porque diziam alguns que João ressuscitara dentre os mortos; e outros que Elias tinha aparecido;
E outros que um profeta dos antigos havia ressuscitado.
E disse Herodes: A João mandei eu degolar; quem é, pois, este de quem ouço dizer tais coisas? E procurava vê-lo.
Lucas9:7-9


Em breve, muito em breve Jesus voltará em glória para levar os que são seus, que estejamos atentos as profecias, aceitando e cumprindo com o mandar de Jesus.
E assim como João Batista preparou o caminho anunciando a Jesus e pregando o evangelho com toda a Verdade, assim deve se portar o cristão hoje, enquanto a tempo, somos profetas de Deus com a Palavra em Cristo Jesus, devemos, mesmo ao meio de tribulações terrenas, pregar o evangelho genuíno em toda a Verdade,   encaminhar quem está nas trevas para esta maravilhosa Luz, quem crer, aceitar e obedecer, vivendo já voltado ao reino dos céus, será salvo, quem não o fizer e ficar em cousas terrenas será condenado.

“Tu pois, sofre as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.
2Timóteo 2:3,4


“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.
1Pedro 4:14

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Versículos do dia: não há profeta sem honra



E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.

Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria.
João4:44






Necessário nos é ter fé, não ficarmos apenas maravilhados com os feitos de Jesus quando homem, mas entendermos que Ele é Deus Todo Poderoso, crermos que continua a fazer milagres como o fazia, e que é Único e Suficiente Salvador para nossas vidas.
Não adianta estarmos na igreja por tradição, ou apenas como ouvintes, mas sim cremos na Palavra da Verdade, nos rendermos a Jesus como nosso Senhor, Mestre, Salvador e não apenas saber quem foi Jesus, mas sim termos a certeza que é nosso Deus Salvador, nos arrependendo de nossa vida pecaminosa sabedores que somente Jesus nos pode purificar. Somente assim receberemos o maior milagre que é a salvação da alma para uma vida eterna.
Vejamos que os da própria pátria de Jesus, os de sua casa, seus parentes, não o receberam por Mestre, e ainda se escandalizavam quando Ele assim pregava, sendo Ele o filho do carpinteiro de família ali conhecida. E devido a falta de crença deles Jesus não pode ali realizar grandes milagres e prodígios.

“ E aconteceu que Jesus, concluindo estas parábolas, se retirou dali.
E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?
Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?
E não estão entre nós todas as suas irmãs? De onde lhe veio, pois, tudo isto?
E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, a não ser na sua pátria e na sua casa.
E não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles.
Mateus13:53-58

Aqueles da pátria de Jesus, mesmo tendo por profecia que o Messias viria, mesmo isto lhes sendo motivo de louvor a Deus, não o receberam assim, não o aceitaram, não lhe deram crédito.
E quantos hoje, mesmo dentro das igrejas, mesmo louvando a Deus, mesmo ouvindo a Palavra, não recebem da Graça Salvadora em Cristo Jesus devido a não crerem assim, a não receberem Jesus por Único e Suficiente Salvador., e mesmo já tendo por profecia da sua volta em glória para ser Justo Juiz em Sua Palavra, não creem, não se arrependem, não sendo herdeiros do reino dos céus.

E ensinava nas suas sinagogas, e por todos era louvado.
E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração,
A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos.
E todos lhe davam testemunho, e se maravilhavam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Não é este o filho de José?
“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
Isaías61:1



Jesus, conhecedor dos corações, sabia que queriam ver milagres como o sabido que já o fizera nas redondezas, mas não o aceitavam por Médico de almas-perdidas, por Messias que lhes fora enviado.
Mencionando o ocorrido com Elias e a viúva de Sarepta, não a alguma outra de sua própria terra, pois aquela o estava esperando, e mesmo não tendo o suficiente nem para si e o filho, aceitou Elias por profeta de Deus e lhe obedeceu em seu falar, e assim nada lhes faltou para sobrevivência.
Falando ainda de Naamã, o siro, que fora curado, enquanto havias muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas por não crerem não eram curados, e Naamã mesmo tendo que ir a um local distante, o foi com fé, mesmo não tendo sido recebido pessoalmente por Eliseu, mesmo achando um absurdo suas ordens, foi e cumpriu com seu mandar ficando limpo.
Mas aquele povo não querendo aceitar Jesus por Salvador, se iraram contra Ele, querendo lhe tirar a vida, mas como ainda não era o tempo, Jesus se retira dali mansamente.
E quantos são até hoje, que mesmo tendo tão grande testemunho de Ser Jesus o Filho de Deus, o Deus Salvador, não o recebem assim, não lhe obedece o mandar, continuando na impureza de seus corações.

