Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 6 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -34- Davi – vitórias e angustias / Jesus O Salvador


E todo o povo, em todas as tribos de Israel, andava porfiando entre si, dizendo: O rei nos tirou das mãos de nossos inimigos, e ele nos livrou das mãos dos filisteus; e agora fugiu da terra por causa de Absalão.
2 Samuel 19:9

Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Hebreus 7:25






Davi estava fugido de Jerusalém por causa de Absalão que fizera uma conspiração contra o trono, no entanto os homens de Davi vencem o exército de Absalão e o matam.
O que era para ser de grande comemoração esta vitória para os homens de Davi que voltariam a Jerusalém com o rei, fora sim motivo de retornarem tristes as suas tendas, pois Davi estava de luto e muito pranteava a morte do filho, e nisto Joabe o repreende, então volta Davi a Jerusalém.

“Estava, pois, o rei com o rosto coberto; e o rei gritava a alta voz: Meu filho Absalão, Absalão meu filho, meu filho!
2 Samuel 19:4
(…)
E todo o povo, em todas as tribos de Israel, andava porfiando entre si, dizendo: O rei nos tirou das mãos de nossos inimigos, e ele nos livrou das mãos dos filisteus; e agora fugiu da terra por causa de Absalão.
E Absalão, a quem ungimos sobre nós, já morreu na peleja; agora, pois, por que vos calais, e não fazeis voltar o rei?
2 Samuel 19:9,10
(…)
Assim moveu ele o coração de todos os homens de Judá, como o de um só homem; e enviaram ao rei, dizendo: Volta tu com todos os teus servos.
Então o rei voltou, e chegou até ao Jordão; e Judá veio a Gilgal, para ir encontrar-se com o rei, ao outro lado do Jordão.
2 Samuel 19:14,15

E assim estando Davi voltando a Jerusalém, ainda vem uma revolta comandada por Seba, um homem de Belial, que ajunta para si todo homem de Israel, menos os de Judá que seguiram Davi. Então antes de se fortalecer a conspirata Davi ordena aos seus homens perseguirem a Seba, sobre o qual tiveram vitória, sendo sua cabeça entregue pelo povo da cidade Abel-Bete-Maaca que temiam os homens de Davi.

“A coisa não é assim; porém um só homem do monte de Efraim, cujo nome é Seba, filho de Bicri, levantou a mão contra o rei, contra Davi; entregai-me só este, e retirar-me-ei da cidade. Então disse a mulher a Joabe: Eis que te será lançada a sua cabeça pelo muro.
E a mulher, na sua sabedoria, foi a todo o povo, e cortaram a cabeça de Seba, filho de Bicri, e a lançaram a Joabe; então este tocou a buzina, e se retiraram da cidade, cada um para a sua tenda, e Joabe voltou a Jerusalém, ao rei.
2 Samuel 20:21,22

Assim volta Davi a reinar sobre todo o Israel, tendo vitórias sobre seus inimigos, até mesmo a descendência de gigantes

Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.
2 Samuel 21:22

No que Davi rende graças a Deus, quando escreve o salmo 18.
E sobre muitas batalhas Davi obtivera vitória juntamente com seus valentes de guerra.

No entanto, novamente vem Davi a fazer o que era mal perante o olhar do Senhor, pois estava sendo abençoado, o povo crescia e se firmava na terra prometida, mas Davi quer contar o povo, quer saber o número dos homens de guerra, todavia se arrepende pois sabia ser indevido e clama misericórdia ao Senhor, que lhe apresenta três punições para que escolhesse uma, e em sua escolha vendo o povo sofrer novamente Davi pranteia ao Senhor, requerendo tão somente sobre ele e sua casa caísse a maldição, e erguendo um altar ao Senhor e oferecendo holocausto, quando o Senhor misericordioso se torna favorável para com o povo.

