Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 17 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -45- profecias nas misericórdias de Deus



Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando,
Jeremias 4:1

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o Senhor
Jeremias 29:11-14






Aquele povo de Israel, escolhido por Deus, para com eles fizera Aliança, era povo que não tinha o coração totalmente voltado a Deus, se afastavam de Deus, e ainda assim Deus lhes falava através dos profetas, leiamos na íntegra o livro de Jeremias o quanto Deus exortou o povo para que se voltassem à Ele para que não houvesse a queda de Jerusalém, mas não lhes deram ouvidos, e ainda quiseram matar o profeta, como fizeram a outros, e por não darem ouvidos veio a queda conforme profetizado, como vimos ontem.

Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, um dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim;
Ao qual veio a palavra do Senhor, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo terceiro ano do seu reinado.
E lhe veio também nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
Jeremias 1:1-3
(…)
Se voltares, ó Israel, diz o SENHOR, volta para mim; e se tirares as tuas abominações de diante de mim, não andarás mais vagueando,
E jurarás: Vive o Senhor na verdade, no juízo e na justiça; e nele se bendirão as nações, e nele se gloriarão.
Porque assim diz o Senhor aos homens de Judá e a Jerusalém: Preparai para vós o campo de lavoura, e não semeeis entre espinhos.
Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.
Jeremias 4:1-4
(…)
Mas isto lhes ordenei, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.
Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, mas andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante.
Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, enviei-vos todos os meus servos, os profetas, todos os dias madrugando e enviando-os.
Mas não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz, e fizeram pior do que seus pais.
Dir-lhes-ás, pois, todas estas palavras, mas não te darão ouvidos; chamá-los-ás, mas não te responderão.
E lhes dirás: Esta é a nação que não deu ouvidos à voz do Senhor seu Deus e não aceitou a correção; já pereceu a verdade, e foi cortada da sua boca.
Jeremias 7:23-28
(…)
Ouvi as palavras desta aliança, e falai aos homens de Judá, e aos habitantes de Jerusalém.
Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Maldito o homem que não escutar as palavras desta aliança,
Que ordenei a vossos pais no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: Dai ouvidos à minha voz, e fazei conforme a tudo quanto vos mando; e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.
Para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de dar-lhes uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então eu respondi, e disse: Amém, ó Senhor.
E disse-me o Senhor: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança, e cumpri-as.
Porque deveras adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz.
Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos, antes andaram cada um conforme o propósito do seu coração malvado; por isso trouxe sobre eles todas as palavras desta aliança que lhes mandei que cumprissem, porém não cumpriram.
Jeremias 11:2-8

Vimos nesta série de postagens o quanto Deus era misericordioso para com aquele povo, que sempre renovava sua Aliança para os manter na terra prometida sob seus cuidados, o quanto lhes falava através dos profetas, mas não quiseram e escolheram seu fim com a perda do que já haviam conquistado, voltando ao cativeiro em outras nações o que Deus não pode impedir desde que assim fora a escolha deles.
Mesmo assim Deus já tinha seu plano de os resgatar de volta a Jerusalém, e já fora profetizado a respeito, seriam setenta anos de cativeiro, mas já lhes providenciava o livramento.

E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos.
Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.
Jeremias 25:11,12

Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.
Jeremias 29:10-14

Que confirmo a palavra do seu servo, e cumpro o conselho dos seus mensageiros; que digo a Jerusalém: Tu serás habitada, e às cidades de Judá: Sereis edificadas, e eu levantarei as suas ruínas;
Que digo à profundeza: Seca-te, e eu secarei os teus rios.
Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.
Isaías 44:26-28

E como toda profecia se cumpriu, como veremos na postagem de amanhã.

