Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 19 de maio de 2018

Aliança de Deus para com o homem -108, Jesus totalmente inocente perante Pilatos e Herodes, mas condenado a morte no tribunal terreno




E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
Mateus27:11

E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
Mateus27:21,22






Como temos visto estes últimos dias Jesus já havia decidido no Getsêmani em fazer a vontade do Pai até o fim, se entregou a prisão, fora levado ao sinédrio, fora julgado ilegalmente, condenado a morte injustamente e fora levado ao Tribunal de Pilatos para que sua condenação ficasse de forma pública a todos.
E sobre os interrogatórios perante o Tribunal da corte de Roma, já foram feitas algumas anotações aqui no blog, que passo a transcrever para nossa reflexão no dia de hoje:

“”


Jesus então é interrogado por Pilatos:

E foi Jesus apresentado ao presidente, e o presidente o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos Judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes.
E, sendo acusado pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos, nada respondeu.
Disse-lhe então Pilatos: Não ouves quanto testificam contra ti?
E nem uma palavra lhe respondeu, de sorte que o presidente estava muito maravilhado.

Atentemos que Jesus mesmo sofrendo se cala, não se revolta nem mesmo requer sejam ouvidas testemunhas a seu favor, e tudo já proferido antes pelo profeta Isaías. Pilatos maravilhado, não achando culpa em Jesus o diz aos principais dos sacerdotes e a multidão que ali se encontrava, mas aqueles o acusavam ainda mais sobre seus ensinamentos.
Lucas na narrativa dos fatos menciona que nesta altura do interrogatório, Pilatos percebendo ser de jurisdição também de Herodes, que governava na Galiléia, mas que encontrava-se em Jerusalém, decide mandar Jesus para ser interrogado por Herodes.
Imaginemos tamanho sofrimento de Jesus amarrado sendo levado de um lado para outro para ser julgado como criminoso.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Isaías53:7

E disse Pilatos aos principais dos sacerdotes, e à multidão: Não acho culpa alguma neste homem.
Mas eles insistiam cada vez mais, dizendo: Alvoroça o povo ensinando por toda a Judéia, começando desde a Galiléia até aqui.
Lucas23:3-5
Então Pilatos, ouvindo falar da Galiléia perguntou se aquele homem era galileu.
E, sabendo que era da jurisdição de Herodes, remeteu-o a Herodes, que também naqueles dias estava em Jerusalém.
E Herodes, quando viu a Jesus, alegrou-se muito; porque havia muito que desejava vê-lo, por ter ouvido dele muitas coisas; e esperava que lhe veria fazer algum sinal.
E interrogava-o com muitas palavras, mas ele nada lhe respondia.
E estavam os principais dos sacerdotes, e os escribas, acusando-o com grande veemência.
E Herodes, com os seus soldados, desprezou-o e, escarnecendo dele, vestiu-o de uma roupa resplandecente e tornou a enviá-lo a Pilatos.
E no mesmo dia, Pilatos e Herodes entre si se fizeram amigos; pois dantes andavam em inimizade um com o outro.
Lucas23:6-12


Atentemos que Herodes já houvera ouvido falar de Jesus, de seus ensinamentos e milagres, e queria conhecê-lo, ver também seus sinais, e ali se alegrou em vê-lo, e interrogava Jesus com muitos questionamentos, mas Jesus nada respondia, enquanto que os principais dos sacerdotes e os escribas perante Herodes acusavam calorosamente Jesus com grande ímpeto. E vendo Herodes que Jesus não reagia, não demonstrava poder nenhum, o desprezou, e fazendo escarnio dele, com seus soldados vestiram Jesus com manto brilhante, o devolvendo a Pilatos. Atentemos que o fato faz com que Herodes e Pilatos se fizessem amigos, serem cúmplices de acordo com o interesse de cada um, e concordassem com tal julgamento, no entanto nenhum deles ainda acusavam Jesus a morte.

