Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 10 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -10- O bordão de Arão e sua morte



Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.
Números 17:8

Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá.
Números 20:24






E aquele povo, que era o povo de Deus, que tinham firmado uma aliança com o Senhor, que mesmo depois de tantos sinais e prodígios realizados por Deus desde quando os retirara da escravidão do Egito, sempre tinham do que reclamar, murmurar, se rebelar contra Moisés e contra Deus.
E assim se levanta mais uma rebeldia de Corá e mais de duzentos e cinquenta homens, príncipes entre os filhos de Israel

E se congregaram contra Moisés e contra Arão, e lhes disseram: Basta-vos, pois que toda a congregação é santa, todos são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do Senhor?
Números 16:3

E os rebeldes foram castigados, o que causou novo tumultuo na congregação e Deus tanto se desagradou que iria consumi-los ali, mas Moisés e Arão intercedem pelo povo, fazendo Arão expiação por eles o que cessa uma praga que já os estavam consumindo

E os que morreram daquela praga foram catorze mil e setecentos, fora os que morreram pela causa de Coré.
Números 16:49

Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara.
Porém o nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá uma vara.
E as porás na tenda da congregação, perante o testemunho, onde eu virei a vós.
E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.
Números 17:1-5

E Moisés cumpriu a ordem do Senhor, e colocou todos os bordões na tenda do Testemunho

Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.
Então Moisés tirou todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomaram cada um a sua vara.
Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.
Números 17:8-10

E assim fora guardado o bordão de Arão na arca da aliança, por testemunho. E Deus relata a Arão os deveres e direitos dos sacerdotes.

E faltando água para a congregação, em vez do povo clamar a Deus confiantes que seriam supridos, mais uma vez se rebelam contra Moisés e Arão, esquecendo-se da aliança feito com o Senhor, esquecendo de quão rica era a terra que já fora sondada por eles e que Deus a daria,

E o povo contendeu com Moisés, dizendo: Quem dera tivéssemos perecido quando pereceram nossos irmãos perante o Senhor!
E por que trouxestes a congregação do Senhor a este deserto, para que morramos aqui, nós e os nossos animais?
E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber.
Números 20:3-5

Povo esquecediços das maravilhas que Deus já os realizara, povo mal agradecido, que não confiavam em Deus Provedor e Senhor,

E Moisés e Arão reuniram a congregação diante da rocha, e Moisés disse-lhes: Ouvi agora, rebeldes, porventura tiraremos água desta rocha para vós?
Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.
E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o Senhor; e se santificou neles.
Números 20:10-13

Mais uma vez aquele povo não cumpre com a aliança com Deus, o que lhes impediriam de tomar posse da terra prometida. Assim como Arão por ser sacerdote e ter sido ali também rebeldes as palavras do Senhor.

Arão será recolhido a seu povo, porque não entrará na terra que tenho dado aos filhos de Israel, porquanto rebeldes fostes à minha ordem, nas águas de Meribá.
Números 20:24
E Moisés despiu a Arão de suas vestes, e as vestiu em Eleazar, seu filho; e morreu Arão ali sobre o cume do monte; e desceram Moisés e Eleazar do monte.
Números 20:28

Atentemos bem que mesmo sendo Arão escolhido por Deus para ser santo como sacerdote entre os príncipes dos filhos de Israel, tendo florescido seu bordão, não fora poupado por Deus diante de ter se ocultado de seu dever de falar confiantemente à rocha como Deus ordenará, deixando Moisés se irar e ferir a rocha com seu bordão.

Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.
Números 20:8

Atentemos para o que já temos vistos estes dias atrás quanto a aliança de Deus, que o ofício de sacerdote instituído por Deus em Arão (Êxodo 28:1), fazia parte da aliança para com seu povo, pois através dos sacerdotes seriam feitos os sacrifícios de purificação do povo, bem como as ofertas a Deus, parte da lei que fora dada por Deus e aceita pelo povo.
E florescendo ali o bordão de Arão confirmando ser ele escolhido e com ele seus filhos, sua descendência para o ofício de sacerdote, tanto que fora ordenado por Deus que fosse guardado aquele bordão junto ao Testemunho.

Mas como veremos em postagens posteriores, aquele oficio instituído por Deus com todo seus deveres e direitos, foram deturpados pelo homem, fora corrompida a aliança tal qual como feita, ficara apenas como rituais de acordo com os interesses humanos.

Mas Deus em suas misericórdias e Amor, não desiste do homem, e vem firmar sua aliança já muito mais excelente em Cristo Jesus, que sim passa a ser nosso Sumo Sacerdote, que seu próprio sangue derramou na cruz por nós, para selar então a Nova e eterna Aliança, Único Sacrifício agradável e aceitável por Deus para purificação do homem, para remissão de seus pecados; que ressuscitado foi e que está junto ao Pai intercedendo por nós, nos garantindo assim que tenhamos a liberdade de estarmos no 'santo dos santos', na Presença de Deus em qualquer lugar e hora, pois Seu próprio Espirito Santo faz morada em nós. E tudo para que venhamos estar firmados na Aliança com Deus para sermos então herdeiros em Cristo Jesus de uma herança eterna no reino dos céus.
E como nós estamos firmados nesta Nova e Eterna aliança com Deus? Aceitamos Jesus como nosso Único e Suficiente Salvador?, nosso Sumo Sacerdote instituído por Deus, a quem devemos oferecer nossos sacríficos de louvor e adoração, reconhecendo ser Ele a Palavra de Deus, a quem devemos conhecer e obedecer? Ou estamos como aquele povo no deserto contendendo com Deus?


Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho,Hoje te gerei.
Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.
O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia.
Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu.
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;
Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 5:5-10

Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Salmos 110:1
Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Salmos 110:4

A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,
Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
Hebreus 6:19,20

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
Hebreus 8:6,7



Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.