E aquela Aliança de Deus fora anulada pelo povo, era povo esquecediço, no entanto Deus jamais se esquece de Sua Palavra, e não se esquece do homem, e tão somente por Sua Graça vem a firmar uma Nova Aliança Salvadora em Cristo Jesus, e para que dela venhamos a fazer parte nos deixa toda as coordenadas no Novo Testamento, a disposição de todos, e ainda mais nos agracia com Seu Santo Espirito fazendo morada em nós para que de tudo sejamos sempre lembrados. E de tudo temos que ter o conhecimento portando de suma importância estarmos lendo este Novo Testamento, dele estar ouvindo para que possamos nós também fazer nossa escolha.

E assim como disse através de Jeremias para aquele povo, Deus nos diz hoje :
Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o Senhor”

E esta Nova Aliança de Deus para conosco agora é Eterna, não haverá outra, tudo já proferido, já selada no sangue de Jesus, agora depende de nossa escolha, de que fim queremos para nós, entendamos que a vontade de Deus é que todos sejam salvos em Jesus, mas temos que clamar a Deus, verdadeiramente nos arrependermos do mal caminho, e ir a Jesus, orar sempre a Deus pois seremos por Ele ouvidos, temos que buscar Deus, e se assim o fizermos de todo o coração o acharemos, pois Deus é sempre conosco. E se assim o escolhermos e tivermos nosso coração voltado a Ele, teremos Sua Presença eternamente no reino do céu, mas se não o quisermos já temos também a destinação do fim com uma eternidade no inferno junto ao maligno. Já temos esta profecia proclamada, o Apocalipse, que tenhamos conhecimento.
Entendamos muito bem, temos uma Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, mas depende individualmente de cada um de nós aceitarmos ou não, e estejamos bem cientes de que não mais haverá outra, pois Jesus é o Único e Suficiente Salvador de nossas vidas.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 3:16-18

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens;
Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade;
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
1 Timóteo 2:1-6


Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20,21

sexta-feira, 16 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -44- Queda de Jerusalém



E o rei do Egito nunca mais saiu da sua terra; porque o rei de babilônia tomou tudo quanto era do rei do Egito, desde o rio do Egito até ao rio Eufrates.
2 Reis 24:7

E queimou a casa do Senhor e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém, e todas as casas dos grandes queimou.
E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derrubou os muros em redor de Jerusalém.
2 Reis 25:9-10






Depois da morte do rei Josias, seu filho Joacaz reinou em seu lugar, e fez o que era mau perante o Senhor, mas reinou somente três meses e foi levado ao Egito preso por Faraó-Neco que institui como rei a Eliaquim, filho de Josias, mudando seu nome para Jeoaquim e implantando impostos na terra.
E Jeoaquim fez tudo o que era mau perante o Senhor, e lhe veio o rei da babilônia, Nabucodonosor, contra ele, e também os bandos de caldeus, siros, moabitas, e dos filhos de Amom, que já houvera sido profetizado a respeito pela desobediência e infidelidade.

E, na verdade, conforme o mandado do Senhor, assim sucedeu a Judá, para o afastar da sua presença por causa dos pecados de Manassés, conforme tudo quanto fizera.
Como também por causa do sangue inocente que derramou; pois encheu a Jerusalém de sangue inocente; e por isso o Senhor não quis perdoar.
2 Reis 24:3,4
(…)
E o rei do Egito nunca mais saiu da sua terra; porque o rei de babilônia tomou tudo quanto era do rei do Egito, desde o rio do Egito até ao rio Eufrates.
2 Reis 24:7

E morrendo Jeoaquim seu filho Joaquim reinou em seu lugar, mas atentemos que na terra já estava infiltrado o Egito, mas reinou somente por três meses, pois veio o rei Nabucodonosor e lhe fez cativo, levando-o para Babilônia com sua família, com os tesouros da casa do Senhor e do rei, levando também todos os príncipes, todo homem valente, os artífices e os ferreiros, deixando ali apenas o povo pobre da terra, e sobre estes institui por rei a Matanias, tio paterno de Joaquim, e mudou-lhe o nome para Zedequias.
E Zedequias fez o que era mau perante o Senhor, reinando onze anos sobre Judá em Jerusalém, e estando a cidade sitiada pelo exercito da Babilônia fora arrombada e fugiu todo o exercito, fugindo também o rei, que perseguido pelos caldeus fora preso e levado ao rei da Babilônia, que matara seus filhos na sua frente e dele vazaram os olhos, levando-o preso para Babilônia. .

