Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 24 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -24 – Sansão


“Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Juízes 13:5

E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
Juízes 16:17,18








Deus levantava juízes para livrar aquele povo que eram desobedientes, infiéis seguindo outros deuses, mas em morrendo o juiz(a) o povo voltava a ser derrotados em suas prostituições com outros deuses,

E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
Juízes 13:1

Mas Deus não os abandonava, e mais uma vez providencia uma forma de livrá-los, e o faz mediante uma maravilhosa benção em tornar fértil uma mulher estéril, da qual nasceria Sansão que seria nazireu consagrado a Deus que viria julgar o povo e os livrar dos filisteus.

Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.
Juízes 13:5

E Sansão cresceu abençoado por Deus, e incitado pelo
Espirito, escolhe uma mulher filha dos filisteus para esposa

E desceu Sansão a Timnate; e, vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus,
Subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
Mas seu pai e sua mãe não sabiam que isto vinha do Senhor; pois buscava ocasião contra os filisteus; porquanto naquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
Juízes 14:1-4

Atentemos que aquele povo viviam dominado pelos filisteus e fora deste casamento que nasceria a ira de Sansão contra os filisteus, com os quais passaria a guerrear para salvar seu povo.

E aconteceu, depois de alguns dias, que, na sega do trigo, Sansão visitou a sua mulher, com um cabrito, e disse: Entrarei na câmara de minha mulher. Porém o pai dela não o deixou entrar.
E disse-lhe seu pai: Por certo pensava eu que de todo a desprezavas; de sorte que a dei ao teu companheiro; porém não é sua irmã mais nova, mais formosa do que ela? Toma-a, pois, em seu lugar.
Então Sansão disse acerca deles: Inocente sou esta vez para com os filisteus, quando lhes fizer algum mal.
E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas.
E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais.
Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai.
Então lhes disse Sansão: É assim que fazeis? Pois, havendo-me vingado eu de vós, então cessarei.
E feriu-os com grande ferimento, pernas juntamente com coxa; e desceu, e habitou na fenda da rocha de Etã.
Juízes 15:1-8

E os filisteus não deixaram barato pois foram até Judá pedir que lhes entregassem Sansão amarrado, e o povo que já lhes era submisso, com medo, foram até Sansão

Então três mil homens de Judá desceram até a fenda da rocha de Etã, e disseram a Sansão: Não sabias tu que os filisteus dominam sobre nós? Por que, pois, nos fizeste isto? E ele lhes disse: Assim como eles me fizeram a mim, eu lhes fiz a eles.
E disseram-lhe: Descemos para te amarrar e te entregar nas mãos dos filisteus. Então Sansão lhes disse: Jurai-me que vós mesmos não me acometereis.
E eles lhe falaram, dizendo: Não, mas fortemente te amarraremos, e te entregaremos nas mãos deles; porém de maneira nenhuma te mataremos. E amarraram-no com duas cordas novas e fizeram-no subir da rocha.
Juízes 15:11-13

Mas Deus era com Sansão e grande proeza o faz realizar:

E, vindo ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor poderosamente se apossou dele, e as cordas que ele tinha nos braços se tornaram como fios de linho que se queimaram no fogo, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos.
E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e feriu com ela mil homens.
Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, montões sobre montões; com uma queixada de jumento feri a mil homens.
E aconteceu que, acabando ele de falar, lançou a queixada da sua mão; e chamou aquele lugar Ramate-Leí.
Juízes 15:14-17
(…)
E julgou a Israel, nos dias dos filisteus, vinte anos.
Juízes 15:20

Sansão era dotado de grande e sobrenatural força fisica, e assim os filisteu o temia, no entanto ele tinha uma fraqueza com mulheres, e em desobediência ao Senhor, abrindo, entregando seu coração a Dalila perdeu sua força e fora rendido,

