Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 18 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -46- livramento dos cativos e reconstrução do templo em Jerusalém


Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém.
E todo aquele que ficar atrás em algum lugar em que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata, com ouro, com bens, e com gados, além das dádivas voluntárias para a casa de Deus, que está em Jerusalém.
Esdras 1:3,4

E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.
E os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas, e o restante dos filhos do cativeiro, fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria.
Esdras 6:15-16






Estamos vendo nesta série de postagens desde quando Deus fez a Aliança com Abraão, depois com Isaque e Jacó, com a retirada do povo da servidão do Egito, sua passagem pelo deserto, a posse da terra prometida, os juízes levantados por Deus, os reis sobre eles, o reinado dividido e suas sucessões; as bençãos e maldições, das quais escolheram as maldições se prostituindo com outros povos sendo infiéis a Deus adorando outros deuses, no que perderam as bençãos da terra prometida, de serem nação do Senhor, e tendo sua queda, vindo a serem cativos de outras nações.
Mas Deus em suas misericórdias e Amor sempre lhes falava através dos profetas, oferendo as bençãos se voltassem aos caminhos do Senhor, e lhes predizendo as derrotas se afastados de Deus.
E mesmo antes de serem totalmente derrotados e cativos, Deus fala através dos profetas que lhes viria o livramento

Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado.
Isaías 44:28

Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.
Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
Isaías 45:1-6

E mesmo depois da queda de Samaria ainda vem Deus através de profetas a predizer que haveria libertação, que o cativeiro duraria apenas setenta anos

E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos.
Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei de babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniqüidade, e a da terra dos caldeus; farei deles ruínas perpétuas.
Jeremias 25:11,12

Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar.
Jeremias 29:10


E passado em torno de duzentos anos da profecia de Isaías e mais ou menos cem anos da profecias de Jeremias, e quase se cumprindo os setenta anos profetizados quanto ao cativeiro, vem Ciro ser rei da Pérsia, e logo no primeiro ano de seu reinado vem a ele a Palavra do Senhor despertando seu espirito a favor dos israelitas para voltarem a Jerusalém e reconstruir o templo

No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia (para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias), despertou o SENHOR o espírito de Ciro, rei da Pérsia, o qual fez passar pregão por todo o seu reino, como também por escrito, dizendo:
Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém.
E todo aquele que ficar atrás em algum lugar em que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata, com ouro, com bens, e com gados, além das dádivas voluntárias para a casa de Deus, que está em Jerusalém.
Então se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.
Esdras 1:1-5

E muitos foram os cativos que voltaram para Jerusalém ( Esdras 2)

(…)
Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil trezentos e sessenta,
Afora os seus servos e as suas servas, que foram sete mil trezentos e trinta e sete; também tinha duzentos cantores e cantoras.
Os seus cavalos, setecentos e trinta e seis; os seus mulos, duzentos e quarenta e cinco;
Os seus camelos, quatrocentos e trinta e cinco; os jumentos, seis mil setecentos e vinte.
E alguns dos chefes dos pais, vindo à casa do Senhor, que habita em Jerusalém, deram ofertas voluntárias para a casa de Deus, para a estabelecerem no seu lugar.
Conforme as suas posses, deram para o tesouro da obra, em ouro, sessenta e uma mil dracmas, e em prata cinco mil libras, e cem vestes sacerdotais.
E habitaram os sacerdotes e os levitas, e alguns do povo, tanto os cantores, como os porteiros, e os netinins, nas suas cidades; como também todo o Israel nas suas cidades.
Esdras 2:64-70

E estando assentados em Jerusalém, já passados os setenta anos de cativeiro, embora ainda sob o domínio de outras nações, levantam o altar ao Senhor e oferecem holocaustos e realizam suas festas solenes conforme escrito no livro da lei,

Chegando, pois, o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém.
E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus.
E firmaram o altar sobre as suas bases, porque o terror estava sobre eles, por causa dos povos das terras; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, holocaustos pela manhã e à tarde.
Esdras 3:1-3

E com o decreto do rei Ciro tinham levantado dinheiro e com sua permissão teriam madeira suficiente para restaurar o templo

Deram, pois, o dinheiro aos pedreiros e carpinteiros, como também comida e bebida, e azeite aos sidônios, e aos tírios, para trazerem do Líbano madeira de cedro ao mar, para Jope, segundo a concessão que lhes tinha feito Ciro, rei da Pérsia.
Esdras 3:7

E assim começam a levantar o templo, mas pelos inimigos do local são obrigados a parar, mas Deus levanta profetas para lhes falar e encorajar, e assim retomam a construção e Deus era com eles e mesmo sendo perseguidos não obrigados a parar, sendo consultado então o atual rei Dario a respeito com as informações sobre o decreto de Ciro, o qual as confere e baixa também um decreto assim

E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.
Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.
Esdras 5:1,2

Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, e não os impediram, até que o negócio chegasse a Dario, e viesse resposta por carta sobre isso.
Esdras 5:5

Também por mim se decreta o que haveis de fazer com os anciãos dos judeus, para a reedificação desta casa de Deus, a saber: que da fazenda do rei, dos tributos dalém do rio se pague prontamente a despesa a estes homens, para que não interrompam a obra.
E o que for necessário, como bezerros, carneiros, e cordeiros, para holocaustos ao Deus dos céus, trigo, sal, vinho e azeite, segundo o rito dos sacerdotes que estão em Jerusalém, dê-se-lhes, de dia em dia, para que não haja falta.
Para que ofereçam sacrifícios de cheiro suave ao Deus dos céus, e orem pela vida do rei e de seus filhos.
Também por mim se decreta que todo o homem que mudar este decreto, se arrancará um madeiro da sua casa, e, levantado, o pendurarão nele, e da sua casa se fará por isso um monturo.
O Deus, pois, que fez habitar ali o seu nome derrube a todos os reis e povos que estenderem a sua mão para mudar o decreto e para destruir esta casa de Deus, que está em Jerusalém. Eu, Dario, baixei o decreto; com diligência se faça.
Esdras 6:8-12


E fora completado a reconstrução do templo e feita uma dedicação ao Senhor e retomado todos os rituais da lei escrita no livro de Moisés.

E os anciãos dos judeus iam edificando e prosperando pela profecia do profeta Ageu, e de Zacarias, filho de Ido. E edificaram e terminaram a obra conforme ao mandado do Deus de Israel, e conforme ao decreto de Ciro e Dario, e de Artaxerxes, rei da Pérsia.
E acabou-se esta casa no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado do rei Dario.
E os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas, e o restante dos filhos do cativeiro, fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria.
Esdras 6:14-16

E puseram os sacerdotes nas suas turmas e os levitas nas suas divisões, para o ministério de Deus, em Jerusalém, conforme ao que está escrito no livro de Moisés.
Esdras 6:18

Vemos como Deus é Misericordioso e Fiel a sua Palavra, a tudo preparava com abundancia ao seu povo, que mesmo ainda estando sob o domínio de outra nação, retornaram para Jerusalém providos de bens, e lá fora novamente levantado o templo.

E Deus não muda, continuou Misericordioso para com aquele povo, que mesmo vindo depois em gerações, mesmo estando em Jerusalém, mesmo cumprindo rituais da lei, os faziam de acordo com suas próprias interpretações e interesses, assim mesmo que se intitulassem povo de Deus não tinham o coração totalmente voltado a Deus o que os levavam a se afastarem de Deus, ficando longo tempo sem terem a Palavra de Deus, agindo de acordo com suas próprias vontades.

E mesmo Deus não achando mais nenhum justo segundo sua Palavra, ainda assim como já proferido pelos profetas, tinha um plano de salvação para aquele povo, que já contaminados com diversas nações, estando no domínio delas, com os quais não tinha sido possível se firmar a Aliança, então manda a terra, para nascer como homem ao meio daquele povo, na descendência de Davi, Seu próprio Filho Amado Jesus, e Nele se firmaria Uma Nova Aliança.

Sim a Aliança que Deus tem para conosco até os dias de hoje, só que assim como aquele povo tinham a escolha de aderir ou não a aliança de permanecer nela ou não, nós também temos a escolha, sendo individual a cada um de nós, não mais como nação, não mais com um templo construído pela mãos dos homens com uma lei a cumprir, mas com verdeiro arrependimento e entrega de nossa vida ao Rei Jesus, Único e Suficiente Salvador para o homem.
Uma Nova Aliança que agora é Eterna na qual passamos de criaturas a filhos de Deus em Cristo Jesus, que nos garante a vida eterna, fazendo-nos assim uma nação santa, que não mais para uma terra aqui prometida, mas para herança no reino dos céus.
Mas temos que buscar por esta Graça de Deus, temos que aderir a Nova Aliança, e somente a temos em Jesus, que nos deixou seu Evangelho registrado em um Novo Testamento, no qual morreu para que tivéssemos vida.
Aquele povo tinha aos profetas como porta-voz de Deus, nós temos a Jesus, a Própria Palavra de Deus, o que ressuscitou e Vive para sempre, e tudo registrado na Bíblia Sagrada, toda a Palavra de Deus.
Logo temos que ter conhecimento deste Novo Testamento, temos que lê-lo, ouvir dele, temos que nele estar vivendo para nos tornarmos cidadãos dos céus para lá irmos fazer morada eterna junto a Deus.
Sobre o que veremos mais nas próximas postagens.

Porque não foi aos anjos que sujeitou o mundo futuro, de que falamos.
Mas em certo lugar testificou alguém, dizendo:Que é o homem, para que dele te lembres?Ou o filho do homem, para que o visites?
Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,De glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Hebreus 2:5-10

Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.
Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.
Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
Hebreus 4:9-13



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.