Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem- 5- os mandamentos e a lei.




Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Êxodo 20:2,3

Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
Hebreus 8:10









Pois sim Deus havia feito uma aliança com Abraão, Isaque e Jaco, para ter uma descendência, um povo separado da humanidade já totalmente nas trevas do maligno, lhes garantindo uma porção da terra para serem uma nação, um povo de Deus, diferenciado, cuidado e guardado do mal, como estamos vendo; e pois sim cumprida a promessa a Abraão, sua descendência já eram uma grande nação, um grande povo, e Deus os estavam levando do cativeiro do mundo para a terra prometida, mas eles se tornaram um povo desobediente, sem fé, com coração desejoso ainda das coisas que haviam adquirido com as outras nações, com costumes e dando lugar a adorações de deuses formados pela imaginação do homem, pelas próprias mãos dos homens já totalmente enganados pelas trevas do maligno satanás.
Então Deus para manter sua aliança para com o povo, fala a Moisés:


“E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim;
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado.
Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.
E disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti numa nuvem espessa, para que o povo ouça, falando eu contigo, e para que também te creiam eternamente. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.
Êxodo 19:3-9


Atentemos que antes de Deus dar seus mandamentos, diz ao povo que se lhes dessem ouvidos e guardassem a aliança seriam então um povo santo e separado, no que todo o povo concordou, dizendo que lhe obedeceria. Atentemos quão amoroso é Deus! Pois antes de dar seus mandamentos espera pela concordância do povo, não lhe impõe, mas lhe promete serem um povo santo diante de sua Presença recebendo de seus cuidados. Atentemos ainda, que não fora apenas pela voz de Moisés que falou ao povo, mas o fez de forma a que todos o pudessem ouvir ao meio do monte fumegante, e pudessem então saber que Deus falaria a Moisés e através dele ao povo, no que todos ficaram cientes.

Então Deus dá os 10 mandamentos para que fosse guardada a aliança para com Ele, entendamos que antes não os houvera dado a Abraão, Isaque e Jacó, mas fora dado a sua descendência por causa de que aquele povo já estava contaminado com as outras nações, viviam com costumes influenciados pelo mal, contrários a vontade de Deus e portanto afastados de Deus; e para que fossem diferenciados e santos teriam então que cumprir com os mandamentos, os quais estavam de acordo.


Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Êxodo 20:1-4
(...)
Vejamos os 10 mandamentos em Exodo- 20: 1-17

E todo o povo estava assustado:

E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
Êxodo 20:18-21


Atentemos que Deus não queria que tivessem medo Dele, mas sim que lhe tivessem temor, respeito, que aprendessem a serem obedientes, para ser seu povo e Ele por Deus, um povo diferenciado, uma nação santa, com uma lei exclusiva de Deus.

E Deus lhes promete a posse da terra que tivera feito aliança com Abraão, Isaque e Jaco, bem como de lhes guardar e cuidar

(...)
Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos perizeus, e aos cananeus, heveus e jebuseus; e eu os destruirei.
Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas.
E servireis ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.
Não haverá mulher que aborte, nem estéril na tua terra; o número dos teus dias cumprirei.
(…)
“Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que sejas multiplicado, e possuas a terra por herança.
E porei os teus termos desde o Mar Vermelho até ao mar dos filisteus, e desde o deserto até ao rio; porque darei nas tuas mãos os moradores da terra, para que os lances fora de diante de ti.
Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses.
Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti.
Êxodo 23:30-33


E após dar os mandamentos Deus passa a Moisés uma série de lei para que aquela nação cumprisse, e Moisés as escreve tal como Deus lhe diz, e a chama por livro da aliança

Veio, pois, Moisés, e contou ao povo todas as palavras do Senhor, e todos os estatutos; então o povo respondeu a uma voz, e disse: Todas as palavras, que o Senhor tem falado, faremos.
Moisés escreveu todas as palavras do Senhor, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;
E enviou alguns jovens dos filhos de Israel, os quais ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor sacrifícios pacíficos de bezerros.
E Moisés tomou a metade do sangue, e a pôs em bacias; e a outra metade do sangue espargiu sobre o altar.
E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.
Então tomou Moisés aquele sangue, e espargiu-o sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor tem feito convosco sobre todas estas palavras.
Êxodo 24:3-8

Atentemos que de tudo o povo ficou ciente e concordaram em observar e obedecer, e assim fica firmado com aquele povo a aliança de Deus para com eles e deles para com Deus, e Moisés ali espargiu o sangue do sacrifício sobre o livro da aliança e sobre o povo, selando aquela aliança.
Atentemos bem que a aliança de Deus fora aceita pelo povo que passaram a fazer parte dela em cumprindo com os mandamentos e lei do Senhor.

Como o sabemos e veremos em postagens adiante de como aquele povo corroê a aliança,
mas Deus em suas misericórdias não desiste do homem e mantém sua aliança, pois Deus é Deus e é fiel a sua Palavra.

E vem Deus e firma uma Nova e eterna Aliança em Cristo Jesus, selando com seu próprio sangue, do que temos que ter em memória. O que também veremos em postagens posteriores.


Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.
1 Coríntios 11:25


Uma aliança muito mais excelente, pois não mais para uma terra aqui prometida, mas sim com herança no reino dos céus, para a vida eterna. Não mais com uma lei a ser cumprida pelo homem para que fosse digno de tomar posse da herança, mas tão somente por sua maravilhosa graça, uma Nova Aliança selada no sangue de Jesus derramado na cruz, ao qual devemos então aceitar como Único e Suficiente Salvador, e observar seus mandares e os obedecer.
E não por livre deliberação de Deus que Ele faz uma Nova e Eterna Aliança, mas sim porque o homem corrompeu totalmente aquela primeira aliança, já estava novamente em cativeiro no mundo, totalmente afastado de Deus quando Ele envia Jesus para nos ser por Salvador.
Pois se houvesse outra forma de Deus manter sua aliança com o homem, se houvesse alguma outra possibilidade deste ainda se voltar a Deus, se houvesse o que o homem pudesse fazer para alcançar salvação, Deus teria poupado a vida de seu Único Filho.
Mas em seu imensurável Amor cumpre com seu plano de Salvação ao homem . Com o sangue de Jesus derramado na cruz para remissão de nossos pecados.


Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7

“E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?
Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;
Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,
Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.
E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.
E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Hebreus 9:15-22





Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.