Porém Sansão deitou-se até à meia-noite, e à meia-noite se levantou, e arrancou as portas da entrada da cidade com ambas as umbreiras, e juntamente com a tranca as tomou, pondo-as sobre os ombros; e levou-as para cima até ao cume do monte que está defronte de Hebrom.
Juízes 16:3
(…)
Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir.
Juízes 16:6
(….)
E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela minha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me enfraqueceria, e seria como qualquer outro homem.
Vendo, pois, Dalila que já lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os príncipes dos filisteus, dizendo: Subi esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os príncipes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo com eles o dinheiro.
Juízes 16:17,18
(….)
Então os filisteus pegaram nele, e arrancaram-lhe os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e girava ele um moinho no cárcere.
Juízes 16:21

Sansão fora muitas vezes tentado e em vez de se retirar ficou brincando com o pecado, até que não resistiu e abriu seu coração, no que fez com que Deus se retirasse dele, e quando se deu conta estava rendido pelos filisteus, no entanto se lembra de Deus em sua angustia e clama ao Senhor que lhe desse forças somente por mais uma vez pois mesmo morrendo venceria os filisteus, e assim Deus lhe fez, pois era da vontade de Deus vencer os filisteus.

Ora estava a casa cheia de homens e mulheres; e também ali estavam todos os príncipes dos filisteus; e sobre o telhado havia uns três mil homens e mulheres, que estavam vendo Sansão brincar.
Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos.
Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e arrimou-se sobre elas, com a sua mão direita numa, e com a sua esquerda na outra.
E disse Sansão: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela havia; e foram mais os mortos que matou na sua morte do que os que matara em sua vida.
Juízes 16:27-30

Podes estar se perguntando o que Sansão tem a ver com a aliança de Deus, mas tem sim, nos mostra o como Deus providenciava o livramento para o povo de Israel para que se cumprisse a aliança, e a cada vez mostrando prodígios e maravilhas, mas aquele povo continuava na contaminação com o mundo e seus deuses, se afastando de Deus.
Vejamos Sansão que tão abençoado por Deus, que poderia eliminar, vencer os filisteus de vez, mesmo assim fora se contaminar com mulheres entre os filisteus , se deixou seduzir por ela, se afastando do Poder de Deus.
Povo que não estavam firmados na aliança de Deus, que a corrompiam.
Até virem a corrompê-la totalmente como é de nosso conhecimento e veremos mais adiante.

Mas Deus em suas misericórdias e Amor, em Sua Graça sem fim nos veio fazer uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus!
E nós? Estamos firmados nesta aliança?
Atentemos que Deus suscitava juízes para os julgar e livrar dando-lhes vitórias; hoje temos a Palavra Viva de Deus, Jesus, que nos dá as diretrizes de vida e nos guia, e recebemos todos os livramentos e vitórias em Jesus, Único e Suficiente Salvador de nossas vidas, e sim Sua Palavra que julgará no final, pois nela já contém como o será, a escolha é nossa em optar pelo Caminho da Vida com herança eterna no reino dos céus, ou pelo caminho da perdição que há no mundo, com condenação eterna ao inferno.
Estamos sendo fiéis em seguir no Caminho, Jesus, no qual temos todo o Poder de Deus nos fazendo fortes através de seu Próprio Espirito Santo que habita em nós? ou será que estamos nos deixando seduzir pelo mundo por causa de nossas fraquezas carnais?
Atentemos que Sansão fora vencido por não enfrentar a tentação com obediência e fidelidade a Deus, mas se deixando seduzir cada vez mais até que em si mesmo primeiro fora vencido entregando seu coração.
E nós estamos guardando nosso coração?

“ Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Salmos 119:11
Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.
Salmos 119:34
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!
Salmos 19:14
Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.
Salmos 40:8

Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. (Jesus)
João 8:51

Em Cristo Jesus temos a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, temos tudo registrado nos Evangelho de Jesus no Novo Testamento,
e quer creiamos ou não, em breve, muito breve, Jesus voltará, e somente subirá com Ele quem estiver firmado nesta Nova Aliança que fora selada em seu próprio sangue.

