Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


sábado, 30 de setembro de 2017

Versículos do dia: A mulher de Samaria 1


Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
João4:10

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João4:23






Estando Jesus na Judéia e ficando sabendo que os judeus estavam levantando intrigas com relação a João batizar e Jesus também, ou melhor os discípulos de Jesus que batizavam, resolve voltar para Galiléia, e no caminho tinham que passar por Samaria, como já vimos eram rivais entre os judeus, mas atentemos a esta passagem, faça sua meditação pois Deus tem muito a revelar e nos fala individualmente.


“E quando o Senhor entendeu que os fariseus tinham ouvido que Jesus fazia e batizava mais discípulos do que João
(Ainda que Jesus mesmo não batizava, mas os seus discípulos),
Deixou a Judéia, e foi outra vez para a Galiléia.
E era-lhe necessário passar por Samaria.
Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José.
E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.
Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
Porque os seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.
Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).
Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
És tu maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, bebendo ele próprio dele, e os seus filhos, e o seu gado?
Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede;
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
João4:1-18

Atentemos que Jesus passa por Samaria, o que era evitado pelos judeus que davam a volta pelo rio Jordão, para não se confrontarem com os samaritanos que julgavam pecadores, que tinham sérias rixas religiosas apesar de crerem ambos em um mesmo Deus único, mas com tradições diferentes, os judeus se achavam os melhores, mais puritanos. Mas Jesus mais que uma vez passa por Samaria, pois não fazia acepção de pessoas de etnias, sentia compaixão de todos e queria salvar a todos.
Este texto pode ter muitas revelações dentro de um contexto histórico, pelo fato de ter sido mencionado ser ali a terra junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José, onde aliás foram enterrados os ossos de José. Por sua localização geográfica, por estarem no Poço de Jacó, ou até pela hora em que ocorre… Mas vou aqui fazer algumas anotações apenas sobre o que o texto em si revela, Faça a sua meditação junto ao Espirito Santo de Deus, pois Deus tem muito a nos falar sempre.

Estando Jesus sozinho, pede água a uma mulher de Samaria que fora ali tirar água no Poço de Jacó, e esta se espanta por ser Ele um judeu e lhe dirigir a palavra, mas Jesus continua lhe falando, e lhe revela ser Ele o Cristo de Deus, que Ele sim tinha da água viva a lhe oferecer, fala de coisas espirituais, mas aquela mulher, pensando só no terreno, ironiza dizendo como Ele teria água se o poço era fundo e Ele não tinha nem com o que tirar, como teria água? Indignada pergunta se seria Ele maior que Jacó, que cavara aquele poço, dando de beber a todos dali.
Mas atentemos bem ao que Jesus responde, que quem bebesse daquela água do poço, voltaria sempre a ter sede, mas a água viva que Ele oferecia mataria a sede, fazendo uma fonte a jorrar na própria pessoa que a beber, e eternamente.
Mas a mulher ainda não entendendo direito, e pensando no trabalho terreno que era tirar água do poço, ironizando lhe pede daquela água para que não voltasse a ter sede e tivesse o trabalho de tirá-la do poço.
Mas Jesus persiste em fazê-la entender que era Ele o Messias, pede que ela fosse buscar o marido e voltasse ali, no que a mulher lhe responde não ter marido, quando Jesus lhe revela saber Ele da sua vida, e que fizera bem ela em não mentir.

Atentemos que Jesus não desperdiça um momento sequer em seu ministério, mesmo estando cansado da viagem, mesmo não tendo uma multidão ao seu redor, nem mesmo seus discípulos estavam ali, estando somente Ele e a mulher samaritana, Ele planta ali uma semente que viria a se multiplicar entre os samaritanos.
E nós aproveitamos todas as oportunidades que temos para testemunhar de Jesus?

