Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 16 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária – Paulo em Corinto



E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
Atos18:4


E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
Atos18:9,10







Depois de Paulo ter tido que se apresentar no Areópago em Atenas, seguiu viagem indo para Corinto.


E depois disto partiu Paulo de Atenas, e chegou a Corinto.
E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), ajuntou-se com eles,
E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas.
E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
Atos18:1-4

Em Corinto Paulo deve ter se demorado bom tempo, pois tivera uma residência fixa junto a Áquila e sua esposa Priscila, e atentemos que este trabalhava para seu sustendo e tinha por ofício fazer tendas. E todos os sábados pregava na sinagoga onde ia se convertendo tanto judeus como gregos.
Mas como testificara aos judeus que Jesus era o Cristo, fora por eles blasfemado e sacudindo suas vestes disse que já havia feito sua parte que estava limpo da condenação que viria sobre eles.


“E, quando Silas e Timóteo desceram da Macedônia, foi Paulo impulsionado no espírito, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo.
Mas, resistindo e blasfemando eles, sacudiu as vestes, e disse-lhes: O vosso sangue seja sobre a vossa cabeça; eu estou limpo, e desde agora parto para os gentios.
E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Justo, que servia a Deus, e cuja casa estava junto da sinagoga.
E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; e muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados.
E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
Atos18:5-11


E permanecendo em Corinto pregava então aos gentios. E esteve na casa de Justo que era junto a sinagoga, e anunciava ao Senhor Jesus, sendo crido por um principal da sinagoga, Crispo, bem como toda sua casa, assim como muitos dos coríntios, sendo batizados.
Formando-se ali a igreja de Cristo, e Paulo era perseguido pelos judeus, mas teve uma visão na qual Deus lhe fala para não temer, mas falar e não se calar, pois tinha ali grande povo a se agregar na igreja.
E Paulo permaneceu com eles um ano e seis meses, ensinando e firmando a igreja na Palavra de Deus.

“Mas, sendo Gálio procônsul da Acaia, levantaram-se os judeus concordemente contra Paulo, e o levaram ao tribunal,
Dizendo: Este persuade os homens a servir a Deus contra a lei.
E, querendo Paulo abrir a boca, disse Gálio aos judeus: Se houvesse, ó judeus, algum agravo ou crime enorme, com razão vos sofreria,
Mas, se a questão é de palavras, e de nomes, e da lei que entre vós há, vede-o vós mesmos; porque eu não quero ser juiz dessas coisas.
E expulsou-os do tribunal.
Então todos os gregos agarraram Sóstenes, principal da sinagoga, e o feriram diante do tribunal; e a Gálio nada destas coisas o incomodava.
Atos18:12-17

Sendo Paulo levado ao tribunal nem teve oportunidade de falar, pois Gálio o procônsul expulsou a todos por não querer se envolver com a palavra e lei dos judeus e nem se incomodou em ser Sóstenes, principal da sinagoga, ferido diante do tribunal.

“ E Paulo, ficando ainda ali muitos dias, despediu-se dos irmãos, e dali navegou para a Síria, e com ele Priscila e Áqüila, tendo rapado a cabeça em Cencréia, porque tinha voto.

Aqui temos outro ponto polêmico, Paulo fizera voto de Nazireu? Lucas não se refere a que voto tinha feito Paulo, mas na lei o voto em que se raspava a cabeça era o nazireado ( Numeros 6:1-21), e como Paulo o faria se já havia se abolido a lei em Cristo Jesus? E ainda um voto que envolvia sacrifícios. Mas atentemos que era uma parte da lei de voto especial e pessoal, onde a pessoa de separava por determinado tempo para se consagrar ao Senhor, e Paulo o tinha feito por causa pessoal sendo ele judeu, e este um costume já enraizado no viver judaico, coisa que necessário seria muito tempo para ir se desfazendo entre o povo, mesmo ao meio dos convertidos, mas Paulo não impunha a ninguém tal feitos, no entanto também não os proibia para não levantar alguma revolta entre a nação.
Não temos por costume o voto de nazireu, mas voto é voto até os dias de hoje, não deve ser imposto por ninguém, mas se alguém fizer um voto com Deus, que o cumpra tal como feito.

E partindo dali chega em Éfeso onde deixa Priscila e Áqüila, mas ele prega na sinagoga :


E chegou a Éfeso, e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.
E, rogando-lhe eles que ficasse por mais algum tempo, não conveio nisso.
Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.
E, chegando a Cesaréia, subiu a Jerusalém e, saudando a igreja, desceu a Antioquia.
E, estando ali algum tempo, partiu, passando sucessivamente pela província da Galácia e da Frígia, confirmando a todos os discípulos.
Atos18:19-23

E fora ali bem recebido pelos judeus que até lhe pediram para ficar mais tempo, mas ele tinha pressa em chegar a Jerusalém, mas deixa prometido que se fora da vontade de Deus voltaria.
Chegando a Cesaréia foi logo a Jerusalém, estando na igreja e partindo para Antioquia, Capital da Síria, de onde houvera partido em viagem missionária. Permanecendo ali algum tempo, mas partindo novamente pela província da Galácia e da Frigia onde confirmava todos os discípulos que deixara anteriormente.

Estamos vendo nas viagens missionárias de Paulo que mesmo ele encontrando dificuldades, resistências, não desistia e sempre voltando para confirmar a fé na igreja que ia crescendo.

E nós como estamos em nosso ministério? Mesmo ao meio de dificuldades persistimos? Pois somente assim pode se confirmar a fé, a nós mesmos e aqueles a quem evangelizamos.

E da mesma forma como disse a Paulo, Deus nos diz hoje:


Não temas, mas fala, e não te cales;
Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
Atos 18:9,10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.