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Hebreus 3:12-15

Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
Hebreus 8:10


Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.
Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram.
Hebreus 13:8,9

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -23- Juízes- obediência e desobediência



E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.
Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.
Juízes 2:18,19

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6








Josué, antes de morrer, a mando do Senhor reparte para as tribos de Israel, as terra que fora prometida, na qual já estavam, conforme antes já predito por Moisés, até mesmo as que ainda tinham a conquistar.
Assim poderíamos encerrar então a reflexão sobre a primeira aliança do Senhor, mas lembremos que aquele povo tinha aceito a aliança se comprometendo a cumprir a lei de Deus já na posse da terra prometida, onde inclusive reafirmaram a aliança junto a Josué, sim para permanecerem sendo povo de Deus, nação santa, diferenciada das demais nações do mundo, sendo cuidados e guardados por Deus que a tudo lhes supriria.
E na lei como já vimos tinham sido bem instruídos com relação a seu cumprimento, se obedientes com bençãos sem medidas, no entanto se desobedientes as maldições já preditas sendo desarraigados de suas terras.
Portanto temos ainda o que refletir em referências a seguir para entender o porque Deus teve que firmar uma Nova e Eterna Aliança para com o homem em um Novo Testamento.


Pois vejamos que não demorou muito tempo para que aquele povo passarem a descumprir com os mandares do Senhor, sendo que conforme aliança que firmaram deveriam expulsar totalmente outros povos da terra destruindo-os e então tomarem posse da terra, mas em desobediência, deliberadamente, nas conquistas que ainda tinham que batalhar, resolveram poupar certos povos que morariam livremente entre eles na mesma terra, dos quais muitos foram feitos de escravos dos Israelitas ( Juizes 1). Mas Deus os repreende:

E subiu o anjo do SENHOR de Gilgal a Boquim, e disse: Do Egito vos fiz subir, e vos trouxe à terra que a vossos pais tinha jurado e disse: Nunca invalidarei a minha aliança convosco.
E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso?
Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço.
Juízes 2:1-3

Atentemos que depois da morte de Josué não cumpriram totalmente a lei, não passando todos seus efeitos aos seus filhos, as gerações futuras, e ainda permitiram outros povos com outros deuses e altares viverem entre eles, no que realmente vieram a se contaminar, servindo a estes deuses estranhos e suscitando a ira de Deus.

“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.
Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.
E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.
Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.
Juízes 2:10-14

Aquele povo já estava se afastando de Deus, no que não tinham mais a força do Poder de Deus em suas batalhas, sendo oprimidos pelos inimigos.
Mas Deus em suas misericórdias e Amor e lembrando da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó, não os abandonava, e entre eles suscitava juizes com os quais era Deus Todo Poderoso e permitia vitórias ao povo através deles.
Mas mesmo assim aquele povo em pouco tempo tornava-se esquecediço e mal agradecidos e voltavam a desobediência e a se contaminar e adorar outros deuses.

“E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.
Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.
Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais, e não deram ouvidos à minha voz,
Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu;
Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar.
Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué.
Juízes 2:18-23

E assim vivia o povo pagão junto com Israel, e quando guiados por um Juiz (a), em obediência tinham vitórias, e em desobediências derrotas; e estando em opressão pelos midianitas, Deus ergue Gideâo para os livrar,


Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
E o Senhor lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
Juízes 6:13-16
(…)

Assim foram abatidos os midianitas diante dos filhos de Israel, e nunca mais levantaram a sua cabeça; e sossegou a terra quarenta anos nos dias de Gideão.
Juízes 8:28

Atentemos que Deus prova seu Poder, e que neste Poder Divino é que teriam vitória, pois Gideão mesmo se declara fraco, sendo de uma família pobre, sem poderes, e sendo ainda ele o menor em sua casa, mas Deus o faz forte, e na fé de Gideão que derruba os altares de Baal, Deus lhe dá vitória.
Mesmo assim aquele povo tinha o coração voltado as coisas do mundo, e logo que morre Gideão aquele povo volta a se prostituir com os deuses dos outros povos e passam a adorar Baal por deus.

