Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 10 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -38- Divisão do reino e o reinado de Jeroboão e sua idolatria

E sucedeu que, ouvindo todo o Israel que Jeroboão tinha voltado, enviaram, e o chamaram para a congregação, e o fizeram rei sobre todo o Israel; e ninguém seguiu a casa de Davi senão somente a tribo de Judá.

Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;
1 Reis 14:9






Deus já houvera predito que após a morte de Salomão o trono seria divido devido a sua infidelidade, e assim aconteceu, o próprio filho de Salomão, Roboão, o provocou assim; pois tendo voltado Jeroboão, a quem Deus havia prometido parte do reino, conforme vimos ontem, e juntado o povo de Israel para se queixar perante ele o rei Roboão, querendo vantagens que seu pai Salomão não havia lhes dado, este toma conselhos com os anciãos que com os jovens, mas decide negar o pedido do povo e ainda lhe imputar maiores cargas, e assim elegem Jeroboão como rei, com exceção da tribo de Judá que seguiria a Roboão.

“E foi Roboão para Siquém; porque todo o Israel se reuniu em Siquém, para o fazerem rei.
1 Reis 12:1
(…)
O rei, pois, não deu ouvidos ao povo; porque esta revolta vinha do Senhor, para confirmar a palavra que o Senhor tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.
Vendo, pois, todo o Israel que o rei não lhe dava ouvidos, tornou-lhe o povo a responder, dizendo: Que parte temos nós com Davi? Não há para nós herança no filho de Jessé. Às tuas tendas, ó Israel! Provê agora a tua casa, ó Davi. Então Israel se foi às suas tendas.
No tocante, porém, aos filhos de Israel que habitavam nas cidades de Judá, também sobre eles reinou Roboão.
1 Reis 12:15-17

E assim a partir de então fica divido o reino sobre Israel, embora Roboão tenha querido pelejar contra a casa de Israel, mas é impedido por Deus

“Assim diz o Senhor: Não subireis nem pelejareis contra vossos irmãos, os filhos de Israel; volte cada um para a sua casa, porque eu é que fiz esta obra. E ouviram a palavra do Senhor, e voltaram segundo a palavra do Senhor.
1 Reis 12:24

Além da divisão do reino Jeroboão não tinha o coração totalmente voltado para Deus, não observava totalmente seus mandamentos, e faz o que era abominável ao Senhor, constrói bezerros de ouro, colocando um em Betel e outro em Dã, para que o povo adorassem em vez de ir para o templo em Jerusalém, com medo de perder seu reinado, e assim sucedia que o povo ali adorava nos altares que ele construíra, bem como com sacerdotes que não da tribo de Levi mas nomeados por ele mesmo, e ali ofereciam sacrifícios e também realizava as festas que eram feitas em Jerusalém, ficando assim o povo na idolatria e seguindo deuses criados por Jeroboão.
No que um homem de Deus profetiza contra o altar quando Jeroboão estava a queimar incenso,

“E ele clamou contra o altar por ordem do Senhor, e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que sobre ti queimam incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.
1 Reis 13:2

Sendo dado por ele um sinal de que se cumpria pois o altar se fenderia e se derramaria a cinza de sobre ele, no que Jeroboão tenta com sua mão proteger o altar e ordenando que prendessem o profeta, e no mesmo instante a mão dele secou e já não a podia recolher e o altar fendeu e se derramou as cinzas, no que clama ao homem de Deus para ter misericórdia e orar a Deus, e assim sendo a mão lhe foi restituída, então convida o profeta para ir comer em sua casa, no que este recusa dizendo ser mandar do Senhor:

“ Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão nem beberás água; e não voltarás pelo caminho por onde vieste.
1 Reis 13:9

Mas aquele homem de Deus fora enganado por um velho profeta do lugar, que o interpela no caminho dizendo mentirosamente que Deus lhe mandou ir com ele para comer e beber, e desobedecendo a Deus tem seu castigo conforme lhe fora predito por Deus.

“E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do Senhor; por isso o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe dissera.
1 Reis 13:26


E sendo enterrado ali mesmo pelo velho profeta que o enganara, o qual reconhece o poder de Deus e diz:

“E sucedeu que, depois de o haver sepultado, disse a seus filhos: Morrendo eu, sepultai-me no sepulcro em que o homem de Deus está sepultado; ponde os meus ossos junto aos ossos dele.
Porque certamente se cumprirá o que pela palavra do Senhor exclamou contra o altar que está em Betel, como também contra todas as casas dos altos que estão nas cidades de Samaria.
1 Reis 13:31,32

Nisto me lembra a passagem do povo ainda no deserto quando Arão lhes fez um bezerro de ouro e adoraram, sendo mandamento do Senhor que não construiriam ídolos, imagens para si, tendo lá sido castigados ( Êxodo 32), e ali aquele povo novamente em desobediência em idolatria, que contra o mandamento do Senhor, voltando atras na aliança firmada,   povo desobediente que teriam que arcar com suas consequências juntamente com seu rei:

“Nem depois destas coisas deixou Jeroboão o seu mau caminho; antes, de todo o povo, tornou a constituir sacerdotes dos lugares altos; e a qualquer que queria consagrava sacerdote dos lugares altos.
E isso foi causa de pecado à casa de Jeroboão, para destruí-la e extingui-la da terra.
1 Reis 13:33,34

E o profeta Aías prediz a morte do filho de Jeroboão, bem como a maldição que seria sobre sua casa,

“Antes tu fizeste o mal, pior do que todos os que foram antes de ti; e foste, e fizeste outros deuses e imagens de fundição, para provocar-me à ira, e me lançaste para trás das tuas costas;
Portanto, eis que trarei mal sobre a casa de Jeroboão; destruirei de Jeroboão todo o homem até ao menino, tanto o escravo como o livre em Israel; e lançarei fora os descendentes da casa de Jeroboão, como se lança fora o esterco, até que de todo se acabe.
1 Reis 14:9,10

E assim morre o filho de Jeroboão que continua no reino, cujos atos e guerras ficaram descritos no livro de história dos reis de Israel.