“ E ele lhes disse: Sem dúvida me direis este provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo; faze também aqui na tua pátria tudo que ouvimos ter sido feito em Cafarnaum.
E disse: Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua pátria.
Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome;
E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva.
E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro.
E todos, na sinagoga, ouvindo estas coisas, se encheram de ira.
E, levantando-se, o expulsaram da cidade, e o levaram até ao cume do monte em que a cidade deles estava edificada, para dali o precipitarem.
Ele, porém, passando pelo meio deles, retirou-se.
Lucas4:23-30

“Então veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Leia 1Reis 17:8-16


Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado. Leia 2Reis 5:1-14


E quantos hoje não vive circunstância terrena que parece ser o fim? Mas há uma grande diferença entre os que recebem a Palavra e a obedece para com os que não se interessam pela verdade, estes vivem agoniados,sem esperança no por vir; enquanto quem tem Jesus por Salvador é suprido em suas necessidades terrenas na esperança de que volte em glórias para lhes dar vida eterna. E quantos impuros que continuam em suas impurezas por não se achegarem a Jesus crendo ser Ele quem nos purifica, não obedecendo seu mandar, sem esperança de ressurreição para vida eterna.

Jesus é o mesmo, e continua falando conosco através da Palavra da Verdade, a Biblia, que temos livre acesso, Dela temos conhecimento, resta-nos crer e obedecer para receber Jesus como Salvador, mas necessário é buscarmos por Jesus com toda a fé, O recebermos por Único e Suficiente Salvador, ai sim receberemos das graça Salvadora, mesmo que a principio apenas o tocarmos, mas prosseguimos em conhece-lo e recebe-lo,  o Espirito Santo se encarregará do restante, assim como muitos que não eram sequer de sua pátria recebiam a Jesus e só de tocar em suas vestes eram curados.

Jesus não desistiu porque os de sua pátria não o aceitaram, mesmo que se escandalizaram Nele, continuou seu ministério por toda a redondeza. E nós? estamos assim levando da Palavra a todos que nos rodeiam?, ou ficamos chateados, desanimados porque os de nossa casa não creem? Desistimos de nosso ministério porque alguns não aceitam, ou prosseguimos como nos ensina Jesus?


E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galiléia.
Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria.
Chegando, pois, à Galiléia, os galileus o receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa.
João4:43-45

E, tendo passado para o outro lado, chegaram à terra de Genesaré.
E, quando os homens daquele lugar o conheceram, mandaram por todas aquelas terras em redor e trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos.
E rogavam-lhe que ao menos eles pudessem tocar a orla da sua roupa; e todos os que a tocavam ficavam sãos
Mateus14:34-36

terça-feira, 11 de julho de 2017

Versículos do dia: o joio, o trigo, o Reino dos Céus


Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mateus 13:24 


E dizia: A que assemelhare-mos o reino de Deus? ou com que parábola o representaremos?- Marcos4:30






Jesus tinha a missão de pregar o reino dos céus, e através de parábolas fazia comparações para que fosse entendido quão grande a importância tinha. Que não mais uma terra prometida aqui, mas uma vida eterna onde não haverá mais sofrimento e dor. 
Dizendo como seria vivido já desde nesta vida terrena, pois temos que primeiro lugar  buscar pelas coisas do céu, pois o reino dos céus já é sobre nós, na maravilhosa Graça de Deus em Cristo Jesus. 
São muitas as passagens nos evangelhos a que Jesus através de parábolas compara o reino do céu, ensinando de como devemos nos comportar nesta vida para alcançá-lo.
Mateus nos relata a parábola do joio e o trigo, que crescem juntos, assim somos nós nesta terra os bons e os maus vivem juntos, mas os que buscarem primeiro pelo reino do céu, observando e cumprindo com o mandar de Jesus, serão  o trigo, e colhidos para a eternidade ao seu lado, enquanto que o joio, os maus que não se converterem a Jesus, serão lançados no fogo. 


Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Mateus13:24-30

E como sempre os discípulos de Jesus tinham interesse em esclarecer as parábolas, pedindo a Jesus explicações, e prestemos muita atenção ao que Jesus revela desta parábola, pois trata-se do mundo em que vivemos.
Sendo Jesus o semeador da boa semente que são aqueles que herdarão o reino do céu como filhos de Deus, enquanto que o joio são pertencentes ao maligno, ao diabo que as semeou. Mas que haverá a ceifa, o julgamento final, o fim do mundo. Aqui vivemos juntos mas seremos separados na ceifa, onde o joio, os que não creram, não aceitaram Jesus por Caminho a seguir, que aqui só causaram escândalos, e cometeram iniquidades, os que pertence ao maligno, estes serão lançados no fogo do inferno. Mas aos justos, a boa semente, aos que seguirem Jesus nesta terra crendo e se convertendo vivendo da Palavra da Verdade, serão por resplendor no reino do céu, vivendo eternamente com Jesus.


“Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.
E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus13:36-43


Através de parábolas Jesus nos diz que o reino dos céus já estipulado aqui na terra, é a princípio como uma sementinha, mas que ao ir crescendo se tornará grande e muitos nele encontrarão refugio. E assim também o comparando a semente em nós que começa com pequena porção da Palavra, mas que ao ser direcionada pelo Espirito, com a fé que nos é concedida, se torna a maior coisa que poderíamos ter, a Salvação em Cristo Jesus, e que dela também semearemos. Que cresce assim como o fermento faz a massa crescer.

Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo;
O qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.
Mateus13:31,32

Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.
Mateus13:33


Jesus também compara o reino do céu como um tesouro que está escondido, mas para quem o acha deve se tornar o principal, se desfazendo este de tudo o que terreno tem para primeiro buscar e trabalhar pelas coisas do céu, assim como um valor muito grande que para alcançarmos devemos investir nele com todas nossas forças. Pois nem toda a riqueza da terra se compara com as riquezas que teremos no céu. 

Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
Mateus13:44

“Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas;
E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.
Mateus13:45,46

Novamente por parábola Jesus diz que aqui neste mundo viveremos todos juntos, os bons e os maus, onde todos teremos acesso à Palavra da salvação, mas que nada adianta estarmos apenas ouvindo, estarmos em uma igreja não significa termos salvação, pois somente os que crerem e forem bons e justos para segui-la que serão salvos, e no juízo final é que seremos então separados, uns para o céu outros para o inferno.

Igualmente o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes.
E, estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora.
Assim será na consumação dos séculos: virão os anjos, e separarão os maus de entre os justos,
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus13:47-50

A boa semente Jesus já nos concedeu sermos, estamos nós cuidando para que ela cresça em nós? Estamos nos desfazendo de velhos entendimentos para investirmos tudo no conhecimento da Palavra da Verdade? Estamos nos desapegando de coisas terrenas para nos firmarmos no reino do céu?
E em poder da sabedoria que nos vem do céu estamos também semeando da boa semente? Estamos testemunhando com um viver voltado ao reino dos céus? Estamos fazendo com que cresça ? Estamos sendo trigo ao meio do joio?


“E disse-lhes Jesus: Entendestes todas estas coisas? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.
E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas.
Mateus13:51,52

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Versículos do dia: A parábola do semeador



E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
Mateus13:3

E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.
Marcos4:20








Deus é Maravilhoso! Nos deu Jesus por Palavra Viva de Sua vontade, nos trazendo a revelação da Verdade de Deus. Por sua maravilhosa Graça se fez homem para salvar o homem! Jesus o verbo que se fez carne, veio ser a Luz do mundo que estava em trevas do maligno, mas nem todos o receberam assim, principalmente os escribas e fariseus, os doutores na lei na época, os magistrais no sacerdócio.
E Jesus pregava o reino do céu, não mais por um povo escolhido por Deus para uma porção de terra prometida, não para coisas terrenas apenas, mas na promessa de vida eterna com abundância no Reino de Deus.
Multidões o seguia mas a maioria não estava interessada em sua pregação e suas promessas do por vir, mas sim em seus milagres e multiplicação do pão, apenas para uma solução de coisas em vida terrena apenas.
Desta forma Jesus na maioria das vezes falava por parábolas, pois sua pregação era para quem cresse, para quem tivesse interesse em converter-se do mal caminho para segui-lo, e assim seus discípulos os seguia pedindo-lhes explicações das parábolas com interesse nas coisas do reino do céu.
E assim nos é até os dias de hoje, a Palavra está revelada, mas são multidões que não se interessam pela Verdade, que até sabem sobre Jesus, até buscam por suas benções, mas querem ter soluções e prosperidades na vida terrena apenas, pouco se importando com a salvação da alma para uma vida eterna junto a Deus.
Temos por ajudador a discernir a verdade o próprio Espirito Santo de Deus, que nos convence do mal caminho nos direcionando ao arrependimento nos revelando a Luz da Verdade em Cristo Jesus. Mas precisamos crer e termos interesse em ouvir Jesus, em seguir e obedecer seus ensinamentos. Senão a Bíblia não passará de parábola apenas, e não a Palavra de Deus.