E sucedeu que, como Gideão faleceu, os filhos de Israel tornaram a se prostituir após os baalins; e puseram a Baal-Berite por deus.
E assim os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor.
Nem usaram de beneficência com a casa de Jerubaal, a saber, de Gideão, conforme a todo o bem que ele havia feito a Israel.
Juízes 8:33-35

Povo esquecediço e mal agradecidos, que não reconheciam o Poder de Deus mesmo lhes sendo provado diante dos olhos, e assim continuavam, a cada juiz levantado e diante de obediências tinham vitórias, mas na desobediência e adoração a outros deuses tinham derrotas.

Atentemos que Deus não abandonava aquele povo a própria sorte mesmo que estes se prostituíssem com o nundo e seus deuses, era fiel a Sua Palavra e zelava por Sua Aliança.

Mas como é de nosso conhecimento, no decorrer dos tempos aquele povo vem a corromper totalmente a aliança do Senhor, o que veremos em postagens adiante.
Todavia Deus nunca desistiu do homem, e em Amor e nas suas misericórdias, vem a firmar uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, como veremos também em postagens posteriores.
Uma Aliança que não mais poderá ser corrompida pelo homem pois selada no sangue de Jesus, que ressuscitou, Vive e reina eternamente.
Mas a questão da obediência e fidelidade a Deus não fora anulada, hoje temos o Evangelho de Jesus para pôr em prática.

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:6-13

Como temos visto Deus é fiel a Sua Palavra e dela é zeloso em suas promessas, pois é Deus de Amor, e tanto amou o mundo que não poupou sequer a vida de seu Filho Unigênito em favor do homem.
E nós como estamos sendo para com Deus, estamos firmados na Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, estamos sendo fiéis a Ele, não estamos nos contaminando com coisas do mundo?
Pois saibamos nós que tudo já feito por Deus, agora a Aliança é Eterna e tão somente em Cristo Jesus, não haverá outras alianças, ou ficamos Neste Caminho em obediência para sermos levados ao reino dos céus quando Jesus voltar, ou na desobediência seguindo outros caminhos sofreremos a condenação ao inferno eternamente.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6



quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -22- a herança por aliança



Todos os que habitam nas montanhas desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios; eu os lançarei de diante dos filhos de Israel; tão-somente reparte a terra em herança a Israel, como já te mandei.
Josué 13:6

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16







Josué tivera vitórias sobre vitórias, mais ainda havia terras que não tinham sido conquistadas, mas estando Josué já idoso, Deus lhe ordena que desse posse das terras por herança as tribos de Israel conforme já prescrito por Moisés, e Deus daria vitória lançando fora os reis que ainda não conquistados.

Era, porém, Josué já velho, entrado em dias; e disse-lhe o SENHOR: Já estás velho, entrado em dias; e ainda muitíssima terra ficou para possuir.
A terra que ainda fica é esta: Todos os termos dos filisteus e toda a Gesur;
Josué 13:1,2
(...)
Todos os que habitam nas montanhas desde o Líbano até Misrefote-Maim, todos os sidônios; eu os lançarei de diante dos filhos de Israel; tão-somente reparte a terra em herança a Israel, como já te mandei.
Josué 13:6

E assim procedeu Josué, foram dividas as terras por herança aos filhos de Israel, bem como ficou estabelecidas cidades de refúgio, despedindo assim as duas tribos e meia que tinham já recebido terras na Transjordânia por herança ( Numeros 32:20-32, Josué 1:12-15)

