Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 20 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -48- reconstrução dos muros de Jerusalém – aliança do povo



Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
Neemias 6:15

E, todavia fizemos uma firme aliança, e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.
Neemias 9:38





O povo de Israel levado a cativeiro, nas misericórdias de Deus voltam para Jerusalém, reconstrói a Casa do Senhor, tentam se firmar novamente na Aliança de Deus, para serem povo de Deus, mesmo que já haviam perdido a herança da terra que mana leite e mel; pois tinham ali retornado, tiveram de volta a liberdade de cultuar a Deus, mas continuavam a ser dominados por outra nação, e encontraram os que ali ainda viviam vivendo em miséria, pois como vimos anteriormente Jerusalém havia sido toda destruída, sobre ela já havia vindo a seca e fome, tinha sido queimada, estava em ruínas.
Lembrando que tudo por escolha deles mesmos pela desobediência e infidelidade a Deus, preferindo a contaminação com outros povos seguindo seus deuses, anulando a Aliança com Deus e perdendo as suas bençãos.
Todavia, Deus continuava a lhes ser Misericordioso, e levanta a Neemias para se compadecer da situação lhe proporcionando favores do rei a que servia, para voltar a Jerusalém e reconstruir seus muros.


E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
Neemias 1:3

E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
Neemias 2:2,3
(…)
Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
Neemias 2:6
(…)
Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitàes do exército e cavaleiros.
Neemias 2:9

E foi com muito empenho de Neemias que incentivou o povo a reconstruir o muro, e mesmo sendo estes ameaçados pelos soldados de Samaria, não voltaram atrás

E os edificadores cada um trazia a sua espada cingida aos lombos, e edificavam; e o que tocava a trombeta estava junto comigo.
E disse eu aos nobres, aos magistrados e ao restante do povo: Grande e extensa é a obra, e nós estamos apartados do muro, longe uns dos outros.
No lugar onde ouvirdes o som da buzina, ali vos ajuntareis conosco; o nosso Deus pelejará por nós.
Assim trabalhávamos na obra; e metade deles tinha as lanças desde a subida da alva até ao sair das estrelas.
Neemias 4:18-21

E assim fora terminado a reconstrução do muro de Jerusalém, o que fora reconhecido pelas redondezas que era obra de Deus,

Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.
Neemias 6:15,16

E sendo Neemias o Governador e Esdras o sacerdote, reuniram todo o povo e trouxeram o livro da lei que Esdras e os levitas leram perante todos, dando explicações para que todos entendessem.
Realizou-se ali a festa dos Tabernáculos, e durante todos os sete dias Esdras leu o livro da lei, e no oitavo dias em assembleia solene é feito confissão pela culpa que levava o povo e de arrependimento reconhecendo que havia sido anulada a Aliança com Deus no passar dos tempos, que depois de terem tido a terra que manava leite e mel e nela se fartado se afastaram de Deus, seguiram outros deuses e perderam as bençãos prometidas em Aliança e nas Promessas de Deus que havia se cumprido, mas delas se afastaram, sofrendo as consequências da maldição que lhes fora muito bem previstas anteriormente por tanta desobediência e infidelidade, e por isso estavam naquelas condições de servos de outras nações. (Neemias 9)

(…)
Eis que hoje somos servos; e até na terra que deste a nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem, eis que somos servos nela.
E ela multiplica os seus produtos para os reis, que puseste sobre nós, por causa dos nossos pecados; e conforme a sua vontade dominam sobre os nossos corpos e sobre o nosso gado; e estamos numa grande angústia.
E, todavia fizemos uma firme aliança, e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.
Neemias 9:36-38

Atentemos que tentam se redimir, e ali firmam eles mesmos uma aliança com Deus, de seguirem fielmente a lei e os mandamentos, para serem povo de Deus.
Mas atentemos muito bem que já houvera sido anulada a Aliança de Deus, e agora tentavam por si se voltarem a lei de Deus, e os príncipes, os levitas e os sacerdotes selaram uma aliança que todo o povo aderiu.

E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo, todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento,
Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;
Neemias 10:28,29

Como estamos vendo Deus é misericordioso, e não se esquece de Suas Palavras, e mesmo com a Aliança tendo sido anulada pelo povo, ainda assim os cuida, lembrando-se das promessas feitas a Abraão.

Deus ali não renova sua Aliança, pois por muitas vezes já o tinha feito, e fora totalmente corrompida em cada geração, conforme estamos vendo nesta série de postagens, agora o povo estava tentando por si se voltarem a lei de Deus para lhes serem por povo.

Mas como sabemos Deus vem posteriormente firmar Uma Nova Aliança para com eles, e também para com todos quantos cressem que somente Ele é Deus e em sua Graça Salvadora em Cristo Jesus.
Sim uma Aliança que perdura até os dias de hoje e que é Eterna, com novas promessas, muito mais excelente pois não somente para uma porção de terra aqui prometida, não somente para este viver, mas agora com uma herança no reinos dos céus com vida eterna junto a Sua Presença.
E tudo somente por Sua Maravilhosa Graça, no entanto que estejamos conscientes que trata-se de uma Aliança, a qual devemos aderir e nela permanecer, e em Sua Graça Salvadora não mais com uma lei a ser cumprida, mas entendamos que a questão da obediência e fidelidade não fora anulada, mas sim firmada em Jesus, que nos deixa seu Evangelho com um Novo Testamento.
E primeiramente temos que reconhecer estarmos em mal caminho, com arrependimento nos entregarmos ao Seu Caminho, que é Jesus, e ao Seu Evangelho nos atentarmos e colocarmos em prática observando todo este Novo Testamento e Nele vivermos, para então alcançarmos tão maravilhosas promessas na Salvação de nossas vidas em Cristo Jesus.
Precisamos reconstruir nosso ‘altar’ nossos ‘muros’ mesmo que aqui neste mundo vivendo junto ao cativeiro do pecado pelo maligno satanás, mas estarmos seguros de nossa Salvação em Cristo Jesus,pois em seu sangue derramado na cruz que fora selada esta Nova Aliança para conosco, por isto temos que nela estar , da qual veremos um pouco nas postagens seguintes.


Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
Mateus 26:28

Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,
E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.
E isto faremos, se Deus o permitir.
Hebreus 6:1-3

Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:32-39




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.