Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 25 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -53- batismo do arrependimento e do Espirito


E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:6

Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Lucas 3:16







E João pregava o arrependimento e movido pelo Espirito batiza nas águas simbolizando o arrependimento, uma confissão dos pecados, uma forma do homem manifestar que reconhecia seus mal caminhos e a aceitação de Uma Nova Aliança pela fé, mas já anunciava que após viria o batismo de Jesus pelo Espirito Santo, confirmando então a fé e firmando uma Nova Aliança entre Deus e o homem, únicos batismos que nos consta nas Escrituras Sagradas, fora disto não há batismos instituído por Deus.
Foram feitas algumas anotações com referencias e citações sobre o batismo que recomendo que leiam, fazendo parte da reflexão de hoje, estão em :


Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
Mateus 3:5,6

Mas vejamos que apenas ser batizado não era suficiente, tinha que ser com verdeiro arrependimento

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento;
E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.
E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo.
Mateus 3:7-10

Entendamos que tinha que ter frutos do arrependimento, sim uma mudança de atitudes, e já se adiantava ao Evangelho de Jesus dizendo que a arvore que não der bons frutos é cortada e lançada no fogo, e sim é o que Jesus pregou nos confirmando existir sim o inferno para onde vai aqueles que não aceitarem se firmar na Nova Aliança de Deus.
No Evangelho segundo Lucas ele ainda relata que João sim se antecipava nas pregações de Jesus, atentemos ao que diz:

E a multidão o interrogava, dizendo: Que faremos, pois?
E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, faça da mesma maneira.
E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-lhe: Mestre, que devemos fazer?
E ele lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado.
E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.
Lucas 3:10-14

No que as multidões se indagavam se não seria João o Cristo, mas João dá o testemunho de Jesus, bem como dizendo que Ele sim efetuaria o batismo no Espirito Santo

João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.
João 1:15-18

Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga.
E assim, admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo.
Lucas 3:16-18

E assim testificava João de Jesus, da justiça de Deus que estava a ser cumprida. Mencionando que a lei era através de Moisés mas a Graça e a Verdade de Deus somente através de Jesus.
E tão importante o batismo nas águas, que o próprio Jesus que era justo e puro, não tendo do que ter arrependimento, mas para testemunho da justiça, como homem também fora batizado por João, que já o reconhecia por Cristo de Deus, e então a principio não o quisera batizar mas pela vontade de Jesus, assim o realizou,

Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus 3:13-17

E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus.
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
João 1:33-36

Atentemos que João não conhecia Jesus pessoalmente mas era guiado pelo Espirito de Deus e assim o reconheceu ao encontrá-lo, e o reconhecia como filho de Deus. E que viria a ter a autoridade de batizar com o Espirito Santo.
Atentemos que Jesus logo após ser batizado nas águas recebe do Pai o batismo no Espirito Santo, e o próprio Deus fala ser Ele Seu Filho Amado.
E assim nos é o batismo no Espirito Santo, passamos a ser filhos de Deus!
A justiça de Deus sendo cumprida por Jesus e em Jesus.

Mas atentemos que o batismo nas águas não salva ninguém, quem salva é unicamente Jesus. No batismo confessamos esta fé, é a simbologia de uma mudança de vida que a entregamos a Jesus nosso Salvador, Único nos purifica, nos perdoa os pecados e nos faz dignos de estar na Presença de Deus.
Sim uma Nova Aliança de Deus para com o homem estabelecida em Jesus, que a viria selar com seu próprio sangue derramado na cruz, mas sendo ressuscitado derramou, e derrama até hoje, o batismo do Espirito Santo sobre todos que creem e aceitam a Nova Aliança em Cristo Jesus.

Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós...
Lucas 22:20

E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.
Hebreus 12:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.