Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem- 7 – Tabernáculo



E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez.
Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo.
Êxodo 40:16,17

Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Hebreus 8:2







Depois de Moisés ter recebido pela segunda vez as tábuas dos 10 mandamentos, ele reúne a congregação para colocar em prática todas as diretrizes recebidas quanto a preparação das coisas referentes ao tabernáculo, bem como para observarem o cumprimento da lei, da realização das solenidades, festas, dos sacrifícios.
E o tabernáculo é levantado, e Deus dá a Moisés todo os detalhes de como deveriam agir em seus rituais da lei. (Exodo 40 adiante)
E Arão é consagrado sacerdote juntamente com seus filhos, e lhes é dito todos os seus deveres, e qual seria todas as suas porções. (Leviticos 8 adiante)
E como o povo vivia em acampamentos no deserto, sujeitos a doenças e contaminações da carne, também é ditado leis para viverem de forma saudável.
E assim o povo a tudo obedecia, era sua parte na aliança firmada com Deus.
E Deus ordena a construção de uma arca, que seria a arca da aliança, e conteria o Testemunho do Senhor, representando sua Presença, e que ficaria guardada no tabernáculo no lugar chamado Santo dos Santos, para qual já tinha sido separado do maná para ficar de testemunhos de geração em geração, bem como as tabuas de seu Testemunho que seriam dadas a Moisés.

Disse também Moisés a Arão: Toma um vaso, e põe nele um ômer cheio de maná, e coloca-o diante do Senhor, para guardá-lo para as vossas gerações.
Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, assim Arão o pôs diante do Testemunho, para ser guardado.
Êxodo 16:33,34

Fez também Bezalel a arca de madeira de acácia; o seu comprimento era de dois côvados e meio; e a sua largura de um côvado e meio; e a sua altura de um côvado e meio.
Êxodo 37:1

Colocarás o véu debaixo dos colchetes, e é ali, atrás do véu, que colocarás a arca da aliança. Esse véu servirá para separar o 'santo' do 'santo dos santos'.
É no santo dos santos que colocarás a tampa sobre a arca da aliança.
Êxodo 26:33,34

E ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados.
E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.
E habitarei no meio dos filhos de Israel, e lhes serei o seu Deus,
E saberão que eu sou o Senhor seu Deus, que os tenho tirado da terra do Egito, para habitar no meio deles. Eu sou o Senhor seu Deus.
Êxodo 29:43-46


Tão somente pelos sacerdotes que seriam feitos os sacrifícios determinados na lei, primeiramente por si próprio e depois pelo povo, com todo um ritual sagrado, onde somente eles poderiam entrar no lugar dos santos dos santos reservado no tabernáculo, onde estaria a presença de Deus.

E é levantado o tabernáculo por Moisés tudo de acordo com o que Deus ordenara,

E Moisés fez conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenou, assim o fez.
Assim, no primeiro mês, no ano segundo, ao primeiro dia do mês foi levantado o tabernáculo.
Êxodo 40:16,17


Estamos vendo que Deus fez uma aliança com Abraão, Isaque e Jacó, para que sua descendência, que seria mui grande, fosse seu povo, um povo abençoado, com herança de uma terra prometida a eles, um povo santo diferenciado, uma nação que servisse a Deus, que estivessem na presença de Deus, guardados do mal e das trevas do maligno que já era sobre as demais nações.
E para tanto Deus ordena fosse erguido o Tabernáculo, onde estaria Sua Presença com eles, de onde pela nuvem os guiaria. Onde toda uma série de observâncias de rituais deviam ser cumpridos, para a purificação do povo então escolhido, para o que lhes foram instituídos os sacerdotes que ministrariam na Presença de Deus.
Mas aquele povo que tendo aceito a aliança com Deus, era um povo rebelde e esquecediço, que contaminaram o Tabernáculo e viriam a corroer totalmente a aliança, o que veremos em postagens adiante.

Mas Deus sendo fiel a Sua Palavra, mesmo sendo o homem ingrato, vem com seu Plano de Salvação, com uma superior aliança que não mais poderia ser corrompida, pois selada no sangue de Jesus derramado na cruz, que ressuscitado vive e reina eternamente em um Tabernáculo celestial, não feito pelas mãos de homens mas erguido por Deus, onde nada o pode contaminar.
E nós como estamos nesta nova e eterna aliança de Deus para conosco? Firmados na esperança da vida eterna e herança no reino dos céus, portanto obedientes a Jesus, nosso Sumo Sacerdote eterno, que nos concede estarmos na Santa Presença de Deus constantemente,
através de Seu Santo Espirito, ou ainda como aquele povo estamos sendo esquecediços do sacrifício na cruz, e sendo desobedientes queremos resolver nossa vida com nossos recursos terrenos apenas para nos deleitar nas coisas do mundo, abrindo mão da aliança de Deus?
Pois quer creiamos ou não breve, muito breve, Jesus voltará para levar os seus, os que forem parte da Nova e Eterna Aliança, onde somente seu sangue purifica e salva.


“ Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.
Ora, se ele estivesse na terra, nem tão pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:1-7



E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Hebreus 9:15



Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão.
Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:35-39





Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.