Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -9- Josué e Calebe




E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Números 14:7,8



Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Números14:30







E Deus ordena a Moisés que mandasse homens a espiar a terra que lhes era prometida:


“E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.
(…)
Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.
(…)
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.
(…)
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Números13:1-33


Atentemos quão grande diferença entre os que foram e Calebe, embora reconhecessem ser a terra exatamente como prometida, larga que mana leite e mel, e super produtiva, atentemos que tamanho era o cacho de uva que teve que ser carregado entre uma vara por dois homens! Mas sem se atentarem a Deus Todo Poderoso que era com eles, se amedrontaram diante do povo dali, e desencoraja o povo a possuí-la.

“E todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Quem dera tivéssemos morrido na terra do Egito! ou, mesmo neste deserto!
E por que o Senhor nos traz a esta terra, para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos ao Egito?
E diziam uns aos outros: Constituamos um líder, e voltemos ao Egito.
Números 14:2-4

E diante daquela informação, todo o povo se esquece do quão Poderoso é Deus que estava com eles, mesmo que já tivessem passados por muitas realizações e prodígios de Deus, não tinham fé suficiente de que Deus era Poderoso para cumprir com sua aliança, e mais uma vez se rebelam contra Moisés e contra Deus, desejando voltar para a escravidão no Egito.
No entanto Josué e Calebe cheios de fé tentam convencer o Povo de que Deus Todo Poderoso era com eles:


“E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.
Mas toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel.
E disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo? e até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele?
Com pestilência o ferirei, e o rejeitarei; e te farei a ti povo maior e mais forte do que este.
Números 14:6-12

Atentemos que vendo a falta de confiança do povo e a forma como se rebelaram querendo voltar a escravidão do mundo, abrindo mão então da aliança do Senhor, mais uma vez Deus os quer ali consumir, e formar novo povo a partir de Moisés para então cumprir com sua aliança.
No entanto Moisés intercede pelo povo, e novamente engrandecendo o nome do Senhor, para que não ficasse sendo mal visto pelas nações que já sabiam de seus feitos (Numeros 14:13-19) .
Então Deus torna-se a Moisés e diz:

“ E disse o Senhor: Conforme à tua palavra lhe perdoei.
Porém, tão certamente como eu vivo, e como a glória do Senhor encherá toda a terra,
E que todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais, que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz,
Não verão a terra de que a seus pais jurei, e nenhum daqueles que me provocaram a verá.
(…)
Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.
Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros.
Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo toda a vossa conta, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes;
Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.
Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.
E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniquidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.
Números14:20-35


E assim Deus mantém aquele povo no deserto, mas atentemos bem que toda aquela geração rebelde, resmungona, sem fé, que mesmo tendo aceito a aliança com Deus se esqueciam dela e queriam voltar a escravidão no mundo, não tomariam posse da terra prometida. Atentemos bem que com quarenta dias de espiarem a terra já o poderiam nelas entrar, mas devido a falta de fé em Deus e a rebeldia do povo, quarenta anos ficaram no deserto, onde por desobediência iam se definhando e morrendo a geração rebelde.

E pode estar se perguntando o que Josué e Calebe tem a ver com a aliança do Senhor, pois sim tudo a ver, pois daquela geração os únicos que permaneceram na aliança e tomaram posse da terra prometida.

E Deus era com Moisés e lhe dava as leis que teriam que agregar as já deliberadas para quando tomassem posse da terra prometida.
E o povo continuava se rebelando e conforme já anunciado, em suas escolhas eram punidos e muitos iam deixando suas vidas no deserto.


Pois bem aquele povo não estava firmado na aliança com Deus, não criam em Deus como Senhor Soberano, como Todo Poderoso, um Deus que os podia dar todas as vitórias para firmar sua aliança; assim em suas rebeldias muitos perderam a vida no deserto sem tomar posse da terra prometida justamente por não estarem firmes na aliança com Deus.


E nós estamos firmados na Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus?
Como anda nossa fé? Como a de Josué e Calebe ou como os demais que foram espiar a terra?
Como a de Moisés que por obediência só queria prosseguir em frente confiante nas bençãos de Deus, ou como daquele povo que se rebelavam e queriam voltar atrás na escravidão do mundo?
Temos a verdadeira esperança no por vir, nas maravilhas que Deus nos reserva no céu, e assim confiantes que nos dará em Jesus todas as vitórias necessárias para que as tomemos posse na eternidade? Perseveramos na aliança com o Senhor firmados em Cristo Jesus, ou nosso coração nos pede para voltar atrás nas coisas do mundo?
Pois saibamos que não seremos mais fulminados neste viver terreno, mas temos a escolha de como vivermos aqui, na presença de Deus em Cristo Jesus, através de Seu Santo Espirito, para a eternidade, se firmados na aliança com Deus para tomar posse da herança no céu, com gozo e paz, ou se afastados de Deus para condenação nas trevas malignas, no inferno.
E quer creiamos ou não, em breve, muito breve, Jesus voltará e o dia do juizo final chegará.


Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
Hebreus 11:24-29


Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:36-39



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.