E sucedeu que, no nono ano do seu reinado, no mês décimo, aos dez do mês, Nabucodonosor, rei de babilônia, veio contra Jerusalém, ele e todo o seu exército, e se acampou contra ela, e levantaram contra ela trincheiras em redor.
E a cidade foi sitiada até ao undécimo ano do rei Zedequias.
2 Reis 25:1,2
(…)
E aos filhos de Zedequias mataram diante dos seus olhos; e vazaram os olhos de Zedequias, e o ataram com duas cadeias de bronze, e o levaram a babilônia.
2 Reis 25:7

Assim toda a tribo de Judá ficou sob cativeiro da Babilônia, cujo exercito veio a Jerusalém e a destruiu, levando tudo quanto era de valor, inclusive do templo, bem como levaram os sacerdotes e os guardas, os conselheiros do rei, o comandante das tropas e o escrivão-mor do exercito, e os homens que se encontrava na cidade, e a todos o rei da Babilônia matou.

E no quinto mês, no sétimo dia do mês (este era o ano décimo nono de Nabucodonosor, rei de babilônia), veio Nebuzaradã, capitão da guarda, servo do rei de babilônia, a Jerusalém.
E queimou a casa do Senhor e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém, e todas as casas dos grandes queimou.
E todo o exército dos caldeus, que estava com o capitão da guarda, derrubou os muros em redor de Jerusalém.
2 Reis 25:8-10
(…)
E o rei de babilônia os feriu e os matou em Ribla, na terra de Hamate; e Judá foi levado preso para fora da sua terra.
2 Reis 25:21

Nabucodonosor deixou ficar na cidade apenas alguns lavradores e vinhadeiros, e um pouco de povo, e sobre eles nomeou Governador a Geladias a seu comando, o qual fora morto, e este povo remanescente ali fugiram para o Egito.

Porém, quanto ao povo que ficara na terra de Judá, que Nabucodonosor, rei de babilônia, deixou ficar, pôs sobre ele, por governador a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã.
2 Reis 25:22
(…)
Então todo o povo se levantou, desde o menor até ao maior, como também os capitães dos exércitos, e foram ao Egito, porque temiam os caldeus.
2 Reis 25:26

E assim se deu a queda total da tribo de Judá, de Jerusalém, que ficou deserta.
Esta é a história do povo de Israel que estamos vendo nesta série de postagens, um povo escolhido por Deus, com uma promessa de Deus, uma Aliança firmada pelo Senhor, a qual por muitas vezes renovada e mantida por Deus que a nada obrigava o povo, mas estes aderiam a aliança para serem povo de Deus; mas um povo que não tinha o coração voltado a Deus, um povo rebelde, esquecediço, desobediente, infiéis a Deus, que se afastavam de Deus e anularam sua Aliança.
E não foi por falta de misericórdia de Deus, que lhes falava pelos juízes, pelos profetas, que sempre lhes lembrava da aliança, com as bençãos na obediência e a maldição na desobediência, que sempre os exortavam a se voltarem para os caminhos do Senhor, mas não ouviam a voz de Deus preferindo se prostituir com os povos de outras nações, seguindo e adorando seus deuses, até virem a se tornar em cativeiro novamente.

