Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 29 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -57 – Sermão do Monte –a justiça de Deus- o suicídio e o adultério


Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5:21,22

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Mateus 5:27,28








E Jesus continua o sermão no monte falando sobre a lei que tinham que cumprir, que Ele não viera para destruir esta lei ou os profetas, não veio para anular a lei, mas que iria cumprir a lei, e que tudo seria cumprido por Ele, cumpriria, e cumpriu, o que o homem não podia mais cumprir, e que ensinaria os mandamentos dentro da justiça de Deus, e nesta justiça tinham os discípulos de exceder ao que ensinava os escribas e fariseus, estudiosos da lei mas que já tinha deturpado de acordo com seus próprios interesses. E na justiça de Deus tinham que viver os discípulos senão não entrariam no reino dos céus, palavra que nos é direcionada até os dias de hoje, e sendo a justiça de Deus eterna.
E temos que ter prazer em seus mandamentos, aprender a Verdade em Jesus, e seguir neste Caminho. Pois aquele povo na época de Jesus podiam até ter zelo no que faziam a Deus, no entanto já sem entendimento vindo de Deus já não mais dentro da justiça de Deus; mas Jesus cumpriria, e cumpriu, toda a lei em sua justiça, pondo fim ao jugo, sem a justiça de Deus, que esta trazia ao povo daquela época , mas pela Graça e Justiça de Deus nos veio a Salvação em Cristo Jesus.


Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Mateus 5:17-20


A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.
A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei.
Salmos 119:142-144

Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.
Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.
Romanos 10:2-4

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5:12
(…)
Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
Romanos 5:21

Temos diversas referencias e citações quanto a justiça de Deus mencionadas em anotações feitas neste blog, se quiseres por elas navegar basta colocar ali na lateral ‘pesquisar neste blog’ a busca por ‘ justiça de Deus’ .

Então ali no monte Jesus continua o sermão completando com a justiça de Deus o que lhes fora dito nos mandamentos e na lei, prestemos muita atenção no texto a seguir, que por si se explica, do quão não é só a letra das Escrituras, mas todo o entendimento e justiça vindas de Deus, mostrando-lhes o lado espiritual que tem que ser observado,

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
Mateus 5:21-26

Atentemos que o homicídio não é somente o ato de matar o corpo em si, mas o que as palavras no momento de cólera também podem destruir; inclusive o que as consequências de ira podem afetar o relacionamento do homem com Deus, que até suas ofertas não são bem aceitas por Deus quando estiver com situações a perdoar ou ser perdoado pelo próximo. Atentemos que temos que nos conciliar com o próximo enquanto estamos junto dele para não sermos encerrados na prisão. E assim temos também que nos conciliar com Deus enquanto estamos com esta vida, pois senão o acusador satanás nos requererá, e de suas guaras não mais poderemos sair pois o salário do pecado é a morte, razão pela qual devemos estar em Jesus, única forma de nos reconciliarmos com Deus, e que nos é por vida eterna.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.
Romanos 6:23

Quanto ao não matar já foram feitas algumas anotações que ficam aqui fazendo parte, estão em: https://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/06/versiculos-do-dia-nao-mataras.html


E continuemos a prestar muita atenção ao discurso de Jesus:

Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio.
Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
Mateus 5:27-32

Atentemos que não apenas o ato em si se considera adultério, mas só o fato de um homem olhar para uma mulher, ou vice versa, com intenção impura em seu coração já adulterou com ela.
Atentemos que nossos próprios pensamentos impuros já nos faz adulterar, quer seja uma relação ou um documento de compromisso, e assim acabamos também adulterando com relação as coisas de Deus, com nossa adoração que deve ser somente a Ele, temos que estar sempre muito atentos, pois vejamos o quão isto nos acarreta a perda da vida eterna, ao ponto de Jesus dizer que se o olho ou mão nos escandalizar devemos arrancá-los e jogar longe, que melhor é que se perca um membro do corpo do que ele todo ser lançado no inferno, atentemos bem tudo o que pode causar escândalos deve ser cortado pela raiz para que não sejamos condenados ao inferno.
E vejamos que no caso do homem, mulher , no passado que repudiava seu cônjuge lhe deveria dar carta de divórcio, no entanto Jesus ensina que não é assim não, que somente em caso de traição, de relações sexuais ilícitas., que cabe o divórcio, caso contrário o que for repudiado se estiver com outro estará sendo adúltero, bem como aquele com quem se casar.

Também sobre o adultério temos anotações que ficam fazendo parte desta reflexão de hoje, estão em: https://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/06/versiculos-do-dia-nao-adulteraras.html


Estamos vendo que Jesus em seu Evangelho nos vem acrescer o lado espiritual ao nosso modo de viver, aos mandamentos que devem ser observados de acordo com a justiça de Deus, que conhece nossos pensamentos e intenções do coração.
Devemos criar o habito de ler diariamente as Escrituras Sagradas, o Evangelho e Novo Testamento, pois contem a Palavra de Deus que se renova a cada leitura, que nos é revelada pelo Espirito Santo, que nos guia no Caminho da Nova Aliança de Deus para conosco.


Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus 4:12,13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.