E, convocando Pilatos os principais dos sacerdotes, e os magistrados, e o povo,
Disse-lhes: Haveis-me apresentado este homem como pervertedor do povo; e eis que, examinando-o na vossa presença, nenhuma culpa, das de que o acusais, acho neste homem.
Nem mesmo Herodes, porque a ele vos remeti, e eis que não tem feito coisa alguma digna de morte.
Castigá-lo-ei, pois, e soltá-lo-ei.

Lembrando que era comemoração da páscoa e era costume daquele tribunal soltar um preso de acordo com a vontade do povo, e novamente eles reunidos em julgamento a Jesus, Pilatos indaga a multidão que ali se encontrava qual dos presos queriam ver solto:

Ora, por ocasião da festa, costumava o presidente soltar um preso, escolhendo o povo aquele que quisesse.
E tinham então um preso bem conhecido, chamado Barrabás.
Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo?
Porque sabia que por inveja o haviam entregado.
E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.
Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus.

Atentemos que Pilatos sabia da inocência de Jesus, sabia que por inveja que os principais dos sacerdotes e escribas lhes acusavam. E ainda neste meio tempo recebe um recado de sua mulher para que não julgasse a Jesus, pois fora avisada com sofrimento em sonho a seu respeito. Mas enquanto isso estavam os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadindo a multidão a pedir a crucificação de Jesus.
E Pilatos ignorando o recado da mulher, ou achando que talvez o povo pedisse a soltura de Jesus, novamente lhe indaga a quem queria que soltasse, Jesus ou Barrabás um criminoso e homicida:
E, respondendo o presidente, disse-lhes: Qual desses dois quereis vós que eu solte? E eles disseram: Barrabás.
Disse-lhes Pilatos: Que farei então de Jesus, chamado Cristo? Disseram-lhe todos: Seja crucificado.
João nos relata ainda em sua narrativa do evangelho que Pilatos interroga Jesus separadamente:

Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?
Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?
Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.
Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?
Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador.
João18:33-40

Atentemos que Jesus neste momento, mesmo em sofrimento e humilhação, prega a Pilatos sobre a verdade e o reino dos céus, dizendo ainda que se fosse para ter um reinado neste mundo, lembremos que Ele era indicado a este por descendência de Davi, que seus servos, exercito, impediriam que fosse entregue a morte, afirmando que o reino Dele não era daqui mas do céus. Pilatos até que estava interessado em saber daquela verdade, mas se volta novamente a multidão indagando quem queriam que soltasse, talvez na esperança que pedisse Jesus, pois não o queria condenar a morte. Mas a multidão toda estava a clamar para que soltasse a Barrabás.

Pilatos, pois, tomou então a Jesus, e o açoitou.
E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram sobre a cabeça, e lhe vestiram roupa de púrpura.
E diziam: Salve, Rei dos Judeus. E davam-lhe bofetadas.

Vejamos que Pilatos mesmo não querendo condenar Jesus a morte, mas diante de vê-lo resistente, e não fazendo nada em seu favor, acaba por bater fortemente em Jesus, deixando que seus soldados tecessem uma coroa de espinhos e coroassem assim a Jesus, o vestindo de purpuras, e escarnecendo diziam: Salve o Rei dos judeus, e lhes davam bofetadas.
Dá para imaginar tamanho era o sofrimento de Jesus ali? Tamanha humilhação? Sem ter cometido crime algum. Mas resistia, creio que somente por estar sendo sustentado pelo anjo do Senhor, porque como homem era por demais o sofrimento e poderia muito bem requerer seu reinado ali, mas já tivera aceito a ser por sacrifício, assim se portava humildemente.

