Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem-8 – bençãos e castigos


E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
Levítico 26:9

De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Hebreus 10:29







E era o povo de Deus guiado pelo deserto para tomar posse da terra então prometida por Deus em sua aliança.
E tão importante era a observância da lei que lhes é feito a repetição de diversas destas, para se cumprirem, ( Leviticos 19 adiante).

E Deus promete as benção e confirmação da aliança se o povo obedece :

(…)
E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
(…)
Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.
Levítico26: 3-13

Mas também informa dos castigos se houvesse o descumprimento:

Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,
E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
(…)
E, demais disto também, estando eles na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem me enfadarei deles, para consumi-los e invalidar a minha aliança com eles, porque eu sou o Senhor seu Deus.
Antes por amor deles me lembrarei da aliança com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos dos gentios, para lhes ser por Deus. Eu sou o Senhor.
Estes são os estatutos, e os juízos, e as leis que deu o Senhor entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, pela mão de Moisés.
Levítico26: 14-46

Uma aliança entre Deus e o seu povo que aceitaram os mandamentos e lei para os cumprir.

E assim viviam no deserto rumo a terra prometida por Deus, e a nuvem e a coluna de fogo não os abandonava, e eram sua direção.

E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã.
Assim era de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo.
Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam.
(…)
Segundo a ordem do Senhor se alojavam, e segundo a ordem do Senhor partiam; cumpriam o seu dever para com o Senhor, segundo a ordem do Senhor por intermédio de Moisés.
Números9: 15-23


E aquele povo, mesmo tendo o suprimento de pão, água, e o que lhes era necessário, reclamavam, murmuravam e se lembravam de quando viviam no Egito, mesmo em escravidão sentiam saudade, não tinham a disposição de pacientemente aguardarem o cumprimento da promessa de tomarem posse da terra prometida, corrompiam a aliança que firmaram com o Senhor,.

E o vulgo, que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar, e disseram: Quem nos dará carne a comer?
Números 11:4

E Moisés já estava cansado de levar a carga daquele povo resmungão, no que clama ao Senhor, que lhe põe mais setenta dos anciãos para dividir o jugo,

E disse Moisés ao Senhor: Por que fizeste mal a teu servo, e por que não achei graça aos teus olhos, visto que puseste sobre mim o cargo de todo este povo?
Concebi eu porventura todo este povo? Dei-o eu à luz? para que me dissesses: leva-o ao teu colo, como a ama leva a criança que mama, à terra que juraste a seus pais?
De onde teria eu carne para dar a todo este povo? Porquanto contra mim choram, dizendo: Dá-nos carne a comer;
Eu só não posso levar a todo este povo, porque muito pesado é para mim.
(…)
E saiu Moisés, e falou as palavras do Senhor ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs ao redor da tenda.
Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais.
Números11:10-25

E o povo mal agradecido reclamava por comer carne, sentindo até desejo de voltar ao Egito na escravidão do mundo, então Deus lhes prove a carne:

Então soprou um vento do Senhor e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra.
Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial.
Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do Senhor contra o povo, e feriu o Senhor o povo com uma praga mui grande.
Por isso o nome daquele lugar se chamou Quibrote-Ataavá, porquanto ali enterraram o povo que teve o desejo.
De Quibrote-Ataavá caminhou o povo para Hazerote, e pararam em Hazerote.
Números 11:31-35

Atentemos que Deus já houvera esclarecido que somente havia duas escolhas, uma a obediência e então as bençãos de provisões na Presença do Senhor, e outra a desobediência para as consequências do castigo no mundo fora da Presença de Deus.
E atentemos que aquele povo resmungava, queriam se desfazer da aliança para se bastarem dos prazeres do mundo, e vejamos bem mesmo que voltando a escravidão, assim o desejavam.
Mas Deus lhes prova mais uma vez ser Deus Todo Poderoso e lhes prove a carne, para saberem que se não fosse por resmungos, se não fosse pelo simples prazer nas coisas do mundo, se não fosse tão somente para se deleitarem nos manjares mundanos, que sim Ele era Poderoso para lhes atender o desejo do coração. No entanto como o desejo daquele povo não estava na aliança com Deus, atentemos que lhes veio, mesmo antes de se satisfazerem, o seu castigo, pois ali morreriam e não tomariam posse da terra prometida, por escolha deles mesmos que não desejava assim.

