Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 19 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -47- Jerusalém novamente povoada pelo povo de Israel nas misericórdias de Deus.




Por mim se decreta que no meu reino todo aquele do povo de Israel, e dos seus sacerdotes e levitas, que quiser ir contigo a Jerusalém, vá.
Esdras 7:13

E tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possues, nomeia magistrados e juízes, que julguem a todo o povo que está dalém do rio, a todos os que sabem as leis do teu Deus; e ao que não as sabe, lhe ensinarás.
Esdras 7:25





E já grande parte do povo de Israel havia voltado para Jerusalém, e o sacerdote Esdras que estava na Pérsia recebe benefícios do rei Artaxerxes para voltar e ir com ele todos quantos servissem a Deus, e ainda com ofertas feitas por ele e seus conselheiros, com a restituição dos utensílios para o serviço na Casa de Deus, e ainda o mais que fosse necessário seria lhe dado pela casa do tesouro do rei; e ordens para que os tesoureiros dessem a Esdras o que este pedisse para a Casa do Senhor. Decreta ainda que nenhum imposto, ou pedágios ou direitos seriam impostos aos que estivessem servindo na Casa de Deus.

Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus do céu, paz perfeita, em tal tempo.
Por mim se decreta que no meu reino todo aquele do povo de Israel, e dos seus sacerdotes e levitas, que quiser ir contigo a Jerusalém, vá.
Porquanto és enviado da parte do rei e dos seus sete conselheiros para fazeres inquirição a respeito de Judá e de Jerusalém, conforme à lei do teu Deus, que está na tua mão;
E para levares a prata e o ouro que o rei e os seus conselheiros voluntariamente deram ao Deus de Israel, cuja habitação está em Jerusalém;
E toda a prata e o ouro que achares em toda a província de babilônia, com as ofertas voluntárias do povo e dos sacerdotes, que voluntariamente oferecerem, para a casa de seu Deus, que está em Jerusalém.
Esdras 7:12-16
(…)
E por mim mesmo, o rei Artaxerxes, se decreta a todos os tesoureiros que estão dalém do rio que tudo quanto vos pedir o sacerdote Esdras, escriba da lei do Deus dos céus, prontamente se faça.
Esdras 7:21
(…)
E tu, Esdras, conforme a sabedoria do teu Deus, que possues, nomeia magistrados e juízes, que julguem a todo o povo que está dalém do rio, a todos os que sabem as leis do teu Deus; e ao que não as sabe, lhe ensinarás.
E todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei, seja julgado prontamente; quer seja morte, quer desterro, quer multa sobre os seus bens, quer prisão.
Esdras 7:25,26

E muitos foram os que voltaram com ele ( Esdras 8:1-20).
Atentemos que mesmo que o povo que estava em Jerusalém tivesse a lei do rei a cumprir, foi lhes liberado que cumprissem também a lei do Deus que serviam, ficando Esdras encarregado de nomear magistrados e juízes sobre eles quanto a lei de Deus que sabiam e que fosse estas ensinadas a quem da nova geração que não a soubesse. E que fosse julgado e punidos todos que descumprissem tanto a lei do rei, quanto a lei de Deus.

Esdras ainda toma conhecimento do quanto o povo já havia transgredido a lei de Deus se juntando, contaminando-se com povos de outras nações

Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas, não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios, e dos amorreus.
Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas terras; e até os príncipes e magistrados foram os primeiros nesta transgressão.
Esdras 9:1,2

Então Esdras chora pelo povo e entra em confissão e oração a Deus, e enquanto orava juntou-se a ele grande congregação de homens, mulheres e crianças que choravam também, então veio Secanias a Esdras e propôs uma aliança com Deus de que despenderiam suas mulheres e filhos, no que Esdras concorda e manda reunir o povo para lhes falar (Esdras 10)

(…)
Então se levantou Esdras, o sacerdote, e disse-lhes: Vós tendes transgredido, e casastes com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel.
Agora, pois, fazei confissão ao Senhor Deus de vossos pais, e fazei a sua vontade; e apartai-vos dos povos das terras, e das mulheres estrangeiras.
E respondeu toda a congregação, e disse em altas vozes: Assim seja, conforme às tuas palavras nos convém fazer.
Esdras 10:10-12

Imagino quão difícil, duro e triste momento, no entanto era consequências que eles mesmos buscaram descumprindo a lei, e para que não houvesse ali outros julgamentos e punições eles mesmos aceitam a correção que lhes era conveniente. E assim se fez.

Pois sim o povo de Israel continuava sendo dominado por outras nações,e mesmo voltado para Jerusalém viviam ali com diversos povos, no entanto Deus lhes provera a liberdade de cultuarem a Deus, de terem a Casa do Senhor ali levantada, de andarem de forma diferenciada dos demais com a lei de Deus os guiando.

Aquele povo tinham anulado a aliança com Deus e estavam sofrendo a consequência, tendo perdido a posse da herança, sendo servos de outros povos, mesmo assim Deus ainda lhes era Misericordioso.

Mas não houve futuramente mas como reatar aquela aliança, e continuariam afastados de Deus.
Todavia Deus já tinha um plano de salvação e o cumpriu em Cristo Jesus. A Nova e Eterna Aliança para com aquele povo, que ainda a vinham a recusar, se tornando para salvação de todos os povos, para todos quantos cresse e aceitassem.
E Jesus deixou seu Evangelho, um Novo Testamento a observamos e no Caminho da Verdade andarmos para então recebermos vida eterna junto a Presença de Deus no reino do céu.
E tudo a nossa disposição na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus que devemos ter conhecimento, lendo, ouvindo, e a Ela darmos ouvidos e colocarmos em pratica de vida.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6


Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:10-13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.