Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 8 de março de 2018

Aliança de Deus para com o homem -36- Salomão ergue o templo / nós hoje somos o templo




Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai;
1 Reis 6:12

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16






E tendo Salomão paz em seu reinado, faz os preparativos para edificar o templo, e com todo empenho e dedicação levantou um grande templo, e Deus fala com ele:

Então veio a palavra do Senhor a Salomão, dizendo:
Quanto a esta casa que tu edificas, se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra, a qual falei a Davi, teu pai;
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel.
Assim edificou Salomão aquela casa, e a acabou.
1 Reis 6:11-14

Atentemos que mesmo tendo Deus já previsto que Salomão lhe ergueria um templo, antes mesmo deste ser inaugurado vem o Senhor a Salomão exortando quanto não ser apenas o templo que firmaria sua Presença com o rei e o povo, mas sim a questão da obediência, para que Salomão andasse tão somente nos seus mandamentos e estatutos, de acordo com a lei, de acordo com a aliança que já firmada com aquele povo que a aceitou, assim Deus habitaria com eles e não os desampararia.

E com todo o cuidado Salomão preparou no templo o lugar para a Arca da Aliança do Senhor, o Santo dos Santos, e com todo os detalhes em riquezas ornamentou o templo.

E por dentro da casa, na parte mais interior, preparou o oráculo, para pôr ali a arca da aliança do Senhor.
E o oráculo no interior era de vinte côvados de comprimento, e de vinte côvados de largura, e de vinte côvados de altura; e o revestiu de ouro puro; também revestiu de cedro o altar.
E revestiu Salomão a casa por dentro de ouro puro; e com cadeias de ouro pôs uma cortina diante do oráculo, e o revestiu com ouro.
Assim cobriu de ouro toda a casa, inteiramente; também cobriu de ouro todo o altar que estava diante do oráculo.
1 Reis 6:19-22
(…)
No ano quarto se pôs o fundamento da casa do Senhor, no mês de Zive.
E no ano undécimo, no mês de Bul, que é o mês oitavo, se acabou esta casa com todas as suas coisas, e com tudo o que lhe convinha; e a edificou em sete anos.
1 Reis 6:37,38

Ao terminar todos os ricos e inúmeros acabamentos do templo Salomão deposita ali todas as ofertas feitas por Davi, e providência a vinda da Arca para o templo

Assim se acabou toda a obra que fez o rei Salomão para a casa do Senhor; então trouxe Salomão as coisas que seu pai Davi havia consagrado; a prata, e o ouro, e os objetos pôs entre os tesouros da casa do Senhor.
1 Reis 7:51

Então congregou Salomão os anciãos de Israel, e todos os cabeças das tribos, os chefes dos pais dos filhos de Israel, diante de si em Jerusalém; para fazerem subir a arca da aliança do SENHOR da cidade de Davi, que é Sião.
1 Reis 8:1
(…)
Assim trouxeram os sacerdotes a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, ao oráculo da casa, ao lugar santíssimo, até debaixo das asas dos querubins.
Porque os querubins estendiam ambas as asas sobre o lugar da arca; e os querubins cobriam, por cima, a arca e os seus varais.
E os varais sobressaíram tanto, que as pontas dos varais se viam desde o santuário diante do oráculo, porém de fora não se viam; e ficaram ali até ao dia de hoje.
Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o Senhor fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.
1 Reis 8:6-9

Salomão era temente ao Senhor, e reconhecia sua glória e sabia que não era por causa de suas mãos terem levantado um templo que o Senhor estaria ali, então diante da glória do Senhor que enchera naquele momento o templo, Salomão fala ao povo:

E sucedeu que, saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor.
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor.
Então falou Salomão: O Senhor disse que ele habitaria nas trevas.
Certamente te edifiquei uma casa para morada, assento para a tua eterna habitação.
Então virou o rei o seu rosto, e abençoou toda a congregação de Israel; e toda a congregação de Israel estava em pé.
1 Reis 8:10-14
(…)
Também Davi, meu pai, propusera em seu coração o edificar casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
Porém o Senhor disse a Davi, meu pai: Porquanto propuseste no teu coração o edificar casa ao meu nome, bem fizeste em o propor no teu coração.
Todavia tu não edificarás esta casa; porém teu filho, que sair de teus lombos, edificará esta casa ao meu nome.
Assim confirmou o Senhor a sua palavra que falou; porque me levantei em lugar de Davi, meu pai, e me assentei no trono de Israel, como tem falado o Senhor; e edifiquei uma casa ao nome do Senhor Deus de Israel.
E constituí ali lugar para a arca em que está a aliança do Senhor, a qual fez com nossos pais, quando os tirou da terra do Egito.
1 Reis 8:17-21

E Salomão, diante de toda a congregação, se põe diante do altar e ora a Deus para que dos altos céus viesse estar com o olhar e ouvidos voltados as orações de seus servos naquele lugar, pois sabedor que Deus não necessitava de um templo terreno, o qual construíra, mas que ali houvesse comunhão do povo para com o Senhor,