E nesta passagem temos a parábola do semeador, leiamos com atenção e meditação, pois Jesus nos diz : “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” :

“Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.
E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus13:1-9


Os discípulos de Jesus não entendiam porque Jesus falava através de parábolas, mas Ele dizia que a quem tivesse interesse lhes seriam revelados os mistérios, mas a quem não cresse e não tivesse interesse não seria esclarecido, ficaria encoberto. Afirmando que a quem tivesse buscado por entendimento sempre mais lhe seria revelado, mas a quem não se interessava até o que viesse a ter lhe seria tirado. E de tudo já havia sido profetizado antes por Isaías, sobre um povo que já não mais tinha interesse em se achegar a Deus, que teriam a Verdade mas não compreenderia, e mesmo vendo os prodígios e sinais de Jesus não criam, já com coração totalmente endurecido, não se convertendo, não recebendo a cura da alma que Jesus veio trazer.
Mas Jesus reconhecia o interesse dos discípulos, dizendo-lhes que eram privilegiados por assim crerem, que muitos profetas e justos desejaram mas não tiveram o privilégio de serem testemunhas.
E nós hoje temos interesse nas coisas do reino dos céu, estamos buscando primeiro por elas, ou estamos interessados apenas em nosso viver terreno? Jesus é o mesmo não mudou e da mesma forma como dizia a seus discípulos diz a nós hoje.
Que estejamos atentos nestas palavras pois de nada adiante um conhecer superficialmente Jesus, saber da Verdade, mas não se interessar em buscar conhecimento e revelações sobre ela, pois quem tiver pouco e não for suficiente para conversão até este lhe será tirado. No entanto, somos privilegiados se quisermos ter salvação, pois quanto mais buscarmos mais teremos.


"E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.
Engorda o coração deste povo, e faze-lhe pesados os ouvidos, e fecha-lhe os olhos; para que ele não veja com os seus olhos, e não ouça com os seus ouvidos, nem entenda com o seu coração, nem se converta e seja sarado.
Isaías6:9,10

E ai aos seus discípulos Jesus revela o significado daquela parábola, leiamos com meditação pois nos diz respeito nos dias de hoje também:

“Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.
Mateus13:18-23



Que estejamos sempre atentos a Verdade, em todo o evangelho pregado por Jesus, pois se não entendermos um pouco que seja como entenderemos no conjunto? Lembrando que todos temos também a missão de sermos semeadores da Palavra, esta é a semente. Busquemos pelo conhecimento, para que não nos seja roubada por satanás, e possamos dar deste entendimento também a quem pregarmos para que não sejam tragados pelo maligno em enganos para que não se salvem crendo.
Que estejamos guardando em nossos corações a Palavra da verdade, que estejamos cumprindo com ela em nosso viver, não seja apenas entusiasmo momentâneo ao ouvir, que façamos ter raízes em nós em nosso testemunho diário, e não fique sobre um coração endurecido sem lhes dar importância, pois virá o dia da angustia onde seremos provados por causa da Verdade, ai se não tivermos bem fundamentados, nos deixaremos voltar atrás nos desviando, e ainda muitos até se escandalizarão sobre a Palavra. E não teremos mais semente para semear.
Que recebamos de bom grado a Palavra, mesmo sendo de correção, exortação, mesmo que estejamos em tribulações em adversidades. Caso contrário as circunstancias terrenas se sobreporão sobre a Verdade, e os cuidados deste mundo quer seja em buscar forças para caminhar, quer seja com interesses em deleites terrenos, em ambições, em riquezas terrenas, sufocarão a Verdade nos levando por caminho enganoso. E assim também não teremos mais semente para semear, não colheremos os frutos.
Que estejamos sempre de coração aberto para receber a Palavra, que tenhamos gozo em buscar conhecimento, guardando com honestidade, em ter a Verdade como direcionamento do viver diário, e assim fundamentados, estarmos firmes na esperança da salvação e levando as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus cada vez mais perseverantes, onde colheremos os frutos.

E tudo Jesus falava através de parábolas, mas de tudo dava conhecimento aos seus discípulos, e temos tudo revelado nas Escrituras Sagradas, bem como temos o Espirito Santo de Deus conosco para nos orientar, que tenhamos fé, que tenhamos a esperança do por vir, que de tudo, de toda a semente que nos é entregue, que possamos semear com sabedoria.
E glórias a Deus não nos falta semente, e a Palavra que levarmos não voltará vazia.

Tudo isto disse Jesus, por parábolas à multidão, e nada lhes falava sem parábolas;
Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta, que disse: Abrirei em parábolas a minha boca; Publicarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.
Mateus13:34,35
Abrirei a minha boca numa parábola; falarei enigmas da antiguidade.
Salmos78:2


“Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
2Coríntios 9:10


"Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Isaías55:10,11
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.