Então Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.
Saiu, pois, Jesus fora, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem.
Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.
Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus.
E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou.
João19:4-8

Atentemos que Pilatos queria salvar Jesus da morte, e claramente dizia não achar nele crime algum, e até com medo estava de tal julgamento, querendo entregá-lo de volta aos judeus para que o condenassem, mas estes se recusavam e lhes pedia a crucificação, dizendo ter Jesus se feito Filho de Deus, o que ainda mais atemorizou a Pilatos, e novamente interroga Jesus, na esperança de que algo viesse Ele dizer ou fazer a seu favor,

E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.
Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?
Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.
Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César.

Atentemos o quanto era agoniante para Jesus aquele julgamento ilegal, no entanto defendia sua posição mesmo diante da autoridade de Pilatos, afirmando que tudo estava sob o controle era sim de Deus, e maior era o pecado dos que lhe entregara, o que ainda mais fazia que Pilatos o quisesse soltar, mas era incitado pela multidão que lhes dizia ainda que se lhe soltasse estaria indo contra o rei, César, vejamos o quanto estava Pilatos sendo pressionado a dar-lhe a condenação mesmo sabendo de sua inocência.

O presidente, porém, disse: Mas que mal fez ele? E eles mais clamavam, dizendo: Seja crucificado.
Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso.
E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos.
Então soltou-lhes Barrabás, e, tendo mandado açoitar a Jesus, entregou-o para ser crucificado.
Mateus27:23-26

Ouvindo, pois, Pilatos este dito, levou Jesus para fora, e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos, e em hebraico Gabatá.
E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.
Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.
Então, consequentemente entregou-lho, para que fosse crucificado. E tomaram a Jesus, e o levaram.
João19:13-16

Falou, pois, outra vez Pilatos, querendo soltar a Jesus.
Mas eles clamavam em contrário, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o.
Então ele, pela terceira vez, lhes disse: Mas que mal fez este? Não acho nele culpa alguma de morte. Castigá-lo-ei pois, e soltá-lo-ei.
Mas eles instavam com grandes gritos, pedindo que fosse crucificado. E os seus gritos, e os dos principais dos sacerdotes, prevaleciam.
Então Pilatos julgou que devia fazer o que eles pediam.
E soltou-lhes o que fora lançado na prisão por uma sedição e homicídio, que era o que pediam; mas entregou Jesus à vontade deles.
Lucas23:20-25

Atentemos o quanto fora ilegal o julgamento, bem como a condenação de crucificação, que o presidente do tribunal, Pilatos, pediu água para lavar suas mãos, deixando bem claro que Jesus era inocente, na frente de toda a multidão que gritava pela crucificação, tamanha era o clamor, a gritaria, o que prevaleceu, soltando então a Barrabás e entregando Jesus a morte. Atentemos que a mesma multidão que seguia Jesus em suas pregações, estavam ali o condenando a morte, um povo que esperava apenas ver milagres, receber benefícios e salvação terrena tão somente, que não deram ouvidos a pregação do reino dos céus, e pediam a soltura de um criminoso e homicida e a crucificação de Jesus totalmente inocente.
Não houve justiça nenhuma neste julgamento e condenação.

Atentemos que Jesus não fora condenado a morte,

não havia crime para isto! Mas tudo para cumprimento das profecias, tudo por causa do pecado do homem e do plano de salvação de Deus para conosco,
Dá para imaginar o tamanho de Amor de Jesus ali sofrendo humildemente, prestes a ser crucificado por nós? E nós como temos o retribuído? Damos crédito e colocamos em prática seu evangelho? Ou estamos como aquela multidão?

Atentemos o quão irresponsáveis e afastados de Deus estavam aqueles da multidão toda, que estavam ignorando o Poder de Deus, dizendo até que o sangue de Jesus caísse sobre eles e sobre seus filhos!
E, infelizmente, se este julgamento fosse nos dias de hoje, ainda teria também uma multidão para crucificar a Jesus.
Mas que estejamos bem conscientes que Jesus não mais voltará assim como homem, tudo já fora feito por Deus, o sacrifício, a ressurreição, Seu Santo Espirito sobre nós, sua maravilhosa Graça redentora e salvadora.

