Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Versículos do dia: Segunda viagem missionária

E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.

E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
Atos16:10






Estando Paulo e Barnabé em Antioquia, capital da Síria, Paulo decide viajar novamente pelas cidades onde estiveram antes,  confirmando as igrejas que por lá foram formadas.

“E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.
E passou pela Síria e Cilícia, confirmando as igrejas.
Atos15:36-41

Atentemos que os que são chamados para missões, são primeiramente evangelistas, assim como eram Paulo e Barnabé que ensinavam o evangelho aos de Antioquia, e fariam nova viagem para também consolidar as igrejas que formaram em sua primeira viagem missionária.
Vejamos Paulo e Barnabé de desentendem por causa de quem levarem consigo em viagem, e tamanha foi a contenda que se separaram, Enquanto Paulo foi para Siria e Cilicia,  Barnabé fora para Chipre, levando Barnabé a João Marcos e Paulo a Silas.

Paulo chega a Derbe e Listra, e encontra-se com Timóteo:

“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego;
Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.
Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

Temos aqui uma questão que é bem polêmica, o por que Paulo circuncidou Timóteo se era tão veemente contra a circuncisão dos gentios? Bem na verdade a resposta está no texto como sendo por causa dos próprios judeus que viam Timóteo como meio judeu meio gentio, por ser filho de uma judia e de um grego, mas tinha sido ensinado nos costumes judeus pela mãe, mas não circuncidado pelo pai, para que passasse a ser considerando então como judeu circunciso. Não o fizera como uma causa de ser colocada como necessária para salvação como haviam os judeus julgados erroneamente antes ( Atos 15:1), fora um mero expediente que Paulo tivera para que Timóteo fosse separado para viajar com ele, sendo que havia judeus circuncisos ali que o poderia acompanhar, e fora tão somente por causa dos judeus dali e dos que por onde fosse chegar em sua viagem.
No entanto veremos em Galatas 2:3 que Paulo não constrange a Tito para se circuncidar, mas ele, Tito, era totalmente gentio, assim em nada seguidor da antiga lei.

E pelo próprio Paulo em outra ocasião foi dito:
“E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 1 Coríntios 9:20,21
Paulo usava o principio da prudência e da conciliação de tal modo que muitos cristãos não entende, mas na verdade não se contradiz, vejamos no caso da circuncisão deixou bem claro que não necessária para salvação, no entanto para que Timóteo fosse considerado judeu o fez e não por causa de ser cristão, lembremos que para nação de Israel era lei ser circuncidado, uma lei nacional, na qual Paulo não queria criar revoltas, contendas, como ir contra os códigos de uma lei nacional terrena apenas; no caso de Tito que totalmente gentio não lhe fora imputado.

E assim seguiram viagem Paulo, Silas e Timóteo.

“E, quando iam passando pelas cidades, lhes entregavam, para serem observados, os decretos que haviam sido estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém.
De sorte que as igrejas eram confirmadas na fé, e cada dia cresciam em número.
Atos16:4-5

E por onde passavam entregavam aqueles decretos estabelecidos pelos apóstolos e anciãos em Jerusalém, para que toda a igreja fosse como um único corpo, e firmadas tão somente pela fé, no que cresciam a cada dia, sempre movidos pelo Espirito Santo de Deus.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia.
E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.
E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.
E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
Atos16:6-10

Atentemos que eram guiados pelo Espirito do Senhor, e que de tudo confirma a quem lhe dá ouvidos, e assim Paulo teve uma visão para ir aos de Macedônia anunciar o evangelho das Boas Novas da Salvação em Cristo Jesus, no que prontamente obedecem.

“E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis;
E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.
E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
Atos16:11-15

Atentemos ao que era o pedido de ajuda que Paulo tivera em visão, pois mesmo que sendo religiosos, não conheciam a Verdade de Deus, como no exemplo citado de Lidia, gentia, mas que servia a Deus, no entanto não tinha ainda a salvação em Cristo Jesus, e fora ouvindo Paulo atentamente que se converteu e fora batizada com toda sua casa. E era Lidia muito hospitaleira e convidou a Paulo e sua comissão de estarem em sua casa, e posteriormente pela igreja faria ofertas a Paulo em seu ministério.


E nós como evangelistas estamos atentos ao mover do Espirito Santo, estamos tendo a visão dos que estão pedindo ajuda, que necessitam de uma verdadeira conversão? É nossa parte em missões que levemos a Verdade aos que mesmo dizendo servir a Deus não a conhecem, que ainda não lhes foi anunciado as Boas Novas da Salvação tão somente  em Cristo Jesus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.