E muitos hoje em dia se rejeitam em entrar na aliança com Deus, com medo de perderem seus deleites mundanos. Outros até se empenham em fazer parte da aliança, mas como aquele povo tem o coração nas coisas do mundo, esquecendo-se de quão maravilhosa é aliança para herança do reino dos céus. Esquecendo-se que Deus é Todo Poderoso e se estivermos firmados em sua aliança nos concede até os desejos do coração.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Salmos 37:4

Mas como disse o apóstolo Paulo,

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
1 Coríntios 6:12
E estas coisas foram-nos feitas em figura, para que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.
1 Coríntios 10:6
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
1 Coríntios 10:23


E Deus viera a confirmar e firmar sua aliança com aquele povo, tirando-os da escravidão do Egito e os guiando para a terra prometida, os quais aceitaram a aliança com Deus, estiveram de acordo em cumprir com os mandamentos e lei que os diferenciaria como nação santa.
Mas no deserto afrontavam Deus, desobedeciam, eram esquecediços da aliança e passavam a reclamar e resmungar contra Moisés que os guiava e contra Deus, sentiam saudade do Egito onde eram escravos, sentiam falta do que ali comiam, enfim mesmo sendo supridos por Deus, eram um povo mal agradecido.
E suas descendências o seriam também, até corromperem totalmente a aliança que firmaram com Deus, se afastando totalmente de Deus, conforme veremos em postagens adiante.

Mas Deus em suas misericórdias e amor, sendo totalmente fiel a Sua Palavra, veio a renovar a aliança para como homem em Cristo Jesus, uma Nova e Eterna Aliança, agora incorruptível, pois totalmente pela graça de Deus, e em promessas muito mais excelentes, sim uma herança já não mais para uma terra aqui prometida, mas no reino dos céus, para uma vida eterna em sua presença.
Já não mais com uma lei a ser cumprida pelo homem para firmá-la, mas totalmente selada no sangue de Jesus. E cabe ao homem aceitar que já não pode fazer nada para salvar sua própria vida, que estando com a morte decretada pelo pecado afastado de Deus, depende de Jesus para ser remido, resgatado do mundo e passar a ser herdeiro do reino dos céus.
E para que o homem esteja nela firmado é necessário sim estar firmado em Jesus, o Único e suficiente Salvador de nossas vidas, o Senhor Soberano sobre nossas vidas se quisermos ser parte em sua aliança.
E como estamos nós? Firmados nesta Nova e eterna aliança de Deus para conosco? Apesar de um viver ainda neste mundo, mas vivendo esperançosos do que nos é reservado para vida eterna, portanto com um dia a dia obediente a Cristo Jesus, ou estamos como aquele povo no deserto, sentindo saudade e vontades das coisas oferecidas pelo mundo em seus enganos malignos em suas trevas, ou nos deixando guiar pela Luz da Vida em Cristo Jesus?
Pois da Nova e Eterna Aliança temos tudo no Evangelho de Jesus, em sua morte e ressurreição, em diretrizes deixadas pelos apóstolos, tudo registrado no Novo Testamento para que tenhamos então conhecimento.
E assim como Deus avisava antes das bençãos e dos castigos se cumpridos ou não com seu mandar, nos deixou tudo relatado no Novo testamento sobre a herança em Cristo Jesus, a vida eterna em sua presença, com gozo e paz, ou a condenação eterna de sofrimento e dor se não firmados na aliança de Deus para conosco.

Mas de tudo já vivemos nesta terra de acordo com nossas escolhas, de acordo se estivermos firmados na aliança com Deus ou não, pois nossa herança tomaremos posse na vida vindoura, mas desta depende de como vivemos a que aqui nos é proposta.

Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.
Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.
E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.
Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Hebreus 13:14-17



Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?
Hebreus 10:28,29



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.