Mas que fiquemos atentos e vigilantes, pois Deus sim é Bom, e tão misericordioso e Amoroso para conosco que permitiu até a condenação e morte de seu próprio Filho para nossa salvação, Mas também já nos deixou tudo por escrito sobre o por vir, são muitas ainda as profecias a serem cumpridas, e quer creiamos ou não tudo se cumprirá. Pois sim Deus é Bom mas também é Justo e fiel as suas palavras. Ali não houve justiça, mas perante Deus toda Sua Justiça que prevalecerá.
Que busquemos conhecimento na Bíblia que está a nosso dispor, que nos rendamos aos pés de Jesus, que aceitemos tão maravilhosa Graça que ainda é sobre nós, que cumpramos com a vontade de Deus sobre nossas vidas.

Pois em breve, bem breve, Jesus voltará em Glória!

“”

E ali no tribunal terreno fora Jesus entregue a morte, mas atentemos bem que não fora pelo supremo do tribunal lhe imputado crime tendo estes o parecer de que Jesus era inocente, no entanto fora entregue a crucificação por Pilatos que em concorde com Herodes, por temerem colocar em risco suas posições perante o rei César, atentemos bem que fora os próprios ‘religiosos’ daquela época, os que se diziam povo de Deus, que condenaram a Jesus, dá para imaginar tamanha desfeita daqueles por Deus? Que não conseguiam enxergar o significado das profecias, que não quiseram dar ouvidos a Palavra de Deus, que desprezaram as promessas ainda mais excelentes feitas por Jesus, que sim lhes pregou o Reino dos Céus, com o perdão eterno sobre seus pecados, mas lhe pediram a crucificação… que povo de Deus eram aqueles que pior que os que chamavam de impios, não deram lugar ao mover de Deus a seu favor, pois Jesus havia vindo para eles, e o desprezaram.
Mas Deus é tão Grandioso, tão Amoroso, tão Misericordioso, tão Poderoso, que derramaria de Sua Graça Salvadora a todos quantos viessem a aceitar Jesus por Salvador, e que Amor imensurável é este que mesmo sobre aqueles que a principio o desprezaram, ainda vinha a dar a oportunidade de serem salvos, o que fora estendido a todos os povos e nações.

E a nós já fora revelado todo o agir de Deus em Sua justiça, que mesmo sendo Jesus condenado ali e viria a morrer, mas fora ressuscitado e ai sim Vivo coroado em glória eternamente Rei no Reino dos Céus, o que ainda vamos rever nas postagens seguintes; como estamos dando ouvidos a todo este mover de Deus em nosso favor? Estamos nos firmando na Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco? Dando ouvidos a todo o Evangelho pregado por Jesus, aceitando Sua Salvação para vida eterna, ou preferindo ficar presos no tribunal terreno cuja sentença independentemente de como nos portamos é de morte?



E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
João 3:14-21

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Aliança de Deus para com o homem -107, Jesus levado ao tribunal de Pilatos



E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;
E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos.


Então Pilatos saiu fora e disse-lhes: Que acusação trazeis contra este homem?
Responderam, e disseram-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos.
Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma.
(Para que se cumprisse a palavra que Jesus tinha dito, significando de que morte havia de morrer).
João18:29-32






Jesus fora condenado a morte no Sinédrio, e os judeus quando por suas lei condenava alguém e não podendo executar na cidade por ser dominada por Roma, levavam o condenado para fora da cidade e executavam a sentença, mas com Jesus os principais dos sacerdotes, os escribas, fariseus, anciãos, não queriam que ficasse em oculto, mas que fosse de conhecimento da nação, para então se firmarem em seus postos com autoridade sobre o povo não permitindo outra doutrina que não fosse a deles; e assim levaram Jesus ao Tribunal de Pilatos mesmo com falsas acusações.
Sobre esta passagem foram feitas algumas anotações aqui no blog que passo a transcrever para nossa reflexão.

