Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 21 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -49- Deus Misericordioso e Fiel a Sua Palavra-

- As últimas palavras da profecia do Velho Testamento e as primeiras Palavras de Deus no Novo Testamento-


Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.
Malaquias 4:5,6

E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Lucas 1:16-17







Desde as providencias de Deus para volta dos cativos a Jerusalém, o que já houvera sido proferido antes por profetas, até a reconstrução do templo e dos muros, Deus ainda falava através de seus profetas(como Ageu, Zacarias, Obadias, Malaquias...) encorajando o povo ha ali novamente se fixarem, e usando de misericórdia para com eles e os ajudando em todos estes feitos.
E também pelos profetas era repreendida a infidelidade do povo, era lhes feito exortações ao arrependimento, lhes mostrando que estavam colhendo o que eles mesmos plantaram.
Mas eram povo esquecediço e logo se esqueciam e voltavam seus corações nas coisas do mundo, e chegavam até a matar os profetas de Deus.
Mesmo assim Deus lhes foi misericordioso durante seu tempo de cativeiro e os livrava do extermínio, como podemos ver com o livro de Ester, onde as Escrituras Sagradas nos relatam a história de um destes reis, Assuero, que acaba se casando com uma descendente do povo israelita, muito conhecida, a rainha Ester, e durante este reinado houve uma conspiração, e fora enganado o rei, que resultou num decreto ,para que fosse morto todo o povo judeu (assim chamados os israelitas, por ser de uma das tribos, Judá, de maior numero entre os cativos)

E enviaram-se as cartas por intermédio dos correios a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem, e fizessem perecer a todos os judeus, desde o jovem até ao velho, crianças e mulheres, em um mesmo dia, a treze do duodécimo mês (que é o mês de Adar), e que saqueassem os seus bens.
Uma cópia do despacho que determinou a divulgação da lei em cada província, foi enviada a todos os povos, para que estivessem preparados para aquele dia.
Os correios, pois, impelidos pela palavra do rei, saíram, e a lei se proclamou na fortaleza de Susã. E o rei e Hamã se assentaram a beber, porém a cidade de Susã estava confusa.
Ester 3:13-15

E chegando aos ouvidos da rainha e de seu tio-tutor, Mordecai, que sabia da real conspiração, eles apregoam um jejum e intercedem a Deus pelo povo. E a rainha Ester coloca sua própria vida em risco para de tudo informar ao rei. E depois de tudo esclarecido e feito justiça pelo rei, o povo judeu é avisado e autorizado a resistirem a ameaça de morte que lhes viria, em cuja batalha tiveram vitória.

E, no duodécimo mês, que é o mês de Adar, no dia treze do mesmo mês em que chegou a palavra do rei e a sua ordem para se executar, no dia em que os inimigos dos judeus esperavam assenhorear-se deles, sucedeu o contrário, porque os judeus foram os que se assenhorearam dos que os odiavam.
Ester 9:1

Depois disto o rei Assuero impôs tributos a todas províncias da terra. E Mordecai fora o segundo depois do rei, e grande fora para com seu povo, os judeus.

Porque o judeu Mardoqueu foi o segundo depois do rei Assuero, e grande entre os judeus, e estimado pela multidão de seus irmãos, procurando o bem do seu povo, e proclamando a prosperidade de toda a sua descendência.
Ester 10:3


Atentemos que mesmo tendo o povo se afastado do Senhor, ainda assim tinham o olhar e cuidados de Deus sobre eles.
E mesmo que depois do cativeiro muitos voltaram para Jerusalém, ainda assim tinha israelitas espalhados pelas terras, e muitos ainda iriam buscar outras moradas, mas suas raízes como povo de Israel era conhecida por todos os cantos da terra, que sabiam de seu Deus.

No entanto este povo se afastavam cada vez mais da Verdade do Deus Criador, e que os tinha resgatado do Egito, lhes cumprido uma promessa de herança na terra, a qual desperdiçaram, e também iam perdendo suas bençãos cada vez que se afastavam ainda mais de Deus. Ao ponto de Deus nem mais lhes falar por profetas.
Se mudava os reis da terras em seus tempos, se estabelecia novos domínios de províncias, inclusive sobre Jerusalém, mas o povo israelita continuavam a serem servos destes, lhes prestando tributos.

E não se relata nas Escrituras Sagradas, mas fora em torno de quatrocentos anos que o povo de Israel, os chamados judeus, viveram como sendo povo de Deus mas sem lhes ouvir a voz, pois a reconstrução dos muros se deu em torno de 445 a 443 a.C, estando no domínio Alexandre, o Grande; tendo ainda outros domínios até que Jerusalém é conquistada por Pompeu, general romano, ficando anexada a Palestina ao Império Romano isto aos 63 a.c; e o Novo testamento começa a ser relatado no reinado de Herodes sobre a Palestina a mando de Roma, isto a 37 a 4 a.C. De tudo nos conta a história da humanidade.

