Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem- 6 – bezerro de ouro


Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
Êxodo 32:1

Não te farás deuses de fundição.






E tendo Deus já dado os 10 mandamentos e a lei, pede novamente a Moisés para que subisse ao monte, onde lhe falaria:

Então disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.

“E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.

Neste tempo Deus fala com Moisés sobre o que teriam que fazer, quanto as ofertas, a construção da arca, e de todas as coisas do tabernáculo. Escolhe ainda Arão e seus filhos por sacerdotes, dá as instruções de como estes se vestiriam e se portariam, e de seus encargos e quanto aos sacrifícios que ofereceriam.

E mesmo tendo Deus feito tantos sinais e maravilhas àquele povo desde a saída do Egito e no deserto, mesmo tendo eles aceito a aliança com Deus, continuavam sem ter fé suficiente em Deus como Deus e Senhor, pois vejamos o que logo já estão pedindo:

Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe sucedeu.
E Arão lhes disse: Arrancai os pendentes de ouro, que estão nas orelhas de vossas mulheres, e de vossos filhos, e de vossas filhas, e trazei-mos.
Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.
E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
Êxodo 32:1-4

Atentemos o quanto o homem é impaciente, o quão fraco eram aqueles na fé, o quão rapidamente ficaram esquecediços da aliança com Deus, porque seu coração estava nas coisas do mundo, e vejamos o quanto Arão estando longe de Moisés, longe de Deus, também se enfraquecia e temendo ao povo lhes faz conforme a sua vontade. E assim já estava o povo adorando um deus feito por si, e a este oferendo holocaustos, invalidando a aliança que tinham feito :

“E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor.
E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se a comer e a beber; depois levantou-se a folgar.
Êxodo 32:5,6

Atentemos que grande afronta daquele povo, quão insignificante era a fé deles em Deus Criador, Libertador, que já lhes fizera maravilhas até então, o quanto ingratos.
Mas Deus sempre esteve no controle de tudo, e vendo tamanha afronta, fala com Moisés:

“ Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir do Egito, se tem corrompido,
E depressa se tem desviado do caminho que eu lhe tinha ordenado; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e perante ele se inclinaram, e ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: Este é o teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.
Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho visto a este povo, e eis que é povo de dura cerviz.
Agora, pois, deixa-me, para que o meu furor se acenda contra ele, e o consuma; e eu farei de ti uma grande nação.
Êxodo 32:7-10

Atentemos que Deus vendo que já haviam se desfeito da parte deles na aliança, intenta acabar com todos, mas mesmo assim manteria sua aliança mas seria então sobre outra nação que daria a partir de Moisés.
Mas Moisés intercede pelo povo, e diz a Deus que ficaria mal visto pelos povos do mundo, pois diriam que tirara o povo do Egito para os matar no deserto, então Deus ouvindo a Moisés se arrependeu do mal que disse que faria, e Moisés sem saber o que o povo estava fazendo volta com as duas tábuas do Testemunho escritas pelo próprio Deus:

“E aconteceu que, chegando Moisés ao arraial, e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se-lhe o furor, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte;
E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas, e deu-o a beber aos filhos de Israel.
Êxodo 32:19,20

Atentemos que Moisés havia intercedido pelo povo mas ao ver o que fizeram se enfurece, quebrando até as tábuas do Testemunho de Deus, no entanto ainda convoca o povo chamando os que eram do Senhor:

“E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos,
Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do Senhor, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.
E disse-lhes: Assim diz o Senhor Deus de Israel: Cada um ponha a sua espada sobre a sua coxa; e passai e tornai pelo arraial de porta em porta, e mate cada um a seu irmão, e cada um a seu amigo, e cada um a seu vizinho.
E os filhos de Levi fizeram conforme à palavra de Moisés; e caíram do povo aquele dia uns três mil homens.
Êxodo 32:25-28

Atentemos que mesmo Moisés tendo chamado ao povo para se voltarem ao Senhor,para se lembrarem da aliança que fizeram, somente os da tribo de Levi se achegaram a ele, o restante não se arrependeu, continuavam com seu coração endurecido, como disse Deus “...e eis que é povo de dura cerviz.” E Deus ouvindo Moisés não fizera mal ao povo, por ser Deus de natureza boa, por ser Deus Bom, Amoroso e misericordioso e perdoador, mas Moisés por ser homem não perdoa e ordena aos de Levi que matassem os demais que não quiseram se voltar a Deus.
E mais uma vez Moisés intercede pelo povo restante, e Deus lhes ordena que fosse a frente deles, mais que não estaria presente por serem povo de dura cerviz, mas Moisés insiste em pedir que Deus fosse adiante deles, no que Deus cede e reescreve as tábuas do Testemunho, e reafirma a aliança para com aquele povo:

