Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Versículos do dia: A transformação da água em vinho, de templo de pedras em Espiritual.



Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
João2:11

Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
João2:19








Jesus estando na Galiléia fora convidado com seus discípulos para um casamento:

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus.
E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.

Vejamos que Jesus estava como convidado em uma festa, frequentava festas, era um homem comum até então, e sua mãe estava ali provavelmente como servente na cozinha, ou talvez fosse íntima dos noivos, pois sabia da falta de vinho antes que fosse de conhecimento dos convidados, e atentemos bem que ela foi relatar o fato a Jesus, pois era a única que sabia do poder que havia em Jesus, tinha tido a revelação do anjo mesmo antes Dele ter sido concebido, no entanto olha como Jesus lhe responde, primeiro a chama por mulher e não por mãe, depois lhe diz que não tinha obrigação para com ela, que ainda não era chegado a hora de se revelar, já preparava Maria para para o momento da cruz.
Mas atentemos bem que Maria mesmo assim confiou à Ele aquela situação, se submeteu à Ele, e devia ter poder sobre os demais serventes, pois lhes ordena que obedecessem a Jesus.
O vinho era a alegria das festas, e quando acabava o vinho praticamente acabava a festa, e no que Jesus realizaria nos dá a entender que não era contra festas, pelo contrário queria que a festa continuasse com alegria. Atentemos ainda que não era uma festa qualquer, mas sim as bodas de um casamento, e por Jesus aceitar o convite nos revela que festeja a união de um casal, da importância a uma família, e nestas condições para que aquele casal não ficasse envergonhado perante os convidados, para continuar a alegria que era o casamento, e para abençoar que realiza seu primeiro milagre.


“ E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo,
E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.

E Jesus realiza a transformação de água em vinho, atentemos que isto não para conhecimento dos que ofereciam a festa, de seu mestre de cerimônias o qual tinha então que dar conta do vinho, ou de seus convidados, mas fora de conhecimento dos que serviam, e que a Jesus obedeceu, bem como de seus discípulos que com Ele estavam.
Atentemos ainda que utiliza talhas que serviam para os judeus lavar os pés, o que era para eles uma purificação de acordo com suas tradições e costumes, cuidava do exterior enquanto seus interiores eram infiéis a Deus. E Jesus transforma a água que eles utilizavam em vinho, podemos aqui já fazer a comparação do vinho, suco da uva, com o sangue de Jesus, este sim que nos é para purificação, a verdadeira transformação em nossas vidas.
Atentemos ainda ao que o mestre-sala elogia a qualidade daquele vinho ao esposo que não serviu o melhor vinho no começo da festa como era o costume.
E assim é o agir de Jesus em nossas vidas, faz do melhor, faz daquilo que não o podemos fazer, realiza milagres, e tudo em seu tempo para que não nos falte a alegria de prosseguir pelo Caminho da Salvação. E sim em festa devemos prosseguir pois o maior milagre já nos fora feito por Jesus, a conversão das trevas do pecado para a Luz de sua maravilhosa Graça.

“Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.
João2:11-12

Atentemos que em uma festa que Jesus manifesta os primeiros sinais de Seu Poder e Sua Glória para que seus discípulos vissem e cressem, não o fez para conhecimento de todos para que lhe fosse dado glória em terra, mas iniciando seu ministério. E voltando para casa em Cafarnaum com sua família, não demora ali muitos dias, pois já saiu para exercer seu ministério.

E Jesus exercia seu ministério em todos os lugares, em todo tempo, pregando o reino dos céus, ensinando, realizando curas, expulsando demônios.
E chegando ao templo em Jerusalém, faz uma limpeza por lá:

E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou.

Atentemos que já diferente do que fizera na festa, ali Ele age com autoridade, com severidade, pois estavam transformando o Templo, que deveria ser casa de oração em covil de ladrões, como já houvera em outra ocasião dito ( Mateus 21:13, Lucas 19:46) como já vimos em http://wwwcompartilhar.blogspot.com.br/2017/07/versiculos-do-dia-autoridade-de-jesus.html.

Lançando todos para fora do templo, purificando o local para que não fizessem do templo uma casa de vendas.
Pois sim temos que ter zelo com a obra do Senhor, com a igreja, mas quantos são que hoje fazem disto uma forma de comércio também, vendem-se de tudo, desde objetos utilizados como ferramenta de benção (pura heresia, pois Jesus é o Único e Suficiente) até diversos produtos para angariar verbas para obra, deixando invalidado os ensinamentos de Jesus, sendo Ele que deve estar a frente de qualquer trabalho. A igreja é uma entidade espiritual e não de comércio.

E os Judeus não se conformavam com a atitude de Jesus:

“Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto?
Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.
Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias?
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito.
João2:18-22.

Atentemos muito bem ao que Jesus lhes responde, já se referindo ao templo de seu próprio corpo, mas não era compreendido. Palavras estas que foram usadas depois como testemunho contra Jesus no Sinédrio ( Marcos 14:58, Mateus 26:61) bem como com as quais blasfemaram DEle na cruz ( Mateus 27:40, Marcos 15:29).
Mas depois que ressuscitou seus discípulos foram entender, um templo não feito pelas mãos de homens mas pelo Espirito, e creram Nele e nas Escrituras.

Lembrando que nosso corpo é o templo do Espirito Santo de Deus desde que aceitamos Jesus por Salvador. E como estamos nós administrando este templo? Com purificação em Cristo Jesus? Levando em conta seus ensinamentos? Ou ainda habita tradições, costumes, rituais para se auto purificar, anulando o sacrifício de Jesus?

E assim é, quando Jesus chega em nossas vidas é para transformação, muda nossa história, nos enche de alegria, transforma nosso caráter, nos faz melhores do que antes, nos traz luz dissipando as trevas do pecado, é como uma transformação da água para o vinho, de coração de pedra em Amor para adorar a Deus e amar ao próximo,  e assim nos enche com Seu próprio Espirito Santo que em nós vem fazer morada, nos faz templo do Senhor, e quer sim que demonstremos isto com muita alegria, com festa, mas exige que busquemos Nele purificação, que estejamos certos que Ele é nossa alegria, nossa esperança, nosso sustento, o selo da Nova Aliança para com Deus,

Pois sim devemos festejar com alegria constantemente a nossa salvação em Cristo Jesus, mas não com festas carnais que venham a contaminar nosso templo, nos afastar de Deus.
Pois como disse Paulo :

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
1Coríntios 6:12

“ Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1Coríntios 10:23

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. 2Coríntios 7:1


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.