E por todo este período, mesmo sendo dominados por outras nações, os judeus (israelitas), continuaram a se utilizar dos Escritos da lei de Deus, sabemos disto lendo o Novo Testamento, no entanto como não ouviam mais a voz de Deus ia se fazendo as interpretações de acordo com o próprio homem, seguiam a lei, mas já deturpada em sua essência, em sua significância de estarem com coração totalmente voltado a Deus, de estarem na Presença de Deus, em seus caminhos, da libertação do povo, da Luz com toda a Verdade da criação, mas em vez disto estavam nas trevas do maligno que havia implantado o pecado no mundo desde Adão e Eva, viviam já não mais com os rituais como instituídos, mas de acordo com seus interesses, isto podemos comprovar observando a forma de como João e Jesus lhes falava.
Mas tinham as sinagogas, locais de estudo e ensino das Escrituras por todos os locais por onde foras espalhados pelo mundo; logo conheciam as profecias, as já cumpridas como a que estavam a se cumprir, com a vinda do Messias prometido, já com promessas excelentes e eternas, mas já as interpretavam apenas com seu próprio ser humano de viver terreno e sempre sendo impostas de acordo com os que as estudavam, que neste decorrer de tempo já se faziam como seitas onde os príncipes dos sacerdotes e os estudiosos da lei, os escribas, eram por lideres que de acordo com seus próprios interesses e querendo angariar poder e fama ensinava aos demais menos favorecidos. Não sou eu quem digo, pois lendo o Novo Testamento isto tudo está revelado.

Mas Deus em Seu Amor já havia levantado profetas para predizerem de seu plano de salvação, no decorrer de todos os tempos, e o vem realizar!

E depois de quatrocentos anos sem falar com seu povo, Deus vem com a maior de todas as declarações! Era chegado o tempo de executar seu plano de salvar a vida do homem já perdido nas trevas do pecado!
E primeiramente Ele fala a Zacarias, que seria pai do profeta já esperado para anunciar o Messias, profetizado por Malaquias

Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe.
E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus,
E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Lucas 1:13-17

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;
E ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.
Malaquias 4:5,6

Atentemos as últimas palavras proferidas em profecias, e depois o falar de Deus a Zacarias justamente com as providencias para se cumprir esta profecia.
E atentemos muito bem em qual deve ser a diferença, Deus nos está preparando para ser um povo bem disposto, sim temos que ser bem dispostos a ouvir a voz de Deus e a Ela darmos ouvidos.
Aquele povo tinha os profetas por porta-voz de Deus, nos temos a Própria Palavra de Deus em Jesus! Atentemos muito bem…

Na sequencia Deus fala novamente e foi a Maria e a José, já não para anunciarem ao povo, mas para serem instrumento de trazer à vida a Verdadeira Palavra de Deus. A maior declaração que anunciou na terra! O maior feito, envia dos céu Seu Filho Amado, saído de Si mesmo, do Trono de Glória, para ser gerado no ventre de Maria, e nascer homem!
O Salvador do homem. E disto já havia sido profetizado por Isaías:

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
Lucas 1:26-33

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Isaías 9:6

Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.
E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.
Mateus 1:19-25

Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.
Isaías 7:14


Como estamos vendo nesta série de postagens Deus é Misericordioso, Fiel as Suas Palavras, e mesmo diante da infidelidade do povo que houvera providenciado e livrado do cativeiro para ser seu povo, como vimos sobre este povo, mas retrata a infidelidade do homem para com Deus.
Um povo que se contaminava com outras nações, e assim é a natureza humana fácil de se contaminar com o mundo, com o pecado, pois o maligno que o implantou nunca vem com sua real imagem e desejo de que todos se afastem de Deus, mas vem com enganos, com deleites para o homem.
Um povo que anulou totalmente a Aliança que Deus fizera, mas mesmo assim Deus os livra da morte pelos inimigos que os dominavam, mesmo assim cuidava deles. E assim nos é até os dias de hoje, nos livra ao meio das violências em todos os sentidos neste mundo, nos cuida, nos dá provimento, e para sempre será, pois veio a firmar Uma Nova Aliança para com aquele povo, e muito além disto, pois como ainda assim a rejeitaram, Deus já a tinha preparado para que fosse a toda a humanidade, a todo homem que assim a aceitar.
E é desta Nova Aliança que passaremos a ver nas postagens seguintes.

Pois sim Um Deus totalmente Fiel as Sua Palavra, passe o tempo que passar, o que ainda não fora cumprido se cumprirá.
Por isto de suma importância estarmos lendo a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, pois Dela depende o fim que teremos, pois sim é certo que o fim chegará, e no Novo Testamento temos isto muito bem nos revelado.

Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:37-39

E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
Apocalipse 22:6,7


Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Apocalipse 22:13

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.