Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 24 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -52- Nova e Eterna Aliança requer arrependimento


Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Jeremias 31:31

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17





Vimos nesta série de postagem a Aliança de Deus feita com Abraão, Isaque e Jaco, e mesmo tendo o povo destas descendências tomado posse da terra prometida na Aliança,como com o decorrer dos tempos estavam sempre corrompendo a Aliança, e Deus sempre Misericordioso a renovava entre as gerações, mas aquele povo fora tanto desobedientes e infiéis a Deus seguindo outros deuses, que vieram a anular totalmente a Aliança, chegando até a perderem a herança que tinham nas terras, ficando dominados por outras nações.
Mas Deus sempre estava a falar com seu povo através dos profetas, os exortando a se voltarem ao Senhor, lhes advertindo sobre a maldição na desobediência e infidelidade, de tudo lhes avisava antes, mas o povo não dava ouvidos, chegando até a matar profetas de Deus.
E diante disto Deus já falava pelos profetas da necessidade de fazer uma Nova Aliança e assim já a promete desde a antiguidade, pois depois ficara torno de quatrocentos anos sem lhes falar, e como estamos vendo estes últimos dias, volta a falar para cumprir as profecias que são muitas, mas vamos ver o trecho de algumas que fala desta Aliança Eterna


Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.
Jeremias 31:31-34

E eles serão o meu povo, e eu lhes serei o seu Deus;
E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles.
E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim.
Jeremias 32:38-40

Contudo eu me lembrarei da minha aliança, que fiz contigo nos dias da tua mocidade; e estabelecerei contigo uma aliança eterna.
Então te lembrarás dos teus caminhos, e te confundirás, quando receberes tuas irmãs maiores do que tu, com as menores do que tu, porque tas darei por filhas, mas não pela tua aliança.
Porque eu estabelecerei a minha aliança contigo, e saberás que eu sou o Senhor;
Ezequiel 16:60-62

E farei com eles uma aliança de paz; e será uma aliança perpétua. E os estabelecerei, e os multiplicarei, e porei o meu santuário no meio deles para sempre.
E o meu tabernáculo estará com eles, e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Ezequiel 37:26,27

Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura.
Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi.
Isaías 55:1-3

Atentemos bem que agora a Aliança é Eterna, não haverá outra, esta é por toda a eternidade, tudo já feito por Deus, como vimos Jesus nasceu homem para então cumprir uma lei pelo homem que não a cumpriu, atentemos que não depende de mais nada que o homem faça para ter sua salvação, esta tão somente pela Graça de Deus, tão somente pelo sacrifico de Jesus na cruz.
E entendamos que pelo imensurável Amor de Deus pelo homem, e neste não encontrar mais nenhum justo sequer para firmar aliança com o Senhor, então nos veio Jesus, não havia mais outra forma do homem por si só se voltar e se achegar a Presença de Deus, nada que o homem em sua força, ou outro tipo de força pudesse fazer, nem que o homem pudesse voltar a ter vida, outras reencarnações, como alguns acreditam, voltaria a ser homem carnal, nenhum sacrifício mais era aceito por Deus, pois o próprio homem o invalidava, nenhum ritual por mais que tivesse nele sobrenatural seria suficiente, entendamos bem nada mais que Deus pudesse fazer ao homem, pois já houvera por diversas vezes o tentado, pois se houvesse outra forma, outro jeito, outros nomes, Deus o teria feito e poupado a vida de Seu Filho, mas somente Jesus o Sacrifico Perfeito agradável a Deus para salvação da vida do homem, e em seu sangue derramado na cruz que fora selada a Nova Aliança, assim agora incorruptível, eterna, pois fora ressuscitado e coroado em glória, e Vive para todo o sempre, nos garantido vida eterna também.


Uma Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, e como já vimos temos que estar bem dispostos a ouvir sua voz e então estarmos fazendo parte desta Aliança.
E como já proferido por Isaías, João começou a anunciar Jesus e o reino dos céus, a preparar o caminho do Evangelho de Jesus.

Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus;
Como está escrito nos profetas: Eis que eu envio o meu anjo ante a tua face, o qual preparará o teu caminho diante de ti.
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, Endireitai as suas veredas.
Marcos 1:1-3

Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Todo o vale será exaltado, e todo o monte e todo o outeiro será abatido; e o que é torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
E a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, pois a boca do Senhor o disse.
Isaías 40:3-5

E a primeira coisa a ser feita por quem quer a Nova Aliança é reconhecer que é pecador, que está em mal caminho no mundo afastado de Deus, , e então se arrepender, o que foi a pregação de João Batista, assim como a de Jesus quando iniciou seu ministério.

E, naqueles dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia,
E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 3:1,2

Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17

São inúmeras as vezes que Deus chama o povo ao arrependimento nas Escrituras Sagradas pela boca dos profetas, por João, por Jesus, pelos Apóstolos, e a pregação até o dia de hoje é a mesma : “ Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”, somente assim que começamos a percorrer o Caminho de volta a Deus.
Já foram feitas muitas anotações neste blog sobre o arrependimento, se quiser acompanhar contém diversas referencias bíblicas, citações sobre o assunto, basta digitar ‘arrependimento’ na lateral do blog no campo ‘ Pesquisar neste blog’.

E veremos no Novo Testamento que o arrependimento e conversão ao Caminho, Jesus, é individual, cada um dará conta pessoalmente de seus atos, e uma referencia nas profecias que relatam muito bem isto está no capitulo 18 de Ezequiel, vale a pena ler na íntegra, deixo uns versículos:

“Portanto, eu vos julgarei, cada um conforme os seus caminhos, ó casa de Israel, diz o Senhor DEUS. Tornai-vos, e convertei-vos de todas as vossas transgressões, e a iniqüidade não vos servirá de tropeço.
Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e fazei-vos um coração novo e um espírito novo; pois, por que razão morreríeis, ó casa de Israel?
Porque não tenho prazer na morte do que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.
Ezequiel 18:30-32

Sim, verdadeiramente Deus não tem prazer na morte, nem mesmo dos perversos, Ele quer e espera sim é por seu arrependimento e que passe a andar nos caminhos do Senhor, e tanto é que não poupou sequer a vida de seu próprio Filho para que com sua ressurreição todos pudessem ter vida.

Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?
Ezequiel 18:23

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
João 10:10,11


Tá dando para entender que agora a Aliança é Eterna, que nos vem carregada de melhores promessas, sim eterna também será nossa vida junto a Deus, e já não mais para uma terra aqui prometida, mas sim no reino dos céus, já parou para pensar como é o reino dos céus? Com a Presença de Deus envolvendo tudo? Sem falar das riquezas que lá existem, e ainda lugar somente de paz, sem choro, sem dor… veremos um pouco de tudo isto durante as postagens seguintes.

Mas atentemos que nos é dito já a mais de dois mil anos que o reino dos céus já era chegado sobre nós, e sim Jesus Vive e Reina Eternamente, sim já reina sobre nós mesmo que ainda estejamos vivendo neste mundo, mas é aqui que somos preparados para sermos cidadãos dos céus, e é assim que já devemos ser para que quando Jesus voltar poder nos levar para no reino dos céus habitar.
Esta a Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, agora depende individualmente de cada um de nós aceitarmos ou não…


Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
Mateus 4:17

De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
Hebreus 7:22

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7

E como profetizou Jeremias, citado acima (Jr 31:31/34), Deus já fez esta Nova Aliança, e sim já colocou sua lei em nosso coração através de Jesus e Seu Santo Espirito que em nós mesmo vem fazer morada, Sendo nosso Deus e nós o seu povo já desde agora e para sempre, e todos que buscam andar no Caminho conhecem ao Senhor, independentemente de cargos, funções, posições, quer na vida social quanto na igreja, seja qual for a raça ou nação, todos que querem conhecem ao Senhor em Cristo Jesus, no qual nos perdoa os pecados, nunca mais se lembrando deles para que possamos estar em Sua Presença desde agora e eternamente.



Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito:
Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor:Porei as minhas leis em seus corações,E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Hebreus 10:14-19

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.