Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


domingo, 25 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -25 – Samuel – Arca da Aliança – Presença de Deus.


E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.
1 Samuel 3:20

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
Atos 3:19







No tempo em que Deus levantava juízes para julgar e dar vitórias ao povo de Israel, nasce Samuel de forma maravilhosa através de um milagre na vida de Ana que era estéril, e esta consagra Samuel ao Senhor, e ele passa a viver com Eli o sacerdote,

E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra.
E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor.
E continuou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela palavra do Senhor.
1 Samuel 3:19-21

Neste tempo em batalha os filisteus vencem os israelitas, que inconformados com a derrota mandam trazer a Arca da Aliança para o meio deles no arraial para terem vitória, atentemos que eles criam na Presença de Deus com a Arca, sabiam que obtinham vitórias com a Presença de Deus na vida deles, mas, no entanto, eram desobedientes a Deus, se contaminavam com outros deuses, e novamente são derrotados e ainda é levada a Arca da Aliança pelos filisteus(1Samuel 4), e a colocam junto com a imagem do deus deles Dagom que fora destruída durante a noite, e Deus castiga os de Asdode onde estivera a Arca, que a enviam então para Gate, onde Deus da mesma forma castiga o povo, que então mandam a Arca para Ecrom que a recusaram

E enviaram, e congregaram a todos os príncipes dos filisteus, e disseram: Enviai a arca do Deus de Israel, e torne para o seu lugar, para que não mate nem a nós nem ao nosso povo. Porque havia mortal vexame em toda a cidade, e a mão de Deus muito se agravara ali.
E os homens que não morriam eram tão atacados com hemorróidas que o clamor da cidade subia até o céu.
1 Samuel 5:11,12

Assim os filisteus resolvem devolver a Arca juntamente com ofertas em ouro, mas ainda quiseram fazer prova, dizendo que se as vacas que transportariam a Arca fossem para Bete-Semes o que os tinham acontecido realmente provinha de Deus, mas se seguisse outro caminho era apenas casual o que lhes tinham acontecido

“E puseram a arca do Senhor sobre o carro, como também o cofre com os ratos de ouro e com as imagens das suas hemorróidas.
Então as vacas se encaminharam diretamente pelo caminho de Bete-Semes, e seguiam um mesmo caminho, andando e berrando, sem se desviarem, nem para a direita nem para a esquerda; e os príncipes dos filisteus foram atrás delas, até ao termo de Bete-Semes.
1 Samuel 6:11,12

Atentemos que Deus lhes confirma Seu Poder. E os de Bete-Semes se alegram com a presença da Arca da Aliança, e ali mesmo no vale onde estavam segando trigo erguem uma pedra e colocam a Arca oferecendo as vacas em holocausto. No entanto, a desobediência era com o povo de Deus, e olham para dentro da Arca, o que pela aliança que tinham feito lhes era isto proibido, então Deus feriu os que olharam para dentro da Arca do Senhor, e eles resolvem se desfazerem da Arca da Aliança

Então disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia subsistir perante este santo Senhor Deus? E a quem subirá de nós?
Enviaram, pois, mensageiros aos habitantes de Quiriate-Jearim, dizendo: Os filisteus remeteram a arca do Senhor; descei, pois, e fazei-a subir para vós.
1 Samuel 6:20,21
Então vieram os homens de Quiriate-Jearim, e levaram a arca do SENHOR, e a trouxeram à casa de Abinadabe, no outeiro; e consagraram a Eleazar, seu filho, para que guardasse a arca do SENHOR.
1 Samuel 7:1

Assim fica a Arca em casa de Abinadabe em Quiriate-Jearim por vinte anos, mas o povo infiel era vencido pelos filisteus, quando Samuel lhes exorta ao arrependimento

Então falou Samuel a toda a casa de Israel, dizendo: Se com todo o vosso coração vos converterdes ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o vosso coração ao Senhor, e servi a ele só, e vos livrará da mão dos filisteus.
Então os filhos de Israel tiraram dentre si aos baalins e aos astarotes, e serviram só ao Senhor.
1 Samuel 7:3,4

então Samuel ora pelo povo, oferece sacrifício ao Senhor, pois o povo estava amedrontado com os filisteus que mais uma vez investiam contra eles,

E sucedeu que, estando Samuel sacrificando o holocausto, os filisteus chegaram à peleja contra Israel; e trovejou o Senhor aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus, e os confundiu de tal modo que foram derrotados diante dos filhos de Israel.
1 Samuel 7:10

Assim os filisteus foram abatidos, e nunca mais vieram aos termos de Israel, porquanto foi a mão do Senhor contra os filisteus todos os dias de Samuel.
E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram-lhe restituídas, desde Ecrom até Gate, e até os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus; e houve paz entre Israel e entre os amorreus.
E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida.
E ia de ano em ano, e rodeava a Betel, e a Gilgal, e a Mizpá, e julgava a Israel em todos aqueles lugares.
Porém voltava a Ramá, porque estava ali a sua casa, e ali julgava a Israel; e edificou ali um altar ao Senhor.
1 Samuel 7:13-17

Atentemos que os israelitas somente obtêm vitória quando se arrependem de suas infidelidades e passam a servir somente a Deus, e assim foi nos anos em que Samuel julgava sobre eles.
A Arca da Aliança representava a Presença de Deus no local, mas não o Poder de Deus sobre o povo dando-lhes vitórias, isto obtinham mediante a fidelidade e obediência a aliança que firmaram com Deus.

E Deus sempre suscitou profetas para falarem ao povo, para os alertar sobre as bençãos na obediência e maldição na desobediência. Mas como o sabemos e veremos ainda em postagens adiante, aquele povo não ouvia os profetas de Deus, chegando a matá-los.

Mas Deus em Seu Amor e misericórdias enviou seu próprio Filho Unigênito, por Palavra Viva da Verdade de Deus, e aqueles o rejeitaram e pediram sua morte, e sim morreu por sacrifício agradável a Deus para remissão de nossos pecados, mas fora ressuscitado e Vive e Reina eternamente.
Jesus era a Presença de Deus na terra, mas não o aceitaram, a Nova e Eterna Aliança de Deus para com o homem que o rejeitou, que não deram ouvidos a Sua Palavra, mas toda nos deixou registrada no Evangelho, no Novo Testamento, selando a Nova Aliança com seu próprio sangue derramado na cruz.
E ainda mais Maravilhosa esta Graça de Deus que nos enviou Seu Próprio Espirito Santo para fazer morada em nós, a Presença de Deus constantemente conosco.
Mas não adianta apenas sabermos quem é Jesus, saber que o Espirito Santo é conosco nesta terra, necessário é o arrependimento verdadeiro, é o colocar em prática o Evangelho de Jesus, é recebermos o Espirito Santo em nosso coração, é estarmos firmados na Nova Aliança pela Graça de Deus em Cristo Jesus.



Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
E envie ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
O qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio.
Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser.
E acontecerá que toda a alma que não escutar esse profeta será exterminada dentre o povo.
Sim, e todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também predisseram estes dias.
Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Deus fez com nossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência serão benditas todas as famílias da terra.
Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades.
Atos 3:19-26
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;
Hebreus 1:1-3


Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
Hebreus 2:1-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.