Assim os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés voltaram, e separaram-se dos filhos de Israel, de Siló, que está na terra de Canaã, para irem à terra de Gileade, à terra da sua possessão, de que foram feitos possuidores, conforme a ordem do Senhor pelo ministério de Moisés.
Josué 22:9

E estes, os filhos de Ruben e de Gade e a meia tribo de Manasés, ao voltarem construíram um grande altar junto ao rio Jordão, no que sabendo o restante do povo de Israel lhes foram atrás para os destruir, sendo que construíram altar sem ser o do tabernáculo do Senhor, mas estes explicam que não era altar para holocausto , oferta de manjares ou sacrifícios, reconhecendo que somente o que está no Tabernáculo, mas aquele altar era por testemunho as gerações futuras de que eles serviam ao mesmo e Único Deus

E, se antes o não fizemos por receio disto, dizendo: Amanhã vossos filhos virão a falar a nossos filhos, dizendo: Que tendes vós com o Senhor Deus de Israel?
Pois o Senhor pôs o Jordão por termo entre nós e vós, ó filhos de Rúben, e filhos de Gade; não tendes parte no Senhor; e assim bem poderiam vossos filhos fazer desistir a nossos filhos de temer ao Senhor.
Por isso dissemos: Preparemo-nos agora, e edifiquemos um altar, não para holocausto, nem para sacrifício,
Mas para que, entre nós e vós, e entre as nossas gerações depois de nós, nos seja em testemunho, para podermos fazer o serviço do Senhor diante dele com os nossos holocaustos, e com os nossos sacrifícios, e com as nossas ofertas pacíficas; para que vossos filhos não digam amanhã a nossos filhos: Não tendes parte no Senhor.
Josué 22:24-27
(…)
E os filhos de Rúben e os filhos de Gade deram ao altar o nome de Ede; para que seja testemunho entre nós que o Senhor é Deus.
Josué 22:34

Depois de certo tempo, estando Josué já velho reúne o povo para os exortar a observar a lei do Senhor (Josué 23), para que permanecessem nas terras dadas por herança bem como conquistarem as demais que já dividas também por herança, as quais Deus os daria em vitórias.

(…)
Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda;
Josué 23:6
(…)
E eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma, que nem uma só palavra falhou de todas as boas coisas que falou de vós o Senhor vosso Deus; todas vos sobrevieram, nenhuma delas falhou.
E será que, assim como sobre vós vieram todas estas boas coisas, que o Senhor vosso Deus vos disse, assim trará o Senhor sobre vós todas aquelas más coisas, até vos destruir de sobre a boa terra que vos deu o Senhor vosso Deus.
Quando transgredirdes a aliança do Senhor vosso Deus, que vos tem ordenado, e fordes e servirdes a outros deuses, e a eles vos inclinardes, então a ira do Senhor sobre vós se acenderá, e logo perecereis de sobre a boa terra que vos deu.
Josué 23:14-16

E Josué se despede do povo, reunindo todas as tribos, seus anciões, os seus cabeças, juízes e oficiais, e diz a todo o povo para se lembrarem dos feitos de Deus desde quando apartará Abraão para lhe fazer a aliança, até os dias de suas vitórias sobre a terra prometida (Josúe 24).
E assim reunidos todos os filhos de Israel Josué faz uma renovação da aliança

(…)
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus.
Josué 24:14-18

Atentemos que Josué lhes faz uma proposta de escolha entre permanecer na aliança e servirem a Deus ou não, no que todo o povo decide por livre e espontânea vontade servir ao Senhor, ai Josué então os alerta:

Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados.
Se deixardes ao Senhor, e servirdes a deuses estranhos, então ele se tornará, e vos fará mal, e vos consumirá, depois de vos ter feito o bem.
Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos.
E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas.
Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel.
E disse o povo a Josué: Serviremos ao Senhor nosso Deus, e obedeceremos à sua voz.
Assim, naquele dia fez Josué aliança com o povo e lhe pôs por estatuto e direito em Siquém.
Josué 24:19-25

E Josué então escreve todas estas coisas no livro da lei de Deus, e levanta uma pedra por testemunho da renovação da aliança

E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus; e tomou uma grande pedra, e a erigiu ali debaixo do carvalho que estava junto ao santuário do Senhor.
E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o Senhor nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus.
Então Josué enviou o povo, cada um para a sua herança.
Josué 24:26-28

Depois destes dias morre Josué e morre também o sacerdote Eleazar, filho de Arão.

