Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 7 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -35- Davi morre e Salomão reina em seu lugar


E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.
E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
1 Reis 2:10,11

E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.
1 Reis 2:12






Estando Davi já velho, vem seu filho Adonias e tenta usurpar o trono, mas não tivera sucesso, pois Davi nomeia a Salomão por seu sucessor, e ordena fosse ele ungido rei

Então jurou o rei e disse: Vive o Senhor, o qual remiu a minha alma de toda a angústia,
Que, como te jurei pelo Senhor Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje.
1 Reis 1:29,30
(…)
E Zadoque, o sacerdote, tomou o chifre de azeite do tabernáculo, e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria; de maneira que com o seu clamor a terra retiniu.
1 Reis 1:39,40

Davi dá ordens a Salomão e morre

E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
E guarda a ordenança do Senhor teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
Para que o Senhor confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
1 Reis 2:1-4
(…)
E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi.
E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom, e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai, e o seu reino se fortificou sobremaneira.
1 Reis 2:10-12

E Salomão seguia os caminhos do Senhor, fazendo de acordo com o que seu pai Davi fazia, e ainda muito jovem pede a Deus Sabedoria

E Salomão amava ao Senhor, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso.
1 Reis 3:3
(…)
A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo;
Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará.
E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias.
E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.
E acordou Salomão, e eis que era sonho. E indo a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, e sacrificou holocausto, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos.
1 Reis 3:9-15

E em sonho para Salomão Deus promete que lhe faria muito sábio e também senhor de muita riqueza qual igual nunca houvera, e se andasse nos caminhos do Senhor, guardando os mandamentos e lei, prolongaria seus dias na terra.
E ia se cumprindo a aliança de Deus, seu povo na terra prometida, crescendo em número e em alegria, e havia prosperidade no reino de Salomão.

Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão, comendo, e bebendo, e alegrando-se.
E dominava Salomão sobre todos os reinos desde o rio até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito; os quais traziam presentes, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida.
1 Reis 4:20,21

Salomão era reconhecido por todas as nações a seu redor por sua imensa sabedoria, que igual não havia, e faz aliança com Hirão, rei de Tiro, que forneceria madeira e serventes para a construção do templo que houvera sido autorizado por Deus a Davi que seu filho em seu reinado ergueria, e havia paz no reinado de Salomão.

E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão, e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
1 Reis 4:34

Bem sabes tu que Davi, meu pai, não pôde edificar uma casa ao nome do Senhor seu Deus, por causa da guerra com que o cercaram, até que o Senhor pôs seus inimigos debaixo das plantas dos seus pés.
Porém agora o Senhor meu Deus me tem dado descanso de todos os lados; adversário não há, nem algum mau encontro.
E eis que eu intento edificar uma casa ao nome do Senhor meu Deus, como falou o Senhor a Davi, meu pai, dizendo: Teu filho, que porei em teu lugar no teu trono, ele edificará uma casa ao meu nome.
1 Reis 5:3-5
(…)
Deu, pois, o Senhor a Salomão sabedoria, como lhe tinha falado; e houve paz entre Hirão e Salomão, e ambos fizeram acordo.
1 Reis 5:12


Salomão fazia o que era reto perante o Senhor e havia paz em seu reinado, mas não seria assim nas gerações futuras, onde reis e o povo viriam a fazer o mal se contaminando com outros povos e seus deuses, no que afastados de Deus, anulando a aliança do Senhor, viriam novamente a ser dominado por outras nações.

Davi homem segundo o coração de Deus ungido rei sobre Israel, sobre o povo de Deus, mas em suas fraquezas humanas cometeu erros e teve que pagar o preço pelo seu pecado, mas é perdoado por Deus e morre em sua velhice e é sepultado, reinando seu filho em seu lugar.
Jesus, o Filho de Deus, totalmente justo e puro, entrega quando ainda em vitalidade sua própria vida em sacrifício de cruz, é sepultado, mas deixa seu sepulcro vazio sendo ressuscitado dos mortos, é coroado em glória por Rei Eterno no reino dos céus onde todo aquele que crer, se arrepender, e o aceita-LO por Salvador tem herança garantida com vida eterna.

E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus;
Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, hoje te gerei.
E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei.
Por isso também em outro salmo diz: Não permitirás que o teu santo veja corrupção.
Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.
Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu.
Atos 13:32-37

E Deus em seu imenso Amor e Graça Salvadora veio a fazer uma Nova e Eterna Aliança não somente para aquele povo, mas para todos quantos crerem em Jesus como seu Filho Amado, Único e Suficiente Salvador.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

Jesus nasce como homem na descendência de Davi mas não mais para um reinado aqui em terra, aqui morreu como sacrifício pelo pecador, mas fora ressuscitado e coroado em glória para um reinado Eterno no reino dos céus, no qual não há mais sucessores, pois é eterno, onde nos prepara lugar e voltará para nos levar com
Ele.

Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos,De glória e de honra o coroaste,E o constituíste sobre as obras de tuas mãos;
Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés.Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.
Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos.
Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.
Hebreus 2:7-10

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
João 14:2,3

No reinado de Salomão tiveram paz ao seu redor, hoje podemos ainda viver em paz em nosso coração, mesmo ao meio de um mundo tão violento, pois assim nosso Rei Eterno nos garante.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu.
João 14:27,28

Aquele povo tinha um reinado terreno sobre eles, mas eram um povo diferenciado pela Presença de Deus, era seu povo e tinham Deus por Deus, e habitavam na terra prometida, esta a aliança de Deus para com eles, mas que vieram a recusar futuramente se afastando da Presença de Deus.
Nos temos nosso Rei Eterno, Jesus, que em sua ressurreição nos garante vida eterna, nos tornando um povo privilegiado, sim um povo de Deus, com herança nos céus eternamente na Presença de Deus, esta a nossa Nova e Eterna Aliança de Deus, onde passamos a ser filhos de Deus.
Sendo assim aqui não é nossa morada, apenas uma vida transitória, pois com a Nova Aliança receberemos nossa herança nos céus com vida eterna. Mas para tanto temos que aqui nesta terra estarmos observando o Testamento que Jesus nos deixou, cumprindo com seu evangelho até o fim desta vida, para quando voltar nos levar com Ele para o reino dos céus, onde ali sim não haverá mais dores ou tristezas ou choro, somente paz junto a Presença de Deus.


E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
Apocalipse 21:3-7



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.