Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 4 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem- 4- o povo no deserto




E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
Êxodo 16:2,3


Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Hebreus 8:9







Tendo o povo de Israel saído do Egito para se cumprir a aliança de Deus de lhes dar uma terra já prometida, foram perseguidos no deserto, mas Deus realiza a maravilha de abrir o mar para passarem e derrotar seus inimigos, os egípcios.
E no deserto Deus lhes provinha de todas as necessidades, mas aquele povo não sabia ter fé em Deus para tomar posse da terra prometida só sabia reclamar com Moisés contra Deus:


E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.
Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.
Êxodo 15:24-27


E mesmo Deus lhes provendo, aquele povo não sabia ter fé, e continuava a reclamar, esquecendo-se da aliança de Deus e querendo até voltar atrás na escravidão


E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.
Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.
Êxodo 16:2-4


Atentemos que Deus vendo aquele povo mal agradecido e resmungão, quis colocá-los a prova para crerem no Deus como Senhor Todo Poderoso e Soberano, Provedor, mas mesmo sendo providos eles desobedeciam a Deus,


E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.
Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.
Êxodo 16:19-21


Assim o povo era ensinado a confiar e obedecer, e Deus continuava a prová-los, ordenando que no sexto dia colheriam em dobro para o sétimo dia que não haveria no campo, mesmo assim teve os que foram no sábado (sétimo dia) colher e não encontraram.

E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
Assim repousou o povo no sétimo dia.
Êxodo 16:23-30


Atentemos o quão maravilhoso é Deus e como se preocupa com o homem, pois lhe provinha o alimento, para o qual tinham que trabalhar, ou seja colher, para comer, e também lhes providencia o repouso necessário para o corpo humano, o sétimo dia não colheriam, pois seria dado em dobro no sexto dia.
Atentemos quanta diferença, mesmo estando no deserto, de quando estavam escravizados no Egito, pois lá trabalhavam pesado de sol a sol para se alimentarem, no entanto ali Deus lhe provinha o pão, tinham apenas que colhê-lo, e mesmo assim teriam em sete dias um para descansar, o sábado do Senhor.
E assim Deus lhes mostrava que era Senhor e Soberano, Todo Poderoso, pois durante seis dias o que ficasse para o dia seguinte estragava e dava bicho, mas o que era colhido no sexto em dia em dobro, não estragava e os sustentava no sétimo dia.
Mesmo assim aquele povo demorava a confiar em Deus, em ter fé que Deus lhe era provedor, e continuavam a reclamar, e até sentirem desejo de voltarem a escravidão no Egito, e assim por falta de fé abrindo mão da aliança de Deus:


Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?
Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado?
Êxodo 17:2,3 .


No entanto Deus com isto lhes mostrava suas maravilhas para com eles, para que aprendessem a confiar que não os abandonava que era com eles


Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.
E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?
Êxodo 17:6,7


Vejamos que mesmo Deus tendo realizado tantos sinais e maravilhas, todo o agir no Egito para que de lá saíssem com bens, por ter até aberto o mar para lhes salvar e destruir os inimigos, por lhes suprir e prover alimento no deserto, mesmo assim aquele povo não confiava em Deus, não tinha fé, mesmo sabendo da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó, não se rendiam, continuavam a contender com Deus, tinham em seu coração o desejo de voltar ao Egito.

Atentemos o quanto Deus é misericordioso, pois poderia ali ter aberto mão de sua aliança, e deixado o povo por sua própria conta, para seguirem seu coração e voltarem a serem escravos dos povos já nas trevas do maligno.

Mas Deus em seu Amor e longanimidade manteve sua aliança, e mesmo depois de terem totalmente a corrompido, vem Deus e  ainda a tornando mais excelente e eterna em Cristo Jesus. 
Para que entendamos que Deus é Deus, é fiel a sua Palavra, não volta atrás como o homem o faz, não desistiu nem desistirá do homem, o criou para sua adoração sob os seus cuidados e Amor, e assim o quer para toda a eternidade.
Mas veremos também que seu Amor é incondicional mas não obriga ninguém a estar em sua aliança, Ele dá as coordenadas e deixa bem claro que é por Amor, mas deixa também o homem decidir segui-las ou não. E disto tudo veremos em postagens seguintes.

E o homem continua igual, mesmo tendo o Deus Todo Poderoso que não muda, que de tudo faz para suprir-lhe a vida, mesmo tendo dado Seu próprio Filho Jesus em sacrifício na cruz, ainda há multidões que não creem em Deus como Criador, Senhor Soberano, ainda tem quem contende com Deus, a desobediência é atuante em muitos.
E mesmo assim Deus que firmou sua aliança para com o homem, a veio ainda em maior excelência a selar no sangue de Jesus, uma Nova Aliança, já não mais para uma terra aqui prometida, mas para herança no reino dos céus, para vida eterna junto a Sua Presença, e mesmo assim o homem continua como aquele povo no deserto, não usufruindo das bençãos já liberadas, mas reclamando, contendendo com Deus, preferindo um mero viver terreno com consequências de uma eternidade de sofrimento.
E quantos daqueles alcançaram a terra prometida? Veremos em postagens posteriores.
E quantos hoje alcançarão o reino dos céus? Pois sim tudo já feito por Deus, a própria morte Jesus venceu por nós, ressuscitado foi, hoje vive e reina sobre nós, mas como tem sido nosso agir diante de tão Maravilhosa aliança de Deus para conosco? Somos gratos? Reconhecemos Deus como Todo Poderoso, como Senhor, Provedor e Salvador? Ou ainda estamos como aquele povo no deserto? Será que com resmungos não estamos querendo voltar atrás? 

Que tenhamos conhecimento do que é realmente esta Nova e eterna aliança de Deus em Cristo Jesus, e para isto temos que estar lendo o Novo Testamento, colocando em pratica em nosso dia a dia, e Deus é conosco, pois até seu próprio Espirito Santo faz morada em nós para nos consolar, guiar e ajudar, o que mais queremos para fazer parte desta tão maravilhosa Aliança de Deus para conosco?

“ Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito;Como não permaneceram naquela minha aliança,Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
Hebreus 8:9,10


Estamos verdadeiramente sendo o povo de Deus?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.