Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 15 de outubro de 2017

Versículos do dia: Morte e ressurreição de Lázaro



E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
João11:4

E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
João11:43







Estando Jesus em um lugar para além do Jordão, recebe a notícia de que Lázaro estava enfermo:


Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta.
E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo.
Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
Ouvindo, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.

Atentemos que Jesus amava Lazaro e suas irmãs Marta e Maria, pois sim tem até registro de uma passagem em que Ele Jesus é recebido em Betânia em casa de Marta (Lucas-10:38-39), bem como em outra ocasião se reúne com os mesmos onde Maria o ungiu, secando seus pés com o próprio cabelo, uma família que reconhecia Jesus como Filho de Deus.
E adoecendo Lázaro, suas irmãs mandam avisar Jesus, pois sim criam que se viesse Jesus, Lázaro ficaria são.
Creio eu que sim Jesus sabia que contavam com seu milagre, e mesmo amando aquela família, não foi de imediato. Mas atentemos que havia dito que aquela enfermidade não era para morte, mas para glória de Deus, para que Ele fosse glorificado.

Pois sim Jesus como homem amava aquela família, e sabedor era que podia evitar a morte de Lázaro e o sofrimento de suas irmãs, mas não vai de imediato, creio que fora uma decisão muito difícil para Jesus, mas decidiu fazer a obra do Pai.
Que nos fique por exemplo quando tivermos que decidir entre nossos sentimentos humanos em fazer algo e entre cumprir com a vontade de Deus. Pois sim as vezes fazer a obra de Deus nos traz sofrimento para o carnal, temos que tomar decisões difíceis, mas que estejamos sempre pedindo ao Espirito Santo de Deus nos confirmar uma decisão e então nos fortalecer e tomar conta de toda a situação, confiarmos plenamente em Deus.

Vamos ver o que ocorre depois dos dois dias

Depois disto, disse aos seus discípulos: Vamos outra vez para a Judéia.
Disseram-lhe os discípulos: Rabi, ainda agora os judeus procuravam apedrejar-te, e tornas para lá?
Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;
Mas, se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz.

Atentemos que somente depois dos dois dias é que Jesus toma então a decisão de ir para Judéia. Pois sim quando estamos fazendo a vontade de Deus não é na hora que a gente quer, do jeito que queremos resolver as situações, temos que esperar o tempo de Deus e aceitar como for Seu agir.

Quando Jesus noticia aos seus discípulos esta decisão, eles de imediato se atemorizam, pois dali tinham vindo pois os judeus queriam apedrejar e prender Jesus, como vimos dias atrás. Mas atentemos como Jesus não temia e os tranquiliza, pois estaria Ele na Luz para fazer a vontade de Deus em justiça, logo não seriam pegos, pois os fariseus ficariam em sua escuridão, sem saber o que estava por vir.
Pois que estejamos nós sempre fazendo a vontade de Deus na Luz da Verdade que é Jesus, peçamos sabedoria a Deus de como agir, e por qual caminho seguir, pois estando no Caminho que é Jesus não tropeçaremos mas sim teremos vida com abundância.

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
Provérbios4:18,19”

Depois de acalmá-los Jesus lhes fala que estaria indo por causa de Lázaro:

Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.
Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono.
Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto;
E folgo, por amor de vós, de que eu lá não estivesse, para que acrediteis; mas vamos ter com ele.
Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele.
Atentemos que Lázaro era também amigo dos discípulos, e Jesus lhes noticia sua morte, mas como sabia do que estava a vir se realizar, disse como que dormia, no que seus discípulos então não veem necessidade de irem para lá estando Lázaro seguro, e eles correndo risco.
Então Jesus lhes fala claramente que Lázaro morreu.
Atentemos bem que Jesus diz alegrar-se, por amor aos discípulos, de que lá não estivesse quando morreu.
Aqui digo por mim que creio que como homem ali presente não iria permitir, nisto atentemos como é importante obedecermos o mandar de Deus em todas as suas formas de agir em todos os detalhes, no tempo certo, pois com uma pequena desobediência podemos por a perder nosso objetivo na obra, mesmo que seja com boas intenções, pois se Jesus tivesse impedido a morte de Lázaro não viria a se realizar tamanho sinal do poder de Deus em seguida. E atentemos bem que Jesus ainda diz que por amor aos discípulos o fizera daquela forma, vejamos bem como fora difícil a primeira decisão de Jesus, fora por amor aos que estavam sendo chamados a serem salvos, sim amor aos discípulos, amor a nós… Pois sim Jesus cumpria com sua missão primeiramente sim por amor e obediência a Deus, mas também sempre por compaixão, amor aos perdidos. E fora para que cressem na glória de Deus, no Poder de Deus, de que para Deus nada é impossível, de que Deus é Único… foi para que acreditassem, também para que ficasse para nós esta revelação.
Atentemos que mesmo não sendo favorável a voltarem para Judéia, mesmo receosos, até os condiscípulos foram convidados a irem. E sim tudo já preparado para que fosse Jesus glorificado no que estava a realizar.

“Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura.
(Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios. )
E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão.
Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa.
Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar.
Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia.
Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?
Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo.

Atentemos que Lázaro já tinha morrido a quatro dias. Cabe aqui lembrar que na antiguidade, não sei se ali pelos judeus também, mas criam que por um milagre um morto podia ressuscitar até o terceiro dia, e que depois disto não mais. Outra curiosidade é que em torno de 3 km entre Betânia e Jerusalém, distancia esta que daria tempo de Jesus percorrer bem antes deste tempo.
Marta ao saber que Jesus estava na cidade vai ao encontro Dele, e desabafa com Jesus que se Ele estivesse estado ali, cria ela que Lazaro não havia morrido, dizendo a Jesus que cria em Seu Poder vindo de Deus.
Atentemos bem ao que Jesus diz, que Lazaro ressuscitaria, e Marta confirma que sim cria na ressurreição do último dia, no juízo final.

Agora atentemos muito bem ao que diz Jesus, que Ele é a ressurreição e a vida, e quem crer ainda que esteja morto viverá. E que todos que crer Nele nunca morrerá. ,
Pergunta Jesus a Marta se ela cria, e ela diz que cria sim que Ele era Cristo, o Filho de Deus, que já estava nas Escrituras que havia de vir ao mundo.
Atentemos que Marta já estava se referindo ao espiritual, a morte eterna, que mesmo estando já morto ainda em vida viveria se cresse em Jesus, e que assim todos quantos crerem viverá, e quem crer nunca morrerá. Já não tinha esperança de que Lázaro ressuscitaria ainda para ter vida em terra, pois já passara os três dias, já estava no quarto dia de sua morte. No entanto cria que para Jesus nada era impossível que tudo que pedisse ao Pai lhe seria concedido.   .
E saindo dali foi chamar sua irmã.
Atentemos que mesmo antes de Jesus consumar a morte de cruz, e de ser ressuscitado, Marta já cria em seus ensinamentos, já entendia a parte espiritual, tinha verdadeira fé em Jesus, mesmo que seu irmão tivesse morrido e Jesus não estivesse ali antes. Que grande exemplo de fé!
E como anda nossa fé? Cremos realmente na ressurreição para vida eterna em Cristo Jesus? Mesmo que aos nossos olhos não estamos mais vendo na circunstância em que vivemos os sinais de Jesus? Estamos vivendo com a esperança viva no por vir?

“E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te.
Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele.
(Pois, Jesus ainda não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.)
Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali.
Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou.

