Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 11 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -11- Deus perdoador e a confirmação da aliança



E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
Números 21:9

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
João 3:14








O povo de Deus sendo afrontados por outros povos no deserto, Deus lhes dava a vitória se estivessem Nele firmados e confiantes.(Numeros 21:1-3)
No entanto, não eram satisfeitos com o que Deus lhes providenciava, era um povo mal agradecido e resmungão, e como já lhes houvera sido dito por Deus se descumprissem com a aliança seriam castigados, assim o era

E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil.
Então o Senhor mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel.
Números 21:5,6

Mas se o povo conseguisse ver que estavam pecando contra o Senhor e arrependidos clamasse, Deus era misericordioso para os perdoar e salvar

Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo.
E disse o Senhor a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia.
Números 21:7-9

E Deus ia perdoando o pecado daquele povo que seguia seu caminho.
E quando tinham que passar por terras de outras nações, mandavam mensagem de paz para atravessá-la sem prejuízo a estas, e sendo negado-lhes e afrontados Deus lhes dava vitória, e assim possuíam terras para habitarem em sua jornada ( Numeros 21).
E Deus até por profeta não-judeu manda que a nação de Israel fosse abençoada, pois Balaão que fora chamado por Balaque para amaldiçoar a Israel com medo destes, fala tão somente o que Deus manda, e por três vezes abençoa o povo de Israel, ainda lançando uma profecia que eles venceriam nações ( Numeros 22, 23, 24 ).

E mesmo recebendo tantas bençãos de Deus aquele povo tinha o coração voltado as coisas do mundo, e em prostituição com as filhas dos moabitas, passaram a adorar os seus deuses, anulando assim a aliança que tinham feito com o Senhor, pois sendo seu primeiro mandamento da lei que aceitaram para si era justamente que não teriam outros deuses, mas se ajuntaram a Baal-Peor, deixando Deus irado, vindo-lhes o castigo como já dantes avisados.
Mas Finéias, filho de Eleazar o sacerdote filho de Arão, afastou a praga de sobre o povo e ainda é abençoado por Deus em aliança que em sua descendência teriam o sacerdócio perpétuo:

Finéias, filho de Eleazar, o filho de Arão, sacerdote, desviou a minha ira de sobre os filhos de Israel, pois foi zeloso com o meu zelo no meio deles; de modo que, no meu zelo, não consumi os filhos de Israel.
Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
E ele, e a sua descendência depois dele, terá a aliança do sacerdócio perpétuo, porquanto teve zelo pelo seu Deus, e fez expiação pelos filhos de Israel.
Números 25:11-13

E sendo levantado um senso de todos os israelitas, primeiro para se cadastrar os que fossem capaz de saírem a guerra. E no final do senso, mesmo que já tantos tinham perdido a vida devido a desobediências dos mandamentos, da lei, enfim que tinham quebrado a aliança com Deus, e mesmo estando a primeira geração deles já condenados a não tomarem posse das terras prometida, ainda assim havia uma imensa geração de jovens capacitados a guerrear pela sua herança,

Estes são os que foram contados dos filhos de Israel, seiscentos e um mil e setecentos e trinta.
Números 26:51

E com este senso realizado entre as doze tribos dos israelitas, Deus da a lei de como se dividiria a terra, prometida em aliança, em herança

E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
A estes se repartirá a terra em herança, segundo o número dos nomes.
Aos muitos aumentarás a sua herança, e aos poucos diminuirás a sua herança; a cada um se dará a sua herança, segundo os que foram deles contados.
Todavia a terra se repartirá por sortes; segundo os nomes das tribos de seus pais a herdarão.
Segundo sair a sorte, se repartirá a herança deles entre as tribos de muitos e as de poucos.
Números 26:52-56

Depois de repartir as terras em herança, Deus prediz a Moisés sua morte, sendo que não entraria na terra prometida por ter sido rebelde ao mandar do Senhor para que o santificasse nas aguas de Meribá de Cades, assim como fora seu irmão Arão recolhido entre seu povo assim seria também Moisés. (Exodo 20).
E Moisés sendo notificado de sua morte, ainda assim clama pelo povo e pede a Deus para lhes por alguém na frente para os guiar, no que Deus lhe atende e lhe ordena ungir Josué por seu sucessor