“E foram os dias que Jeroboão reinou vinte e dois anos; e dormiu com seus pais; e Nadabe, seu filho, reinou em seu lugar.
1 Reis 14:20

Enquanto isto reinava sobre a tribo de Judá o filho de Salomão, o que veremos na postagem de amanhã.

Como estamos vendo nesta série de postagens a Aliança de Deus era com seu povo, a descendência de Abraão, Isaque e Jacó aos quais fizera a promessa; povo sobre o qual Ele era Deus, mas povo desobediente e não satisfeitos com a Soberania de Deus houvera pedido um rei, e assim lhes foi concedido por Deus, mas avisados de que o rei teria seus direitos e também se errasse este receberiam suas punições, o que de acordo todo o povo; e vindo Salomão a ser infiel a Deus, houve a divisão do reino, e o rei que não na descendência deste fora infiel a Deus também, fazendo o que não era reto perante o Senhor, assim como todo o povo juntamente.

E tantas foram as infidelidades e desobediências daquele povo e suas gerações futuras que vieram novamente a serem dominados por outras nações.
Mas Deus em Amor e misericórdias firma uma Nova e Eterna Aliança, já não mais apenas para aquela descendência de Abraão, Isaque e Jaco, mas para todos quantos viessem a crer em Jesus, seu Filho Unigênito que enviou a terra para Dele fazer um reinado eterno, e muito mais excelente, pois já não mais para um povo em uma terra aqui prometida, mas sim para os povos de todas as nações, sobre aqueles que viessem individualmente a receber Jesus por Salvador de sua vida, para então formar uma Nação Santa que não mais para uma porção aqui na terra mas para herança no reino dos céus, nação esta que está sendo formada enquanto ainda vivemos aqui nesta terra, onde conquistamos ou não a herança de vida eterna no céu; pois é nesta vida que recebemos o título de cidadão do céu para nele entrar ou não; e esta vida eterna somente a obtemos em Cristo Jesus, Único e Suficiente Salvador.

Aquele povo, naquela aliança, tivera um trono dividido, mas na Nova e Eterna Aliança de Deus não haverá jamais esta divisão, pois Jesus, Único que fora ressuscitado e fora corado Rei Eternamente, Filho Unigênito de Deus, que mesmo quando aqui em terra não deixou descendência pessoal, mas em sua justiça e Amor, tendo entregado sua própria vida em sacrifício de cruz, e tendo sido ressuscitado nos fez co-herdeiros ao reino dos céus, no qual somos então também chamados filhos de Deus.
E nesta Nova Aliança está descrito que somos um único corpo, no qual Jesus é por cabeça, não havendo divisões, pois um corpo não se divide, e não tem como se ter idolatrias, quer seja por força própria, por coisas materiais, objetos, outros nomes, e um só o alimento para todo o corpo.

Nem considerais que nos convém que um homem morra pelo povo, e que não pereça toda a nação.
Ora ele não disse isto de si mesmo, mas, sendo o sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus devia morrer pela nação.
E não somente pela nação, mas também para reunir em um corpo os filhos de Deus que andavam dispersos.
João 11:50-52

E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
Colossenses 1:18

Portanto, meus amados, fugi da idolatria.
Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo.
Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?
Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.
Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são porventura participantes do altar?
Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa?
Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios.
Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.
Ou irritaremos o Senhor? Somos nós mais fortes do que ele?
1 Coríntios 10:14-22

Daqueles reis da antiga Aliança muitos faziam o que não era agradável a Deus, eram infiéis, desobedientes assim como todo o povo juntamente; mas na Nova Aliança, temos por Rei Jesus, Único, que mesmo quando homem fora totalmente justo, fiel e obediente ao Pai, tendo dado a própria vida sendo derramado de seu próprio sangue para selar a nova e Eterna Aliança, portanto uma Aliança incorruptível, e nela ou estamos ou não, e depende de nossa própria escolha nesta vida aceitando ou não Jesus por Salvador, e se aceito passa a ser nosso Rei Eterno que devemos seguir, obedecer, a Ele sermos fiéis.
Ou obedecemos a Deus e seguimos pelo Caminho que é Jesus, ou desobedecemos ou nos deixemos enganar, como aquele profeta e voltemos atrás, tudo já nos predito, por isto necessário é a tudo conferirmos com a Bíblia.
E todo este Novo Testamento está a nossa disposição na Bíblia Sagrada, o qual devemos ter conhecimento para observarmos, aceitarmos colocando em prática o Evangelho de Jesus ou não.
E ali contém toda a profecia ainda a ser cumprida de acordo com a obediência ou não ao Rei Eterno, Jesus, que quer creiamos ou não, em breve, muito breve voltará para então levar os que aqui estão procurando já viver como cidadãos dos céus para lá eternamente habitar na Presença de Deus, sendo que os que não aceitaram Jesus por Salvador vivendo uma vida meramente terrena de acordo com sua própria vontade, já tem a sentença também proferida para toda a eternidade no inferno junto a satanás. Não sou eu quem digo, está na Palavra de Deus, nas Escrituras Sagradas, lá temos o Apocalipse, a última profecia, que devemos ter conhecimento, pois já está sendo cumprida, e o fim breve está.

E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Hebreus 9:27,28



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.