Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 3 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem - 3- Moisés



Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
Êxodo 3:8



E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.
Êxodo 6:7-8







E a descendência de Abraão, Isaque e Jacó, mesmo em cativeiro, crescia no Egito, e estavam duramente sendo escravizados por Faraó que tinha medo que estes se revoltassem contra ele, pois eram em grande número o que significava ameça aos egípcios. E assim escravizados se lembram de clamar a Deus por misericórdia. E Deus em lembrando de sua aliança feita com seus pais providencia a retirada destes do cativeiro para os levarem a terra que fora prometida, e através de Moisés viria a revalidar a aliança com aquela geração.
E Deus fala com Moisés do meio da sarça ardente ( Exodo 3)

“Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus.
E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.
Êxodo 3:6-10


Atentemos que Deus diz que levaria aquele povo para terra da qual fizera a aliança com Abrão (Genesis 15:18:20), conforme vimos ontem.
E vejamos com grande era aquela aliança, pois descrita aquela terra como boa e larga, terra que mana leite e mel. Sim um lugar onde teriam todas as necessidades de vida supridas.
A princípio Moisés não se sente digno nem potente para cumprir com a ordem de Deus, e é totalmente franco a dizer isto para Deus, no entanto Deus lhe diz que o capacitaria, e assim o fez.
Moisés ainda debate com Deus de que o próprio povo descendência de Israel, não acreditaria nele, de ter falado com Deus de Abraão, Isaque e Jacó, mas Deus lhe concede poderes para assim agir, mesmo assim retruca Moisés dizendo não ser eloquente no falar, não estando capacitado, e Deus se ira com Moisés, mas não o exime de sua missão, e sim lhe acrescenta Arão que falaria por ele. E assim Moisés assume sua missão e vai para o Egito. (Exodo 4).
E grande foi a luta de Moisés que não crido nem pelo Faraó nem pelos próprios Israelitas, mas Deus promete livrar seu povo.
Atentemos que aquele povo, Israel, tinham clamado a Deus, mas não criam verdadeiramente em Seu Poder, em Suas providências; sabiam da aliança feita com Abraão, Isaque e Jacó, mas não procuravam estar sendo parte dela, pois não acreditaram em Moisés levantado por Deus, não criam em Deus como Senhor soberano, ainda mais tendo Faraó os castigados ainda mais depois de Moisés ter lhe falado.
O próprio Moisés, mesmo obedecendo a Deus, mas vendo a reação do coração endurecido de Faraó, não cria de que seria possível livrar aquele povo. Mas Deus vem falar com Moisés lhe confirmando que cumpriria com sua aliança.

E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.
E também estabeleci a minha aliança com eles, para dar-lhes a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.
E também tenho ouvido o gemido dos filhos de Israel, aos quais os egípcios fazem servir, e lembrei-me da minha aliança.
Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou o Senhor, e vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, e vos livrarei da servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.
E eu vos tomarei por meu povo, e serei vosso Deus; e sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios;
E eu vos levarei à terra, acerca da qual levantei minha mão, jurando que a daria a Abraão, a Isaque e a Jacó, e vo-la darei por herança, eu o Senhor.
Êxodo 6:3-8


Atentemos que Deus já houvera se manifestado como Deus Todo Poderoso, mas não fora reconhecido por Senhor, pois as gerações que se formavam não o cria assim, se contaminavam com outros deuses que eram imaginados e criados por mãos humanas, e Ele mesmo era esquecido como Deus Criador e portanto Senhor.
Mesmo assim Deus em suas misericórdias não se esquece de sua aliança, e atende ao clamor deste seu povo escravizado no Egito.
Mas Faraó não deixava o povo sair para o deserto, e Deus lhe endurecia o coração para poder mostrar ali que era o Deus Todo Poderoso, o Senhor Soberano, tanto aos egípcios como aos próprios israelitas, realizando grandes prodígios. E mesmo tendo lhes mandado nove pragas, Faraó não deixava o povo ir, então Deus anuncia a décima praga:


E todo o primogênito na terra do Egito morrerá, desde o primogênito de Faraó, que haveria de assentar-se sobre o seu trono, até ao primogênito da serva que está detrás da mó, e todo o primogênito dos animais.
E haverá grande clamor em toda a terra do Egito, como nunca houve semelhante e nunca haverá;
Mas entre todos os filhos de Israel nem mesmo um cão moverá a sua língua, desde os homens até aos animais, para que saibais que o Senhor fez diferença entre os egípcios e os israelitas.
Êxodo 11:5-7


Mesmo assim Faraó endurece seu coração e não deixa o povo ir, então Deus institui a Pascoa, o sacrifício de um cordeiro para cada família, cujo sangue seria aspergido nas ombreiras e umbrais das portas das casas onde o fossem comer, isto para distinguir a casa dos israelitas que ficariam livres da noite em que desceria a décima praga. E assim o foi.
Faraó então despede o povo e os egípcios os apressavam a sair com medo de morrerem todos, e assim favoreciam os israelitas lhes entregando objetos de ouro e prata bem como roupas, assim Israel despojou o Egito, e saíram para o deserto, guiados por Deus:


“E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Êxodo 13:21,22 .


Atentemos que quando o povo se dispõe a fazerem parte da aliança do Senhor, são completamente cuidados, a princípio nenhum deles nem de seus animais foram atingidos pela praga, e mesmo tendo que sair as pressas e tendo pegado o caminho do deserto rumo a terra prometida, eram guiados por Deus e justamente com uma coluna de fumaça de dia, que os mantinha protegidos do sol ardente do deserto, e pela coluna de fogo a noite que os aquecia do frio intenso que fazia a noite no deserto.
E assim é Deus em sua aliança para conosco quando estamos nela vivendo, nos livra, nos protege, nos dá alívio para as escaldantes tribulações, nos aquece o coração ao meio de angustias e dores, nos guia e direciona através de Seu Santo Espirito.

Deus enviou Moisés para guiar aquele povo pelo deserto até a terra prometida, hoje temos o próprio Espirito Santo de Deus que nos guia pelo Caminho que é Jesus, que nos leva para a vida eterna no reino dos céus. 

Estamos nós vivendo na Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus? Pois somente seu sangue que fora derramado nos pode livrar dos cativeiros deste mundo e do pecado, já não mais para uma terra aqui prometida mas para herança no reino dos céus, para vida eterna junto a Deus.


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16



E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado.
Marcos 14:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.