Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 5 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -33- Absalão



“Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, respondeu, e disse: Não diga o meu senhor que mataram a todos os moços filhos do rei, porque só morreu Amnom; porque assim tinha resolvido fazer Absalão, desde o dia em que forçou a Tamar sua irmã.
2 Samuel 13:32

E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram.
2 Samuel 18:15








Davi havia feito o que não era bom perante o Senhor, e fora avisado que as consequências  seria o erro e a espada sobre sua casa (2 Samuel 12:9), e não tardou para que aparecesse este erro, houve incesto entre seus filhos, quando Amnom força a Tamar, o veio também o homicídio na família, pois Absalão, filho de Davi, mata seu irmão Amnom por ter forçado sua irma.

“Mas Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, respondeu, e disse: Não diga o meu senhor que mataram a todos os moços filhos do rei, porque só morreu Amnom; porque assim tinha resolvido fazer Absalão, desde o dia em que forçou a Tamar sua irmã.
2 Samuel 13:32


E nisto Davi pranteia a morte de seu filho, perseguindo ao outro que foge.

Assim Absalão fugiu, e foi para Gesur; esteve ali três anos.
Então tinha o rei Davi saudades de Absalão; porque já se tinha consolado acerca da morte de Amnom.
2 Samuel 13:38,39

E Davi ordena que voltasse Absalão para Jerusalém.
Atentemos que Davi primeiro errou em não castigar Amnon pelo feito a Tamar o que causou revolta em Absalão, e depois em perdoar a este o deixando voltar para sua cidade, embora que não se vissem, no entanto Absalão consegue o favor de estar na presença do rei novamente, no entanto ainda tinha sua revolta também contra o pai que não castigara o irmão.
Então começa Absalão a planejar um ataque ao trono para o assumir, sendo homem de rara beleza já tinha um afeto por parte do povo, e agindo de má-fé interceptava quem iria ao rei para julgamento de alguma causa, dizendo que este não o atenderia, e ainda dizendo que se tivesse o poder isto o faria.

Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;
Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.
Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!
Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.
E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel.
2 Samuel 15:2-6

E assim Absalão ajunta para si um exército contra o rei, seu próprio pai Davi, que vendo a dimensão da conspirata foge abandonando o trono.

“E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom.
E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio.
Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, à sua cidade de Giló, estando ele oferecendo os seus sacrifícios; e a conjuração se fortificava, e vinha o povo, e ia crescendo com Absalão.
Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de cada um em Israel segue a Absalão.
Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada.
2 Samuel 15:10-14

Observemos que Davi ungido rei por Deus para manter sua aliança com o povo de Israel, sofre as consequências de seu erro conforme vimos ontem, e consequentemente todo o Israel também sofre, o que já houvera por Deus tido predito ao povo que escolhera ter um rei humano sobre Israel como já vimos anteriormente, e ali estava Davi que deveria estar a frente de batalhas a favor do povo, no entanto estava mais a se ocupar-se com problemas familiares, que até coloca em risco seu reinado.
E Absalão persegue a Davi com seu exército, todavia Deus misericordioso e fiel a sua aliança era com Davi, e seus homens vence aos homens de Absalão

“ E ali foi ferido o povo de Israel, diante dos servos de Davi; e naquele mesmo dia houve ali uma grande derrota de vinte mil.
Porque ali se derramou a batalha sobre a face de toda aquela terra; e foram mais os do povo que o bosque consumiu do que os que a espada consumiu naquele dia.
2 Samuel 18:7,8

E Absalão que estava em seu mulo se encontra com os homens de Davi, e ficando preso nos galhos de um carvalho é morto

Então disse Joabe: Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.
E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram.
2 Samuel 18:14,15

Amnom não tinha o coração voltado totalmente a Deus, pois comete o incesto , e morre, Absalão não tinha o coração totalmente voltado a Deus, e quis fazer justiça com as próprias mãos matando seu irmão, e ainda continua a revolta contra seu pai, e morre. Pois sim era parte da descendência de Davi, filhos rebeldes,  que não poderiam herdar mesmo o trono pois não faziam o que era reto perante o Senhor.

Aquele povo tinham agora um reinado humano sobre eles no entanto errando o rei o povo também sofria,, o que os poderia por até por perda a herança do Senhor dada por aliança, a terra prometida, na qual estavam vivendo e ainda conquistando. E como já é de nosso conhecimento fora o que aconteceu,pois com o passar do tempo foram novamente dominados por outras nações.

Mas a Graça Salvadora de Deus nos veio em Cristo Jesus, uma Nova e Eterna Aliança, já não mais apenas para aquele povo, mas para todas as nações, para todos aqueles que crerem e aceitarem Jesus por Salvador, e já não mais para uma terra aqui prometida, mas para herança no reino dos céus, onde Jesus Vive e Reina eternamente.
Sim um Rei Eterno que não fez e nunca fará seu povo sofrer, pelo contrário deu sua própria vida por amor ao homem, e nos dá alivio para as aflições desta terra, nos garante uma vida eterna de gozo, paz e alegria, sem dores, sem choro, junto a Presença de Deus.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30



Pois sim Maravilhosa Graça de Deus que tanto amou o mundo que não poupou sequer a vida de seu Filho Unigênito, o qual entregou a própria vida para que tivéssemos vida.
Vimos que os filhos de Davi não faziam o que era reto perante o Senhor, sendo rebeldes; e nós que hoje somos filhos de Deus em Cristo Jesus, estamos fazendo o que é bom aos olhos do Pai? Ou por agir de acordo com nossas vontades também não estamos sendo filhos rebeldes?  Estamos na Luz da Verdade que é Jesus, vivendo de acordo com seu evangelho, ou preferimos a sombra maligna que causa e encobre o pecado?

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.
João 3:16-21

Pois quer creiamos ou não, aceitemos ou não, cumpramos ou não, já está tudo feito por Deus, não haverá mais alianças da parte de Deus para com o homem, tudo já realizado, o Sacrifício Perfeito já foi Jesus na cruz por nós, em cujo sangue sim temos a redenção do pecado, sangue que sela a Nova Aliança que se tornou eterna com a ressurreição de Jesus, sendo feito nosso rei Eterno.
Agora depende de nós a fidelidade ao Nosso Rei e Senhor, a obediência a Seu Evangelho.
E ainda mais maravilhosa graça de Deus que hoje temos o próprio Espirito Santo de Deus fazendo morada em nosso coração, que nos guia com a Palavra da Verdade, que é Jesus, o Autor de nossa salvação.

E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
Hebreus 5:9



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.