Maria ao saber que Jesus estava lá, foi logo encontrá-lo, e todos que estavam ali a consolá-la foi atrás dela, e todos choravam.
Maria, chorando, como Marta desabafa com Jesus dizendo que se Ele estivesse lá seu irmão não teria morrido. Jesus ficou muito comovido, perguntando onde estava Lazaro e Maria o convida a ir ver o local.
Atentemos ainda que de tanta comoção Jesus chorou!
Atentemos que mesmo sabendo que iria ressuscitar Lázaro, Jesus se comove a tal ponto com a situação que chora, pois sim tinha os mesmos sentimentos que os nossos como homem.
Pois sim existem momentos que por mais que creiamos em Deus, que temos Jesus por Salvador de nossas vidas, por mais que o Espirito Santo nos console, nós choramos, sim existem situações terrenas que somente por Deus que passamos por elas. Mas glórias a Deus que através de Seu Santo Espirito nos consola e nos mantém de pé.
.

“Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse?
Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela.
Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?.

Vendo os judeus que ali estavam que Jesus chorou, ficaram discordando entre si, dizendo do quanto Jesus amava a Lazaro, outros diziam que então fazendo Ele tantos milagres, porque não tinha curado Lázaro, mas ninguém sabia o que estava por vir.
Com toda a situação Jesus ainda mais se comovia, ficando agitado dentro de si, e foi ver o sepulcro, pedindo que tirassem a pedra da porta. No que Marta se surpreende achando que Jesus queria apenas ver Lazaro, dizendo que já cheirava mal. Mas atentemos muito bem ao que Jesus diz:
Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?”
Que estas palavras nos sejam guardadas no coração sempre, sim consolo mais que presente, confirmado pelo Espirito Santo.

Atentemos também que Jesus ordena que fosse retirada a pedra da entrada do sepulcro antes de ressuscitar a Lazaro. Pois sim Jesus poderia ressuscitar Lázaro com a pedra ali mesmo, ou movê-la Ele mesmo, ou ainda a pedra poderia ser retirada depois da ressurreição de Lázaro, mas antes mesmo que soubessem que iria ressuscitar a Lázaro ordena a retirada da pedra. Pois sim existem coisas que temos que fazer nós mesmos por mais difícil que pareça, ou por mais incompreensível que nos seja diante de alguma circunstância, se for da vontade de Deus, se for um ordenar de Jesus, mesmo que ainda não entendamos o porque, sempre há um propósito No entanto que tenhamos o cuidado sempre de estar conferindo espiritual com espiritual, como falo sempre aqui conferir tudo nas Escrituras sagradas, com discernimento do Espirito Santo de Deus.
E sim retirarmos pedras que estejam encobrindo podridões, sujeiras, mesmo antes de serem solucionadas, mas confiantemente fazer obedecendo o mandar de Jesus, e que tudo será purificado e clareado, para glória de Deus.


“Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.
E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.
Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito.
João11:41-46

Atentemos que primeiramente Jesus dá graças a Deus, e diz pelo Pai o ter ouvido, sim deve ter orado muito ao Pai desde que receberá a notícia da enfermidade de Lazaro, e vejamos que diz que o Pai sempre o ouve, que que estava ali o declarando por causa da multidão que estava presente, e tudo para que cressem que Ele era Filho de Deus.
E depois de ter orado ao Pai, ordena a Lázaro para sair do sepulcro. No que Lazaro obedece, mesmo estando todo enfaixado. Ordenando aos demais que lhe ajudassem e o deixassem ir.
E diante de tamanho feito, de tão maravilhosa obra realizada por Jesus, muitos ali creram Nele. No entanto, outros foram declarar aos fariseus.
E nós temos declarado publicamente tudo quanto Deus tem feito por nós?
Aproveitamos oportunidades para dar graças a Deus? estamos usando da autoridade que Jesus nos concedeu para realizar boas obras e crerem então em Deus?
E Nós estamos obedecendo Jesus no que nos ordena ao nos conceder uma benção? Mesmo antes dela usufruirmos, mesmo quando ainda estamos sentindo o peso da situação? aceitamos a ajuda de outros a quem Jesus nos encaminhar?
Cremos realmente que para Deus nada é impossível?


Que grande lição de fé Marta nos deixa nesta passagem.
Quão maravilhoso nos são as declarações que Jesus nos faz aqui:
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.”

“Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.