"”


Após ter sido Jesus julgado de morte pelos religiosos daquela época, não podiam executar a sentença perante todos, pois os judeus estavam sob o domínio de Roma, e tinha então Jesus de ser entregue ao Tribunal de Pilatos que era o Governador local, e assim o fizeram.


E, chegando a manhã, todos os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos do povo, formavam juntamente conselho contra Jesus, para o matarem;
E maniatando-o, o levaram e entregaram ao presidente Pôncio Pilatos.

E amarrado pelas mãos, uma multidão deles o levaram a Pilatos, e para tanto tinham que lhe acusar para o entregar, e fora mentindo que o fizeram, dizendo ser Jesus um malfeitor, disseram até que Jesus pervertia a nação os proibindo de dar o tributo a César, quando bem já o vimos Jesus dizendo “Dai a César o que é de César” (Mateus 22:21), que se fazia Jesus de rei entre eles.

"E, levantando-se toda a multidão deles, o levaram a Pilatos.
E começaram a acusá-lo, dizendo: Havemos achado este pervertendo a nação, proibindo dar o tributo a César, e dizendo que ele mesmo é Cristo, o rei.
Lucas23:1,2

"Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa.
Então Pilatos saiu fora e disse-lhes: Que acusação trazeis contra este homem?
Responderam, e disseram-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos.
Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma.
(Para que se cumprisse a palavra que Jesus tinha dito, significando de que morte havia de morrer).
João18:28-32

Os judeus entre si matavam sim por sentença religiosa, levavam para fora da cidade e apedrejavam os por eles culpados, ficando entre eles sem passar pelo tribunal do rei, no entanto a Jesus queriam que fosse público a nação, e injustamente o acusavam, e ante aquele tribunal para os criminosos condenados a morte, era morte de cruz. E Jesus já o havia previsto que passaria por esta morte perante os homens, para se cumprir o seu significado, que todos quantos crerem não pereçam em seus pecados mas tenham a vida eterna, pelo sacrifício de Jesus na cruz, onde seria a ele atribuído o pecado de toda a humanidade.


"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João3:14,15
"E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
Números21:9

"Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.
E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim.
E dizia isto, significando de que morte havia de morrer.
João12:31-33


Neste encaminhamento de Jesus perante o tribunal a Pilatos, quem a tudo assistia era Judas, o discípulo que o traiu:


"Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos,
Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo.
E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.
E os príncipes dos sacerdotes, tomando as moedas de prata, disseram: Não é lícito colocá-las no cofre das ofertas, porque são preço de sangue.
E, tendo deliberado em conselho, compraram com elas o campo de um oleiro, para sepultura dos estrangeiros.
Por isso foi chamado aquele campo, até ao dia de hoje, Campo de Sangue.
Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,
E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o que o Senhor me determinou.
Mateus27:3-10


Ai Judas vendo que o Mestre havia sido condenado a morte teve arrependimento e com remorso foi devolver as moedas aos principais dos sacerdotes e aos anciãos, confessando até que havia pecado e que traiu sangue inocente, pensando talvez que eles viessem a rever a situação de Jesus, e ao ver que estes não aceitaram devolução, que o que foi feito tava feito, retirou-se e foi se enforcar.
Atentemos que o arrependimento dele fora somente por remorso, não se lembrou de tudo quanto aprendera do Mestre, não se arrependeu humilhando-se a Deus. Um arrependimento intenso mas momentâneo o que o levou a tirar sua vida, mas não um arrependimento na busca por salvação. Atentemos quanta diferença entre este e Pedro que se arrependeu verdadeiramente dando frutos depois.
Nem mesmo os príncipes dos sacerdotes aceitaram aquelas moedas por serem preço de sangue, então resolveram comprar um terreno com elas para ser por cemitério dos estrangeiros. Atentemos ao quão pouco Judas tivera exigido para trair Jesus, conforme já profetizado anteriormente que ocorreria, Traição esta que o próprio Jesus invalidou por ter se entregado espontaneamente a prisão. .


