Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 9 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -37 – Salomão suas bençãos e maldição e sua morte.


Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.
E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.
1 Reis 10:23,24

Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
1 Reis 11:11








Concluindo Salomão o templo, Deus lhe aparece e faz com ele uma aliança pessoal, abençoando o templo e que ali estaria enquanto o rei e o povo lhe fosse fiel, e que assim como com Davi lhe confirmaria o trono de Israel para sempre se seguisse seus caminhos e estatutos

E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração, e a súplica que fizeste perante mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o meu nome para sempre; e os meus olhos e o meu coração estarão ali todos os dias.
E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,
Então confirmarei o trono de teu reino sobre Israel para sempre; como falei acerca de teu pai Davi, dizendo: Não te faltará sucessor sobre o trono de Israel;
Porém, se vós e vossos filhos de qualquer maneira vos apartardes de mim, e não guardardes os meus mandamentos, e os meus estatutos, que vos tenho proposto, mas fordes, e servirdes a outros deuses, e vos prostrardes perante eles,
Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença; e Israel será por provérbio e motejo, entre todos os povos.
1 Reis 9:3-7

E Salomão ia tendo um reinado de paz ao seu redor, aproveitando para construir as casas do Senhor e do rei, e também o muro de Jerusalém, e grande era sua sabedoria e suas riquezas que era divulgado por todo mundo, e outros povos vinham a ele para ouvir-lhe e confirmar sua fama.

“Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria.
E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração.
E cada um trazia o seu presente, vasos de prata e vasos de ouro, e roupas, e armaduras, e especiarias, cavalos e mulas; isso faziam de ano em ano.
1 Reis 10:23-25

Salomão fazia o que era bom perante o Senhor, no entanto não tinha seu coração totalmente voltado a Deus, e na sua fraqueza que tinha com as mulheres, amando as estrangeiras, moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e heteias, já em sua velhice se deixa seduzir por elas a seguir a seus deuses, levantando inclusive altar a estes.

Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.
Então edificou Salomão um alto a Quemós, a abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, a abominação dos filhos de Amom.
E assim fez para com todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e sacrificavam a seus deuses.
1 Reis 11:6-8

Atentemos na infidelidade de Salomão para com Deus, suscitando a ira de Deus anulando a aliança que tinha lhe feito

Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera.
E acerca deste assunto lhe tinha dado ordem que não seguisse a outros deuses; porém não guardou o que o Senhor lhe ordenara.
Assim disse o Senhor a Salomão: Pois que houve isto em ti, que não guardaste a minha aliança e os meus estatutos que te mandei, certamente rasgarei de ti este reino, e o darei a teu servo.
Todavia nos teus dias não o farei, por amor de Davi, teu pai; da mão de teu filho o rasgarei;
Porém todo o reino não rasgarei; uma tribo darei a teu filho, por amor de meu servo Davi, e por amor a Jerusalém, que tenho escolhido.
1 Reis 11:9-13


Salomão que poderia ter tido um reinado totalmente em paz, abençoado, e firmado em seus filhos, perde as bençãos por infidelidade a Deus, por descumprimento dos mandamentos, e passa a se levantar inimigos contra ele,

“Levantou, pois, o Senhor contra Salomão um adversário, Hadade, o edomeu; ele era da descendência do rei em Edom.
1 Reis 11:14
(…)
Também Deus lhe levantou outro adversário, a Rezom, filho de Eliada, que tinha fugido de seu senhor Hadadezer, rei de Zobá,
Contra quem também ajuntou homens, e foi capitão de um esquadrão, quando Davi os matou; e, indo-se para Damasco, habitaram ali, e reinaram em Damasco.
E foi adversário de Israel, por todos os dias de Salomão, e isto além do mal que Hadade fazia; porque detestava a Israel, e reinava sobre a Síria.
1 Reis 11:23-25

E Deus já providencia a divisão do trono de Salomão conforme sua infidelidade vista acima,

E Aías pegou na roupa nova que tinha sobre si, e a rasgou em doze pedaços.
E disse a Jeroboão: Toma para ti os dez pedaços, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que rasgarei o reino da mão de Salomão, e a ti darei as dez tribos.
Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo, e por amor de Jerusalém, a cidade que escolhi de todas as tribos de Israel.
Porque me deixaram, e se encurvaram a Astarote, deusa dos sidônios, a Quemós, deus dos moabitas, e a Milcom, deus dos filhos de Amom; e não andaram pelos meus caminhos, para fazerem o que é reto aos meus olhos, a saber, os meus estatutos e os meus juízos, como Davi, seu pai.
Porém não tomarei nada deste reino da sua mão; mas por príncipe o ponho por todos os dias da sua vida, por amor de Davi, meu servo, a quem escolhi, o qual guardou os meus mandamentos e os meus estatutos.
Mas da mão de seu filho tomarei o reino, e darei a ti, as dez tribos dele.
1 Reis 11:30-35

Nisto Salomão persegue a Jeroboão que foge para o Egito até a morte de Salomão,

Quanto ao mais dos atos de Salomão, e a tudo quanto fez, e à sua sabedoria, porventura não está escrito no livro dos feitos de Salomão?
E o tempo que reinou Salomão, em Jerusalém, sobre todo o Israel foi quarenta anos.
E adormeceu Salomão com seus pais, e foi sepultado na cidade de Davi, seu pai; e Roboão, seu filho, reinou em seu lugar.
1 Reis 11:41-43

Atentemos que o reinado de Israel na infidelidade de Salomão já não estaria mais totalmente na descendência de Davi, no entanto para se cumprir a aliança que Deus lhe havia feito por ser Ele fiel a Deus, pois embora tivesse tido também lá seus erros mais sempre se voltava a Deus no qual tinha todo seu coração, então mantêm no filho de Salomão o reinado sobre Jerusalém, sobre a tribo de Judá.

Salomão fora infiel a Deus anulando sua aliança, e nós como estamos nos portado, somos fieis a Deus conservando a Nova e Eterna Aliança de Deus sobre nós em Cristo Jesus, ou por fraquezas carnais estamos nos deixando seduzir por coisas do mundo que nos faz sermos de coração infiéis a Jesus?
Que estejamos muito atentos, pois embora possamos fazer coisas notáveis aos homens e até boas ao olhar do Senhor ao mesmo tempo podemos estar nos prevaricando com o mundo ao ponto de sermos infiéis a Deus em amor e adoração.
Lembremos que os mandamentos de Deus estão resumidos em dois

E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:37-40

Não adianta apenas dizermos que amamos a Deus, a Jesus, devemos amar de todo o coração, de toda a alma e de todo pensamento, o que é obvio que a partir dai faremos boas obras com certeza, mais não adianta boas obras se nosso coração não é voltado totalmente a Deus, pois fora onde Salomão caiu, e onde nós podemos cair ficando de fora da Aliança Salvadora de Deus para conosco em Cristo Jesus.
Atentemos muito bem pois é tão somente em Jesus, Único e Suficiente Salvador, que estamos firmados na Nova Aliança com Deus, pois tudo que estiver fora do Evangelho genuíno de Jesus, fora do Novo Testamento, quer seja com coisas, objetos, forças pessoais, rituais, outros nomes, são formas de estarmos prevaricando, são abominações a Deus.


Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo,
E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.
Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;
Mas a que produz espinhos e abrolhos, é reprovada, e perto está da maldição; o seu fim é ser queimada.
Hebreus 6:4-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.