“E pesou o coração de Davi, depois de haver numerado o povo; e disse Davi ao Senhor: Muito pequei no que fiz; porém agora ó Senhor, peço-te que perdoes a iniqüidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente.
2 Samuel 24:10
(…)
Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do Senhor, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu.
Então enviou o Senhor a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo determinado; e desde Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo.
Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a destruir, o Senhor se arrependeu daquele mal; e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, agora retira a tua mão. E o anjo do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu.
E, vendo Davi ao anjo que feria o povo, falou ao Senhor, dizendo: Eis que eu sou o que pequei, e eu que iniquamente procedi; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai.
2 Samuel 24:14-17
(…)
E edificou ali Davi ao Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.
2 Samuel 24:25


Lembremos que fora o povo que quisera um reinado humano sobre Israel, que conscientes estavam que se o rei errasse sofreriam as consequências, o que aconteceu com Saul que perdera até o trono, sendo ungido Davi que mesmo sendo um homem segundo o coração de Deus, também tinha seus erros, e o povo sofria.
Atentemos também que povo que não tinham o coração voltado a fidelidade, nem para com Deus nem para com seu rei, pois facilmente entravam em conspiração contra o rei que eles mesmos quiseram.
Mas Deus sempre misericordioso lhes exortava, corrigia, mas os salvava.
No entanto, foram tantas as desobediências no decorrer dos tempos, que afastados de Deus acabaram perdendo o domínio como nação voltando a serem dominados por outras nações, que tomavam suas terras, que tinham pela aliança de Deus.

Todavia Deus Misericordioso vem em seu Amor oferecer gratuitamente a salvação em Cristo Jesus, com uma Nova e Eterna Aliança que não mais somente sobre aquele povo mas englobaria todas as nações com todos quantos assim o criam e aceitavam a salvação através de Jesus. Uma superior Aliança, pois não mais para uma terra aqui prometida, mas para uma herança no reino dos céus e por toda a eternidade.
Aquele povo tinham os profetas, juizes, reis, para os guiar na Palavra de Deus, hoje nós temos a Própria Palavra da Verdade em Jesus, que de tudo nos deixa relatado em seu evangelho, no novo testamento, e ainda mais maravilhoso temos o Próprio Espirito Santo de Deus habitando em nós para de tudo nos lembrar e guiar. Mas atentemos que para sermos lembrados pelo Espirito temos que já ter lido, ouvido, a Palavra, portanto de suma importância estarmos lendo a Bíblia e frequentando a igreja.

Aquele povo tinham um rei terreno para enfrentar suas lutas, para os guiar nas batalhas contra os inimigos, mas o próprio rei podia errar e todos sofreriam as consequências, além de sofrerem as maldições sobre suas próprias desobediências e infidelidade a Deus.

Jesus nos foi posto como Rei Eterno, único que quando como homem fora totalmente justo e fiel ao Pai, Único que deu sua própria vida para que nós tivéssemos vida, Único que jamais errou e Santo É para nos garantir todas as vitórias sobre nossas lutas diárias contra o inimigo satanás; Único que nos torna um povo santo purificado em seu sangue, uma Nação santa.
Somos hoje em Cristo Jesus um povo privilegiado na Graça Salvadora de Deus, e Ele, Jesus, Vive e Reina sobre nós.
E nós estamos servindo ao nosso Rei, estamos vivendo de acordo com Seu Evangelho, segundo o Seu Mandar?
Que sejamos encontrados como fora Davi, homens e mulheres segundo o coração de Deus, que mesmo tendo nossos erros humanos, nos voltemos com fidelidade ao Senhor, que reconheçamos nossos erros, que aceitemos exortações e arquemos com suas consequências; que confiemos no Senhor, em sua promessa de Vida Eterna; que mesmo que estejamos a prantear perdas terrenas não deixemos de fazer a vontade de Deus e estarmos firmes na Nova e Eterna Aliança da Graça Salvadora em Cristo Jesus.

“De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:22-28

Infelizmente depois de mais de dois mil anos já termos este Rei Eterno sobre nós, ainda há muitas conspirações comandadas por satanás que acaba levando consigo grande parte da população que são revoltados com Deus, e estando afastados de Sua Presença sofrem a condenação eterna.
Temos que estar muito atentos, pois estas conspirações podem estar dentro do próprio povo de Deus, como aquelas, por isto de muito mais importância que de falar que tenhamos Jesus por Rei, é necessário conhecermos Seu Evangelho, e estarmos o colocando em prática com fidelidade e obediência, para permanecermos firmados na Nova Aliança, conscientes que tão somente em Jesus somos agraciados por Deus, Único e Suficiente Salvador. Assim que não acrescemos nada, nenhum objeto, nenhum sacrifício, nenhum ritual, nenhuma força humana, nenhum outro nome, somente Jesus é Suficiente! Somente em seu Evangelho, no Novo Testamento que nos deixou é que encontramos a forma de nos comportar neste viver para que já sejamos considerados cidadãos dos céus e assim podermos entrar em seu reino quando Ele voltar para nos buscar.

Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.
Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
Hebreus 4:14-16


Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.