Mas como Deus é misericordioso e imensurável seu Amor, veio posteriormente firmar uma Nova e Eterna Aliança para com o homem, já não mais somente para aquele povo, mas para todos quantos crerem em Jesus, Seu Filho Amado, como Único e Suficiente Salvador, muito mais excelente, pois com esplendidas promessas, não uma terra aqui prometida, mas sim uma herança no reino dos céus, nos fazendo também filhos de Deus em Cristo Jesus, que morreu para remissão de nossos pecados, mas fora ressuscitado e coroado em glória por Rei Eterno, e que nos garante vida eterna também.
Basta-nos crermos, nos arrepender do mal caminho, nos entregarmos ao Rei Jesus, nosso Salvador, e andarmos Nele que é o Caminho de volta para Deus.
E tudo pela Graça de Deus, não mais com sacrifícios para purificação, não mais com uma lei a ser cumprida, mas tão somente pela Graça Salvadora em Cristo Jesus.
Mas saibamos que a questão de obediência e fidelidade não fora anulada e sim firmada em Jesus, que nos deixou seu Evangelho e um Novo Testamento para estarmos colocando em pratica de vida.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 3:16-18

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17


Aquele povo tinham as profecias declaradas para se arrependerem e se voltarem a Deus, o que não faziam vindo a se cumprir a profecia e voltarem em cativeiro.
Hoje nós temos a Própria Palavra de Deus em Jesus, no Seu Evangelho, com um Novo Testamento, e também com a última profecia, o Apocalipse.
E da mesma forma temos nós que nos arrependermos, nos voltarmos a Deus em Cristo Jesus, pois o cativeiro não mais nos é ser levado por um exercito de um rei de outra nação, mas continua existindo o cativeiro que é o pecado imposto por satanás, cujo salário é a morte, e somente estamos livres dele em Jesus, nosso Único e Suficiente Salvador, não há outra forma, não há sacrifícios a fazermos, não há força em nós para nos livrar, não há riquezas, objetos, coisas materiais, outros nomes, somente no sangue de Jesus derramado na cruz, onde venceu nosso pecado, e em sua ressurreição que nos garante vida eterna também.
E toda esta Verdade de Deus esta na Bíblia Sagrada, no Novo Testamento que devemos ter conhecimento e colocar em prática de vida.
E ainda mais agraciados somos que temos o próprio Espirito Santo de Deus em nós mesmo habitando para de tudo nos fazer lembar, contanto que já tenhamos lido ou ouvido, e nos ajudar a no Caminho andar, e ainda nos Consolar das tribulações desta vida, tudo pela Graça de Deus!
Esta a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco!
Mas estejamos conscientes que toda a profecia se cumpriu, se cumpre e se cumprirá com o juízo final, que estejamos atentos para que não venhamos a estar fora desta Aliança, como fora feito por aquele povo, pois não haverá mais nenhuma esta é Eterna, e dela depende a vida ou a morte, a herança no reino dos céus junto a Presença de Deus ou a condenação ao inferno junto ao maligno satanás, não sou eu quem digo tudo está no Novo Testamento, que estejamos cientes.



Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Hebreus 6:4-8

quinta-feira, 15 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -43- Os reinados sobre Judá depois da queda de Samaria


Porém não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações, que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
2 Reis 21:9

E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
2 Reis 23:27





E tendo morrido Ezequias, seu filho Manassés reina sobre Judá, e fez o que era mau perante o Senhor, ao contrário de seu pai, e profanando até o templo

Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu.
E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome.
Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do Senhor.
2 Reis 21:3-5
(…)
Porém não ouviram; porque Manassés de tal modo os fez errar, que fizeram pior do que as nações, que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.
2 Reis 21:9

Tudo o que Ezequias havia feito para conduzir novante o povo aos caminhos do Senhor é colocado abaixo por Manassés, e assim iam anulando a Aliança do Senhor, que lhes fala através dos profetas

Então o Senhor falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo:
Porquanto Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e até também a Judá fez pecar com os seus ídolos;
Por isso, assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que hei de trazer um mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos.
E estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei a Jerusalém, como quem limpa o prato, limpa-o e vira-o para baixo.
E desampararei os restantes da minha herança, entregá-los-ei na mão de seus inimigos; e servirão de presa e despojo para todos os seus inimigos;
Porquanto fizeram o que era mau aos meus olhos e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje.
2 Reis 21:10-15