Então disse o Senhor a Moisés: Toma a Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe a tua mão sobre ele.
E apresenta-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação, e dá-lhe as tuas ordens na presença deles.
E põe sobre ele da tua glória, para que lhe obedeça toda a congregação dos filhos de Israel.
E apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo de Urim, perante o Senhor; conforme a sua palavra sairão, e conforme a sua palavra entrarão, ele e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
E fez Moisés como o Senhor lhe ordenara; porque tomou a Josué, e apresentou-o perante Eleazar, o sacerdote, e perante toda a congregação;
E sobre ele impôs as suas mãos, e lhe deu ordens, como o Senhor falara por intermédio de Moisés.
Números 27:18-23

E Deus ainda dá a Moisés lei acerca das ofertas, e acerca de votos para com o Senhor.
Ainda concede a Moisés a vitória sobre os midianitas, lhes instruindo sobre a purificação dos soldados, e das presas.
Dentre eles duas tribos e meia desejam habitar na Tranjordânia, antes de passar o Rio Jordão para possessão das terras prometidas por aliança, no que Moises os repreende dizendo que queriam abandonar a aliança e deixar de lutar junto com os demais, no que lhes prometem que deixariam suas mulheres, crianças e gado mas que iriam a luta junto com demais e somente depois de terem tido vitória e tomado posse da terra que voltaria então para suas casas.

Então Moisés lhes disse: Se isto fizerdes assim, se vos armardes à guerra perante o Senhor;
E cada um de vós, armado, passar o Jordão perante o Senhor, até que haja lançado fora os seus inimigos de diante dele,
E a terra esteja subjugada perante o Senhor; então voltareis e sereis inculpáveis perante o Senhor e perante Israel; e esta terra vos será por possessão perante o Senhor;
Números 32:20-22

E Deus ainda dá a Moisés a oportunidade de distribuir então tal terra àqueles que a requereram

Assim deu-lhes Moisés, aos filhos de Gade, e aos filhos de Rúben, e à meia tribo de Manassés, filho de José, o reino de Siom, rei dos amorreus, e o reino de Ogue, rei de Basã; a terra com as suas cidades nos seus termos, e as cidades ao seu redor.
Números 32:33

E Deus confirma sua aliança a Moisés sobre a terra que lhes seria dada por herança :

Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Dá ordem aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra de Canaã, esta há de ser a terra que vos cairá em herança; a terra de Canaã, segundo os seus termos.
Números 34:1,2

E quão grande era o limite daquelas terras como podemos ver em Numeros 34.

Deus ainda ordena a Moisés que ali fossem instaladas as cidades para os levitas que não teriam possessão, cidades de refúgios, de como seria a execução de homicidas, das heranças de casamentos de herdeiras, de tudo quanto a posse das terras prometida em aliança é dado a Moisés.

E Moisés deu ordem aos filhos de Israel, dizendo: Esta é a terra que herdareis por sorte, a qual o Senhor mandou dar às nove tribos e à meia tribo.
Porque a tribo dos filhos dos rubenitas, segundo a casa de seus pais, e a tribo dos filhos dos gaditas, segundo a casa de seus pais, já receberam; também a meia tribo de Manassés recebeu a sua herança.
Já duas tribos e meia tribo receberam a sua herança aquém do Jordão, na direção de Jericó, do lado do oriente, ao nascente.
Números 34:13-15


Assim Deus confirma sua aliança para com o povo de Israel.

E Deus não muda, é Deus Criador, Mantenedor, Misericordioso, Amoroso, Perdoador, Deus de Aliança, sendo fiel a Sua Palavra, e mesmo que aquele povo e suas descendências descumpriram com os mandamentos e a lei, corrompendo totalmente a aliança, Deus veio através de Jesus a confirmar e ainda em maiores promessas, e já não mais para uma terra aqui prometida, com a qual cumpriu mas aquele povo a contaminou, mas sim agora com herança no reino dos céus onde nada e ninguém a pode corromper.
Uma Nova e Eterna Aliança em Cristo Jesus, Único que pode livrar para sempre o homem da maldição de seus pecados, e já não mais apenas para aquele povo de Israel tão somente, mas sim para todos quantos crerem e se firmar em sua Aliança.
O homem sempre pecador, mas Deus sempre Perdoador, Deus Misericordioso,  Deus de Aliança, Deus de Amor, que não poupou sequer a vida de seu Filho Amado para remissão de nossos pecados.

Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.
E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:13-16

Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o Senhor.
Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Jeremias 31:31-33


E esta será a minha aliança com eles, Quando eu tirar os seus pecados.
Assim que, quanto ao evangelho, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.
Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles,
Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada.
Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.
Romanos 11:27-32





Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.