E disse: Ó Senhor Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti.
1 Reis 8:23
(…)
Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.
Volve-te, pois, para a oração de teu servo, e para a sua súplica, ó Senhor meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que o teu servo hoje faz diante de ti.
Para que os teus olhos noite e dia estejam abertos sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste: O meu nome estará ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.
Ouve, pois, a súplica do teu servo, e do teu povo Israel, quando orarem neste lugar; também ouve tu no lugar da tua habitação nos céus; ouve também, e perdoa.
1 Reis 8:27-30
(…)
Ouve então nos céus, assento da tua habitação, a sua oração e a sua súplica, e faze-lhes justiça.
1 Reis 8:49
(…)
Pois tu para tua herança os elegeste de todos os povos da terra, como tens falado pelo ministério de Moisés, teu servo, quando tiraste a nossos pais do Egito, Senhor DEUS.
1 Reis 8:53

E terminando sua oração Salomão abençoa todo o povo, lembrando-lhes de todo o bem que o Senhor já lhes tinha feito, e para que assim como fora com seus pais fosse com eles, para tanto deveriam andar nos caminhos do Senhor, guardando seus mandamentos, estatutos e juizos, para serem um povo diferenciado entre as nações

(...)
“O Senhor nosso Deus seja conosco, como foi com nossos pais; não nos desampare, e não nos deixe.
1 Reis 8:57
(…)
Para que todos os povos da terra saibam que o Senhor é Deus, e que não há outro.
E seja o vosso coração inteiro para com o Senhor nosso Deus, para andardes nos seus estatutos, e guardardes os seus mandamentos como hoje.
1 Reis 8:60,61

E foi realizada toda a solenidade que tinham por lei e costume, e também se deu a Festa dos Tabernáculos, e todo o povo estava contente por tudo que Deus realizou e com a paz que estavam vivendo naquele momento

E no oitavo dia despediu o povo, e eles abençoaram o rei; então se foram às suas tendas, alegres e felizes de coração, por causa de todo o bem que o Senhor fizera a Davi seu servo, e a Israel seu povo.
1 Reis 8:66


Estamos vendo se cumprindo a aliança de Deus para com aquele povo, estavam em suas terras dadas por herança, estavam em paz, tinham a Presença do Senhor com eles sendo povo de Deus.
E se assim continuassem não teria necessidade de uma nova aliança, no entanto vieram em gerações a se afastarem de Deus fazendo tanto por si próprios como por reis o que não era reto perante o Senhor se prevaricando com outros povos e deuses, vindo a serem dominados por outras nações.
No que Deus não tinha mais como renovar a aliança com eles, pois não achava mais justos diante de si.
No entanto Deus em seu Amor e misericórdia, vem através de Jesus fazer uma Nova e Eterna Aliança não somente para com aquele povo, mas por todos quantos em Jesus cressem, se arrependessem de seu mal caminho e aceitasse a Salvação em Jesus.
Uma Aliança muito mais excelente que a primeira, pois não mais apenas para esta mera vida terrestre, mas para vida por toda a eternidade no reino dos céus junto a Sua Presença.

E nós hoje, todos os que se arrependem e aceitam a Salvação em Cristo Jesus, somos o povo de Deus, privilegiados com Sua Graça, já não mais com uma lei a cumprir para se purificar e ter sua Presença, mas já purificados no sangue de Jesus.

“Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles diasFarei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:8-13


Já não mais com a Arca da Aliança, representando sua Presença na terra, depositada no templo, em um lugar dos Santos dos Santos, onde somente os sacerdotes tinham acesso; mas que no sangue de Jesus derramado na cruz viera a se romper até o véu de separação do lugar dos Santos dos Santos, e com sua ressurreição vem nos fazer seu templo, sim cada um de nós somos templo de Deus, onde vem habitar o próprio Espirito Santo de Deus, que nos garante estar em sua Presença em qualquer tempo ou lugar, que povo privilegiado somos nós!
Todavia lembremos que temos sim esta Nova e Eterna Aliança de Deus para conosco, mas nela temos também o Evangelho de Jesus, um Novo Testamento, a observar e colocar em prática em nosso dia a dia, e temos toda a liberdade de aceitar ou não esta Aliança com Deus.
E somente seremos templo mediante a obediência, pois assim como Deus falara a Salomão, Ele nos diz hoje : “...se andares nos meus estatutos, e fizeres os meus juízos, e guardares todos os meus mandamentos, andando neles, confirmarei para contigo a minha palavra...”, pois sim e hoje temos tudo no Novo testamento que devemos observar.
E estejamos conscientes de que somente quem estiver firmado nesta Nova Aliança, diante do Novo Testamento, é que herdará então a vida eterna no reino do céu com nosso Rei Eterno Jesus.

“E Jesus, dando um grande brado, expirou.
E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.
Marcos 15:37,38

O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João 14:17

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16


Pois sim aquele povo, no reinado de Salomão, naquele momento da construção do templo,com a Arca da Aliança ali depositada, estavam vivendo felizes e alegres de coração, com todo o bem feito pelo Senhor.
Nós estamos vivendo no tempo da Graça Salvadora de Deus em Cristo Jesus, e estamos felizes em termos sidos feitos nós mesmos templo do Espirito Santo? Estamos com coração alegre na Presença do Senhor por tudo o que já realizou por nós? Estamos firmados na Nova e Eterna Aliança com a esperança no por vir?
Pois estejamos certo que sim Ele, Jesus, voltará, mas levara consigo somente os que o aguardam para salvação.


Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
Hebreus 9:24-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.