“ Então disse: Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma; de maneira que todo este povo, em cujo meio tu estás, veja a obra do Senhor; porque coisa terrível é o que faço contigo.
Guarda o que eu te ordeno hoje; eis que eu lançarei fora diante de ti os amorreus, e os cananeus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus e os jebuseus.
Guarda-te de fazeres aliança com os moradores da terra aonde hás de entrar; para que não seja por laço no meio de ti.
Mas os seus altares derrubareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques cortareis.
Porque não te inclinarás diante de outro deus; pois o nome do Senhor é Zeloso; é um Deus zeloso.
Para que não faças aliança com os moradores da terra, e quando eles se prostituírem após os seus deuses, ou sacrificarem aos seus deuses, tu, como convidado deles, comas também dos seus sacrifícios,
E tomes mulheres das suas filhas para os teus filhos, e suas filhas, prostituindo-se com os seus deuses, façam que também teus filhos se prostituam com os seus deuses.
Não te farás deuses de fundição.
Êxodo 34:10-17 .

Atentemos que Deus fora bem claro em sua aliança, deixou muito bem esclarecido de que somente Ele é Deus, que é Deus zeloso de seu povo, e que estes não deveriam fazer alianças com os demais povos e seus deuses, deviam ser separados para o Senhor e que não devia haver entre eles imagem de fundição.

Pois bem aquela primeira aliança já estavam a invalidar, e como veremos mais adiante, fora totalmente corrompida pelo homem.
Mas Deus em suas misericórdias não desiste do homem, mantém seu Amor imensurável ao homem ao ponto de dar seu Filho Unigênito por sacrifício a favor do homem, firmando uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus. E sim Jesus cumpriu com a lei pelo homem, que já não tem mais aquele jugo, no entanto saibamos que a questão da adoração e da obediência nunca fora retirada, pois sim temos o Evangelho deixado por Jesus para colocarmos em prática, e nele foram resumidos os mandamentos:

“Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40 ,

Atentemos que não é apenas amar à Deus, mas sim amá-lO de todo o coração, de toda a alma, e de todo o pensamento. Entendamos somente adoração a Deus, amor primeiramente a Deus, sobre todas as coisas ou pessoas, nosso coração voltado a Deus, nossa alma voltada a Deus, em todos nossos atos e também o nosso pensamento todo voltado a Deus, não sobrando espaço para adorarmos a mais nada, somente nos enchermos e derramarmos do amor que recebemos de Deus sobre o próximo. Sim amamos nossos entes queridos, assim como devemos amar aos demais, de coração e alma, tê-los em nós com bons pensamentos, mas entendamos adoração somente a Deus, Deus em primeiro lugar, e a partir do Amor dele então amarmos aos demais.
Nunca vimos a Deus, por isso não existem imagens a descrevê-lO. Que o conheçamos por Seu Amor, e este temos em nós e repartimos com o próximo a quem vemos ou conhecemos, ou mesmo que somente saibamos que existam, pois igualmente a nós, todos estão debaixo da Graça de Deus, mas nada e ninguém merece adoração a não ser Deus, esta é a nossa parte na aliança para com Deus firmada em Cristo Jesus, nosso Único e suficiente Salvador. 
E como estamos hoje, amando e confiando somente em Deus? ou também queremos 'bezerro de ouro' que é representado pelo que muitos estão se apegando, são imagens quer seja de animais ou pessoas, são coisas, objetos, que consagram como livramentos ou salvação, ou água benzida ou ungida, são  campanhas e rituais, enfim muitas heresias; e ainda é o confiar em si mesmo, em sua própria força, em poderes humanos ou em  coisas terrenas, enfim tudo o que anula o sacrifício de Jesus na cruz. Como estamos nós firmados na Nova e Eterna Aliança, somente em Cristo Jesus?    

“Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
Hebreus 8:10-13



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.