Porque eu lhes disse: Se parece bem aos vossos olhos, dai-me o meu salário e, se não, deixai-o. E pesaram o meu salário, trinta moedas de prata.
O Senhor, pois, disse-me: Arroja isso ao oleiro, esse belo preço em que fui avaliado por eles. E tomei as trinta moedas de prata, e as arrojei ao oleiro, na casa do Senhor.
Zacarias11:12,13


Mais uma vez Jesus fora acusado indevidamente, e o próprio traidor reconhece que traiu sangue inocente, mas Jesus como malfeitor ia ser apresentado perante o tribunal da corte diante de Pilatos.
Atentemos a quanta humilhação passou Jesus, apanhando e sendo levado de um lado para outro e em tudo sendo seguido por uma multidão de descrentes.
E diante da situação em que vive a humanidade nos dias de hoje acredito eu que da mesma forma seria Jesus julgado. Da mesma forma teria 'judas' o traindo, e suicídios acontecendo por falta de arrependimentos verdadeiros, muitos seriam os que fugiriam de concílios a favor de Jesus, a favor de seu evangelho genuíno. E realmente, se observarmos, é o que tem acontecido, são muitos interessados em si somente, em coisas terrenas, com ganâncias, com heresias, e ainda há muitos deuses sendo adorado que não ao Deus Salvador.

Mas glórias a Deus, em suas misericórdias, ainda estamos sob a Graça de Deus, o sacrifício de Jesus, já consumado, não foi, nem será anulado, a todos quantos crerem, se arrepender verdadeiramente e o seguirem, terá a Salvação para uma vida eterna junto ao reino dos céus. Aleluia!
Há esperança no por vir! Em breve, muito breve, Jesus voltará em glória!



"Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;
O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Tito2:11-14

“”

É a Nova Aliança de Deus para conosco fora firmada com a vida de Jesus, e quanta humilhação passou Ele, quão grande sofrimento, com um julgamento injusto nesta terra, e ainda por religiosos, sendo entregue ao Tribunal do governo terreno, mas tudo para que fosse cumprida a justiça de Deus.
Dá para imaginar tamanha fé que Jesus possuía como homem? sim viria a ser sacrificado, mas um sacrifício totalmente puro, sem manchas, sem defeito, com o suave cheiro do Amor, este sim o sacrifico agradável e aceitável por Deus, não pela injustiça do homem, mas na justiça de Deus, e tudo para que viesse a justificar o homem, lhe devolvendo a vida eterna em Sua imagem e semelhança; tudo com alto preço sendo pago por Jesus, que puro sem pecados, mas oferecida gratuitamente ao homem pecador.
E esta Aliança estava prestes a ser selada com o próprio sangue de Jesus derramado na cruz. Sim uma Aliança incorruptível pelo homem, pois Jesus fora ressuscitado e Vivo voltou ao Pai sendo coroado Rei Eternamente.
Mas se o homem quiser se firmar nela tem que entender que tão somente nos é oferecida em Cristo Jesus, que somente Nele é que nos firmamos nesta Aliança.
E como podemos desprezar tão maravilhosa Aliança de Amor? Não vale a pena procurarmos no Evangelho de Jesus, no Novo Testamento, a forma como agirmos? Temos visto um pouco nesta série de postagens, mas Deus nos fala individualmente a cada leitura feita a cada pregação ouvida, a cada louvor entoado, que estejamos atentos, para não ficarmos presos no tribunal terreno, cuja sentença é de morte, mas sim libertos em Cristo Jesus para vida eterna na Presença de Deus.



Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:35-39
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.