Atentemos bem ao que Jesus fala da água viva que tem a oferecer, estamos nós entendendo o que significa? Ou estamos ainda como aquela mulher samaritana sem entender.
Pois sim uma água que mata a sede espiritual, que nos é concedida por Jesus sem que precisemos de fazer esforço humano para obter. Pois sim o homem tem um vazio espiritual sem Deus, e por mais que tente com coisas terrenas o satisfazer, mesmo que venha a emocionalmente em determinados momentos achar que encontrou do preenchimento, é tudo muito passageiro, volta sempre ao seu vazio.
Vazio este que somente Jesus nos pode preencher, e ainda nos fazer transbordar eternamente.
Vejamos aquela mulher já tinha tido cinco maridos e estava convivendo com um que nem seu marido era, isto demonstra ser ela uma samaritana pecadora, que não havia ainda encontrado satisfação na vida. Mas Jesus teve um encontro com ela, Jesus não a julga, mas lhe oferece salvação. Pois sim Jesus não faz acepções de pessoas.

Mas atentemos que mediante uma pequena revelação que fez Jesus àquela mulher, ela já muda seu pensamento, mas por ser samaritana e ter um pensamento diferente quanto ao Messias que tinham os judeus, começa a indagar a Jesus sobre a adoração a Deus quem tinha razão os judeus ou os samaritanos:


Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade

Atentemos que ao Jesus revelar algo de sua vida aquela mulher a princípio vê Jesus como um profeta, mas não perde então a oportunidade de aprender com Ele.
Importante nos é estarmos atentos a revelações que Jesus nos faz na Palavra, pois podem mudar nosso entendimento.
E nós quando temos um encontro com Jesus, nosso Senhor e Salvador, aproveitamos a oportunidade para Dele aprender sobre a adoração que nos leva a Deus?

Atentemos muito bem ao que Jesus ensina ali, que viria a hora em que para adorar ao Pai não bastava um templo de pedras ou estar num monte, que sim a salvação vinha dos judeus, o que eles não entendiam que dos judeus viria o Messias Salvador.
Mas Jesus ensina que a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, e que estes sim Deus estava a procurar. Entendamos que ali Jesus já diz ter chegado a hora, tanto para uns quanto para outros.

Sim Deus é Espirito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Muito mais a nós hoje debaixo da maravilhosa graça de Deus, é assim que Ele espera que o adoremos, pois sim já enviou Jesus, o qual fora sacrificado na cruz por nós, já o ressuscitou para que Nele tenhamos vida também.
Jesus o autor o consumador de nossa fé, a água viva que nos purifica e nos faz chegar a Deus, que nos preenche com o Espirito Santo para que desde agora em terra tenhamos a presença constante de Deus, sem vazios de existência.
E como o estamos adorando? Com todo nosso ser, de todo o coração, em espirito e em verdade?

Ou ainda estamos como aquela mulher samaritana que reconheceu Jesus como um profeta, mas não o reconheceu de imediato como Messias e Salvador.

“A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.

Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
João4:25-30

Atentemos que ali Jesus já revela àquela mulher que Ele era o Cristo.
E já nos está revelado que Jesus é o Cristo, já se entregou na cruz em sacrifício por nós, já venceu a própria morte por nós, já fora ressuscitado, hoje vive e reina sobre nossas vidas, sem distinção, sem acepção de pessoas. Estamos nós verdadeiramente crendo? Adorando em espírito e em verdade?

Atentemos que os discípulos se maravilharam de estar Jesus falando com uma mulher, pois não era o costume dos judeus, mas se calam por já terem reconhecido Jesus por Mestre e Messias.
E nós nos calamos ao ver os feitos de Deus na vida de um pecador, apenas o adorando em espírito e em verdade por suas realizações?, ou ficamos a indagar sobre a conversão verdadeira daquele, ou exigindo a Deus bençãos sobre nossas vidas que achamos ser mais merecedoras, estamos reconhecendo que Deus é Deus?

Atentemos que aquela mulher pela revelação que Jesus fizera sobre sua vida, já estava crendo também ser Ele o Messias, e de tudo foi anunciar na cidade.
E nos estamos atentos as revelações que nos é feita por Jesus? Estamos crendo verdadeiramente Nele como Único e Suficiente Salvador?
E nós quando temos a revelação de Jesus através do Espirito Santo em nossas vidas, já saímos a anunciar as Boas Novas da Salvação?


Pois sim testemunhando Jesus sobre nossas vidas, podemos fazer muitos sentirem o desejo de ir ter com Ele também. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.