E assim ia o povo se afastando cada vez mais de Deus, o que permanece no reinado seguinte quando Amon, filho de Manassés, reina em seu lugar sobre Judá,

Porque andou em todo o caminho em que andara seu pai; e serviu os ídolos, a que seu pai tinha servido, e se inclinou diante deles.
Assim deixou ao Senhor Deus de seus pais, e não andou no caminho do Senhor.
2 Reis 21:21,22

Reinou apenas dois anos em Jerusalém, pois fora morto por seus próprios servos, e pelo povo foi constituído seu filho Josias para reinar em seu lugar.
Josias sim era temente ao Senhor e fez tudo o que era reto andando nos caminhos do Senhor

E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se apartou dele nem para a direita nem para a esquerda.
2 Reis 22:2

E um dos seus atos fora reparar o templo que tinha sido contaminado e estragado

Sobe a Hilquias, o sumo sacerdote, para que tome o dinheiro que se trouxe à casa do Senhor, o qual os guardas do umbral da porta ajuntaram do povo,
E que o dêem na mão dos que têm cargo da obra, e estão encarregados da casa do Senhor; para que o dêem àqueles que fazem a obra que há na casa do Senhor, para repararem as fendas da casa;
Aos carpinteiros, aos edificadores e aos pedreiros; e para comprar madeira e pedras lavradas, para repararem a casa.
2 Reis 22:4-6

E ao ser reparado o templo fora encontrado o o livro da lei, e ao ouvir suas palavras o rei rasga até suas vestes, e manda que se consultasse a profetiza Hulda a respeito,

Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.
2 Reis 22:13
(…)
Assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre este lugar, e sobre os seus moradores, a saber: todas as palavras do livro que leu o rei de Judá.
Porquanto me deixaram, e queimaram incenso a outros deuses, para me provocarem à ira por todas as obras das suas mãos, o meu furor se acendeu contra este lugar, e não se apagará.
Porém ao rei de Judá, que vos enviou a consultar o Senhor, assim lhe direis: Assim diz o Senhor Deus de Israel, acerca das palavras, que ouviste:
Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que falei contra este lugar, e contra os seus moradores, que seria para assolação e para maldição, e que rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi, diz o Senhor.
Por isso eis que eu te recolherei a teus pais, e tu serás recolhido em paz à tua sepultura, e os teus olhos não verão todo o mal que hei de trazer sobre este lugar. Então tornaram a trazer ao rei a resposta.
2 Reis 22:16-20

E como já era proferido pelos profetas da época, que se não voltasse o povo nos caminhos do Senhor, sofreriam as consequências e seriam dominados por outras nações, assim também lhes diz a profetiza, mas no entanto não no reinado de Josias que seguia ao Senhor.
E Josias então renova a aliança do povo ante ao Senhor

O rei subiu à casa do Senhor, e com ele todos os homens de Judá, e todos os moradores de Jerusalém, os sacerdotes, os profetas e todo o povo, desde o menor até ao maior; e leu aos ouvidos deles todas as palavras do livro da aliança, que se achou na casa do Senhor.
E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.
2 Reis 23:2,3

E pelo rei Josias fora purificado o templo de todas as contaminações e idolatrias bem como fora derribado todos os altares de adoração de outros deuses, e fora instituído o culto a Deus, bem como comemorada a Pascoa que já não mais era feito pelo povo.

