Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
João 14:6

__________________VERSÍCULOS DO DIA ______________

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 1 Pedro 1:13-17
>
- se preferir texto parado, pare o mouse sobre o versículo-

Abaixo publico algumas anotações sobre estes versículos.
Não deixe de ler as citações bíblicas, pois delas é que compartilho
* Deus nos abençoe *
***
*Faça a sua reflexão sobre estes versículos, pois DEUS quer falar diretamente com você, lembre-se que ELE te chama pelo seu nome e quer escrevê-lo e mantê-lo no Livro da Vida Eterna.*
***

(Se necessário, ATUALIZE A FOLHA PARA VISUALIZAR AS ANOTAÇÕES DOS VERSÍCULOS DE HOJE
http://wwwcompartilhar.blogspot.com/


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Aliança de Deus para com o homem -28- Davi ungido rei/ e na fé vence o gigante Golias


Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
1 Samuel 16:13

Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
1 Samuel 17:50






Saul em sua desobediência, por fazer o que era mal perante o Senhor, fora rejeitado por Deus como rei em sua descendência, e Samuel tinha pena de Saul, mas Deus lhe fala e ordena ir ungir o que havia escolhido para reinar após Saul.

Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
1 Samuel 16:1
(…)
E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício.
E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido.
Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.
1 Samuel 16:5-7
(…)
Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.
Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá.
1 Samuel 16:10-13

Deus providencia uma forma de Davi estar perante Saul, de acompanhar a rotina do rei,

E o Espírito do Senhor se retirou de Saul, e atormentava-o um espírito mau da parte do Senhor.
Então os criados de Saul lhe disseram: Eis que agora o espírito mau da parte de Deus te atormenta;
Diga, pois, nosso senhor a seus servos, que estão na tua presença, que busquem um homem que saiba tocar harpa, e será que, quando o espírito mau da parte de Deus vier sobre ti, então ele tocará com a sua mão, e te acharás melhor.
1 Samuel 16:14-16
(…)
Assim Davi veio a Saul, e esteve perante ele, e o amou muito, e foi seu pajem de armas.
Então Saul mandou dizer a Jessé: Deixa estar a Davi perante mim, pois achou graça em meus olhos.
E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele.
1 Samuel 16:21-23

E todos nós conhecemos a história de Davi e Golias, e esta batalha quem perdesse seu povo seriam servos do rei do vencedor, e todo os guerreiros de Israel temiam a Golias, e não tendo quem o enfrentasse estariam os israelitas servos dos filisteus, mas Davi viu que aquele gigante não afrontava apenas aquele exército mas sim o Deus vivo sobre eles, e com toda a fé e confiança de que Deus pelejaria por ele para dar vitória ao povo de Israel, se dispõe a enfrentar o gigante.

Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
1 Samuel 17:45-47
(…)
Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão.
Por isso correu Davi, e pôs-se em pé sobre o filisteu, e tomou a sua espada, e tirou-a da bainha, e o matou, e lhe cortou com ela a cabeça; vendo então os filisteus, que o seu herói era morto, fugiram.
1 Samuel 17:50,51

Atentemos que Davi tinha plena confiança em Deus, o reconhecia verdadeiramente como Deus, como Salvador, cria em suas promessas, e não apenas de entusiasmos mas com seu agir que confirmava que tinha parte na aliança de Deus, que seu coração era voltado à Deus.
E Deus conhece a disposição do coração, como Ele próprio o diz : “ porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”.
E assim devemos servir a Deus com toda a disposição do coração voltado tão somente a Deus.

Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;
Efésios 6:6


Aquele povo de Israel, seus guerreiros, por falta de confiança em Deus, por não terem um coração totalmente voltado a Deus, por não terem ainda visto que a guerra pertencia a Deus, iam se render aos filisteus diante do gigante Golias, não criam no Deus Todo Poderoso que já lhes tinham dado por herança aquelas terras. Mas Deus ali levanta a Davi para mais uma vez lhes mostrar Seu Poder, pois mesmo sem uma lança na mão, Davi vence o gigante.
Todavia, aquele povo no decorrer do tempo iriam se afastar cada vez mais de Deus, até serem totalmente escravizados novamente por outras nações cujos deuses o povo israelita preferiam servir e adorar, anulando a Aliança de Deus.

Mas Deus em seu imensurável Amor envia seu próprio Filho Amado ao mundo para resgatar a humanidade das trevas malignas para a Luz de Sua Verdade de ser o Único Deus Criador, Redentor e Salvador do homem.
Fazendo então uma Nova e Eterna Aliança para com o homem, para lhe garantir uma herança, já não mais em terras aqui prometidas, mas sim no reino dos céus, junto ao Rei Jesus eternamente, já nos agraciando com Sua Presença através do Espirito Santo que enviou para em nós mesmo fazer morada.

No entanto, enquanto vivermos ainda nesta terra se levantarão gigantes pelo maligno, quer seja com dor, angustia, tristeza, enfim com sofrimentos, e até mesmo com ofertas de manjares mundanos que afloram nossas fraquezas carnais, para nos tentar a sair da Presença de Deus e ficarmos sem a herança eterna, e ai depende de nós enfrentarmos estes gigantes como Davi com confiança em um Deus Todo Poderoso que nos tem promessas maravilhosas, um Deus Salvador que nos dará vitórias sendo nós já cidadãos dos céus, não nos é necessário nenhuma lança nas mãos, mas pela fé em Cristo Jesus; ou nos rendermos ao inimigo como faziam os israelitas que de livre e própria vontade se contaminavam com seus costumes, tradições e deuses, sendo infiéis a Deus, descumprindo com os mandamentos e a lei, o que lhes enfraqueciam e eram afastados de Deus e derrotados.

Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
1 João 5:3-5

Quem crê no Filho de Deus, em si mesmo tem o testemunho; quem a Deus não crê mentiroso o fez, porquanto não creu no testemunho que Deus de seu Filho deu.
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
1 João 5:10-12

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
1 João 5:18,19

Depende de nós firmamos ou não na Aliança de Deus, lembrando que agora por Sua Graça Salvadora, é tão somente em Cristo Jesus que teremos vitória.

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.
Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
Hebreus 3:12-14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5: 39”

C O M P A R T I L H A R... isto é viver...é aprender...






Recomendo que clique no link indicado no final de cada postagem efetuada só com a introdução, para leitura integral do texto publicado na íntegra na folha CONTINUA.