Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 10 de dezembro de 2017

Versículos do dia: A controvérsia sobre a circuncisão dos gentios


Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
Atos15:1

Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
Atos15:11







Estando Paulo e Barnabé de volta em Antioquia, onde testemunhavam das grandes conversões entre os gentios, e tendo ali também muitos gentios convertidos, alguns irmãos da Judéia estavam a lhes ensinar que deveria se circuncidar para ter a salvação, no que houve controvérsias:

“Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.
E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.
E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.
Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.
Atos15:1-5

Como a igreja era um só corpo, não podiam ali resolver aquela questão sem antes consultar os apóstolos, os que estiveram pessoalmente com Jesus, e anciãos de Jerusalém, então foram Paulo, Barnabé e alguns outros para os consultar sobre o assunto.
E por onde passavam davam Paulo e Barnabé testemunho de sua viagem missionária e como houve grande número de conversões entre os gentios.
Em Jerusalém alguns que eram antes saduceus e se converteram, também se levantaram a favor da circuncisão dos gentios e que estes guardassem a lei de Moisés.


“Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.
E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.
Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
Atos15:6-11

Levantou-se Pedro para falar entre os apóstolos e anciãos, dando seu testemunho sobre o que Deus lhe fizera para declarar que a salvação era também sobre os gentios (Atos 10-1-48), conforme vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/12/versiculos-do-dia-salvacao-tambem-para.html e que fora dado o Espirito Santo sobre os gentios assim como a eles anteriormente (Atos 2:4), não fazendo diferença entre judeus e gentios, sendo que seus corações eram purificados pela fé. E que não seria justo por eles ser imposto um jugo aos gentios que Deus já houvera tirado, pois nem eles o podiam suportar, e que a Salvação agora era pela graça do Senhor Jesus Cristo a todos judeus ou não.

Vejamos para melhor entendermos, a circuncisão o povo judeu tinha como um sinal de guardar a aliança para com Deus ( Genesis 17:9-14).
No entanto o homem fazia por não guardar os mandamentos do Senhor, em suas desobediências, no que o próprio Deus já houvera manifestado que aquela circuncisão não era mais o sinal de aliança,

Agora, pois, ó Israel, que é que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas o Senhor teu Deus, que andes em todos os seus caminhos, e o ames, e sirvas ao Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma,
Que guardes os mandamentos do Senhor, e os seus estatutos, que hoje te ordeno, para o teu bem?
Deuteronômio 10:12,13
Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
Deuteronômio 10:16
E o Senhor teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao Senhor teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.
Deuteronômio 30:6
Circuncidai-vos ao Senhor, e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitantes de Jerusalém, para que o meu furor não venha a sair como fogo, e arda de modo que não haja quem o apague, por causa da malícia das vossas obras.
Jeremias 4:4

Atentemos que fala Deus em circuncidar o coração, que deviam era amar a Deus sobre todas as coisas, de todo o coração, sem contaminações de deuses do mundo.
Mas fora totalmente corrompida a aliança que Deus fizera com seu povo, já tinham deturpado toda a lei, assim Deus faz uma Nova e eterna Aliança para com o homem através do sangue de Jesus derramado na cruz do calvário, aliança esta sim incorruptível, na qual não há acepções de pessoas como já dito por Deus que não o fazia.:

“Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;
Que faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e roupa.
Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.
Deuteronômio 10:17-19

E já não havia separação entre os povos, mas o povo de Deus passaria a ser todos aqueles que cressem em Cristo Jesus, circuncisos ou não, formando um só corpo.

E logo em seguida ao discurso de Pedro, Paulo e Barnabé passam a dar seus testemunho sobre quão grandes prodígios Deus fizera por meio deles entre os gentios.

“ Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.
E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.
Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
Conhecidas sào a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.
Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.
Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
Atos15:12-21


Tiago cita o livro de Amós cap.9:11-12, onde é proferido sobre as demais nações que buscariam pelo senhor, por todos os gentios que invocariam o nome do Senhor, os quais não deveriam eles perturbar, no entanto cita das escrituras o que deveriam ser-lhe dito para guardarem, da contaminação dos ídolos ( Êxodo 34:15-17), das relações sexuais ilícitas ( Levíticos 18:6-23) e da carne de animais sufocados e do sangue ( Levíticos 17:10-16), mas não jugos da lei de Moisés que tem quem os pregue todos os sábados nas sinagogas.


Não se faz a circuncisão entre os cristãos, mas existem muitos de lideranças que querem forçar jugos pesados sobre os membros da igreja, são campanhas que mais parecem subornos as bençãos de Deus, são rituais e tradições ainda sobre uma lei totalmente deturpada de acordo com os interesses do próprio homem, são coletas para custeio de luxo pessoais, entre tantas coisas que se é imposta sem sequer serem cridas pelos próprios que as impõe, nada com fundamento bíblico.
Entendamos que temos uma Nova e Eterna Aliança para com Deus agora por sua Maravilhosa graça, selada no sangue de Jesus, Único e suficiente Salvador.

E Deus continua a nos dizer:

“Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz.
Deuteronômio 10:16

E Jesus nos convida:


“ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Mateus 11:28-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.