Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária- Paulo prega em Atenas


E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
Atos17:16

Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
Atos17:23







Paulo estava sozinho em Atenas esperando por Silas e Timóteo, mas não ficou de braços cruzados, e movido pelo Espirito Santo de Deus tinha compaixão do povo dali tão idolatras, e a eles anunciava as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus.

“E, enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria.
De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam.
E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
E tomando-o, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos nós saber que nova doutrina é essa de que falas?
Pois coisas estranhas nos trazes aos ouvidos; queremos pois saber o que vem a ser isto
(Pois todos os atenienses e estrangeiros residentes, de nenhuma outra coisa se ocupavam, senão de dizer e ouvir alguma novidade).

Paulo pregava tanto na sinagoga dos judeus, quanto nas praças a quem estivesse interessado em ouvir.
E entre estes tinham os filósofos epicureus, ou seja da doutrina de Epicuro, filósofo grego, que se caracterizavam pela busca de uma vida feliz através de desejos e prazeres moderados e sem grandes perturbações, de administrar a dor e diminuir o medo da morte, do destino, e das divindades, defendiam também o conhecimento empirista, ou seja se guiar tão somente pela experiência vivida na prática, e da fisica do atomismo sem crer no Deus Criador, mas na hipótese atômica de que o primeiro átomo se formara do nada e ainda se guiar por uma ética moral criada por eles mesmos onde tinham a tendencia a uma vida sensual, voluptuosa, ligada a prazeres dos sentidos, dados a deleites libidinoso; e ali estavam também os filósofos estóicos, ou seja uma doutrina que aconselha a indiferença e o desprezo pelos males físicos e morais, insensíveis a paixão e ao afeto, que não se comoviam com nada; e estes contendiam com Paulo, alguns diziam ser ele um tagarela mentiroso, já outros achavam que Paulo pregava deuses estranhos, e assim o levaram ao Areópago, tribunal ateniense na época, uma assembleia de pessoas eminentes, superiores, para avaliarem sua doutrina, que estava mantendo ocupados os atenienses e estrangeiros residentes ali.


“E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos;
Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

Paulo começa falando de suas idolatrias, com diversos altares, e atentemos bem a quantos deuses adoravam que tinham até um altar para 'o Deus Desconhecido', e sim Paulo aproveita para lhes falar deste Deus Único que realmente eles desconheciam, um Deus Criador de todas as coisas, Soberano e Senhor, e que não habita mesmo em templo feito pelas mãos dos homens como eles tinham aos montes, nem mesmo por mãos de homens é servido, sendo Ele o Criador da Vida.

Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela.
Isaías 42:5

E Paulo continua falando da criação do homem e dos tempos:

“E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;
Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.
Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;
Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
Atos17:26-31

Dizendo Paulo que Deus está perto de cada um de nós, mesmo que não o possamos tocar, mas Nele vivemos, nos movemos e existimos, sim somos gerados por Deus, mesmo antes de sermos gerados no ventre de nossa mãe( Jeremias 1:5), como podemos compará-lo que seja ao ouro ou a prata, ou escultura feito pela imaginação do homem?, é o que Lucas relata resumidamente ser os dizeres de Paulo, imagino eu que ele lhes falou sobre o capitulo44 de Isaías.
Ai Paulo anuncia um Deus misericordioso, que não leva em conta o tempo de ignorância de sua existência, mas estando declarado, requer o arrependimento e assim dará a Salvação em Cristo Jesus que ressuscitou dos mortos e que julgará o homem no Dia do Senhor.

“E, como ouviram falar da ressurreição dos mortos, uns escarneciam, e outros diziam: Acerca disso te ouviremos outra vez.
E assim Paulo saiu do meio deles.
Todavia, chegando alguns homens a ele, creram; entre os quais foi Dionísio, areopagita, uma mulher por nome Dâmaris, e com eles outros.
Atos17:32-34

Como sempre alguns creram, pedindo até que lhes falasse mais sobre a ressurreição em outra oportunidade, enquanto outros escarneciam.
E saindo dali, Paulo foi acompanhado de perto por alguns homens que creram, inclusive um membro do Areópago de nome Dionísio, e por Dâmaris que devia ser uma mulher importante, de prestigio, influente, pois mencionada por Lucas, entre outros.

E como já vimos em outras ocasiões a conversão de pessoas influentes sobre a sociedade, vemos aqui também com Dionísio e Dâmaris, e sim que o mover do Espirito Santo sempre, para que por estes depois fossem anunciado o Nome do Senhor Jesus levando muitos a crerem. E assim ia crescendo a igreja de Cristo.

Pois Paulo não se intimidou de ir falar no Areópago ao meio de pessoas nobres, filósofos, autoridades, mas com intrepidez pregou um Deus Bom, Único, Criador, e as Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus.
E nós também não podemos nos intimidar de anunciar Jesus seja ao meio de qualquer classe de pessoas, por mais incrédulas que sejam, devemos sim nos comover em espirito pela vida destas pessoas, assim como Paulo se comoveu ali em Atenas, pois se uma apenas for alcançada, pode ser uma sementeira para o reino dos céus no futuro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.