Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 4 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -32- Davi faz o que era mal aos olhos do Senhor


E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.
2 Samuel 11:27

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
2 Samuel 12:13







Davi mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, mesmo tendo seu coração voltado a Deus, faz o que não era reto perante o Senhor.
Primeiramente quando deveria sair em guerra, fica em Jerusalém enviando para comandar a batalha a Joabe e seus servos. E em estando ocioso no palácio lhe vem o desejo carnal por uma mulher casada e com ela comete o adultério, e ainda pior ao saber que esta havia engravidado e estando seu marido em campo de batalha, Davi põe em prática um plano para enganar o marido traído e este voltasse da guerra e deita-se com sua mulher, no entanto ele, Urias, sendo soldado totalmente fiel a seu comandante e ao rei, se mantêm junto aos servos e não vai a sua casa, a sua mulher. Davi então sem ter como justificar a gravidez que causara, em total descumprimento a lei do Senhor planeja a morte de Urias, determinando que o colocassem em frente de batalha e avançassem na guerra para que fosse morto, e assim o foi. Depois disto Davi se casa com a mulher.

“Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor.
E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor.
2 Samuel 11:26,27

Davi após pecar continuou como se nada houvesse acontecido, mas Deus o repreende através do profeta Natã que lhe põe uma parábola, na qual o próprio Davi condena o infrator a morte, no que Natã lhe revela que o homem era ele mesmo, só assim Davi reconhece seu erro, e Natã então lhe diz ter Deus o perdoado, mas que sofreria as consequências de seu erro


“Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
2 Samuel 12:9-14

Atentemos que mesmo Deus perdoando, Davi sofreria as consequências pelo resto de sua vida .
E mesmo tendo Davi recebido a profecia de que aquele filho morreria ele pranteou e jejuou em sua doença, para ver se Deus voltasse atrás e ele vivesse, no entanto não era questão de Deus voltar atrás e sim era uma consequência do erro que Deus não podia impedir.

“Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do Senhor, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
Porém, agora que está morta, por que jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.
E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor.
2 Samuel 12:20-25

E o que esta história sobre Davi tem a ver com a Aliança de Deus com o povo de Deus? Pois sim, lembremos que Davi fora escolhido por Deus para reinar sobre Israel e lhe garantir estarem na posse da terra prometida. E particularmente com Davi houvera feito uma aliança de que seu reino subsistiria para sempre (2 Samuel 7), mas uma vez Deus misericordioso cumprindo com sua aliança, no entanto Davi que poderia ter um reinado de tranquilidade, sofreria as consequências de seu erro com sua descendência. O que ainda veremos em postagens posteriores.
No entanto, o que Deus perdoou, se reconhecido pelo pecador, realmente Deus não se lembra mais, pois vejamos que é com Bate-Seba que Davi tem depois por filho a Salomão, que viria a herdar o trono.

Atentemos que mesmo Davi que fora achado por Deus como um homem segundo seu coração, fora negligente com a lei e pecou, e assim era aquele povo de Israel que se desviavam da lei e dos mandamentos para satisfazer suas próprias vontades, e ainda pior adulterando a aliança com Deus se prostituindo com outros deuses.
E nestas atitudes de fazerem o que era mal perante o Senhor chegariam novamente ao ponto de tão afastados de Deus se tornarem novamente dominados por outras nações.

Mas graças as misericórdias de Deus que mesmo vindo a não achar mais nenhum justo capaz de cumprir com a Aliança, a renova em seu próprio Filho Unigênito, que viera como homem na terra para firmar então a Nova Aliança, e ao contrário do rei e do povo, Ele sim fora totalmente justo, completamente obediente ao Pai, cumprindo com Sua vontade, até a vir a ser o Sacrifício para salvar o homem de seu pecado, tendo morte de cruz, em cujo sangue sela a Nova Aliança que passa a ser Eterna ao contrário daquela que tinham aquele povo que era transitória, que tinha que ser renovada a cada geração. Mas Jesus fora ressuscitado nos garantindo a salvação para uma vida eterna.
Uma Aliança muito mais excelente, pois não mais para uma terra aqui prometida, mas para herança no reino dos céus, onde Jesus Vive e Reina eternamente.

Ora, o Deus de paz, que pelo sangue da aliança eterna tornou a trazer dos mortos a nosso Senhor Jesus Cristo, grande pastor das ovelhas,
Vos aperfeiçoe em toda a boa obra, para fazerdes a sua vontade, operando em vós o que perante ele é agradável por Cristo Jesus, ao qual seja glória para todo o sempre. Amém.
Hebreus 13:20,21

Aquele povo tinham a lei para cumprir o que fora anulado com o sacrifício de Jesus, todavia Jesus deixou um Novo Testamento, um Evangelho a ser colocado em prática por quem assim o aceita como Salvador de sua vida.
E assim como Davi que sim observava e era obediente a lei, vindo a ser rei sobre Israel, veio a descumprir com seus mandamentos e fazer o que não era reto perante o Senhor; , temos nós que estarmos atentos se mesmo vivendo no Caminho, que é Jesus, não estamos também negligenciando com Seu Mandar, e como Davi não nos dando conta.
Atentemos que o profeta teve que ir até Davi para que este visse seu erro, nós temos o Evangelho de Jesus, a Palavra Viva de Deus, a nossa disposição, a ela temos que observar, tendo o conhecimento, para que o Espirito Santo de Deus nos alerte sobre nossos erros.
Atentos se não estamos desprezando a Graça Salvadora de Deus e correndo o risco de ficarmos fora da Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus.
Vejamos que Davi não fora poupado e sofreu com as consequências de seu erro, assim nós também temos que arcar com as consequências de nossos pecados. E será que como Davi estaremos prontos a dar graças a Deus e lhe render louvores quando então estivermos colhendo o que plantamos de errado? Atentemos que esta a diferença em Davi, que reconhece seu erro, que mesmo implorando por misericórdia e clemencia de Deus e não sendo atendido, continua a se fortalecer nas promessas de Deus, a confiar na aliança que Deus fizera com ele, e de prontidão se põe a louvar a Deus mesmo ao meio de sua perda.
Mas atentemos principalmente que agora é tão somente em Cristo Jesus que temos redenção de nossos pecados, e a salvação para uma vida eterna mesmo que por nossos erros tenhamos perdas terrenas que estejamos firmes na esperança do por vir, na vida eterna no reino dos céus.


Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
Hebreus 2:1-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.