E o rei mandou ao sumo sacerdote Hilquias, aos sacerdotes da segunda ordem, e aos guardas do umbral da porta, que tirassem do templo do Senhor todos os vasos que se tinham feito para Baal, para o bosque e para todo o exército dos céus e os queimou fora de Jerusalém, nos campos de Cedrom e levou as cinzas deles a Betel.
2 Reis 23:4
(…)
Demais disto também Josias tirou todas as casas dos altos que havia nas cidades de Samaria, e que os reis de Israel tinham feito para provocarem à ira o Senhor; e lhes fez conforme todos os atos que tinha feito em Betel.
2 Reis 23:19
(…)
Porque nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
Porém no ano décimo oitavo do rei Josias esta páscoa se celebrou ao Senhor em Jerusalém.
2 Reis 23:22,23

E assim fora o reinado de Josias, porém a profecia já era a ruína de Jerusalém

E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.
2 Reis 23:25-27


Embora Jerusalém não tenha sido tomada juntamente com Samaria porque Ezequias era reto perante o Senhor que lhe livrou da Assíria, já em seu reinado fora profetizado sua queda diante da infidelidade de seu povo, sendo que seu sucessor e seguinte fizeram tudo o que era abominável ao Senhor, no entanto vem Josias tentando levar o povo de volta aos caminhos do Senhor e sendo totalmente fiel a Deus, mas é reforçada a profecia de que não em seu reinado mas viria a queda de Judá, pois era povo esquecediço de Deus com coração voltado a outros deuses, e continuariam se afastando de Deus.
Como veremos amanhã depois de Josias não houve mais reis tementes ao Senhor, levando a tribo de Judá a serem dominados por outras nações.

Embora Josias tenha renovado a aliança do povo com Deus, fora somente em seu reinado observada, pois logo se esqueceriam e se afastariam totalmente de Deus, anulando a Aliança do Senhor.

Mas fomos agraciados por Deus que veio em seu imensurável Amor firmar uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus.
Uma Aliança muito mais excelente, em maiores promessas, não mais para uma porção de terra aqui prometida, mas para herança no reino dos céus, sendo Jesus coroado em glória por Rei Eterno, e que nos garante vida eterna também.
Mas assim como aquele povo devia ter um coração voltado a Deus, nós continuamos a ter que estar assim com coração voltado a Deus e sermos com Ele compromissados e fiéis, para recebermos então as promessas, só que não mais com uma lei a cumprir, pois pela Graça de Deus fora com sacrifício de Jesus, com seu sangue derramado na cruz, e sua ressurreição, que nos fora selada a Nova e Eterna Aliança, agora com Novo Testamento deixado por Jesus.

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:37-40

Sim a questão da obediência e fidelidade não fora anulada mas sim agora nos é firmada em Jesus.
Aquele povo tinha os profetas como porta-voz de Deus para os exortar e predizer sobre as bençãos na obediência e a maldição na desobediência, hoje temos Jesus que é a própria Palavra de Deus, que a tudo já nos ensinou, exortou e também já proferiu a última profecia, o Apocalipse, deixando Seu Evangelho para que todos quantos quiserem a salvação o coloque em pratica, observando o Novo Testamento, para então já sermos uma nação santa, purificada em seu sangue, e nos tornemos filhos de Deus, povo de Deus, já como cidadãos do céu, pois somente assim tomaremos posse da herança e habitaremos eternamente no céu.
Não sejamos como aquele povo esquecediços mas que realmente guardemos a Palavra da Verdade em nossos corações.

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;
Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Tiago 1:21-25

E assim como as profecias se cumpriam mesmo o povo não dando ouvidos a elas, as que ainda não se cumpriram que relatam o fim juntamente com o Apocalipse, quer creiamos ou não tudo será cumprido, e breve muito breve Jesus voltará para levar os cidadãos do céu para com Ele habitar eternamente junto a Presença de Deus, sendo que os que estiverem afastados de Deus, que não assumiram a Nova Aliança, que não se tornaram cidadãos dos céus, já tem com a Palavra seu julgamento final e condenação ao inferno, quando Jesus voltar como justo Juiz.
Portanto que não sejamos esquecediços como aquele povo mas venhamos prevalecer no Caminho que é Jesus.

E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.
João 12:47,48
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Hebreus 1:1-3

Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Hebreus 2:1-3


Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:37-39
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.