E depois destas coisas sucedeu que Josué, filho de Num, servo do Senhor, faleceu, com idade de cento e dez anos.
Josué 24:29
(…)
Faleceu também Eleazar, filho de Arão, e o sepultaram no outeiro de Finéias, seu filho, que lhe fora dado na montanha de Efraim.
Josué 24:33

Aquele povo tivera Moisés depois Josué como porta-voz de Deus, para lhes escrever e lhes lembar da lei do Senhor, para os guiar a terem vitórias em Deus, mas ambos morreram, assim como morreram os sacerdotes instituídos por Deus.
Mas glórias a Deus temos Jesus que fora ressuscitado e vive para sempre, e ainda o Espirito Santo de Deus em nós mesmo fazendo morada para nos guiar e nos dar vitórias.
Tinham terras prometidas por Deus, as quais tinham que conquistar, e iam as conquistando de acordo com a obediência a Deus, e até as que ainda não conquistadas tendo por guia a Josué, já a tiveram repartidas por herança, pois Deus lhes entregariam de acordo com a Aliança que fizera, e que o povo aderiu.

No entanto, aquela primeira Aliança, como é de nosso conhecimento, fora totalmente corrompida pelo homem, mas Deus em suas misericórdias e Amor a renovou em Cristo Jesus, uma Nova e Eterna Aliança, já não mais podendo ser corrompida pelo homem, pois selada no sangue de Jesus, muito mais excelente, já não mais para terras aqui prometidas, mas para herança no reino dos céus eternamente, sem limites delineados, sem necessidade de se vencer reis terrenos para as obter, já não mais apenas para o povo de Israel, mas para todos quantos crerem ilimitadamente, tudo pela Graça de Deus, sem mais uma lei a ser cumprida ou sacrifícios de sangue a serem oferecidos por um sacerdote humano, pois Jesus cumpriu a lei e derramou seu próprio sangue, sendo o único sacrifício puro e agradável a Deus para remissão de nossos pecados.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito:
Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor:Porei as minhas leis em seus corações,E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.
Hebreus 10:12-18

Já não mais necessário altar para testemunhar sermos servos de Deus, nem mesmo pedras erguidas aqui em terra, mas sim um coração contrito reconhecendo ser Jesus, o Filho de Deus, Único e suficiente Salvador de nossas vidas, a pedra angular erguida por Deus, única em que devemos lançar alicerces de vida.

Mas da mesma forma como Josué movido por Deus pergunta ali ao povo se queriam fazer parte da aliança do Senhor, dando-lhes ainda a opção de aceitar ou não servir a Deus, nos é perguntado hoje se aceitamos a Jesus por Único e Suficiente Salvador de nossas vidas ou não, se aceitamos a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco ou não, pois não mais uma lei a ser seguida, mas sim todo o Evangelho deixado no Novo Testamento, a ser colocado em prática de vida. Temos a opção, é a vida eterna em Cristo Jesus no reino dos céus, ou a condenação eterna sem Jesus no inferno.

Aquele povo tinha terras a conquistar por herança vencendo reis terrenos, nós temos a herança garantida em Cristo Jesus, mas da mesma forma temos que conquistar esta vida eterna estando firmados em Jesus, vencendo a cada dia as forças malignas que nos querem ver derrotados nesta vida longe de Jesus.

“Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Hebreus 10:26
(…)
Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Hebreus 10:32
(…)
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:39

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20,21



“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.